Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    JotaP o valor de venda que eu e qualquer pessoa pede com as imobiliárias é sempre o valor máximo que o mercado permite!
    As pessoas não olham para quanto ainda têm por amortizar no banco para decidir o valor de venda do seu imóvel.

    Falemos de factos, se tenho um T4 em Belém com um valor comercial de 900.000€ mas eu não posso meter no mercado por 900.000€ + 55.350€ de comissão, senão fica com um valor fora do mercado e não vai sequer ter visitas!
    Tenho de estar preparado para vender o meu imóvel por um valor ligeiramente inferior a 900.000€ e ainda pagar os 55.000€ de comissão imobiliária.

    Meu caro, isto é assim em todas as vendas!
  2.  # 42

    Colocado por: vmontalvaoEu lembro-me quando tentei vender o meu apartamento, falei com algumas imobiliárias, entre as quais a Remax (que rejeitei porque queriam exclusividade).
    Perguntaram-me quanto queria pelo apartamento e disse 115K. A partir dai puseram em cima a comissão deles, e anunciaram o apartamento por 121K. Se tivesse vindo alguém por fora, oferecer-me os 115K, teria aceitado (eu teria ganho o mesmo e o comprador teria poupado 6K).


    Lamento informar que se falou com agentes imobiliários que lhe perguntaram "quanto quer pelo seu imóvel" ao invés de lhe apresentarem um estudo de mercado a comprovar o valor comercial do seu imóvel à data de hoje, esteve a falar com incompetentes.

    Pode confirmar a minha afirmação com qualquer agente da Remax ou KW (duas empresas que por norma apresentam sempre um estudo de mercado com o valor comercial actual dos imoveis que pretendem vender).
    Tenho vários destes estudos comigo, enviados pela minha agente da Remax.

    Sobre esse valor de mercado o proprietário vai deduzir a comissão a pagar ao agente e dependendo da localização/interesse do imóvel, deve considerar uma margem de negociação para fechar o negócio.

    Comprei um imóvel em 2013 que valia 425.000€, pedi um estudo à Remax e descobri que em Maio de 2017 o imóvel passou a ter um valor comercial de 760.000€.
    Em momento algum a minha agente da Remax usou o seu método de perguntar ao proprietário "quanto quer pelo imóvel" e adicionar a comissão.
  3.  # 43

    Claro que me apresentaram o estudo de Mercado. Mas à sério que acredita nesses estudos de Mercado tão mal feitos (basta uma pesquisa na BD da Remax para se saber quanto é que lhe vão sugerir) que só lhe dão o preço para se vender rápido e não o real valor da habitação. Se fossem competentes, mandavam alguém avaliar a casa e não chegar-me ao apartamento já com o estudo feito, baseado só nos preços ao redor e sem ver a minha casa primeiro.
  4.  # 44

    O estudo de mercado que tenho tem valores de escritura dos últimos 6 meses de imoveis na mesma zona com um gráfico com a evolução do m2 da zona nos últimos 6 meses. Depois consideram coeficientes de valorização como; garagem, elevador, climatização, certificação energética, localização em condomínio fechado, etc, para determinar o valor comercial actual do imóvel.

    Com o estudo de mercado apresentado já conseguimos perceber se estamos a trabalhar com profissionais ou agentes imobiliários de fim de semana.
    Por este motivo recomendo sempre Remax pois pode ver o ranking de agentes e olhar para a carteira de imóveis de cada uma para ver se têm imoveis na sua zona.
    http://www.remax.pt/Melhores_Agentes_Imobiliarios.aspx
  5.  # 45

    Colocado por: fcouceloO estudo de mercado que tenho tem valores de escritura dos últimos 6 meses de imoveis na mesma zona


    Esses valores não são publicos. A não ser que o agente imobiliário tenha amigos nas conservatórias que lhe passem essa informação, das duas uma: ou esses valores que te deram são inventados, ou são os valores de escritura de imóveis vendidos pela Remax, o que nem de perto reflecte o valor real do mercado.
  6.  # 46

    Primeiro:
    Veja a disponibilidade financeira que têm

    Segundo:
    Vá a dois ou três bancos e peça simulações para a disponibilidade financeira que têm e vejam quanto é que um banco vos empresta e em que condições.

