Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá todos,

    Como não há 2 sem 3, nem 3 sem 4, nem 4 sem 5, nem 100 sem 101, etc, vocês sabem, coisinhas para chatear, ... surgiu uma dúvida minha sobre o gás no meu apartamento e queria as vossas opiniões.

    O prédio onde tenho um apartamento tem gás fornecido por uma empresa que não tem concorrência, porque para mudar um apartamento desse prédio têm que mudar todos, é gás canalizado.

    A semana passada mandei fazer a inspecção do gás ao apartamento, e chumbou por razões de que não percebo muito bem, mas basicamente parece que existe excesso de monóxido de carbono registado aquando a cozinha se encontra toda fechada, o que faz com que o esquentador desligue, com o exaustor em funcionamento.

    Ora, dizem-me que há 2 soluções: Ou substituo o esquentador (que está novo e impec) por um esquentador ventilado ou retiro o exaustor, pois este interfere com o esquentador.. (??).

    A minha estranheza e que me faz pensar deve-se aos factos:
    - Quando sou eu, a proprietária, que mando fazer a inspecção (é a segunda vez), chumba. A primeira chumbou pela mesma razão precisamente em 2000, e foi necessário mandar colocar grelhas de ventilação na cozinha para supostamente haver a circulação de ar, por haver excesso de monóxido de carbono aquando a cozinha está toda fechada,
    - Entretanto aluguei o apartamento uma primeira vez, em 2008, houve novo contracto de aluguer, novo contracto de gás, e assim nova inspecção e passou
    - Aluguei o apartamento uma segunda vez, nova inspecção de gás, em 2010, e passou
    - Aluguei o apartamento uma terceira vez em 2011, idem, passou
    - Agora, a última inquilina sai, eu faço novo contracto de gás, em meu nome (da proprietária) e chumba pela mesma razão que a primeira - por haver excesso de monóxido de carbono aquando a cozinha está toda fechada.

    Não sei para que serviu a obra das grelhas de ventilação afinal que me exigiram em 2000.

    Agora, em 2017 não me importo de substituir o esquentador por um ventilado. Muito menos me importo de retirar o exaustor, que fazer isso nem um tostão custa. Apenas acho estranho ter que fazê-lo quando nenhum dos inquilinos teve estas questões.

    O substituir o esquentador dizem que em princípio resolve, mas não é garantido (já estou a ver que vou andar aqui às voltinhas com mais uns pózinhos que descobrirem ser precisos junto com o esquentador ventilado....). O retirar o exaustor resolve de certeza.
    Retiro o exaustor da cozinha ?? Esquisito.

    O que acham disto? Não acham estranho?

    Obrigada desde já pelas vossas opiniões, e ajudarem-me a resolver o que fazer.

    Cumprimentos.
    CMartin.

    PS. Governo define novas regras para as inspeções de gás e eletricidade
    http://www.tsf.pt/sociedade/interior/governo-define-novas-regras-para-as-inspecoes-de-gas-e-eletricidade-8467824.html
  2.  # 2

    Provavelmente as regras apertaram entretanto. Já lá vão 17 anos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  3.  # 3

    O exaustor sempre foi o mesmo!!?
    Livre-se do gás.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  4.  # 4

    Não se admire. No prédio onde vivo construído em 1999 tivemos todos o mesmo problema. Houve um erro na conceção da ligação do esquentador á saída do exaustor. Quando o exaustor ligava no máximo a saída dos gases do esquentador (monóxido de carbono) era prejudicada. Tivemos duas opções : montar um esquentador ventilado ou alterar o interruptor do ventilador eliminando a velocidade máxima.
    Eu comprei um novo esquentador ventilado que também tem a vantagem de não ter problemas com pilhas. Mas como nunca alterei o contrato acho que só o fiz ao fim de 10 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    • eu
    • 31 maio 2017

     # 5

    Aconteceu o mesmo no meu apartamento.

    A solução foi substituir o esquentador por um ventilado, e mesmo assim, não se pode usar o exaustor na velocidade máxima.

    PS: não se brinca com o monóxido de carbono. Mesmo em baixas concentrações provoca problemas de saúde...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasO exaustor sempre foi o mesmo!!?
    Livre-se do gás.


    O que tem o esquentador ser sempre o mesmo, Pedro ?
    O da casa de Manique é mais velho ainda e estive para mudá-lo agora com as obras por um inteligente e mudei de ideias ao ver que aqui em casa da mãe, o esquentador inteligente só dá chatice, e o reparador dizer que os esquentadores agora só dão problemas comparativamente aos antigos (e quem os tem para não mudar). De qualquer forma concordo com isto porque tenho preconceito, acho que os aparelhos mais velhos são melhores do que os novos por natureza. O quê é que quer ? Sou assim :o)

    Mas sobre o gás tem toda a razão, detesto.
    O que implica mudar ? Termoacumulador e fogão eléctrico ? Explique-me o que tinha que ser feito sff.
  6.  # 7

    Colocado por: CarvaiEu comprei um novo esquentador ventilado que também tem a vantagem de não ter problemas com pilhas


    Quais pilhas, os meus não têm carvai.
  7.  # 8

    Colocado por: euA solução foi substituir o esquentador por um ventilado, e mesmo assim, não se pode usar o exaustor na velocidade máxima.


