Iniciar sessão ou registar-se
    • MVA
    • 30 agosto 2019

     # 1

    Colocado por: JaimãoSe o preço das casas é muito superior em Lisboa do que em todas as vilas e cidades que estão à sua volta, então é porque as pessoas acham que Lisboa é um sitio melhor para viver do que a Amadora ou a Baixa da banheira. Lá por você não concordar, não significa que deixe de ser verdade.


    O elevado preço das casas em Lisboa deve-se à elevada concentração de empregos bem remunerados que existe nesta cidade.
    Tudo o que é grande empresa privada fica em Lisboa, consequentemente directores e altos cargos que lá trabalham vivem em Lisboa, não porque gostam de lá viver, mas porque lhes é conveniente.

    Tudo o que é ministério e altos cargos do sector público está fortemente concentrado em Lisboa. Coronéis, Almirantes, professores Catedráticos, Juízes, etc. há em muitissimo maior número por habitante em Lisboa do que em qualquer outro local do país.

    Obviamente que este elevado poder de compra (fruto de alta concentração de cargos bem remunerados) faz com que o custo da habitação seja elevado. É tão simples quanto isto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  1.  # 2

    Colocado por: MVA

    O elevado preço das casas em Lisboa deve-se à elevada concentração de empregos bem remunerados que existe nesta cidade.
    Tudo o que é grande empresa privada fica em Lisboa, consequentemente directores e altos cargos que lá trabalham vivem em Lisboa, não porque gostam de lá viver, mas porque lhes é conveniente.

    Tudo o que é ministério e altos cargos do sector público está fortemente concentrado em Lisboa. Coronéis, Almirantes, professores Catedráticos, Juízes, etc. há em muitissimo maior número por habitante em Lisboa do que em qualquer outro local do país.

    Obviamente que este elevado poder de compra (fruto de alta concentração de cargos bem remunerados) faz com que o custo da habitação seja elevado. É tão simples quanto isto.


    Isso é um não assunto. Eu também podia achar que o melhor sitio para viver é na Beira Interior ou no Alentejo porque tem praia ou sossego ou calor. O problema é que não tem empresas, hospitais, escolas, etc..por isso chego à conclusão afinal estes lugares não são os melhores para viver e que dada a realidade existente, o melhor local para viver é Lisboa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mesquita.luis
    • MVA
    • 30 agosto 2019

     # 3

    Colocado por: Jaimão

    Isso é um não assunto. Eu também podia achar que o melhor sitio para viver é na Beira Interior ou no Alentejo porque tem praia ou sossego ou calor. O problema é que não tem empresas, hospitais, escolas, etc..por isso chego à conclusão afinal estes lugares não são os melhores para viver e que dada a realidade existente, o melhor local para viver é Lisboa.


    Em termos globlais não há nada que exista em Lisboa e que não exista em Coimbra ou no Porto.
    E há muita coisa que Lisboa não tem e que outros locais do país têm. Não é por aí.

    Lisboa tem uma elevadíssima concentração de empregos muitissimo bem remunerados na área dos serviços privado e do sector público e é isso que lhe proporciona o elevados preços por m2 na habitação. Não é uma questão de ser melhor ou menos melhor que as outras cidades do país.
  2.  # 4

    Colocado por: Jaimão
    Desculpe lá mas esse comentário é uma treta, não pode valer tudo..senão todos os factos ou tendencias passam a ser "avaliações pessoais".

    Está desculpado. Juízos de valor são, por natureza, pessoais e totalmente dependentes do julgador.
    Eu posso perfeitamente dizer e sustentar que é melhor viver no Porto que em Lisboa, baseado num conjunto de critérios que serão relevantes para mim mas não necessariamente para si.


    Por esse caminho eu digo que o Porto, Benfica e Sporting são os melhores clubes de futebol de Portugal e você diz que não concorda e que na sua opiniões os melhores são o Verdizela, os Caçadores das Taipas e o Amares, porque é a sua opinião pessoal apesar destes clubes jogarem nas distritais ou serem clubes amadores.

    Depende do conteúdo funcional de "melhor clube de futebol". Se estiver a discutir 1ª Liga, ainda assim não conseguirá encerrar uma discussão. Mas "melhor" não significa "mais vezes campeão" - para mim, que tive oportunidade de praticar uma modalidade colectiva em campeonatos nacionais, significa apenas o clube que me permitiu jogar com o espírito que considero adequado (desportivismo, sem descurar a competição, mas sem valer tudo para ganhar).


