Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

O telhado de minha casa foi completamente refeito há uns 9 anos (com aproveitamento das vigas mestre) em madeira (vigas em pinho "tratado"). As telhas são do tipo Marselha e assentam em ripas que por sua vez assentam num forro de tábuas (em escada) que assentam nos barrotes (Ver foto em baixo). Desconheço se este forro levou tratamento xilófeno preventivo.

Há um ano mandei colocar isolamento interior em lã de rocha e com posterior introdução de forro em casquinha envernizada. Para além disso, também uma janela Vellux.
    O resultado ficou bom (menos o custo que ficou muito feio...).

Nunca notei infiltrações de água com excepção de numa das paredes de ligação à casa vizinha entrar água quando chovia com força e com muito vento. Este problema ficou resolvido com a aplicação de tela de xisto na ligação da parede.

A minha questão é esta: Dentro de duas ou três semanas uma empresa contratada vai estar a efectuar obras de recuperação da fachada, com a colocação de andaimes. Andei muito tempo a equacionar a introdução da Subtelha mas todos os empreiteiro que na altura consultei para pedir orçamentos para as obras efectuadas e aquelas que ainda vão ser feitas me disseram que não consideravam necessário, para esta situação em específico, a introdução do onduline. Nomeadamente, a empresa que vai avançar com as obras na fachada tem um registo longo de trabalho de colocação da dita subtelha, não é por certo por não saberem fazer que me disseram que para o caso não valia a pena. Também me disseram que num telhado com sub-telha há sempre o risco de esta ficar danificada se alguém andar por cima do telhado.

Depois de ter lido o tópico https://forumdacasa.com/discussion/2520/isolamento-em-reparacao-de-telhado/ voltei a ficar em dúvida até porque pensava que para a introdução do onduline seria necessário, para além das telhas, levantar as ripas de madeira que suportam as telhas.

O que aconselham, sub-telha ou não vale a pena?
      DSC09928.jpg
  2.  # 2

na minha opinião usava sub-telha é mais uma protecção e bastante eficaz, mas é a minha opinião.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  3.  # 3

Se não está a meter água e as telhas são jovens, com 9 anos, também me parece que não vale a pena estar a gastar dinheiro, a menos que não saiba o que fazer com ele.

A questão de mexer no ripado, quando se introduz subtelha, não tem a ver com a subtelha, porque em principio, será sempre obrigado a mexer nele, quer coloque subtelha ou não, porque o que obriga a mexer no ripado, é a diferença de dimensão das telhas antigas (30 anos) para as novas. Nas antigas, o ripado estava afastado a 33/34cm enquanto nas novas telhas, está afastado a 37/38cm. Mesmo nas telhas novas existem diferenças de marca para marca.

Além disso, como são as peças mais finas do telhado, são sempre as que estão em pior estado e pelo preço, não se justifica lá ficarem
  4.  # 4

Obrigado pelas respostas.

A minha ideia para a colocação da sub-telha seria a de prolongar a vida útil de toda a estrutura do telhado, incluindo todo o interior também em madeira (soalho e forro interior), evitando "chatices" dentro de alguns anos.
    A sua introdução sempre me fica mais barata agora porque já lá vai estar o pessoal de trabalho e os andaimes. Agora, sendo algo que não me vai adiantar grande coisa, talvez então seja preferível pensar nisso dentro de uns 10-15 anos.

Também me falaram da possibilidade de se aplicar uma espécie de verniz para telhas, de forma a melhor a estanquicidade e a durabilidade das telhas. Isso é assim?
  5.  # 5

Colocado por: paulomsObrigado pelas respostas.

A minha ideia para a colocação da sub-telha seria a de prolongar a vida útil de toda a estrutura do telhado, incluindo todo o interior também em madeira (soalho e forro interior), evitando "chatices" dentro de alguns anos.
    A sua introdução sempre me fica mais barata agora porque já lá vai estar o pessoal de trabalho e os andaimes. Agora, sendo algo que não me vai adiantar grande coisa, talvez então seja preferível pensar nisso dentro de uns 10-15 anos.

pois a questão é mesmo de médio prazo, e como diz pode aproveitar agora, e mesmo acontecendo grandes perpicipatações a protecção já está lá.
  6.  # 6

Colocado por: paulomsTambém me falaram da possibilidade de se aplicar uma espécie de verniz para telhas, de forma a melhor a estanquicidade e a durabilidade das telhas. Isso é assim?

NEM SE META NISSO.