    Terceiro:
    Procure casas para o valor que conseguem de empréstimo.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  7.  # 47

    Colocado por: marcoaraujoesses valores que te deram são inventados, ou são os valores de escritura de imóveis vendidos pela Remax

    São os valores deles. Por isso é que vale o que vale. E depois ainda te tentam impingir para baixar o valor relativamente à outras casas em redor e com a mesma tipologia, para se vender rápido.
    É uma boa estratégia para quem está com a corda no pescoço, mas para quem tem alguma disponibilidade financeira, é melhor não cair no engodo. E ainda por cima pedem exclusividade. Foram razões mais que suficientes para não lhes "entregar" a minha casa.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  8.  # 48

    Colocado por: Katy

    Boa tarde Luis,

    Pois esqueci me de por o que ganhamos.

    Os dois chega perto de 1400 (total de ordenados).

    Obrigada!


    É mais ou menos o que eu e a minha mulher temos ao final do mês. Um aviso de quem tem um apartamento à já uns quantos anos e uma pequena para criar, não se metam em algo com mais de 100.000€. Basta haver um aparelho a ser pago em prestações ou uma despesa extra (arranjo de um carro, um seguro, IMI, etc) e vocês vão se ver aflitos. Uma coisa é o que o banco empresta, outra coisa é o que vocês conseguem pagar no final do mês.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  9.  # 49

    não sei como alguém paga 5% a uma imobiliária...

    sempre que me pediram 5%, eu respondi que não pago mais de 3%, e eles ok fica 3%.
  10.  # 50

    Colocado por: FFADnão sei como alguém paga 5% a uma imobiliária...

    Eu até pago 10% se for preciso, desde que fique com o que eu quero.

    Colocado por: FFADsempre que me pediram 5%, eu respondi que não pago mais de 3%, e eles ok fica 3%.

    Se eles tiverem um cliente interessado no seu apartamento, vão convence-lo a comprar outro, onde lhes pagam 5% de comissão, até inventam defeitos no apartamento.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  11.  # 51

    Colocado por: FFADsempre que me pediram 5%, eu respondi que não pago mais de 3%, e eles ok fica 3%.

    Sempre a mesma imobiliária (nesse caso, qual), ou diferentes? E quantas vezes teve sucesso usando essa abordagem?
    • FFAD
    • 24 maio 2017 editado

     # 52

    Colocado por: Enigmas
    Sempre a mesma imobiliária (nesse caso, qual), ou diferentes? E quantas vezes teve sucesso usando essa abordagem?


    várias diferentes, incluindo as maiores. por vezes tive de ir aos 4%.

    neste momento até tenho uma que aceitou 1%. mas são 50k€ (o imóvel não é meu, mas gostava que fosse)...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Enigmas
  12.  # 53

    Colocado por: FFADnão sei como alguém paga 5% a uma imobiliária...

    sempre que me pediram 5%, eu respondi que não pago mais de 3%, e eles ok fica 3%.


    Qualquer bom profissional que se preze não aceita um corte salarial.
    Um agente imobiliário que aceite levar um corte no seu salário habitual não é alguém que lhe vai apresentar bons resultados.
  13.  # 54

    Colocado por: fcoucelo

    Qualquer bom profissional que se preze não aceita um corte salarial.
    Um agente imobiliário que aceite levar um corte no salário não é alguém que lhe vai apresentar bons resultados.


    só quem trabalha com comissões sabe que as mesmas são muito voláteis. já tive de reduzir as minhas comissões para zero apenas para não perder o negócio, para depois um dia recuperar esse dinheiro e ainda aumentar o peso junto desse cliente.
  14.  # 55

    Colocado por: KatyJá agora, neste processo de compra de casa, temos que começar por onde? Por escolher a casa e depois contactar o banho?
    Aconselham imobiliárias ou não?


    Colocado por: LuisPereiraPrimeiro:
    Veja a disponibilidade financeira que têm

    Segundo:
    Vá a dois ou três bancos e peça simulações para a disponibilidade financeira que têm e vejam quanto é que um banco vos empresta e em que condições.

    Terceiro:
    Procure casas para o valor que conseguem de empréstimo.