    Se o preço das casas é muito superior em Lisboa do que em todas as vilas e cidades que estão à sua volta, então é porque as pessoas acham que Lisboa é um sitio melhor para viver do que a Amadora ou a Baixa da banheira. Lá por você não concordar, não significa que deixe de ser verdade.

    Está enganado: significa que há proporcionalmente mais gente a achar que Lisboa é melhor que esses outros sítios. Mas ser melhor para si não significa que seja melhor tout court.
    Em resumo, "melhor sítio para viver" depende de um conjunto de critérios e circunstâncias que são extremamente variáveis e que dificilmente admitem uma resposta única.
    Podemos começar por uma ponta e nunca mais paramos: gosta mais de viver em meio urbano ou no campo? (conheço muita gente que jura a pés juntos que assim que puder se pira para o Alentejo - será o Alentejo mais caro que Lisboa? Será que as pessoas não terão noção das desvantagens do Alentejo ou simplesmente valorizam mais aquilo que sentem como vantagens?). E nos meios urbanos, vila ou cidade? (e por aí adiante...)





    Eu também posso achar que o Partido dos reformados ou o aliança vai ter mais votos do que o PS nas próximas eleições. Essa pode ser a minha avaliação pessoal, no entanto não vai estar correta nem deve ser considerada válida.

    Está a confundir conceitos. Formular um juízo de valor sobre algo implica um conjunto de critérios à partida, que não são universais.
    Formular uma previsão sobre um facto objectivo e quantificável depende apenas da verificação de uma condição. Se quiser, "mais votos que" é uma natureza completamente diferente de "melhor que".
  3.  # 5

    Colocado por: Jaimão
    Isso é um não assunto. Eu também podia achar que o melhor sitio para viver é na Beira Interior ou no Alentejo porque tem praia ou sossego ou calor. O problema é que não tem empresas, hospitais, escolas, etc..por isso chego à conclusão afinal estes lugares não são os melhores para viver e que dada a realidade existente, o melhor local para viver é Lisboa.


    Para si. Para quem tem emprego no Alentejo e valoriza mais o sossego, ou a comunhão com a natureza, ou a reduzida dimensão da comunidade, ou outro(s) qual(is)quer critério(s) que a existência de um hospital ao virar da esquina, a sua opinião é, desculpe a expressão, uma treta.
  4.  # 6

    Colocado por: MVA

    O elevado preço das casas em Lisboa deve-se à elevada concentração de empregos bem remunerados que existe nesta cidade.
    Tudo o que é grande empresa privada fica em Lisboa, consequentemente directores e altos cargos que lá trabalham vivem em Lisboa, não porque gostam de lá viver, mas porque lhes é conveniente.

    Tudo o que é ministério e altos cargos do sector público está fortemente concentrado em Lisboa. Coronéis, Almirantes, professores Catedráticos, Juízes, etc. há em muitissimo maior número por habitante em Lisboa do que em qualquer outro local do país.

    Obviamente que este elevado poder de compra (fruto de alta concentração de cargos bem remunerados) faz com que o custo da habitação seja elevado. É tão simples quanto isto.



    Lá está: as categorias de pessoas que diz que moram em Lisboa devido aos seus elevados rendimentos, são justamente as pessoas que, podendo escolher morar na Margem Sul (gastando consideravelmente menos dinheiro), escolhem viver em Lisboa e pagar mais por isso.

    Bem sei que defendeu um entendimento de que essas pessoas não gostam de Lisboa, mas apenas lá moram por lhes ser "conveniente".

    Nesse sentido, o seu raciocínio é, portanto, o de que as ditas pessoas, podendo pagar menos por um sítio melhor e de que gostam mais (a Margem Sul), escolhem, ainda assim, pagar mais para viver num lugar pior e de que não gostam. Tendo em conta que Lisboa tem esmagadormente mais procura do que a Margem Sul, no final das contas, esse comportamento "peculiar" que descreve seria, em boa verdade, o comportamento maioritário das pessoas.

    Mas a verdade é que, seguindo a sua visão, há uma justificação para tão estranho comportamento maioritário da população de pagar mais para viver num lugar pior e de que não se gosta: a circunstância de ser "conveniente" morar em Lisboa e, presume-se, ser "inconveniente" morar na Margem Sul.

    Ora, se para a maioria das pessoas lhes "convém" viver em Lisboa e a escolhem em detrimento da menos conveniente Margem Sul, isso não significará, afinal, que Lisboa é um lugar globalmente melhor para viver? Falando por mim (e quem sabe pela maioria), tendo achar melhor e a gostar mais das coisas convenientes do que das inconvenientes.

