Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Vocês vêm isto da mesma forma que eu vejo ? É que fico curiosa em saber.
  2.  # 42

Colocado por: Jpires76

Não sei se o esquentador que tem é eléctrico, mas se for, a ideia é que quando o mesmo arranca, o exaustor desliga ou vice-versa.

É eléctrico, sim.
    Interessante isso jpires. O que implica, ou é só o comando?
  3.  # 43

Penso que tem que instalar o aparelho na cozinha. Não me peça muitos detalhes técnicos, mas isto foi o que encontrei:

Trata-se de um comando que controla automaticamente através de sonda o esquentador e o exaustor de modo a evitar acumulação de monoxido de carbono. Este aparelho permite o impedimento do funcionamento simultâneo do esquentador e exaustor, está ligado diretamente ao exaustor e possui um sensor junto ao esquentador. Ideal para quem não possui um esquentador ventilado e/ou está a ter problemas em passar a inspecção de gás.

Vejo vários à venda usados no OLX e novos na paragas.pt:

KI01007 KIT GASFOM - 03 ( COMANDO P/ESQUENTADOR/ EXAUSTOR )
  4.  # 44

Depois de ler isto estou quase seguro que desliga o exaustor quando a caldeira ou o esquentador dispara...
  5.  # 45

Quando comprei o apartamento o exaustor estava avariado. Eu instalei um novo da mesma marca e praticamente igual. Quando da desmontagem do avariado verifiquei que a saída do exaustor estava metade tapada com fita de alumínio, retirei-a e ficou o tubo todo aberto. Quando da inspeção, os valores estavam quase no limite, referi esta situação e voltei novamente a colocar a fita de alumínio reduzindo assim o tubo para metade, foram feitas novas leituras e os valores ficaram aceitáveis. É outra hipótese que poderão considerar em alternativa a bloquear a velocidade máxima do exaustor,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  6.  # 46

Colocado por: Jpires76Penso que tem que instalar o aparelho na cozinha. Não me peça muitos detalhes técnicos, mas isto foi o que encontrei:

Trata-se de um comando que controla automaticamente através de sonda o esquentador e o exaustor de modo a evitar acumulação de monoxido de carbono. Este aparelho permite o impedimento do funcionamento simultâneo do esquentador e exaustor, está ligado diretamente ao exaustor e possui um sensor junto ao esquentador. Ideal para quem não possui um esquentador ventilado e/ou está a ter problemas em passar a inspecção de gás.

Vejo vários à venda usados no OLX e novos na paragas.pt:

KI01007 KIT GASFOM - 03 ( COMANDO P/ESQUENTADOR/ EXAUSTOR )

Obrigada. Vou ver com mais calma e perguntar ao meu profissional de confiança, depois dou novidades também a respeito do que me for dito.
  7.  # 47

Olha lá.. mais um truque ;)
  8.  # 48

Colocado por: 8421Quando comprei o apartamento o exaustor estava avariado. Eu instalei um novo da mesma marca e praticamente igual. Quando da desmontagem do avariado verifiquei que a saída do exaustor estava metade tapada com fita de alumínio, retirei-a e ficou o tubo todo aberto. Quando da inspeção, os valores estavam quase no limite, referi esta situação e voltei novamente a colocar a fita de alumínio reduzindo assim o tubo para metade, foram feitas novas leituras e os valores ficaram aceitáveis. É outra hipótese que poderão considerar em alternativa a bloquear a velocidade máxima do exaustor,

O meu está todo aberto. Aliás o tubo nem estava encaixado. Vou falar nisto também ao técnico..Obrigada.
  9.  # 49

Colocado por: Pedro BarradasOlha lá.. mais um truque ;)

Sim, é um truque. Para truque, truque e meio.
    Baixar as velocidades do exaustor para mim também é truque, por si só. No entanto, aonselham-nos a o fazer.
    Não entendo muito bem isto.
    É só truques, afinal.
  10.  # 50

Também tive inspecção e ia chumbando.
    O que acontece no meu caso é que com a força do exaustor a trabalhar não deixa o esquentador expulsar os gases.
    1º solução partir o pladur e meter 2 tubos
    2º tirar o exaustor

De forma a passar na inspecção "tirei" o exaustor, só o meto a trabalhar quando não está ninguém a tomar banho.
    Como somos 2 nunca aconteceu ter o exaustor e esquentador a trabalhar.
  11.  # 51

Colocado por: FR1234O que acontece no meu caso é que com a força do exaustor a trabalhar não deixa o esquentador expulsar os gases.

