Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: JotaP

    A sua não resposta não faz sentido, em resposta ao "Porquê" da Anaa.

    De facto era interessante na perspetiva do arquitecto, compreender a questão da qualidade de vida.

    Quando comprei o meu apartamento uma das coisas que gostei foi que tinha uma janela que era praticamente todo o tamanho da sala e começa à altura dos joelhos - +-35cm do chão. Com proteção e dá bastante luz à minha sala e cozinha. Nas traseiras os vizinhos do último piso têm varandas...que não usam...e os que moram por baixo têm infiltrações desses de cima.

    Qualidade de vida para mim só com terraços ou espaço à volta da casa. Varandas com utilização, vi 2 ou 3% até hoje.

    Deixo aqui um link para fotos da urbanização do meu apartamento e podem ver no interior as janelas e como é feita a proteção

    https://img.olx.pt/images_olxpt/903723435_2_644x461_fantstico-t2-quinta-do-conventinho-imagens_rev024.jpg

    Era uma questão. E porque não, ter quartos com varanda, se assim for possivel? É tudo uma questão de gostos. Eu não despenderia uma varanda por nada.!

    Você tem a sua opinião/gosto em relação ao seu apartamento. Eu não gosto de apartamentos, e prefiro uma moradia. E para mim, moradia significa ter espaços exteriores e com varandas!
    •  
      GMCQ
    • 29 maio 2017

     # 42

    Colocado por: Ricardo Al
    Era uma questão. E porque não, ter quartos com varanda, se assim for possivel? É tudo uma questão de gostos. Eu não despenderia uma varanda por nada.!

    Você tem a sua opinião/gosto em relação ao seu apartamento. Eu não gosto de apartamentos, e prefiro uma moradia. E para mim, moradia significa ter espaços exteriores e com varandas!


    É uma questão de gosto vs poder de compra... porque todos nós gostamos muito do espaço exterior e tudo o que uma moradia a nível de privacidade e vivência nos pode trazer. Já as varandas talvez tenha que haver uma reflexão mais profunda (do DO) sobre a sua concretização ou não.

    Em relação ao seu link fez-me lembrar um apartamento em São Marcos muito bonito, um T2 fantástico, 2wc (uma suite), áreas muito generosas e uma sala com cerca de 40m2, gostei de lá morar, as janelas eram como essas que aparecem nas fotos, grandes e com uma espécie de guarda... mas a casa tinha um defeito não tinha varandas! Logo sentíamo-nos presos dentro de casa.

    Agora temos tanto espaço exterior que as varandas estão lá como "acessórios estéticos" (se assim se podem chamar)...
  2.  # 43

    Colocado por: GMCQ

    É uma questão de gosto vs poder de compra... porque todos nós gostamos muito do espaço exterior e tudo o que uma moradia a nível de privacidade e vivência nos pode trazer.


    nao é verdade.... ha pessoas que nao gostam de moradias.... e ha aqueles que gostam mas preferem dar uns milhões por um apartamento...

    felizmente há de tudo e nem sempre se resume ao poder de compra!
    Recentemente um amigo meu vendeu uma moradia em Oeiras para se mudar para um apartamento no centro de lisboa..... diz ele que moradias nao o satisfazem....

    confesso que me causa alguma estranheza, mas é os gostos a funcionarem.....cada um com o seu!
  3.  # 44

    gostos e estilos/ expetativas de vida, de vivencias
  4.  # 45

    Acima de tudo, manda a arquitectura. Ha varandas e varandas. Ha varandas que apos o projectos sao espacos de vivencia e ha varandas que nem para caixote do lixo servem, por diversas razoes.
    Concordam com este comentário: marco1
  5.  # 46


    enf.magalhaes (154 agradecimentos) há 12 horas
    concordaragradecer# 30citar
    Tenho uma varanda com 30 metros de comprimento seguidos... se vou usar muito, se calhar não ? Talvez no verão a noite para beber uma mini ou quando fizer uma patuscada... Tem uma vista bonita e sobtetudo faz controlo solar dos vaos de forma estética.. vai custar uns bons euros ... agora está, siga para a frente.


    enf.magalhaes, só por curiosidade porque ando a pensar no mesmo e já vi algumas imagens da sua casa, essa varanda que orientação cardeal possui?
  6.  # 47

    Note-se que esse apartamento é meu porque foi o que deu para comprar sozinho :D

    Claro que prefiro moradia e a minha aparição neste forum foi precisamente para começar a ter umas luzes para avançar para esse projecto :) Se conseguir uma boa estética sem varandas, é o que terei. Mas é bem provável que venha a ter um grande terraço ao nivel do 1º andar...veremos.
  7.  # 48

    Pedro_Rof :
    Fica virada a Sul.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Rof
  8.  # 49

    Colocado por: Ricardo Al
    Era uma questão. E porque não, ter quartos com varanda, se assim for possivel? É tudo uma questão de gostos. Eu não despenderia uma varanda por nada.!

    Você tem a sua opinião/gosto em relação ao seu apartamento. Eu não gosto de apartamentos, e prefiro uma moradia. E para mim, moradia significa ter espaços exteriores e com varandas!


