Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, brevemente irei fazer a escritura de um novo imóvel que adquiri e que passará a ser a minha habitação permanente, tenho outro CH de uma outra habitação mas estou em dúvida se alugo ou vendo, quais são as despesas de uma maneira geral de um aluguer? Sei que alugo facilmente e se vender tambem ainda fico com uns trocos jeitosos...
  2.  # 2

    Colocado por: Joanamirdcmas estou em dúvida se alugo ou vendo


    Depende da sua capacidade financeira. Se consegue aguentar os 2 empréstimos, e se lhe falta pagar pouco pelo imóvel que pondera alugar, essa será a melhor hipótese. O vender, como referiu pode ganhar uns trocos e poderá aliviar a sua situação financeira, ficando com menos um encargo. E penso que pode não ter stress em mais valias, uma vez que pode justificar a aplicação do valor da venda na aquisição do imóvel de habitação permanente.
    As despesas de aluguer não sei. Mas sempre que precisar de fazer melhorias/reabilitação do imóvel sai-lhe do bolso.
  3.  # 3

    Suportar os dois emprestimos e possivel , no entanto , iriamos ficar mais apertados e sem conseguir poupar. Para já iria ser muito lucrativo alugar, mas nao sabemos como estara a euribor nos proximos tempos e como afetara as nossas prestacoes.
  4.  # 4

    Colocado por: JoanamirdcPara já iria ser muito lucrativo alugar


    Pois não sei, se passar recibos, ao fim do ano qual será o lucro.


    Colocado por: Joanamirdcmas nao sabemos como estara a euribor nos proximos tempos e como afetara as nossas prestacoes.


    Assim como a dificuldade/facilidade em vender, com lucro!


    É fazer as contas, com o que vai receber de rendas, quantos anos precisa para realizar a margem de lucro que faria agora na venda!
  5.  # 5

    Não se esqueça de contabilizar nessas contas as dores de cabeça nos arrendamentos (e as perdas, porque as há).
    Por outro lado, ter uma casa é sempre bom. É como era ter terra antigamente.
  6.  # 6

    Colocado por: CMartinNão se esqueça de contabilizar nessas contas as dores de cabeça nos arrendamentos (e as perdas, porque as há).
    Por outro lado, ter uma casa é sempre bom. É como era ter terra antigamente.


    Mais ou menos. Se o arrendamento correr mal pode só dar despesas. O dinheiro de uma venda é mais ou menos certo. O lucro/prejuízo de um arrendamento depende de muitos factores.
    Basta ter azar com um inquilino que destrói a casa e facilmente se tem uma despesa de milhares ou dezenas de milhar de euros. Esta situação de inquilinos que destroem casas acontece com alguma frequência.
    Por outro lado numa venda penso que já não consegue fazer a dedução das mais alias pois já comprou a casa por isso se vai ter lucro é capaz de ter de pagar imenso em impostos.
  7.  # 7

    Colocado por: mln2c

    Mais ou menos. Se o arrendamento correr mal pode só dar despesas. O dinheiro de uma venda é mais ou menos certo. O lucro/prejuízo de um arrendamento depende de muitos factores.
    Basta ter azar com um inquilino que destrói a casa e facilmente se tem uma despesa de milhares ou dezenas de milhar de euros. Esta situação de inquilinos que destroem casas acontece com alguma frequência.
    Por outro lado numa venda penso que já não consegue fazer a dedução das mais alias pois já comprou a casa por isso se vai ter lucro é capaz de ter de pagar imenso em impostos.


    Creio que existe um espaço de 3/4 anos para investir as mais valias noutra habitação
  8.  # 8

    Ao alugar irá ter um custo de cerca de 35% sobre o valor das rendas. Na zona de Lisboa isso pode representar 4 a 5% de rendimento liquido por ano sobre o valor da casa. Se ainda não acabou de pagar a casa que pretende alugar e está a pagar a nova ao banco o melhor é vender e amortizar os empréstimos. Porque alugar casas e pagar aos bancos são demasiados riscos e quase nenhuma rentabilidade.
  9.  # 9

    Obrigado a todos pelas vossas respostas, existe algum contrato de arrendamento especial que seja só até a venda ser concretizada?