Sim. É o mesmo problema para todos FR.
    Estranho é não precaver-se ao nível da construção de forma a não haver esse problema.
    Mas a nível de construção, fazer saída comum do extractor e do exaustor sai mais barato, mais margem para o construtor.
    Pena que assim sejamos nós compradores das casas a sofrer as consequências.
    Devia de ser legislado, e não se passarem licenças de habitação/utilização, nestes termos, por amostragem.
    • eu
    • 10 junho 2017 editado

# 52

Colocado por: CMartinEstranho é não precaver-se ao nível da construção de forma a não haver esse problema.

O problema é mesmo esse!

Deviam existir condutas individuais para exaustor e esquentador. Mas os construtores só se aplicam naquilo que está à vista...

No meu apartamento (que está alugado) existe apenas uma conduta e é... em plástico !
    Concordam com este comentário: CMartin
  12.  # 53

Acho que os profissionais deste sector se regem por ganhar €€€€ com esquemas.
    Concordam com este comentário: CMartin
  13.  # 54

Cerne da questão; sendo sistema central nao tera um ventilador no telhado?
  14.  # 55

Colocado por: PalhavaAcho que os profissionais deste sector se regem por ganhar €€€€ com esquemas.

Pois é, felizmente que noutros setores de atividade só existe gente honesta. Prontes, não me lembro de nenhum agora, mas deve existir.
  15.  # 56

Solução definitiva sistema estanque
    Concordam com este comentário: VCAC, jorgealves
    • TZW
    • 11 junho 2017

# 57

Colocado por: Sergio RodriguesSolução definitiva sistema estanque
    Concordam com este comentário:VCAC

Mas se regra geral têm o problema com partilha da saída de gases como é que liga o tubo de entrada de ar? Uma nova entrada/saída a passar pela parede fora não é lá muito cool.
  16.  # 58

Boas

Antes de mais não se esqueçam que o : CO( monóxido de carbono) é altamente tóxico e todos os anos, infelizmente, há casos fatais.
    Eu trabalho na área, nunca fiz inspecções no doméstico, mas nunca, nunca havia de facilitar uma inspecção onde o teste do CO acusasse mais de 50PPM( partes por milhão).
    Há várias razões para um teste ao CO num ano dar um resultado e noutro ano dar outro, como: pressão atmosférica, a simples direcção do vento, em prédios haver mais menos condóminos/vizinhos a utilizar o esquentador na altura do teste.
    Hoje em dia a maioria das concessionárias, não liga o gás sem o certificado da inspecção, principalmente se falarmos da LisboaGás, LusitâniaGás, SetGás, etc.
    Para mim a solução seria instalar esses equipamentos( esquentadores e caldeiras) no exterior em varandas ou espaço técnico. Mas isso implica custos, aumentar a instalação de gás e águas, que o D.O. não quer.
    Relativamente aos projectos de Gás Natural, pelo menos em prédios deviam ter projectado o sistema geral de exaustão. Mas as chaminés individuais ocupam muita área e o D.O. começa a pensar se será necessário tanto espaço para as fugas/extrações, que magia é pode fazer???????
    Das várias soluções apontadas para resolver o problema do excesso de CO: abrir ventilação permanente; retirar as velocidade mais altas do exaustor( como me fizeram no meu apartamento que tem 12 anos), trocar de esquentador de extração natural para um de extração mecânica, instalar os "Switch" que desligam um dos aparelhos( esquentador ou exaustor), aconselho este último em simultâneo com a ventilação permanente, não se esqueçam que os esquentadores e caldeiras, consomem o nosso Oxigénio, que não vivemos sem ele.
  17.  # 59

Colocado por: eu
    O problema é mesmo esse!

Deviam existir condutas individuais para exaustor e esquentador. Mas os construtores só se aplicam naquilo que está à vista...

No meu apartamento (que está alugado) existe apenas uma conduta e é... em plástico !
    Concordam com este comentário:CMartin

Nao.. o problema e que eles sempre chumbam.
    Eu tenho duas condutas e tudo certo.
    Mas chumbaram porque nao tinha a tal grelha na porta do armario do CONTADOR!
    Sinceramente...acho que e a industria "da chumbacao" (?!)
    • eu
    • 12 junho 2017

# 60

Colocado por: Eugenia MatosNao.. o problema e que eles sempre chumbam.
    Eu tenho duas condutas e tudo certo.
    Mas chumbaram porque nao tinha a tal grelha na porta do armario do CONTADOR!
    Sinceramente...acho que e a industria "da chumbacao" (?!)

Então, mas a grelha é ou não necessária para garantir a segurança da instalação?

Para já, só estão a dar exemplos de chumbos perfeitamente justificados. Nós estávamos é mal habituados ao "vale tudo", mas isso tem que acabar.

0.0263 seg. NEW