Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, venho aqui novamente pedir a vossa ajuda pois tenho um chão de hall entrada e WC serviço em Afizelia e que ando a renovar mas surgiu-me um problema apos aplicação de verniz da Barbo misturado com indurecedor.
    O chão foi totalmente lixado até so ter a madeira visivel sem verniz depois foi efectuada a limpeza do mesmo para que nao tivesse pó e no hall de entrada o chão ficou porreiro mas no WC tenho algumas zona que ficou branco como podem ver nas fotografias o que poderá ter acontecido?
      IMG_3726.JPG
      IMG_3725.JPG
      IMG_3724.JPG
  2.  # 2

    Colocado por: catfishBoas, venho aqui novamente pedir a vossa ajuda pois tenho um chão de hall entrada e WC serviço em Afizelia e que ando a renovar mas surgiu-me um problema apos aplicação de verniz da Barbo misturado com indurecedor.
    O chão foi totalmente lixado até so ter a madeira visivel sem verniz depois foi efectuada a limpeza do mesmo para que nao tivesse pó e no hall de entrada o chão ficou porreiro mas no WC tenho algumas zona que ficou branco como podem ver nas fotografias o que poderá ter acontecido?

    Ou é pó que se entranhou na madeira ou é reacção ao verniz. É provável que seja reacção ao verniz.
    Utilizaram primário? O verniz é de base aquosa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catfish
  3.  # 3

    Umidade e aplicação abaixo de temperaturae umidade recomendada tinha de ser muito bem secas as superficias e so depois aplicar verniz ou aplicar verniz com secagem por absorção de umidade...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catfish
  4.  # 4

    Colocado por: tiyxuUmidade e aplicação abaixo de temperaturae umidade recomendada tinha de ser muito bem secas as superficias e so depois aplicar verniz ou aplicar verniz com secagem por absorção de umidade...

    Dado os dias de calor que se fizeram sentir e a ausência de precipitação é pouco provável.
    Eu estou a ver no TM o que dificulta, mas, parece-me que é um fenômeno muito comum em madeiras tropicais que, ao terem muito óleo natural, o mesmo tem tendência para ser "puxado" á superfície pelo verniz. É um dos motivos pelo qual a utilização de primários adequados se reveste de especial importância. Isso e conhecer-se as espécies de madeira e suas características.
    No entanto, os motivos que disse não são efetivamente de descurar. As medições dos índices de humidade atmosféricos bem como das réguas de soalho pré-acabamento são de facto muito importantes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catfish
  5.  # 5

    O verniz foi aplicado no sabado passado por volta das 14h a zona da casa fica 30km a Sul do Porto tendo estado bom tempo nesse mesmo dia.
    O verniz usado e o endurecedor são ambos da Barbo como podem ver nas fotos as latas
      IMG_3729.JPG
      IMG_3730.JPG
  6.  # 6

    Verniz de pulioretano e afizélia não se dão bem.
    Tem de selar os poro da madeira antes de dar verniz para impedir reacção com os óleos naturais da madeira que estão presentes nessas réguas.
    Se a área é pequena pode experimentar selar primeiro a madeira com goma laca dada á boneca.
    Depois efetua despolimento da goma laca com lixa de grão 400 ou superior. Efetua este passo três vezes e de seguida já pode dar o verniz.

    Só por curiosidade, foi um projeto DIY ou andou ai um taqueiro?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catfish
  7.  # 7

    Lá ando eu a dar segredos de borla :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catfish
  8.  # 8

    Foi mesmo um DIY pois o graveto não estica então tenho andado eu proprio a por mãos a obra e o azar foi tanto que so aconteceu isso no wc de serviço que é um espaço pequeno, na parte do hall de entrada ficou impecavel sem manchas brancas.
    Quando me fala em selar os poros é usar um tapaporos?
  9.  # 9

    Colocado por: catfishFoi mesmo um DIY pois o graveto não estica então tenho andado eu proprio a por mãos a obra e o azar foi tanto que so aconteceu isso no wc de serviço que é um espaço pequeno, na parte do hall de entrada ficou impecavel sem manchas brancas.
    Quando me fala em selar os poros é usar um tapaporos?

    Não, é selar o poro da madeira mas sem ser com o vulgar "tapa poros" comprado. Sujeita-se a ter a mesma reação.
    Com a goma laca impede a ascensão dos óleos sem reação. Vai a uma drogaria e compra 250g de goma laca. Depois dilui em álcool desnaturado até os flocos se dissolverem na totalidade. Pode dar á trincha mas a mesma convém que seja de cerdas naturais e quanto mais macia melhor. Aplique no sentido do veio da madeira.
    Terá logicamente de lixar a madeira toda novamente até ao osso. Tente terminar com grão 220 pois neste caso quanto mais fechado o poro estiver melhor.
    Agora esse verniz com endurecedor é capaz de ser difícil de retirar na totalidade. Que máquina tem para efetuar a lixagem?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catfish
  10.  # 10

    A maquina que usei foi uma lixadora de um carpinteiro emprestada mas nos cantos apenas usei a lixadora simples de bico e lixa á mão perto do rodapé.
    Só preciso aplicar a goma laca onde tenho os pontos brancos certo?
  11.  # 11

    Colocado por: catfishA maquina que usei foi uma lixadora de um carpinteiro emprestada mas nos cantos apenas usei a lixadora simples de bico e lixa á mão perto do rodapé.
    Só preciso aplicar a goma laca onde tenho os pontos brancos certo?

