Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ola a todos, ultimamente tenho seguido este fórum, desde que pensamos entrar no mundo da construção..
    sou do norte..e neste momento vivo numa moradia germinada, comprada a 6anos..estamos bem..mas...o sonho de ter uma casa isolada com grande jardim nunca nos saiu da cabeca..mas nunca lhe demos muita importância..ate que pensamos..porque não tentar???
    Pois bem..ganhamos coragem e em março passado resolvemos colocar a nossa casa a venda..
    entretanto,pesquisamos terrenos na zona onde eu queria (na aldeia onde sempre vivi..ate casar, e relativamente perto da minha mae por causa do meu filhote..tanto eu como o marido trabalhamos por turnos e o menino fica muitas vezes a dormir na minha mae e vai leva-lo e busca-lo muitas vezes ao infantário))...
    ate que encontramos um terreno grandito..e resolvemos entrar em contato com a agencia..pensamos bem e negociamos..os vendedores não tem muita pressa em vende-lo..e queríamos de alguma maneira 'reserva-lo'..mas como não tínhamos $$$ suficiente para pagar a totalidade do terreno..fizemos acordo..pagamos parte dele,e ao vender a nossa casa pagamos o resto e avancamos com o processo de construção..
    o terreno tem 1600m2..e tem projeto aprovado..nas axei que tinha áreas grandes demais..e precisava de alterar algumas coisas..
    o terreno também tem um declive..o que nos leva a aproveitar o mesmo para fazer garagem/anexo..
    deixo-vos anexo com uma imagem satélite pra verem +/- como é o terreno..e outro com o projeto inicial..pois já tenho outro com todas as divisões que queríamos mas mesmo assim queria opiniões..este ultimo projeto deixo anexo mais a frente...
    o que axam??? ai no que me vou meter...mas e mesmo um sonho a concretizar...
  2.  # 2

    Por favor, coloque os anexos novamente sem os dados pessoais.

    Obrigado.
    Concordam com este comentário: sandra_caty
  3.  # 3

    aqui estão os anexos..
  4.  # 4

    Um exagero de áreas.
    Com metade dessas áreas constrói a mesma coisa.
    Cada m2 de construção mesmo que seja só para estar a ganhar pó, paga-se bem caro.
    Concordam com este comentário: marco1, mhpinto, sandra_caty, 21papaleguas
  5.  # 5

    quartos todos virados a norte??

    com tanta área dá para fazer muito melhor, o acesso aos quartos por tras da porta de entrada diz muita coisa deste projeto.

    suponhamos que vai gastar x com esta casa e pagou por esse projeto y, ficaria a ganhar se pagasse um projeto yX2 e ficaria com uma casa melhor gastando menos quase x/2, pode crer.
    Concordam com este comentário: mhpinto, Anonimo09092021
  6.  # 6

    Vou fazer o meu tão estimado papel de advogado do diabo:

    Pelo que escreve, percebe-se que o orçamento é curto.

    Tudo bem que está a querer mudar de casa para ficar mais perto daquilo que idealiza, mas para seu bem pare de lhe chamar o seu "sonho". Materializar sonhos dificilmente é para o comum dos rendimentos.

    Já me parece que se precipitou ao comprar um terreno sem sequer ter dinheiro para ele. Presumindo que ficou com um prazo para poder avançar o resto do dinheiro, corre um sério risco de se ver obrigada a vender a sua atual casa abaixo do preço de mercado para cumprir esse prazo. E logo aí já está a dar cabo do orçamento inicial.

    Quanto à planta, concordo plenamente com o ilustre zedasilva no que se refere às áreas e com o marco1 quanto à necessidade de ponderar seriamente fazer um projeto de raiz.
    Respire fundo e ponha o seu lado prático mais à frente do lado emocional. Pense naquilo que precisa mesmo e, falando com um arquiteto, veja por quanto lhe fica isso. Se ficar abaixo do que pode gastar sem ficar com a corda ao pescoço*, só aí comece então a meter mais divisões ou divisões maiores ou outras coisas mais ao nível daquilo que idealiza.

    *Se vai recorrer a crédito, tenha bem presente que as taxas estão estupidamente baixas pelo que o mais certo, principalmente com os mercados a começarem a reanimar, é daqui a 10 anos estar a pagar mais 1 ou 2% de juros, se não mais.

    E não se esqueça de deixar manter uns 10% do orçamento total bem escondido do arquiteto (diga-lhe logo que só tem 90% daquilo que na verdade tem) para fazer frente a eventuais e muito prováveis derrapagens.
  7.  # 7

    Colocado por: marco1quartos todos virados a norte??



    assim de repente e o que parece, mas se analisar o redondo do canto superior direito da planta e a imagem por satélite, vai ver os quartos estão a poente. Aqui menos mal, era tb um erro demasiado grave.

    para mim a casa tem areas a mais, só a suite, com o wc e o closet, tem 40m2. A entrada para o quarto dar para um closet enorme e depois ter uma passagem estreita para o quarto, acho que fica estranho. O wc que dá apoio aos outros quartos é interior, que poderia ser um mal menor em moradias em banda, não numa moradia isolada.

    não compreendo a sala de estar, encostada ao salão.

