Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

O projecto de arquitectura custa x vezes o valor da obra. A aprovação é consequente do serviço.
    As licenças dependem das taxas das Câmaras Municipais, que diferem.
    Idem.
  2.  # 22

De acordo com o Paulo Correia.

Conheço de perto uma casa que está a acabar de ser construida, na periferia de lisboa,
    com 3 pisos de 90m2 em que um deles é cave, que vai ficar por menos de 150.000€ (excluindo taxas e projectos).
    Os acabamentos considero-os bons (tectos falsos em quase todo o lado pex), os materiais usados não são o
    topo (a olho nú não parecem de fraca qualidade) e no que diz respeito a construção, basicamente a casa é um cubo
    (cobertura plana) com um pequeno anexo, sem grandes inovacoes.

Mas ....
    Também sei que a maioria da mão de obra é paga a hora (sem seg. social, etc), portanto logo aqui é o suficiente
    para que o preço final desca ...

E neste caso, o custo total fica à volta dos 560€ m2 (Incluindo IVA mas Exluindo Taxas e Projectos).
    Portanto nao me choca que existam estes valores e que eles sejam possiveis, mas claro, é sempre à custa de
    alguma coisa ... Neste caso, presumo que o facto da mão de obra ser paga à hora (nem sei se existe recibo verde, desconfio
    que não...) ajude bastante ao facto...
  3.  # 23

Colocado por: Mega-CasaProvavelmente, mandando construir, terá obrigatóriamente de sair mais barato! Ou estarei enganado?

Está, porque lá e penso que sei quais são fizeram-se muitas ao mesmo tempo o que permite poupanças de escala, o que não é o caso num moradia isolada.

Por exemplo,um encarregado tanto faz uma com faz 10 ao mesmo tempo. Eu divido o ordenado dele por 1 ou por 10. Adjudicar 100m2 de trabalho é muito diferente de adjudicar 1000m2 e por ai fora.

No entanto, se acha que consegue fazer pelo valor que referiu, desejo-lhe boa sorte. Nada mais. No final, se se lembrar conte-nos como foi.
  4.  # 24

Colocado por: SchopferGottDe acordo com o Paulo Correia.

Conheço de perto uma casa que está a acabar de ser construida, na periferia de lisboa,
    com 3 pisos de 90m2 em que um deles é cave, que vai ficar por menos de 150.000€ (excluindo taxas e projectos).
    Os acabamentos considero-os bons (tectos falsos em quase todo o lado pex), os materiais usados não são o
    topo (a olho nú não parecem de fraca qualidade) e no que diz respeito a construção, basicamente a casa é um cubo
    (cobertura plana) com um pequeno anexo, sem grandes inovacoes.

Mas ....
    Também sei que a maioria da mão de obra é paga a hora (sem seg. social, etc), portanto logo aqui é o suficiente
    para que o preço final desca ...

E neste caso, o custo total fica à volta dos 560€ m2 (Incluindo IVA mas Exluindo Taxas e Projectos).
    Portanto nao me choca que existam estes valores e que eles sejam possiveis, mas claro, é sempre à custa de
    alguma coisa ... Neste caso, presumo que o facto da mão de obra ser paga à hora (nem sei se existe recibo verde, desconfio
    que não...) ajude bastante ao facto...

Finalmente algúem que percebe o que pretendo.
    Eu não quero acabamentos de topo na minha moradia, mas exijo qualidade. O que eu quero é aproveitar esta crise que faz baixar a mão-de-obra e a margem de lucro dos empresários da construção. Como disse acima, quem ainda quiser manter a empresa aberta, tem de "inovar".
  5.  # 25

Ui mais um tópico bem quentinho :)

A mim não mete nenhuma confusão que haja casas que ficaram a 500, 600 ou 1000 euros... tudo depende como é que as mesmas foram projectadas e construídas... como se customa dizer, há preços para todos os gostos e para todos os bolsos...

Um abraço

Filipe

http://montedochafariz.blogspot.com/
  6.  # 26

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: Mega-CasaProvavelmente, mandando construir, terá obrigatóriamente de sair mais barato! Ou estarei enganado?

Está, porque lá e penso que sei quais são fizeram-se muitas ao mesmo tempo o que permite poupanças de escala, o que não é o caso num moradia isolada.

Por exemplo,um encarregado tanto faz uma com faz 10 ao mesmo tempo. Eu divido o ordenado dele por 1 ou por 10. Adjudicar 100m2 de trabalho é muito diferente de adjudicar 1000m2 e por ai fora.

No entanto, se acha que consegue fazer pelo valor que referiu, desejo-lhe boa sorte. Nada mais. No final, se se lembrar conte-nos como foi.