    NÃO!!!
    A não ser que consiga isolar somente as réguas a intervencionar e no fim terá de conseguir "fundir" o acabamento anterior com este novo.
    Espero que não leve a mal mas duvido que tenha kit de unhas e principalmente ferramenta para o efeito. Até eu teria dificuldade em fazer esse trabalho. Faço e olhe que faço uns quantos, mas demora tempo e a ferramenta aqui é muito importante!!
    É mais seguro intervencionar a casa de banho toda. Isto partindo do principio que a mesma está fisicamente separada do corredor ou divisão de acesso á mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catfish
  12.  # 12

    Não esta fisicamente separada do hall pois tenho algumas tabuas que atravessam a porta do wc para o hall, mas no hall apliquei a lixagem apenas nas tabuas que necessitei e lixei da porta do wc ate a porta de entrada pois só ai estavam estragadas no hall e wc resultado foi o que esta nas fotos apenas ainda com uma de mão, ficaram á cor das anteriores.
  13.  # 13

    Colocado por: catfishNão esta fisicamente separada do hall pois tenho algumas tabuas que atravessam a porta do wc para o hall, mas no hall apliquei a lixagem apenas nas tabuas que necessitei e lixei da porta do wc ate a porta de entrada pois só ai estavam estragadas no hall e wc resultado foi o que esta nas fotos apenas ainda com uma de mão, ficaram á cor das anteriores.

    Assim é que já está o caldo entornado.
    Intervencione só as réguas afetadas então. Tente isolar á volta com fita de pintor para ter linhas de referência para trabalhar.
    Não vai ser fácil mas se é só um desenrasque pode ser que consiga assim.
    É pena estar tão longe senão dava ai um pulo e fazíamos isso os dois. Com as minhas máquinas seria mais fácil
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catfish
  14.  # 14

    Diga-me outra coisa há a possibilidade de aparecer as manchas brancas em outras tábuas visto que o verniz já está seco.
  15.  # 15

    Colocado por: catfishDiga-me outra coisa há a possibilidade de aparecer as manchas brancas em outras tábuas visto que o verniz já está seco.

    Dificilmente. As reações regra geral dão-se aquando do primeiro impacto de qualquer material com a madeira virgem.
    Podem no entanto ocorrer se existirem variações drásticas de humidade residual das réguas nomeadamente pelas juntas logo, uma vez que se trata de uma casa de banho, convém ter cuidado com a forma como limpa. O primeiro inimigo de um soalho é a esfregona.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catfish
  16.  # 16

    Colocado por: Joao DiasNão, é selar o poro da madeira mas sem ser com o vulgar "tapa poros" comprado. Sujeita-se a ter a mesma reação.
    Com a goma laca impede a ascensão dos óleos sem reação. Vai a uma drogaria e compra 250g de goma laca. Depois dilui em álcool desnaturado até os flocos se dissolverem na totalidade. Pode dar á trincha mas a mesma convém que seja de cerdas naturais e quanto mais macia melhor. Aplique no sentido do veio da madeira.
    Terá logicamente de lixar a madeira toda novamente até ao osso. Tente terminar com grão 220 pois neste caso quanto mais fechado o poro estiver melhor.
    Agora esse verniz com endurecedor é capaz de ser difícil de retirar na totalidade. Que máquina tem para efetuar a lixagem?


    A goma laca poderá alterar a cor da afizela de forma a que depois de aplicar o verniz a mesma possa ficar com a cor alterada?

    Colocado por: Joao Dias
    Assim é que já está o caldo entornado.
    Intervencione só as réguas afetadas então. Tente isolar á volta com fita de pintor para ter linhas de referência para trabalhar.
    Não vai ser fácil mas se é só um desenrasque pode ser que consiga assim.
    É pena estar tão longe senão dava ai um pulo e fazíamos isso os dois. Com as minhas máquinas seria mais fácil
    Estas pessoas agradeceram este comentário:catfish


    Depois mostro o trabalho final ;)
    Agradeço tambem a sua disponibilidade para ajudar quer fisicamente como virtual ;)
  17.  # 17

    Colocado por: catfish

    A goma laca poderá alterar a cor da afizela de forma a que depois de aplicar o verniz a mesma possa ficar com a cor alterada?



    Depois mostro o trabalho final ;)
    Agradeço tambem a sua disponibilidade para ajudar quer fisicamente como virtual ;)

    Poderá alterar mas uma vez que a afizélia tem réguas mais escuras que outras á partida não se deve dar muito por isso.
    O ideal seria usar outro produto mas é de aplicação mais difícil e muito caro para você comprar e depois ficar com o resto para cozer com batatas. Se estivesse ai á sua beira dava-lhe um frasco com um bocadinho e estava o problema resolvido.
    Quando está a pensar afagar as réguas afetadas?
  18.  # 18

    Eu se calhar vou ter de ir ao Porto este FDS para ajudar no acabamento de umas bancas em riga velha de uns clientes/amigos.
    Você mora muito longe do Porto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catfish
  19.  # 19

    Santa maria da Feira
  20.  # 20

    Colocado por: catfishSanta maria da Feira

    Vou ter ai uma obra daqui a uns Meses.
    Se for no FDS á partida vou no Sábado. Posso passar ai de caminho se quiser. Levo-lhe um bocado do produto e assim já não precisa da goma laca :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catfish
 
0.0226 seg. NEW