10. MANUTENÇÃO DOS TELHADOS

De modo a garantir que o telhado cumpra eficazmente a sua função (descrita em considerações sobre características das telhas cerâmicas), é importante que se assegure uma manutenção regular da cobertura. Na realidade, ao longo do tempo, é possível que surjam algumas telhas que desenvolvam fissuras, fendas ou fracturas, por muito boas características mecânicas que apresentem. Tal facto deve-se frequentemente à necessidade de circular sobre o telhado para se proceder à instalação de equipamentos (antenas, sistemas de ar condicionado, etc...) ou outras reparações, movimentação de cargas, queda de granizo, etc... Por outro lado, a acumulação de microorganismos, musgos, plantas e outros detritos, nas telhas e caleiras de escoamento, podem dificultar a drenagem da água das chuvas e secagem do telhado. Estes problemas são, mais tarde ou mais cedo, fonte de infiltrações. É absolutamente aconselhável efectuar uma inspecção ao telhado pelo menos de três em três anos. Esta análise deve abranger uma verificação a todas as peças cerâmicas, elementos isolantes, canais drenantes, argamassas e estrutura de suporte da cobertura. Sempre que se justifique, deve proceder-se à substituição ou reparação dos elementos danificados. Todas as peças cerâmicas e canais drenantes devem ser limpas de detritos e musgos que se possam acumular, de modo a manterem-se desobstruídos os sistemas de escoamento e secagem das águas.

APLICAÇÃO LÍQUIDOS IMPERMEABILIZANTES SOBRE AS TELHAS
    Sobre a aplicação de líquidos impermeabilizantes, tecnicamente designados por hidrofugantes, não desaconselhamos, se bem que tem vantagens, desvantagens e alguns cuidados a prever :

1ª VANTAGEM (E ÚNICA): prolonga o aspecto novo do telhado durante mais tempo do que se não tivesse o líquido aplicado, ou seja, líquens, verdetes, fungos e musgos, demoram mais tempo a aparecer. Note-se que em locais especialmente húmidos e com muita vegetação alta nas proximidades, não há milagres, pelo que, nas pendentes mais sombrias rapidamente proliferam estes organismos (quer se use hidrofugantes ou não);

1ª DESVANTAGEM: O efeito deste produto é de curta duração, porque estando a telha sujeita aos raios UV e intempéries, o produto aplicado vai perdendo qualidades até deixar de actuar. Os hidrofugantes de base aquosa costumam durar seis meses a um ano, raramente mais de dois anos (baseamo-nos na nossa experiência). Os hidrofugantes de base solvente são mais duráveis (mas também bastante mais caros);

2ª DESVANTAGEM: Por muito que se diga que o produto é inócuo, a verdade é que reduz consideravelmente a capacidade da telha “respirar”. Quer isto dizer que, sendo a telha normal capaz de absorver humidades e expulsá-las para o exterior da habitação, esta capacidade é consideravelmente diminuída com a aplicação do produto em causa. De facto, após aplicado, o produto vai reduzir a capacidade de absorção de água na superfície exterior da telha (porque cristaliza dentro dos poros da telha, reduzindo a dimensão livre destes poros). No entanto, quer a telha esteja totalmente hidrofugada (por imersão) ou parcialmente hidrofugada (por aplicação directa na sua superfície exterior), continuará a existir uma pequena absorção de água (por exemplo, a telha Margon do modelo Lusa Plus-S, no seu estado natural, tem uma capacidade de absorção de cerca de 7%, mas ao hidrofuga-la por imersão, com um hidrofugante de base aquosa com uma percentagem de diluição de 3%, a sua capacidade de absorção desce para cerca de 2,5%, de acordo com os últimos ensaios realizados, tendo sido usada água á temperatura ambiente). Em resultado disso, a pouca humidade que a telha absorve, vai sofrer acrescidas dificuldades em ser expulsa para o exterior, porque agora vai ter que atravessar uma película da telha onde os poros são de muito menor dimensão. Nestas condições, caso o telhado esteja numa região onde seja frequente a ocorrência de geadas, a probabilidade do corpo da telha se danificar é consideravelmente acrescida. Os danos no corpo da telha devido a geadas identificam-se facilmente pois começam a surgir lamelas na superfície da telha que acabam por se soltar. Este fenómeno é conhecido por “descasque” da telha. A ocorrência do “descasque” pode ser explicada do seguinte modo: A água, na passagem do seu estado liquido para o estado sólido, sofre um aumento do seu volume em cerca de 9%. Se a telha tiver os seus poros todos preenchidos por água (ponto de saturação), ao sujeitar-se a temperaturas propícias à formação de geada sobre o seu corpo, a água que está contida nos seus poros vai congelar, e expandir de volume. Se esta expansão não encontrar espaço dentro dos poros para se acomodar, irá forçar a estrutura interna do corpo cerâmico, obrigando-o a expandir-se. Tendo o corpo cerâmico uma resistência limitada, podem começar a surgir micro fissuras internas que, com o tempo, provocarão a desagregação da peça. O risco de este fenómeno ocorrer será tanto maior quanto maior o número de ciclos de gelo/degelo a que a telha estará sujeita. A importância de uma boa ventilação da cobertura é também aqui bem evidente pois quanto mais depressa a telha secar mais se reforça a sua capacidade de resistência ao gelo;