Desculpe mas a justificação que apresentou, não tem qualquer lógica.
    Eu referi-me a terrenos que foram vendidos a pequenos construtores. Cada moradia pertence a um construtor diferente.
  7.  # 27

Eu tenho um amigo que construiu uma moradia e poupou alguns escudos - como trabalhava na EDP, arranjou uns postes, partiu-os e retirou o ferro que apesar de não ser heliaço o aplicou na mesma. É óbvio que perdeu qualquer hipótese de mover acção em tribunal contra o trolha (pago à hora) por a casa ter aberto fissuras.
    Gabava-se de ter poupado muito dinheiro, e fazia entusiásticas contas de 100 contos por metro quadrado.
    A construção de qualidade executada segundo as boas normas e regras da arte da construção e gerida por profissionais credenciados e empresas organizadas, que têm as suas contas em dia e nada devem ao fisco custa muito dinheiro.
    Parece que estamos em 1975, a falar dos bairros periféricos e da auto-construção.
  8.  # 28

Atenção a outros pormenores...

Fala-se em custos de construção por m2, mas penso que os custos normalmente apresentados aqui no forum
    referem-se apenas a custo de CONSTRUCAO e não incluem PROJECTOS, LICENSAS e IVA.

Portanto, de acordo com os padrões de qualidade apresentados aqui no forum por exemplo para um valor de construção de 750€ m2
    uma casa de 200m2 vai custar 750€ * 200 + IVA + PROJECTOS + LICENSAS ou seja, 150.000€ + IVA + o resto.

Com tudo somado, não é dificil uma casa de 200m2 ir aos 200.000€ ....
    É valor alto sim senhor. Mas há muitas condicionantes a afectarem-no em todo este caminho de construção.

Nem todos seguem o evangelho ;-)
  9.  # 29

Colocado por: Mega-CasaCada moradia pertence a um construtor diferente.

Bolas, então pergunte-lhes como o fizeram e/ou contrate-os. Eu sei como eles o fazem, mas já lhe responderam atrás, por isso, quer que lhe digam o quê? Que é tudo legal? Que eles existem fiscalmente sequer? Faça como entender que deve fazer. Afinal sabe aquilo que os que andamos todos os dias no meio, parecemos não saber. Não se esqueça, é que se eles não pagarem aos subempreiteirs e aos fornecedores, é você que terá de pagar.

Ou imagina que nos não sabemos como se fazem esses preços maravilha? Acaso é tudo margem de lucro dos sanguessugas dos empreiteiros? Assim que temos alguns deles a trabalhar para nós, caem-nos logo as finanças em cima a cativar os créditos deles. Entregamos mais dinheiro às finançasque sei lá o quê. Metade deles já nem existem fiscalmente, senão nunca mais recebem nada de ninguém. Agora são as mulheres e os filhos a facturar
  10.  # 30

Colocado por: Mega-CasaA questão é que existe empresários da construção que vão a obra com um determinada margem de lucro! Outros empresários há que vão a obra com a mesma qualidade de serviço, mas com a diferença de a margem de lucro ser muito inferior. Os que continuam com as mesmas margem de lucro "de outros tempos" estão condenados a fechar portas.
    As empresas que têm técnicos que sabem fazer contas, vão todas com praticamente a mesma margem de lucro. E esse valor não variou (ou quase nada) nos últimos 5 anos.
    Depois há as empresas que fazem orçamentos a olhómetro, que tanto podem ter 100% de lucro como 50% de prejuízo.

Colocado por: Mega-CasaAgora explique: Moradia 230.000€ - Terreno 110.000€ = 120.000€ , o que dá uma valor de 600€/m2!!!!
    Provavelmente, mandando construir, terá obrigatóriamente de sair mais barato! Ou estarei enganado?
    Está a comparar batatas com cebolas. Ambas são ingredientes da sopa, mas são coisas muito diferentes. É muito diferente "construir para vender" e "construir para um dono-de-obra" (dono-de-obra esse que terá ainda o custo de fiscalizar a qualidade da obra durante a execução).

É CLARO que se consegue construir áquele preço ou ainda mais barato! EU, e outras empresas como a minha, é que não conseguimos. Felizmente que ainda há quem continue a escolher-nos...
  11.  # 31

Caro Paulo Correia, você é que solicitou provas!

Como diz o ditado popular: "quem não sabe ser caixeiro, fecha a loja" (penso que é assim) !
  12.  # 32

Colocado por: PauloCorreiaAssim que temos alguns deles a trabalhar para nós, caem-nos logo as finanças em cima a cativar os créditos deles. Entregamos mais dinheiro às finançasque sei lá o quê.
    Também já lhe aconteceu!? Quando recebi uma carta dessas a pedir a cativação de créditos de um subempreiteiro, fiquei envergonhadíssimo. Não gostei nada de saber que tinha contratado uma empresa com dívidas às Finanças (isto é, a TODOS NÓS!).

Colocado por: PauloCorreiaAgora são as mulheres e os filhos a facturar
    Eu, completamente a leste: «ouça lá, você mudou de nome?»; o subempreiteiro: «não! a firma é que mudou, e esse é o nome de um dos meus filhos».
  13.  # 33

Colocado por: Mega-CasaCaro Paulo Correia, você é que solicitou provas!
    Como diz o ditado popular: "quem não sabe ser caixeiro, fecha a loja" (penso que é assim) !

errado, eles é que andam a fechar a loja, não eu.