    Vou ser mais concreta , na altura não pedi o valor total da casa logo pago 120 prestação + 80 anual MR+ 17 condomínio se alugar consigo faze lo bem por 250€ mês , se vender consigo arrecadar 15mil que será usado para amortizar o outro CH. A minha dúvida é se com esses 15mil depois tenho que pagar um balurdio ao estado ou se a amortizar não pago nada .
  10.  # 10

    Colocado por: Joanamirdcse alugar consigo faze lo bem por 250€ mês , se vender consigo arrecadar 15mil que será usado para amortizar o outro CH.


    250/mes, precisa de 5 anos para fazer 15mil.
  11.  # 11

    Colocado por: Joanamirdc 80 anual MR.


    O que quer dizer 80 anual MR?
  12.  # 12

    Colocado por: rikjard

    250/mes, precisa de 5 anos para fazer 15mil.

    Não é bem assim. Só irá receber 1800€ líquidos. Se paga 1440 ao banco pouco vai sobrar. Pode dizer que neste caso o inquilino paga as despesas, a casa continua sua e ainda sobra uns tostões.
    Mas fica com 2 riscos elevados : se apanhar um mau inquilino pode entrar num buraco e se as taxas do banco subirem as contas baralham-se.
    E se decidir vender não alugue porque isso é muito complicado.
    Concordam com este comentário: J.Ventura
  13.  # 13

    Colocado por: J.Ventura

    O que quer dizer 80 anual MR?


    Quer dizer seguro Multi Riscos habitacao.
    Concordam com este comentário: J.Ventura
  14.  # 14

    Em contrapartida, daqui a uns anos, ao optar pelo arrendamento agora, tem a casa paga e passa a ser um fonte de receita ao continuar a arrendar, ou ao optar por vender nessa altura, representou/representa um investimento para o futuro.
  15.  # 15

    Eu tive á pouco uma situação dessas e acabei por alugar porque se vende-se perdia muito dinheiro, se não perde-se teria vendido porque era bem melhor...
  16.  # 16

    Eu estou em igual situação. Vou continuar a alugar(apesar de ter sofrido um rombo com a última inquilina: rendas, despejo, apartamento estragado, até os meus electrodomésticos levou) a pensar que representa um investimento para o futuro. Com risco, é certo.
    Concordam com este comentário: J.Ventura
  17.  # 17

    Eu tenho duas pessoas já interessadas caso me decida pelo aluguer , eu preferia vender mas daqui a três anos a estação de comboios perto daqui vai ser reativada , logo os preços dos imóveis vão disparar , aguardo até lá ?
  18.  # 18

    Nos arrendamentos quais são os impostos a pagar? Por exemplo se arrendar uma casa por 650€ qual o valor liquido com que fico?
  19.  # 19

    Colocado por: JoanamirdcEu tenho duas pessoas já interessadas caso me decida pelo aluguer , eu preferia vender mas daqui a três anos a estação de comboios perto daqui vai ser reativada , logo os preços dos imóveis vão disparar , aguardo até lá ?
    Eu também aluguei o meu facilmente, vender é que é bem pior acredite, naturalmente a Joana é que terá que decidir a melhor opção mas como lhe disse, eu venderia... Actualmente há muita procura de casas para alugar porque o mercado está muito mudado em relação ao que era há 10 ou 15 anos...

    As pessoas procuram essencialmente casas para arrendar e muito dificilmente procuram comprar, porque hoje em dia não hã empregos para a vida toda, os empregos são precários, ou seja quem hoje tem emprego para o próximo mês pode não ter e se isso acontece as pessoas vão imigrar ou vão mudar-se para outra zona do país onde haja mais oportunidades de trabalho...

    Caso a Joana opte por arrendar deverá procurar uma agencia imobiliária ou um contabilista de confiança para lhe redigir o contrato com todas as salvaguardas, peça 3 meses adiantados, porque se os inquilinos deixarem de pagar a Joana vai gastar mais do que 750€ para os despejar, não permita que eles tenham animais porque senão vão lhe estragar a casa toda (mencione isso no contrato) e não se esqueça que terá de pagar o imposto de selo e imitir recibos eletronicos das finanças...

    Boa Sorte

    ps. Exija fiadores e peça cópia dos recibos de vencimento deles.
  20.  # 20

    Colocado por: J.Venturanão permita que eles tenham animais


    Acho que existe outro tópico por aí, onde se fala que isso não é legal.
 
0.0209 seg. NEW