    Ao cabo e ao resto, acho que também a sua teoria da "conveniência" prova que Lisboa é um lugar melhor para se viver e, por essa razão, muito mais valorizado e com muito mais procura do que a Margem Sul.

    É apenas a minha visão, que não invalida, naturalmente, as visões contrárias, que muito respeito.
    • MVA
    • 30 agosto 2019

     # 7

    Colocado por: Diogo Caladose para a maioria das pessoas lhes "convém" viver em Lisboa e a escolhem em detrimento da menos conveniente Margem Sul, isso não significará, afinal, que Lisboa é um lugar globalmente melhor para viver?


    Conveniência é completamente distinto de "globalmente melhor".

    Entre trânsito e tempo passado no escritório, temos aqui 70% do nosso dia (excluindo o tempo que passamos a dormir). Obviamente que quanto mais perto do trabalho vivermos melhor.
  5.  # 8

    Colocado por: LupanAtenção que Odivelas não é só o bairro dos cágados ou o barruncho, é muito mais que isso, tudo o que fala ai da MS, pode ter na ramada e em caneças à exceção claro da praia... Quanto aos filhos, todos nós os educamos à nossa maneira e com as nossas escolhas,daí não fazer grande sentido argumentar as mais ou - valias...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:R_Santos


    Amigo conheço bem odivelas se lhe disser que tenho apartamentos arrendados e viver deste lado é uma opção...

    Colocado por: Diogo CaladoA minha opinião sobre este tópico é simples: se a Margem Sul fosse melhor que Lisboa - como alguns defendem que é, e respeito - as casas lá não seriam extremamente desvalorizadas quando comparadas com as casas em Lisboa.

    Perdõem-me os críticos de Lisboa, mas a verdade é que Lisboa tem objetivamente muito mais procura do que a Margem Sul porque, pasme-se, Lisboa é objetivamente melhor e tal não carece sequer de muita argumentação; é evidente e inegável o maior desenvolvimento de Lisboa, a todos os níveis (infraestruturas, transportes, comércio, empresarial, etc.), quando comparado com as cidades da Margem Sul, para além de não ter o "cancro" da(s) Ponte(s) e respetiva portagem associada, onde se perdem horas diáriamente.

    Se repararem bem (e estou certo que muitos moradores de Lisboa já notaram este "fenómeno"), são sempre as pessoas da Margem Sul a esforçarem-se por defender as inúmeras qualidades das zonas onde vivem (muitas vezes através de irreais prodígios retóricos), sendo que raramente sucede o inverso com as pessoas que moram em Lisboa, porque a evidência dispensa longas explicações. Para além disso, vem sempre o argumento do "são só 10 minutinhos até Lisboa", tempo que, objetivamente, e todos sabemos disso, é puramente irreal, especialmente durante o dia (talvez apenas durante a madrugada possa ser credível).

    É a minha opinião e respeito, naturalmente, todos os pontos de vista contrários. Um dia que não tenha posses para continuar a viver em Lisboa não descarto vir a morar na Margem Sul, nem considero que haja qualquer desprimor em morar na Baixa da Banheira ou no Samouco, mas certamente que ninguém me ouvirá a argumentar que é estruturalmente melhor viver nesses locais do que em Lisboa.


    Primeiro não sou critico de Lisboa, simplesmente tenho meu ponto de vista.
    A valorização das casas em Lisboa nada se prende com o facto de ter melhor qualidade de vida.(ruido, poluição etc). Viver no centro das cidades não é sinonimo de qualidade de vida. Se pudesse até vivia na Comporta ou no Alentejo.
    Todos nós sabemos que os preços das casas em Lisboa são devido a procura de estrageiros, e lavagens de dinheiro, vistos gold, etc. E quem sofre com esta bolha criada é o comum mortal, que perde a sua qualidade de vida apenas para poder pagar um teto... Por isso o seu argumento do preço elevado/ qualidade de vida não é factual.
    Concordo a nível de infrasestruturas Lisboa está melhor servida óbvio... MAs ai é que aposto nas melhorias que a MS vai ter que sofrer. (aeroporto, Lisbon South Bay)

    Não me desgasto muito em argumentar, visto que apenas dei o meu ponto de vista. Vivi nos dois lados pois era morador em Odivelas, ai continuo a ter os meus interesses e poderia rapidamente voltar. Se algum dia tiver que voltar por necessidade voltarei. (embora considere que seria um passo atrás.
    Mas viver na MArgem norte considero que já foi bom, agora procurei outras coisas para mim.