PS. Não sou empreiteiro, trabalho nos empreiteiros, assim como trabalho para os projectistas e para os donos de obra
  14.  # 34

É por esse motivo que eu acho que esta é a melhor altura para fazer o investimento, dada a conjuntura existente!
  15.  # 35

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: Mega-CasaCaro Paulo Correia, você é que solicitou provas!

errado, eles é que andam a fechar a loja, não eu.

PS. Não sou empreiteiro, trabalho nos empreiteiros, assim como trabalho para os projectistas e para os donos de obra

Entendeu mal! Não me estava a referir a voçê!
  16.  # 36

Colocado por: Mega-CasaEu não quero acabamentos de topo na minha moradia, mas exijo qualidade. O que eu quero é aproveitar esta crise que faz baixar a mão-de-obra e a margem de lucro dos empresários da construção. Como disse acima, quem ainda quiser manter a empresa aberta, tem de "inovar".

INOVAR para si é ter na sua obra gente a trabalhar sabe lá deus com que condiçoes! Sem contratos, sem seguros, sem direitos....
    Desde que fique baratinha, é o que importa...
    Para lá com estas INOVAÇÕES! :S
  17.  # 37

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: Mega-CasaEu não quero acabamentos de topo na minha moradia, mas exijo qualidade. O que eu quero é aproveitar esta crise que faz baixar a mão-de-obra e a margem de lucro dos empresários da construção. Como disse acima, quem ainda quiser manter a empresa aberta, tem de "inovar".

INOVAR para si é ter na sua obra gente a trabalhar sabe lá deus com que condiçoes! Sem contratos, sem seguros, sem direitos....
    Desde que fique baratinha, é o que importa...
    Para lá com estas INOVAÇÕES! :S

Enagano seu! "Inovar" para mim é terminar com o carro topo de gama à porta da obra, do bimbo do construtor que ganha margens de lucro altíssimas, aproveitando o que ainda resta da especulação imobiliária, enquanto os desgraçados dos trabalhadores ilegais trabalham à margem da lei!
  18.  # 38

Colocado por: Mega-Casa"Inovar" para mim é terminar com o carro topo de gama à porta da obra, do bimbo do construtor

Desde que o "bimbo" do construtor ande a pé ou de bicicleta, o resto está tudo bem...
    Eu tenho todo o gosto e preferência em fazer negócios com pessoas que estão bem na vida (desde que legalmente...), que até têm o tal topo de gama (ou o que gostam...). Para mim isso é sinal de que sabe gerir uma empresa, cuidar dela e faze-la crescer. Isso para mim é bom sinal.
    Se acha que bom sinal é o dono de uma empresa andar num "chaço" velho, todo roto e a contar tostões, temos visões muito diferentes da vida....
    Ou toda a gente que ganha dinheiro é vigarista??
  19.  # 39

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: Mega-Casa"Inovar" para mim é terminar com o carro topo de gama à porta da obra, do bimbo do construtor

Desde que o "bimbo" do construtor ande a pé ou de bicicleta, o resto está tudo bem...
    Eu tenho todo o gosto e preferência em fazer negócios com pessoas que estão bem na vida (desde que legalmente...), que até têm o tal topo de gama (ou o que gostam...). Para mim isso é sinal de que sabe gerir uma empresa, cuidar dela e faze-la crescer. Isso para mim é bom sinal.
    Se acha que bom sinal é o dono de uma empresa andar num "chaço" velho, todo roto e a contar tostões, temos visões muito diferentes da vida....
    Ou toda a gente que ganha dinheiro é vigarista??

Caríssimo, cada qual deve ganhar aquilo que merece! Não vejo razão nenhuma para um empresário bimbalhão com a 4ª classe, ganhar aquilo que até há uns anos ganhava. E a prova está aí, são vocês do ramo que o dizem (e que eu tenho perfeito conhecimento). Rendimentos penhorados, esquemas para salvar os tostões que ainda se pode salvar.

Ditado popular "cada macaco no seu galho", sempre achei escandaloso os rendimentos de um construtor. Mas felizmente ja se pôs cobro a essa situação.

Não é à minha CUSTA que um construtor vai comprar veículo novo.

A minha opinião, é a opinião generalizada de toda a sociedade. Se os construtores não aceitam... "temos pena" !!!
  20.  # 40

Colocado por: Mega-CasaE a prova está aí, são vocês do ramo que o dizem

Vocês do ramo? Que ramo? É que o não tenho NADA a ver com esta arvore...
    Colocado por: Mega-Casasempre achei escandaloso os rendimentos de um construtor

deve ser dos que acha mais "justo" os rendimentos do CR7...
    Colocado por: Mega-CasaA minha opinião, é a opinião generalizada de toda a sociedade

Mas que bem... Fala em nome do "povo"! Como sabe isso que diz? Parece conversa de taxista... (sem ofensa!!! :) )

0.0241 seg. NEW