Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Obrigado a todos pelo esclarecimento.

A questão de contratar um estucador tem a ver essencialmente com o facto de ser eu a pintar a casa e não uma equipa de pintura. Assim, o que pretendo é que seja um estucador a fazer o arranjo dos pequenos buracos que se encontram espalhados por toda a casa devido à inúmera quantidade de buchas e pregos que existiam.

Quando o estucador terminar as paredes dos quartos e das salas, aí sim, irei eu de rolo e trincha na mão aplicar as subcapas, primários, tintas, etc.

Já agora podem indicar-me as subcapas mais eficazes e com melhor relação qualidade/preço?

Vou ter duas semanas para, com pouca ajuda, proceder à pintura de um duplex inteiro, com aquele quarto como o meu Cabo das Tormentas.

Cumprimentos

João Guilherme Coelho
    •  
      FD
    • 17 junho 2009

# 22

Colocado por: sintrafazer o arranjo dos pequenos buracos que se encontram espalhados por toda a casa devido à inúmera quantidade de buchas e pregos que existiam

Isso com uma espátula e massa apropriada faz-se perfeitamente sozinho - eu fiz. :)
  2.  # 23

Caro FD

É isso que nos distingue, o sr. estará ligado à área da construção e eu à área da saúde, pelo que o seu trabalho não teria como sair mal feito, enquanto que o meu... A experiência aqui conta muito e sinceramente prefiro deixar para que um profissional faça, deixando cada macaco no seu galho.

Mais uma questão para os entendidos da matéria, uma subcapa deixaria a superfície da parede perfeitamente uniforme ou dar-lhe-ia alguma textura indesejada?

Cumprimentos
    •  
      FD
    • 17 junho 2009 editado

# 24

Colocado por: sintraÉ isso que nos distingue, o sr. estará ligado à área da construção

Nada mais errado... :D

Comprei a massa em bisnaga pronta a usar, antes de pintar apertei a bisnaga e meti a massa nos buracos. Com uma espátula tirei o excesso para ficar à superfície. Deixei repousar durante um tempo. Quando ficou seco, passei levemente com uma lixa fina para regularizar a superfície. Já está!
  3.  # 25

Colocado por: sintraMais uma questão para os entendidos da matéria, uma subcapa deixaria a superfície da parede perfeitamente uniforme ou dar-lhe-ia alguma textura indesejada?

Aplique a subcapa com um rolo de pelo de rato (são conhecidos assim). Deixa a subcapa perfeitamente lisa
  4.  # 26

FD, lamento então o mal entendido.

Queria apenas frisar que pretendo um bom resultado e que não sei se possuo as skills necessárias para executar um trabalho que entendo como minucioso e difícil.

Essa massa em bisnaga que refere é apropriada para estuque? Confere o resultado uniforme que pretendo?

Esses rolos de pele de rato são relativamente fáceis de encontrar? Existem nas grandes superfícies? São caros?

Cumprimentos
    João G. Coelho
  5.  # 27

Colocado por: sintraEsses rolos de pele de rato são relativamente fáceis de encontrar? Existem nas grandes superfícies? São caros?

Não, são baratos. Compre o punho e compram-se os rolos à parte como recargas. São uns rolos brancos com cerca de 10cm de largura e 2cm de diametro. Veja neste link:
    http://www.aki.pt/2009/index.php?id=53375&tbl=registos&id2=958
    http://www.aki.pt/2009/index.php?id=53379&tbl=registos&id2=958
    •  
      FD
    • 17 junho 2009

# 28

Colocado por: sintraEssa massa em bisnaga que refere é apropriada para estuque? Confere o resultado uniforme que pretendo?

Sim e sim. Se quer um trabalho perfeito à lupa, contrate um profissional. Se quer um trabalho razoável/bom faça você mesmo - siga à risca todas as instruções e não deverá ter problemas.
  6.  # 29

Agradeço as referências aos rolos.

Em relação ao trabalho de estuque já tinha decidido pelo trabalho profissional, até porque são bastantes buracos, não só no quarto como nas outras divisões.

Em relação à subcapa, que marca devo comprar, atendendo à relação qualidade/preço? Como já disse, posso ter um desconto de aproximadamente 40% na Robbialac, através de uma pessoa amiga na construção.

Cumprimentos
    João G. Coelho
  7.  # 30

Não faltam massas dessas para reparar gesso.
    Uma espátula numa mão, muita lixa e ainda mais paciência (disse que eram muitos buracos...) e o trabalho fica impecável.
    Fiz isso ao T3 que estou a habitar agora, mas o meu não eram buracos, eram aquelas linhas de fissuras (algumas ENORMES!) bem mais chatas de reparar. Uma boa tinta por cima (ao que custou achei que quando colocasse o balde dentro do apartamento ele ia pintar sozinho...) e ficou impecável! Sou suspeito! Mas que ficou bem, ficou... :)
  8.  # 31

Começo a ficar cada vez mais tentado a remendar eu próprio, mas são realmente imensos buracos.