    pessoalmente não gosto da planta.
  8.  # 8

    pois...nos também não gostamos muito..por isso na semana passada reuni com um arquiteto que me fez um novo projeto..tem todas as divisões que queremos..mas andamos a pensar em eventuais alterações,como o tamanho da cozinha..axo que um pouco maior não se perdia nada..e um porta na cozinha era o ideal..
    o que eu queria mesmo com este tópico e opiniões sobre as áreas,disposicao das mesmas,etc..
    vou colocar de seguida o projeto e fotos em 3d
  9.  # 9

    mais..
      52.jpg
      42.jpg
      33.jpg
  10.  # 10

    e +
      62.jpg
  11.  # 11

    neste momento queria mesmo fazer eventuais alterações..para reunir com o arquiteto..e saber o respetivo orçamento..em principio sera chave na mao..
  12.  # 12

    pauloagsantos

    veja bem o projeto na planta da cave tem lá cotas altimétricas do levantamento ( que estão sempre orientadas a norte) e garanto-lhe que as janelas dos quartos estão viradas todas para norte
  13.  # 13

    Colocado por: mhpintomas para seu bem pare de lhe chamar o seu "sonho"

    Em breve se pode tornar um pesadelo!
  14.  # 14

    Colocado por: sandra_catypois...nos também não gostamos muito..por isso na semana passada reuni com um arquiteto que me fez um novo projeto..tem todas as divisões que queremos..mas andamos a pensar em eventuais alterações,como o tamanho da cozinha..axo que um pouco maior não se perdia nada..e um porta na cozinha era o ideal..

    Olhando à nova planta, a questão referida da orientação da casa é vital, confirme lá isso. É bom que o sul seja o lado para onde estão as janelas dos quartos, pois basicamente não tem janelas para mais lado nenhum! Tem mesmo de ser?
    Os WC não dá para terem janela?
    Dá para perceber que se tentou aproveitar a planta inicial, mas questiono se a casa tem mesmo de ter essa disposição alongada num terreno desse tamanho. Se vir, só em corredor tem 27 m2, o que, fazendo contas ao preço médio por m2 por aqui falado, dá uns 20 mil euros...

    Quanto à cozinha, eu não acho que seja pequena se, como parece, a função dela será apenas a de local só para cozinhar, como é suposto. Veja é se entre os armários da cozinha e a despensa tem arrumação que chegue. A pequena porta para a sala é que me parece dá um ar mais claustrofóbico à coisa. Uma cozinha desse tamanho em open space parece grande, toda fechada parece pequena. Se não aprecia open space, ponha pelo menos uma porta dupla larga.

    Uma sugestão, que vou fazer na minha casa (que tem uma disposição muito parecida a essa): se tem crianças sabe perfeitamente que é inevitável ter para eles uma zona de brincar na zona social. O mais normal é criar-se um canto na sala para esse efeito, o que estraga sempre qualquer decoração. A menos que me diga que o escritório é para ter uso frequente por parte de algum membro do casal que precise de isolamento, eu sugeria meter a entrada do escritório virada para a sala com umas portas largas. O escritório poderia ser assim integrado parcialmente na zona social e passar a ter a função híbrida de quarto de brincar, com a (grande) vantagem de, em caso de uma visita inesperada, bastar fechar as portas para esconder a inevitável desarrumação.
    Concordam com este comentário: sandra_caty
  15.  # 15

    A orientacao solar nao sei bem..tenho mesmo de confirmar..em relacao ao projeto em si..nao desgosto..mas pensando bem,é verdade..so no corredor s calhar poupava algum.. Em relacao aos wc quero com janela,sim...e o escritorio era mesmo pra esse efeito..servir d quarto de brincar..deu uma boa ideia..
  16.  # 16

    Olá sandra_caty !

    Vá com calma. Este "Desenho" é demais. Uma loucura.
    Cmps!
  17.  # 17

    Embora eu nao perceba nada disto acho que com 205 m2 podia ser outra coisa...

    -Nao gosto do facto da garagem nao estar junta com a casa, nao acho pratico;
    -nao gosto do corredor enorme, acho que devia ter pelo menos uma porta a separar a zona privada;
    -Nao acho normal o armário da suite ser mais pequeno do que os quartos normais...
    Mas la está é a minha opiniao e o que importa é vocês gostarem!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sandra_caty
  18.  # 18

    Colocado por: DR1982Embora eu nao perceba nada disto acho que com 205 m2 podia ser outra coisa...

    -Nao gosto do facto da garagem nao estar junta com a casa, nao acho pratico;
    -nao gosto do corredor enorme, acho que devia ter pelo menos uma porta a separar a zona privada;
    -Nao acho normal o armário da suite ser mais pequeno do que os quartos normais...
    Mas la está é a minha opiniao e o que importa é vocês gostarem!


    Não pode ser, não pode ser, mesmo com 3D.
    .........................................................................
    (Teoria da conspiração?); Será que verdadeiramente alguém concebeu e desenhou uma entrada para o privado (quartos) atrás da porta principal de entrada?
    Cmps! Sandra_Caty
  19.  # 19

    m-arq

    tenha atenção que há comentários sobre dois projetos
    voce nesse modo meio irónico pouca vezes ou nenhuma vez é útil e ainda não sei como é que alguém não o mandou já dar uma volta, pois parece estar sempre no gozo
    tanta altivez quase sempre, quando era muito mais simples a maior parte das vezes dizer que está fraco ou que não gosta.
    desça um pouco desse seu retiro espiritual tão superior e mostre algo de vez em quando.
    Concordam com este comentário: PapoilaVerde, alexp, Enigmas, 21papaleguas
  20.  # 20

    Colocado por: marco1m-arq

    tenha atenção que há comentários sobre dois projetos
    voce nesse modo meio irónico pouca vezes ou nenhuma vez é útil e ainda não sei como é que alguém não o mandou já dar uma volta, pois parece estar sempre no gozo
    tanta altivez quase sempre, quando era muito mais simples a maior parte das vezes dizer que está fraco ou que não gosta.
    desça um pouco desse seu retiro espiritual tão superior e mostre algo de vez em quando.


    UAAU!
 
0.0226 seg. NEW