    Eu tb prefiro moradias! Grande parte da minha vida foi numa moradia no Alentejo só quando vim para cá é que passei para apartamento e a "exigência" que fiz foi ter varandas já que era uma mudança radical.
    A minha questão mantém-se.. quem tem moradia com espaço exterior e varanda, usa as varandas?
  9.  # 50

    Colocado por: Anaa

    Eu tb prefiro moradias! Grande parte da minha vida foi numa moradia no Alentejo só quando vim para cá é que passei para apartamento e a "exigência" que fiz foi ter varandas já que era uma mudança radical.
    A minha questão mantém-se.. quem tem moradia com espaço exterior e varanda, usa as varandas?


    Respondo igualmente por mim. Morei com os meus pais durante alguns anos em moradia, onde ainda habitam.

    No meu quarto tinha duas varandas, o quarto era enorme, com varandas nas duas frentes - usei ZERO vezes, a não ser para as pisar para limpar ou abrir e fechar portadas.
  10.  # 51

    Colocado por: AnaaDaí a minha questão logo no início, quem tem usa?


    Depende. Na varanda tem vista desafogada e agradável? Se sim, usa-se e abusa-se.
    Se a vista for para o estendal do vizinho ou para a autoestrada, óbvio que não se usa.

    Se tiver oportunidade, na próxima casa, e só se tiver privacidade nessa fachada, vou mandar construir varanda, mas com 2 metros de profundidade, para colocar lá um sofá. Já estive numa casa assim e foi brutal.
      c24217f29c4c23963f3bedd75d313d1a[1].jpg
  11.  # 52

    A varanda com aquelas cadeiras tipo ovo, fica um mimo =)
  12.  # 53

    Ficam lindas....mas ninguém vai lá.

    As pessoas metem os quartos no 1º andar e aos quartos só se vai para dormir, não para receber os amigos. Estar em familia? Bem..falando por mim que sou pai de um pequeno e vem outro a caminho, vou querer tê-los num espaço amplo.
    •  
      GMCQ
    • 29 maio 2017

     # 54

    Colocado por: loverscout

    nao é verdade.... ha pessoas que nao gostam de moradias.... e ha aqueles que gostam mas preferem dar uns milhões por um apartamento...

    felizmente há de tudo e nem sempre se resume ao poder de compra!
    Recentemente um amigo meu vendeu uma moradia em Oeiras para se mudar para um apartamento no centro de lisboa..... diz ele que moradias nao o satisfazem....

    confesso que me causa alguma estranheza, mas é os gostos a funcionarem.....cada um com o seu!


    Exato!!

    Gosto vs poder de compra, sempre foi e sempre será assim.

    Pode gostar e não ter poder de compra, pode ter poder de compra e mesmo assim não gostar, e preferir um apartamento.

    São opções, mas só existem (essas escolhas) porque há poder de compra...
  13.  # 55

    Uma varanda para fumar, beber ou estar simplesmente quando chove ou está sol forte é sempre uma mais valia
  14.  # 56

    ou simplesmente apanhar ar momentaneamente.
    Concordam com este comentário: Ricardo Al
  15.  # 57

    ou simplesmente servir para limpar e ser um ponto propício a infiltrações
  16.  # 58

    Colocado por: GMCQ

    Exato!!

    Gosto vs poder de compra, sempre foi e sempre será assim.

    Pode gostar e não ter poder de compra, pode ter poder de compra e mesmo assim não gostar, e preferir um apartamento.

    São opções, mas só existem (essas escolhas) porque há poder de compra...

    Eu acho que se quando comprei este apartamento tivesse comprado um T3 com terraço seria definitivo.
    Na altura tive medo, os apartamentos com terraço era tudo RC e vir do Alentejo onde ainda se dorme de portas abertas para uma cidade como a amadora (com toda a sua fama) era impensável ir para um RC. Se soubesse o que sei hoje teria ido para essa opção.
    Agora a alternativa é um T3 aqui ao preço da construção de uma moradia a escassos minutos daqui...
    Gosto do sítio onde vivo, gosto da casa mas falta-me 1 quarto..
    A moradia não é um sonho, é a alternativa pela questão espaço/valor/localização
  17.  # 59

    Anaa, na Amadora ou em qualquer outro lado, um R/C só mesmo elevado, como é o caso daquele que tenho à venda, também na Amadora.
  18.  # 60

    Tenho a certeza que vou usar a varanda frequentemente , não os 30 m mas pelos a zona junto a sala , no verão abro a janela da sala ( 3 folhas de correr)que tem 4 , 75 m de comprimento e 2,5 m de altura para as patuscadas ou apanhar ar fresco , além de que o acesso mais fácil á área relvada é por aí, e só descer dois degraus e estou na relva.
    Mas é como diz tem uma parte aí de estética... podia viver sem varanda ? Sim. Mas a estética da casa perdia. Além do que no verão nalguns dias vai dar jeito apanhar ar na tromba , com a vista do vale é da minha cidade em plano de fundo.
    Concordam com este comentário: Pedro_Rof
 
0.0240 seg. NEW