Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva a todos!
    Preciso da vossa ajuda para o seguinte: pretendo construir uma moradia, mas não estou dentro do assunto.
    A localização que escolhi foi o concelho de Cascais, mais precisamente a Fréguesia de S. Domningos de Rana, pois foi o sítio deste concelho onde encontrei os melhores preços por m2. Estou indeciso na escolha entre alguns lotes de aproximadamente 300m2. O valor dos mesmos varia entre os 70.000€ e os 80.000€.
    É a primeira vez que estou a adquirir um terreno para construção de habitação, por isso não sei que cuidados devo ter para a compra do mesmo. O que eu devo saber para comprar? Segundo os proprietários dos mesmos, os terrenos estão "Urbanizados". Isso quer dizer que assim que o adquirir posso pedir a um arquitecto para aprovar um projecto de construção na Camara?
    Suplico mesmo da vossa ajuda...
  2.  # 2

    deve sobretudo identificar a área onde vai comprar, ver vias existentes e programadas, ver os espaços de urbanização á volta do seu lote, a altura que se pode construir, ver se existe qualquer coisa que possa desvalorizar o terreno no futuro.
    se são terrenos urbanos poderá construir sim, e iniciar o processo logo, mas aconselho primeiro a ir à camara perguntar, a situação do determinado terreno.
    cumps
    fernando gabriel arq.
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta!
    As moradias que estão construidas naquele bairro, são todas de R/c e 1º andar, tendo algumas cave e outras não, algumas são geminadas outras são isoladas.
    A minha dúvida é como saber se o terreno que pretendo comprar tem alguma dívida, como por exemplo o pagamento das infra-estruturas, ou outras "coisas" pendentes em dívida!
    •  
      FD
    • 11 junho 2009

     # 4

  4.  # 5

    boas pessoal
    mega tambem tou nesta fase ando a ver terrenos nessa zona. acho que pra saber tens que ir a cm cascais
    diz-me uma coisa que preços estao a pedir-te entre os 250m2 e os 300m2 ?
    obrigado
  5.  # 6

    Boa Tarde,

    antes de mais aproveito para dizer que esta é a minha primeira intervenção no fórum, fórum esse que tenho seguido com alguma atenção.
    Sou arquitecto e acima de tudo estou interessado em esclarecer dúvidas, principalmente sobre o modo como se processa a nossa profissão e a sua principal actividade que é o projecto, seja ele de que tipo for.
    Respondendo aos dois intervenientes que vão comprar terreno, aconselho de facto uma visita à câmara municipal respectiva, aos serviços de urbanismo, para se inteirarem de todas as condicionantes previstas para o terreno, nomeadamente àrea de implantação e de construção permitidas, volumetria de construcção, número de pisos, infra-estruturas existentes, áreas de cedências ou não previstas, etc. Claro que o melhor é poderem ter a opinião de alguém com conhecimento da actividade, de modo a salvaguardarem todos os vossos interesses e fazerem a melhor opção possível. No meu escritório, por vezes fazemos isso com alguns clientes que têm um ou dois terrenos em perspectiva mas que não conseguem também avaliar da melhor forma, as potencialidades, vantagens e desvantagens de cada um, de cada localização. Um conselho importante é nunca dissociarem o terreno da perspectiva ou ideia de casa que querem construir, pois ás vezes as localizações, tipos de orientações solares, construções vizinhas, etc, inviabilizam determinado tipo de soluções que os proprietários sempre imaginaram para a sua casa.

    Espero que o comentário possa ter sido útil de alguma forma.
    Cumprimentos, Arqº Pedro Ribeiro da Silva
    C2R- Centeno & Ribeiro Arquitectos - www.c2r.pt
 
0.0110 seg. NEW