CUIDADOS A PREVER: Como uma telha hidrofugada tem um processo de secagem mais lento, é fundamental dotar a cobertura de uma boa caixa-de-ar, uma dispersão de telhas de ventilação adequada e, imprescindível, adquirir um hidrofugante adequado para argamassas, aplicando-o em todos os pontos de argamassa das cumeeiras e rincões.

Fonte: Margon
  7.  # 7

não vale a pena colocar mais protecção, a telha já por si é um material protector, poroso para suportar variação de temperaturas, e ao aplicar verniz, até pode ter efeitos contrarios, a telha tem de respirar, pode estilhaçar perder cor etc...
    essa opção não aconselhava na minha opinião.
  8.  # 8

Colocado por: Fernando Gabrielna minha opinião usava sub-telha é mais uma protecção e bastante eficaz, mas é a minha opinião.
    Colocado por: Fernando Gabrielnão vale a pena colocar mais protecção, a telha já por si é um material protector, poroso para suportar variação de temperaturas, e ao aplicar verniz, até pode ter efeitos contrarios, a telha tem de respirar, pode estilhaçar perder cor etc...
    essa opção não aconselhava na minha opinião.
    E eu estou de acordo com o F.Gabriel. Colocava subtelha e aproveitava toda a telha que pudesse.
  9.  # 9

Ok. O verniz para as telhas fica sem efeito por unanimidade!

Aproveito para colocar algumas fotos do telhado visto pelo exterior. Tirei uma foto na altura em que a janela de sótão estava a ser colocada, dando para ver em perfil de corte o telhado como está feito. Outra foto é já com a janela introduzida.

Realmente, a minha dúvida é se o telhado está, aparentemente, bem feito, se uma intervenção pode "desestabilizar" essa actual harmonia. Por outro lado, a sub-telha não garante uma impermeabilização a 100%, sendo ainda relativamente frágil se alguém tiver que "passear" em cima do telhado, nunca se sabendo se a sub-telha ficou afectada ou não por essa situação.

O orçamento que tive para a introdução da sub-telha anda pelos 2.000 euros. Tenho mesmo é de decidir se vale a pena investir este dinheiro agora ou poupá-lo para alguma intervenção no telhado mais daqui a alguns anos. Não sei sinceramente o que poderá ser mais rentável a médio prazo....
      DSC09971aa.jpg
      DSC09956.jpg
  10.  # 10

desestabilizar o que está, não vai, só se for muito mal feito.
    acho que passa por uma questão pessoal de investimento, e depende tambem de que espaço tem logo inferior à cobertura, se é um espaço nobre.
    em termos de durabilidade/viabilidade há pessoas mais qualificadas para falar sobre isso.

há ali é verdete.

"O que é o “verdete”, como aparece nas telhas cerâmicas e que fazer para o prevenir?O fenómeno natural de aparecimento e proliferação de microorganismos (musgos e fungos) em telhas cerâmicas – na verdade, são muito poucos os materiais que, quando expostos, estão livres deste risco – é vulgarmente designado de “verdete”. Mesmo em materiais menos porosos, como é o caso da telha de vidro, o “verdete” pode aparecer.

Como fatores decisivos para o seu aparecimento apontam-se a proximidade de árvores, de terrenos de cultivo, a orientação do edifício, a sua elevada exposição aos agentes atmosféricos devido ao relevo do local, diminuto período de exposição solar, poluição do ar, falta de manutenção e ventilação do telhado, pouca inclinação das pendentes, demasiada utilização de argamassa nas situações de remate, entre outros.

A impossibilidade de controlar todos estes factores torna impossível garantir o não aparecimento de “verdete” no seu telhado.

No entanto, existem várias formas de o prevenir. A ventilação do telhado é uma delas por potenciar a circulação de ar de forma a efectuar a secagem mais rápida das telhas após as chuvas, não favorecendo a germinação de musgos.
    Para tal deverá recorrer-se à utilização de acessórios de ventilação e à sua correta aplicação, usando uma quantidade de argamassa suficiente apenas para a fixação das peças (o seu uso excessivo pode favorecer condições de infiltração e retenção de humidade).