    Siga o conselho do LuisPereira. De nada lhe vale andar a ver casas sem saber se o banco depois lhe empresta o dinheiro. Não paga nada (acho eu que ainda não) por fazer simulações. E não as faça online, faça-as no banco para serem o mais adaptadas possível ao seu caso. Quando as fizer, certifique-se que lhe estão a apresentar TODAS as despesas que vai ter por mês, se lhe parecer que não, exija saber quanto irá pagar ANUALMENTE e depois divida por 12.
    Por exemplo, o meu o seguro de vida, obrigatório, é pago uma vez por ano.
    Outro exemplo, havia um banco que, para conceder empréstimo, obrigava a subscrever um pacote de serviços que tinha um custo mensal. Somado ao resto perdeu interesse.

    Bem feito, bem feito, era ter já na mão um crédito pré-aprovado quando fosse negociar casas, mas isso paga-se. Isto porque lhe pode aparecer alguém a exigir um "sinal" para lhe guardar a casa até você ter o crédito aprovado, ou, como me aconteceu a mim, venderem a casa a outro no tempo entre o acertar do negócio e o pedir a aprovação do crédito.
    Claro que, se está mesmo decidida, vai ter de ter essa despesa de qualquer forma, pelo que será de ponderar. Convém é fazer pelo valor máximo que pode dar, pois se depois arranjar uma casa com um preço acima daquilo que foi aprovado, tem de repetir o processo, e pagar de novo.
    Atenção que eu passei por isto há uma dúzia de anos pelo que poderá haver coisas que se tenham alterado, mas duvido.
  15.  # 56

    Quanto às imobiliárias, não ligue muito a isso.
    Dê preferência a particulares mas não as exclua.
    Se as excluir estará a meter de parte uma larga parte da oferta, provavelmente a maior parte. Vista que está, pelos comentários aqui feitos, a urticária que elas provocam, é provável que muita gente só recorra às imobiliárias quando já está desesperada, ou seja, quando já se tornou o alvo mais apetecível, por ser mais propensa a aceitar menos do que aquilo que pede. E você não vai querer desperdiçar esses alvos ;)
    Acresce que as imobiliárias, da ideia que tenho, como não gostam de ter imóveis por vender, tudo farão para convencer o vendedor a meter aquilo à venda por um preço mais "realista", já que muita gente acha que tem obrigatoriamente de fazer dinheiro com a casa, esteja ela como estiver. Não havendo imobiliária envolvida só mesmo com o tempo é que o vendedor se vai aperceber que está a pedir dinheiro a mais, e entretanto lá vai a Katy andar a perder tempo a ver casas sobrevalorizadas.

    A minha estratégia para compra de imóveis passa por primeiro definir a zona.
    Depois, vasculhar aquilo tudo, correr as ruas, perguntar nos cafés, internet, imobiliárias seja o que for. Depois visitar o máximo possível para ficar com uma ideia bem concreta do mercado naquela zona.
    Só depois então avançar para a realização de ofertas.
  16.  # 57

    Sobre o "estudo de mercado", a mim foi-me apresentado um....com base na média das vendas na zona. Azar dos diabos, só fazem.contas à área da casa. O terraço de 75m² não entrava na equação... Que conveniente!
  17.  # 58

    Colocado por: mhpintoSe as excluir estará a meter de parte uma larga parte da oferta, provavelmente a maior parte.


    Cada caso é um caso, mas vou contar o meu particular: tenho casa à venda a nível particular e também em 6 imobiliárias.
    Em 3 semanas tive 17 visitas. 15 foram de particulares e apenas 2 vieram através de imobiliárias.

    Quanto às comissões, há para todos os gostos. Das 6 imobiliárias onde tenho a minha casa à venda:

    Duas cobraram comissão de 2%
    Uma cobrou comissão de 3,5%
    Uma cobrou comissão de 4%
    Duas cobraram comissão de 5%
  18.  # 59

    Colocado por: marcoaraujoQuanto às comissões, há para todos os gostos. Das 6 imobiliárias onde tenho a minha casa à venda:

    Duas cobraram comissão de 2%
    Uma cobrou comissão de 3,5%
    Uma cobrou comissão de 4%
    Duas cobraram comissão de 5%


    Esses valores são após negociação, ou foi logo o que propuseram à cabeça?
  19.  # 60

    Colocado por: Enigmas

    Esses valores são após negociação, ou foi logo o que propuseram à cabeça?


    Proposto à cabeça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrosslp, Enigmas
 
0.0256 seg. NEW