    Mais uma vez ressalvo que não estou contra quem mora desse lado, e alias se gostássemos todos do mesmo o mundo não tinha piada.
  6.  # 9

    Colocado por: JPCorreiaDiscutir como é a vida na "Margem Sul" por oposição à vida na cidade de Lisboa é uma discussão estéril, porque muitíssimo ampla (como, de resto, a "Margem Sul" a que tantos lisboetas se referem, e que, vai-se a ver, não sabem delimitá-la geograficamente ou enumerar mais que duas cidades ou concelhos). Mas podemos sempre relatar as nossas experiências. Aqui vai disto:

    Cresci e vivi durante 20 anos no centro de Almada, a "Margem Sul" mais próxima de Lisboa. Viver no centro daquela cidade-dormitório e de subúrbio foi o mesmo que viver no centro de qualquer outra cidade: era o centro, e por isso tudo era perto, havia de tudo, e para tudo se podia ir a pé. Era a visão que tinha até cerca dos 20.

    Depois vivi cerca de 14 anos no centro de Lisboa (Arroios, Alvalade, Campo de Ourique) e tudo era perto, havia de tudo, e para tudo o que não se podia ir a pé (porque a escala da capital é diferente da de Almada) ia-se de Metro, de autocarro ou de eléctrico, parava-se cinco minutos numa esquina e apanhava-se um táxi. Era fácil e agradável viver ali.

    Desde há dois anos, vivo novamente no centro de Almada porque decidimos não gastar quase metade do rendimento mensal numa habitação em Lisboa, fosse comprada ou arrendada, e porque nunca equacionámos sair do "centro da cidade" (que, para mim, vai até à Av. do Brasil e não inclui Benfica nem passa por Alcântara — é o "meu" centro). O centro de Almada mudou em relação ao de 2003 sobretudo nisto: há um metropolitano que atravessa todo o eixo central, vindo de Corroios ou do Monte da Caparica, e termina em Cacilhas, e vejo mais velhos nas ruas. O resto do essencial mantém-se: a maioria da população activa trabalha fora do concelho.

    No nosso agregado familiar, um de nós é patrão de si mesmo e trabalha onde quiser e muitos dias a partir de casa, da qual vê Lisboa da Expo até Alcântara; o outro caminha 5 minutos até ao barco, atravessa o rio em 7, e chega à Av. da Liberdade em mais 7, tendo tempo para ler um livro, ouvir podcasts ou scrollar no Facebook ou no Instagram; e o mais novo vai começar a creche na próxima semana a 800 metros de casa. E o carro continua a passar vários dias sem que se lhe dê à chave.

    Ou seja, é sempre subjectivo, pessoal e conjuntural, o que entendemos por qualidade de vida.

    Excluindo a experiência pessoal, a grande questão entre Lisboa e qualquer dos seus concelhos vizinhos, estejam eles a norte ou dos lados, ou a sul, é sempre a da mobilidade. Sendo que os do sul têm uma barreira geográfica evidente. É essa mobilidade que condiciona também as decisões de investimento para fixação de tecido económico. Ou querem convencer-me que o m2 de terreno para construir um parque empresarial é mais barato em Oeiras do que nas dezenas de hectares vazios que há no concelho de Almada? Enquanto se entender que é ao Estado que cabe construir mais travessias entre as duas margens do Tejo vai continuar a achar-se este rio intransponível.
    Concordam com este comentário:desofiapedro,AMVP,zed,R_Santos


    Concordo em absoluto...
    • AMVP
    • 1 setembro 2019

     # 10

    R_Santos respeitando a sua opção de vida, obviamente cada um tem a sua e ainda bem, mas se a MS vai beneficiar dessas infraestruturas, tal como refere, nesse momento não irá passar a apresentar os pontos negativos que identifica na margem norte?

    Desculpe, mas foi o que conclui do que escreveu.
    • AMVP
    • 1 setembro 2019

     # 11

    Mas independentemente de tudo, eu quero que a MS continue a valorizar-se. Tenho lá, ou melhor os meus pais têm, um terreno urbano mt próximo de zonas in da MS, próximo da praia, sem estar em cima dela, mt próximo do comboio, sem estarem colados, próximo de acesso a autoestrada e a ponte, sem estarem colados, onde pelo menos por enquanto não passaram aviões, sim na MS tb há barulho de aviões, têm uma quinta com pinheiros para zona verde no processo de urbanização. Não são maus detodo, pelo que espero que continuem a valorizar. Eu não lhes quero fazer nada, mas no futuro quem sabe o meu filho queira.
    • AMVP
    • 1 setembro 2019

     # 12

    E gostaria ainda, eu e milhares de outros portugueses, que a região da Guarda valorizasse. É que terra não me irá faltar num período mais ou menos próximo. E mais sossego que aquilo acho que já é impossível.
  7.  # 13

    Colocado por: AMVPR_Santos respeitando a sua opção de vida, obviamente cada um tem a sua e ainda bem, mas se a MS vai beneficiar dessas infraestruturas, tal como refere, nesse momento não irá passar a apresentar os pontos negativos que identifica na margem norte?