Outro fator importante é respeitar a inclinação mínima aconselhada pelo projectista, favorecendo o desejável escoamento das águas.

A manutenção e lavagem do telhado são também aconselháveis, devendo realizar-se de 3 em 3 anos, dependendo da sua localização, retirando da cobertura os resíduos acumulados incluindo o sistema de evacuação de águas associado." - fonte http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/telhado_telhas_ceramica_dicas_3.html

uma imagem com membrana subtelha
  11.  # 11

Existe um velho ditado na programação informática que diz: If ain't broke, don´t fix it

Posso entender a sua preocupação com o futuro, mas deve lembrar-se que os telhados têm dois tipo de problemas:

1 ª - Os problemas estão nos pormenores de ligação, sejam eles caleiras, sejam as ligações com as paredes
    Aqui a subtelha não serve para nada

2ª - A subtelha serve essencialmente para proteger um telhado quando alguém lá acima dele e parte uma ou mais telhas
    Vale verdadeiramente a pena, quando temos um telhado, onde podem ir vários condóminos e ai, sim, temos um problema que se pode tornar grave. No seu caso, penso que isso não se passa.
  12.  # 12

Colocado por: Fernando GabrielA manutenção e lavagem do telhado são também aconselháveis, devendo realizar-se de 3 em 3 anos, dependendo da sua localização, retirando da cobertura os resíduos acumulados incluindo o sistema de evacuação de águas associado.

Pois, e como a foto já foi tirada há um ano, entretanto apareceu mais. Um dos meus receios de lavar o telhado é precisamente por causa da possibilidade de passar água pelas telhas ao esfregar ou ao passar o jacto de água.
    O sótão tem estado um pouco fechado e talvez por isso a sua respiração não tem sido muita. Foi feito um investimento significativo neste espaço, com a introdução da lã de rocha, forro em casquinha envernizada, soalhos em madeira polida e tratados com óleo, casa de banho nova e a janela vellux. Para além de toda a estrutura da casa ser em madeira. É por isso que só a ideia de ter infiltrações pelo telhado já me causa arrepios na espinha!

Colocado por: PauloCorreia2ª - A subtelha serve essencialmente para proteger um telhado quando alguém lá acima dele e parte uma ou mais telhas
    Vale verdadeiramente a pena, quando temos um telhado, onde podem ir vários condóminos e ai, sim, temos um problema que se pode tornar grave. No seu caso, penso que isso não se passa.

Mas na situação de grandes chuvadas acompanhadas por muito vento não há possibilidade de a água se infiltrar pode baixo das telhas?

A sub-telha, por também ter propriedades de isolamento térmico, não confere maior longevidade à estrutura em madeira do telhado que se encontra por baixo?
  13.  # 13

Colocado por: pauloms
    Colocado por: Fernando GabrielA manutenção e lavagem do telhado são também aconselháveis, devendo realizar-se de 3 em 3 anos, dependendo da sua localização, retirando da cobertura os resíduos acumulados incluindo o sistema de evacuação de águas associado.

Pois, e como a foto já foi tirada há um ano, entretanto apareceu mais. Um dos meus receios de lavar o telhado é precisamente por causa da possibilidade de passar água pelas telhas ao esfregar ou ao passar o jacto de água.
    O sótão tem estado um pouco fechado e talvez por isso a sua respiração não tem sido muita. Foi feito um investimento significativo neste espaço, com a introdução da lã de rocha, forro em casquinha envernizada, soalhos em madeira polida e tratados com óleo, casa de banho nova e a janela vellux. Para além de toda a estrutura da casa ser em madeira. É por isso que só a ideia de ter infiltrações pelo telhado já me causa arrepios na espinha!

sendo assim acho que apostava na subtelha, mas é a minha opinião.
  14.  # 14

Colocado por: paulomsMas na situação de grandes chuvadas acompanhadas por muito vento não há possibilidade de a água se infiltrar pode baixo das telhas?

Não se esqueça que se meter subtelha o telhado vai subir 5cm (3cm da subtelha + 2cm da ripa pvc), o que obrigará a subir as Velux, com os respectivos trabalhos acessórios ao nivel do tecto e refazer as caleiras. É necessário que se certifiquem se isto pode ser feito, porque por exemplo, aquele guarda fogo, é muito baixo e a telha vai ficar quase à mesma cota. Em caso de ventos laterais, pode criar um problema onde ele não existia.