    Está a ver, é isto..compro o esquentador ventilado e tal como tinha dito no meu primeiro comentário
    O substituir o esquentador dizem que em princípio resolve, mas não é garantido (já estou a ver que vou andar aqui às voltinhas com mais uns pózinhos que descobrirem ser precisos junto com o esquentador ventilado....)


    E também isto, eu:

    Colocado por: CMartinO retirar o exaustor resolve de certeza.
    Retiro o exaustor da cozinha ?? Esquisito.


    O que acha disto??
  8.  # 9

    Colocado por: euPS: não se brinca com o monóxido de carbono. Mesmo em baixas concentrações provoca problemas de saúde...


    Pois, isso é muito bonito sim senhor...mas não sei, acho que isto é capaz de ter um pouco de charada aqui para o meio, tal como as certificações energéticas.. servem para pagares alguma coisa a alguém e fazes funcionar o mercado entretanto criado. Ou então o erro é meu, que me tornei céptica...
  9.  # 10

    Colocado por: CMartin

    Quais pilhas, os meus não têm carvai.

    As pilhas que ativam a chama piloto. Só os esquentadores muito antigos têm a chama piloto sempre acesa.
  10.  # 11

    Colocado por: ClioIIProvavelmente as regras apertaram entretanto. Já lá vão 17 anos...

    Talvez. Pode ser. Embora em Manique tenha feito a inspecção hà 10 anos, (um pouco menos do que isso..), com um esquentador mais antigo (deve ter uns 25 anos pelas minhas contas) e sem problema nesse aspecto ( antes pior, uma fuga com direito a substituir a canalização).
  11.  # 12

    Colocado por: CarvaiAs pilhas que ativam a chama piloto. Só os esquentadores muito antigos têm a chama piloto sempre acesa.

    Os meus não têm a chama sempre acesa, então deve ter pilhas e eu nem isso sei ?
  12.  # 13

    .. pode ser activada a chama através de hidrogerador....
    Concordam com este comentário: CMartin
  13.  # 14

    Entretanto encontrei isto.

    Colocado por: Luis K. W.
    O que é obrigatório é que o ESQUENTADOR tenha uma boa tiragem. E , o mais frequente, é os dois (esquentador + exaustor) serem incompatíveis.

    Se colocar um exaustor na mesma saída que o esquentador, o mais certo é que, se não tomar cuidado, quando tiver o exaustor ligado, se o esquentador estiver a funcionar o gás queimado nao sai. E isto sim, É PERIGOSO!
  14.  # 15

    Estou cada vez menos convencida com esta história do esquentador ventilado resolver o "problema". Para mim, um suposto problema, já que aparentemente ele não existe desde que não se tenha exaustor e esquentador ligados em simultâneo, e com potência máxima do exaustor.

    http://portaldaqueixa.com/empresas-e-servicos/lisboagas-quem-paga-o-prejuizo

    Vou mas é mandar desligar os motores do exaustor para a inspecção.
    E assim, problema resolvido.

    (E entretanto certifico-me junto de reparador da minha confiança o que ele acha disto. Sou capaz de jurar que estou certa. De que aqui hà gato, mais fácil de resolver do que seria suposto..).
  15.  # 16

    Esqueça, eles não ligam, e a razão está do lado deles,
  16.  # 17

    Como assim a razão está do lado deles Sergio ?

    (Tiro de lá o exaustor, acabou-se a razão do lado deles..)
  17.  # 18

    Se for placa a gás de certeza que não tira o esxautor e se ainda assim acusar monóxido esqueça, basta que a tubagem de tiragem esteja suja e não seja suficiente para tiragem natural.
  18.  # 19

    Pois. O exaustor vou tirar - nem que seja para passar na inspecção. Tenho grelhas na cozinha para ar natural - obra que eles próprios mandaram fazer em 2000.
    De qualquer forma, amanhã vou aconselhar-me com gente da minha confiança, que é profissional do ramo.

    Isto tem muito que se lhe diga. Tivesse eu tempo e ia para a tv com isto. Tipo armar escandaleira.

    Como se admite prédios, urbanizaçoes inteiras com esta mesma questão? Pois claro..convém.

    Tantos fornicoques..e afinal é assim que se manda construir em Portugal, sem garantir segurança dos habitantes pela forma que os construtores fazem as instalações, e são passadas as licenças de habitação após construção ? É isso ? Não quero acreditar. Ou deva acreditar que é isso ?

    Pois claro.
  19.  # 20

    ate ventilados podem chumbar!!
    Concordam com este comentário: CMartin
 
0.0212 seg. NEW