Imaginem que no andar superior, onde existem duas janelas tipo velux, até existiam buchas nos vãos das janelas, não sei bem para pendurar o quê. Sem contar com as paredes da sala inferior, em que deveriam existir quadros e prateleiras em todas as paredes. Enfim, desabafos...

Sei que deixar para um profissional pode ser um desperdício de dinheiro, mas lá está, o profissional sabe o que faz e fá-lo mais depressa (e bem, espero). Acabaria por não ver o meu dinheiro deitado à rua se ele desse conta dos buracos todos do duplex num dia de trabalho, que acredito ser exequível.

Quem já tiver usado subcapas que acuse as marcas e algumas precauções, por favor.

Cumprimentos
    João G. Coelho
    • JCC
    • 17 junho 2009

# 32

Colocado por: sintra
    Queria apenas frisar que pretendo um bom resultado e que não sei se possuo asskillsnecessárias para executar um trabalho que entendo como minucioso e difícil.

Para tapar os buracos ...pense que está a fazer a cobertura de um bolo :) pode ser de chocolate...as ferramentas são equivalentes
  9.  # 33

Obrigado por comentar JCC.

Visto por esse prisma ainda seria pior, sou um péssimo pasteleiro.

Em todo o caso, vou considerar e pedir orçamentos. Se compensar, chamo o profissional e contribuo para a causa da construção civil de Sintra. Se não compensar, mãos à obra.

Vou tirar férias em Julho, nas duas primeiras semanas, especialmente para isto, espero conseguir pintar o duplex todo nesse tempo. Até lá, estou a recolher informações que se estão a demonstrar muito valiosas. Obrigado a todos.

Cumprimentos (e contribuam)
    João Coelho
  10.  # 34

OK

Decidi que, antes de pensar em contratar alguém para o trabalho, vou pelo menos fazer o teste. O investimento não é assim tão grande (massa, lixa e espátula) e até pode ser que o resultado final me agrade.

Já agora, qual a técnica correcta para a aplicação da massa? Que lixa devo comprar? Tempos de secagem, outras preocupações.

Obrigado
    Cumprimentos
    João G. Coelho
  11.  # 35

Boa tarde.

Hoje soube que me podem emprestar uma lixadora eléctrica para o trabalho. Acham que vale a pena usá-la ou uma lixa manual é suficiente?
    Acho que me vou mesmo aventurar neste trabalho antes da pintura e tentar economizar algum dinheiro.

Cumprimentos
    João G. Coelho
  12.  # 36

Sendo mesmo um mero "cusioso" da área, não me parece que o uso de uma lixadora seja o mais adequado...
    A lixa manual é mais que suficiente...
    Mas volto a lembrar que não passo de um "curioso" que fez assim...
  13.  # 37

Colocado por: sintraHoje soube que me podem emprestar uma lixadora eléctrica para o trabalho. Acham que vale a pena usá-la ou uma lixa manual é suficiente?
    Acho que me vou mesmo aventurar neste trabalho antes da pintura e tentar economizar algum dinheiro.

Não diga anda a ninguém, mas há muita coisa que se faz melhor à mão. Lixa 100 para a primeira passagem e 120 ou 150 para a segunda e está feito. São as lixas de madeira.

Deixe lá a maquina sossegadinha
    • sintra
    • 18 junho 2009 editado

# 38

Obrigado pelas dicas

Realmente assustava-me um pouco estar a usar um aparelho com o qual devo ter certamente algumas incompatibilidades.

Elaborei então a seguinte lista de compras:

-trincha média
    -pincel de retoques
    -rolos de "pelo de rato"
    -cabo para rolos
    -um daqueles baldes quadrados onde se deita a tinta e se tira o excesso (confesso que não sei o nome técnico)
    -massa de reparar estuque, do Aki
    -lixas de madeira (100, 120 e 150)
    -esponja
    -subcapa Robbialac (que ainda não sei bem qual)
    -tintas das cores pretendidas (Amêndoa e Chocolate talvez, no quarto)
    -fita para isolar aros das portas e janelas, etc.

material que se tem por casa:
    -jornais e roupa velha
    -cavalete
    -mais um ou dois pares de mãos que se queiram voluntariar a força em troca de uma grade de cervejas (como recompensa no final, uma vez que não quer andar a raspar tinta dos tectos e janelas).

Sintam-se à vontade para comentar, acrescentar, recomendar ou retirar os elementos que considerarem adequado.

Cumprimentos
    João G. Coelho
  14.  # 39

Sintra
    Já agora inclua aí umas mascarazitas para não andar a comer o pó das lixagens.
    Sendo da área da saude por certo saberá o bem que isso faz aos pulmões.
    Já agora as cervejitas é só no final do dia e na varanda pois não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas nos locais de trabalho : ))
  15.  # 40

Colocado por: zedasilvaJá agora as cervejitas é só no final do dia e na varanda pois não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas nos locais de trabalho : ))

Irra, que estes tipos da segurança cortam os prazeres todos. Depois admiram-se de serem os gajos mais odiados das obras. Havia de vir comigo a uma obra onde ontem estavam 39 à sombra. Havias de lá andar a tarde e no fim só havia cervejinha gelada.

0.0239 seg. NEW