Nestas coisas, não se pode olhar apenas para um dos pontos, mas para o conjunto. Embora não seja partidário das telas que estão no post 10, do fernando gabriel (furam-nas o que anula muito do efeito), pode fazer outra coisa, onde obtém o mesmo resultado a um custo muito inferior.

Levanta a telha, aplica 3 demãos de cuprinol na estrutura e depois aplica uma MEMBRANA ONDUTISS STX, que é uma membrana permeável ao vapor e impermeável à água, por cima do ripado, sem qualquer fixação (furação), de forma a constituir uma barreira continua desde a cumeeira até ao beirado. Fixe por aparafusamento apenas no topo superior, se quiser, porque depois o peso da própria telha, segura-a. Como as telhas são montadas de baixo para cima, nem estas fixações são necessárias

MEMBRANA ONDUTISS STX
    Sempre que não seja possível utilizar placas de SubTelha onduladas, deverá aplicar-se a membrana Ondutiss STX. Esta membrana é impermeável, mas permeável ao vapor de água, servindo também como "forra" do telhado impedindo a entrada de pó, vento, etc..

Desta maneira, mete uma barreira à água, sem levantar a cota do telhado e sem mexer no que está feito, que está a funcionar e a um custo muito inferior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms, BamGuima
  15.  # 15

é verdade que é preferivel placa subtelha a membrana subtelha, mas pode aplicar como se disse, pode-se até aplicar por cima do ripado mas terá de furar a membrana, o preço de membrana que vi é de cerca 4€ enquanto de placa é de cerca de 9€, mas eu neste caso iria mesmo para subtelha mas lá está é a minha opinião.
    http://portal.danosa.com/danosa/CMSServlet?node=F122&lng=4&site=3
  16.  # 16

Colocado por: Fernando Gabrielpode-se até aplicar por cima do ripado mas terá de furar a membrana,

Porquê? basta pousá-la porque o peso da telha segura-a facilmente. Furar uma membrana, apenas se ela tiver uma ondulação, porque se for lisa, estando furada, não serve para grande coisa
    Concordam com este comentário: BamGuima
  17.  # 17

no fundo é uma solução não solução essa da membrana por cima, vai criar ondulação entre ripas, para evitar isso pelo menos esticava-a o maximo possivel, prendendo-a, tentando não rasga-la claro.
    mas é a minha solução eu resolveria, eu não construo telhados, desenho-os e faço pormenores.
  18.  # 18

Colocado por: Fernando Gabrieleu não construo telhados,

Pois, eu construo-os e pior ainda, reparo-os.

Obviamente que a solução subtelha, é sempre melhor, mas não é uma panaceia para todos os males dos telhado, porque a maioria dos problemas não está nas áreas lisas, onde se encontra a subtelha, mas nos remates e nos pormenores. Em 90% dos casos, encontro os problemas nas caleiras. Dai, tentar avisar que a colocação de subtelha, apenas resolve o problema de telhas partidas, mas este é um problema algo marginal, no conjunto das patologias dos telhados.

Se fosse meu o telhado, preocupar-me-ia muito mais com as benditas caleiras, a sua limpeza e as suas saidas
  19.  # 19

e como resolvia a ondulação da membrana entre ripas e/ao sobrepor ripas? apenas com o pousar da telha?
    eu de caleiras e beirais tenho a minha teoria que aplico nos meus projectos, mas não vou falar agora aqui um dia talvez fale disso.
  20.  # 20

Colocado por: Fernando Gabriele como resolvia a ondulação da membrana entre ripas e/ao sobrepor ripas? apenas com o pousar da telha?

Não sendo um material com rigidez, quer colocando sob, quer colocando sobre o ripado, vai ter sempre o problema da ondulação, mas se ficar por baixo, fica furada, o que no caso da água entrar, não serve para nada. Por cima, não é perfeito, longe disso, mas é um compromisso e se quem a aplicar, o fizer com cuidado, fica com uma ondulação mínima, de 1 centímetro, correspondendo ao dente da telha.

Os preços que indicou acima induzem em erro, porque a subtelha necessita da ripa em PVC e consome bastante mais mão de obra. Na prática, a membrana Onditiss custa o mesmo que a ripa e ainda temos de colocar a subtelha
    A subtelha + ripa de PVC custa 21.25€/m2 + IVA (MATERIAL + MÃO DE OBRA)
    A Ondutiss custa 4,08€/m2 + IVA (MATERIAL + MÃO DE OBRA)

A ondutiss AS da Onduline custa 2.01€/m2 preço de tabela. Este preços foram calculado com os meus descontos na Onduline. Num telhado com 100m2, ainda são 1717€+ IVA de diferença.

0.0245 seg. NEW