    Desculpe, mas foi o que conclui do que escreveu.



    Uma zona de moradias já edificadas não vamos ter prédios nem milhares de pessoas por m2...e se se construírem novas estradas e parques de estacionamento junto a praia a praia irá ser sempre a mesma... Ou a mata...mas como lhe digo e apenas a minha opinião nada mais..
  8.  # 14

    Eu entretanto perdi-me na conversa, mas continuo a adorar aquele pessoal que aqui comentou, igual aos que eu conheço e moram há pouquinho na margem sul, com as contas super rápidas de transportes públicos até Lisboa...mas depois compram uma PCX ou vêm de carro no Inverno...
    Concordam com este comentário: ZenPT, R_Santos
    • Nelhas
    • 2 setembro 2019 editado

     # 15

    Vivi na Margem Sul.
    Seixal, Miratejo, Laranjeiro, Corroios, Quinta do Conde.

    Não gosto. Não vivia na Margem Sul outra vez por nada. Nada me agrada ali.
    No entanto, tudo o que me faz não gostar da margem sul é meramente pessoal , de gosto e de rotinas de vida.
    Não existe nenhuma razão técnica que possa evocar para diminuir a Margem Sul. É só gosto pessoal.
    Conheço muitas pessoas que adoram e não trocavam por nada. E eu adoro essas pessoas =)
    Isso não faz da Margem Sul pior ou melhor.
    Eu vivo feliz deste lado. Eles daqueles.

    Classificar Lisboa ou a Margem Sul de pior ou melhor é o mesmo de ouvir discussões sobre se é melhor vinho do douro ou vinho do Alentejo.
    Concordam com este comentário: R_Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
    • MVA
    • 2 setembro 2019

     # 16

    Da margem sul tenho muitas saudades de Setúbal.
    Tem um bom centro histórico, belíssimos parques verdes, oferta de comércio e serviços q.b., uma boba frente de rio e praias maravilhosas.

    Mas a meu ver é a unica terra de jeito que existe na Margem Sul.

    Mas é opinião pessoal. Nunca consegui gostar das outras terras ali à volta desenhadas com um urbanismo de bradar aos céus. Talvez abra uma excepção para o centro histórico do Seixal que está muito bem conseguido e foi muito bem restaurado nos ultimos anos.
  9.  # 17

    Colocado por: JotaPEu entretanto perdi-me na conversa, mas continuo a adorar aquele pessoal que aqui comentou, igual aos que eu conheço e moram há pouquinho na margem sul, com as contas super rápidas de transportes públicos até Lisboa...mas depois compram uma PCX ou vêm de carro no Inverno...


    Não sei se mais alguém aqui falou do tempo dos transportes etc, mas eu fi-lo. Efectivamente, morei pouco tempo na Margem Sul, só os últimos 21 anos. Daqui a 4 faria tantos quantos os que morei em Lisboa e aí talvez pudesse ter mais propriedade nas opiniões que aqui expresso.
    • Nelhas
    • 2 setembro 2019 editado

     # 18

    Colocado por: ****Escolhestes a dedo as zonas 😂😂😂😂😂😂😂😂😂


    LOL =)

    Mas nada de não gostar tem haver com criminalidade, problemas de etnias ou que seja.
    Nesse aspeto, não vi nada diferente do que vi depois na Linha de Sintra.
    Não gosto da maneira como as zonas urbanas estão geradas.
    Parece-me que alguém acordou um dia e decidiu fazer pintura abstrata.
    É muito caótico.
    Na quinta do conde então, é urbano com rural e tudo ao molho e fé em deus.
    • MVA
    • 2 setembro 2019 editado

     # 19

    Colocado por: NelhasÉ muito caótico [...], é urbano com rural e tudo ao molho e fé em Deus.



    A descrição perfeita da margem sul numa só frase :D
    • MVA
    • 2 setembro 2019

     # 20

    Colocado por: ****existe um mau ordenamento do território


    Infelizmente não existe nenhuma zona do país, onde tenha ocorrido construção nos anos 60, 70 e 80, que não tenha ficado com mau ordenamento do território, fruto da construção ocorrida nessas décadas
 
0.0919 seg. NEW