Colocado por: Mega-CasaProvavelmente, mandando construir, terá obrigatóriamente de sair mais barato! Ou estarei enganado?
Colocado por: SchopferGottDe acordo com o Paulo Correia.
Conheço de perto uma casa que está a acabar de ser construida, na periferia de lisboa,
com 3 pisos de 90m2 em que um deles é cave, que vai ficar por menos de 150.000€ (excluindo taxas e projectos).
Os acabamentos considero-os bons (tectos falsos em quase todo o lado pex), os materiais usados não são o
topo (a olho nú não parecem de fraca qualidade) e no que diz respeito a construção, basicamente a casa é um cubo
(cobertura plana) com um pequeno anexo, sem grandes inovacoes.
Mas ....
Também sei que a maioria da mão de obra é paga a hora (sem seg. social, etc), portanto logo aqui é o suficiente
para que o preço final desca ...
E neste caso, o custo total fica à volta dos 560€ m2 (Incluindo IVA mas Exluindo Taxas e Projectos).
Portanto nao me choca que existam estes valores e que eles sejam possiveis, mas claro, é sempre à custa de
alguma coisa ... Neste caso, presumo que o facto da mão de obra ser paga à hora (nem sei se existe recibo verde, desconfio
que não...) ajude bastante ao facto...
Colocado por: PauloCorreiaColocado por: Mega-CasaProvavelmente, mandando construir, terá obrigatóriamente de sair mais barato! Ou estarei enganado?
Está, porque lá e penso que sei quais são fizeram-se muitas ao mesmo tempo o que permite poupanças de escala, o que não é o caso num moradia isolada.
Por exemplo,um encarregado tanto faz uma com faz 10 ao mesmo tempo. Eu divido o ordenado dele por 1 ou por 10. Adjudicar 100m2 de trabalho é muito diferente de adjudicar 1000m2 e por ai fora.
No entanto, se acha que consegue fazer pelo valor que referiu, desejo-lhe boa sorte. Nada mais. No final, se se lembrar conte-nos como foi.
Colocado por: Mega-CasaCada moradia pertence a um construtor diferente.
Colocado por: Mega-CasaA questão é que existe empresários da construção que vão a obra com um determinada margem de lucro! Outros empresários há que vão a obra com a mesma qualidade de serviço, mas com a diferença de a margem de lucro ser muito inferior. Os que continuam com as mesmas margem de lucro "de outros tempos" estão condenados a fechar portas.As empresas que têm técnicos que sabem fazer contas, vão todas com praticamente a mesma margem de lucro. E esse valor não variou (ou quase nada) nos últimos 5 anos.
Colocado por: Mega-CasaAgora explique: Moradia 230.000€ - Terreno 110.000€ = 120.000€ , o que dá uma valor de 600€/m2!!!!Está a comparar batatas com cebolas. Ambas são ingredientes da sopa, mas são coisas muito diferentes. É muito diferente "construir para vender" e "construir para um dono-de-obra" (dono-de-obra esse que terá ainda o custo de fiscalizar a qualidade da obra durante a execução).
Provavelmente, mandando construir, terá obrigatóriamente de sair mais barato! Ou estarei enganado?
Colocado por: PauloCorreiaAssim que temos alguns deles a trabalhar para nós, caem-nos logo as finanças em cima a cativar os créditos deles. Entregamos mais dinheiro às finançasque sei lá o quê.Também já lhe aconteceu!? Quando recebi uma carta dessas a pedir a cativação de créditos de um subempreiteiro, fiquei envergonhadíssimo. Não gostei nada de saber que tinha contratado uma empresa com dívidas às Finanças (isto é, a TODOS NÓS!).
Colocado por: PauloCorreiaAgora são as mulheres e os filhos a facturarEu, completamente a leste: «ouça lá, você mudou de nome?»; o subempreiteiro: «não! a firma é que mudou, e esse é o nome de um dos meus filhos».
Colocado por: Mega-CasaCaro Paulo Correia, você é que solicitou provas!
Como diz o ditado popular: "quem não sabe ser caixeiro, fecha a loja" (penso que é assim) !
Colocado por: PauloCorreiaColocado por: Mega-CasaCaro Paulo Correia, você é que solicitou provas!
Como diz o ditado popular: "quem não sabe ser caixeiro, fecha a loja" (penso que é assim) !
errado, eles é que andam a fechar a loja, não eu.
PS. Não sou empreiteiro, trabalho nos empreiteiros, assim como trabalho para os projectistas e para os donos de obra
Colocado por: Mega-CasaEu não quero acabamentos de topo na minha moradia, mas exijo qualidade. O que eu quero é aproveitar esta crise que faz baixar a mão-de-obra e a margem de lucro dos empresários da construção. Como disse acima, quem ainda quiser manter a empresa aberta, tem de "inovar".
Colocado por: Pedro Azevedo78Colocado por: Mega-CasaEu não quero acabamentos de topo na minha moradia, mas exijo qualidade. O que eu quero é aproveitar esta crise que faz baixar a mão-de-obra e a margem de lucro dos empresários da construção. Como disse acima, quem ainda quiser manter a empresa aberta, tem de "inovar".
INOVAR para si é ter na sua obra gente a trabalhar sabe lá deus com que condiçoes! Sem contratos, sem seguros, sem direitos....
Desde que fique baratinha, é o que importa...
Para lá com estas INOVAÇÕES! :S
Colocado por: Mega-Casa"Inovar" para mim é terminar com o carro topo de gama à porta da obra, do bimbo do construtor
Colocado por: Pedro Azevedo78Colocado por: Mega-Casa"Inovar" para mim é terminar com o carro topo de gama à porta da obra, do bimbo do construtor
Desde que o "bimbo" do construtor ande a pé ou de bicicleta, o resto está tudo bem...
Eu tenho todo o gosto e preferência em fazer negócios com pessoas que estão bem na vida (desde que legalmente...), que até têm o tal topo de gama (ou o que gostam...). Para mim isso é sinal de que sabe gerir uma empresa, cuidar dela e faze-la crescer. Isso para mim é bom sinal.
Se acha que bom sinal é o dono de uma empresa andar num "chaço" velho, todo roto e a contar tostões, temos visões muito diferentes da vida....
Ou toda a gente que ganha dinheiro é vigarista??
Colocado por: Mega-CasaE a prova está aí, são vocês do ramo que o dizem
Colocado por: Mega-Casasempre achei escandaloso os rendimentos de um construtor
Colocado por: Mega-CasaA minha opinião, é a opinião generalizada de toda a sociedade