Iniciar sessão ou registar-se
    • size
    • 31 janeiro 2020

# 21

Colocado por: psoros01
    Não se esqueçam que as novas politicas habitacionais estão a estrangular as casas que actualmente estão no mercado. Não existem casas no mercado a oferta é escassa. A única forma é o governo começar a nacionalizar e a balizar os valores das rendas, tipo para determinadas tipologias o valor das rendas não podem ultrapassar determinados montantes, mais ou menos isto.

Outra vez congelamento das rendas ?
    Contraditório. Por um lado diz que a oferta de casas é escassa, mas, para remediar tal situação, diz que o governo deve limitar o valor das rendas.

Chiça !
    Concordam com este comentário: psoros01
  1.  # 22

Basta acabar com o programa de vistos gold (felizmente já não mais é possível para Lisboa e Porto), e publicar na net os preços de vendas de cada zona, como é feito em alguns países. Isso acaba com a pressão publicitária.
  2.  # 23

Colocado por: newtoncBasta acabar com o programa de vistos gold (felizmente já não mais é possível para Lisboa e Porto), e publicar na net os preços de vendas de cada zona, como é feito em alguns países. Isso acaba com a pressão publicitária.

Preços de venda de cada zona

https://eco.sapo.pt/especiais/mapa-interativo-veja-os-precos-das-casas-por-cidade-freguesia-e-na-sua-rua-2/
  3.  # 24

Estava a ser irónico, acha que o mercado da habitação está a funcionar ??. Não se esqueça que vivemos num país de esquerda. Com as politicas actuais a tendência é as rendas aumentarem cada vez mais. O que é que este governo está a fazer ??? Nos próximos tempos vamos ter muitos foristas neste forum a queixarem-se e a pedir conselhos. Eu como senhorio este ano aumentei as rendas todas " Isto é o mercado a funcionar" , quem quer tudo bem, quem não quer não renovo, é simples.
  4.  # 25

Colocado por: psoros01Estava a ser irónico, acha que o mercado da habitação está a funcionar ??. Não se esqueça que vivemos num país de esquerda. Com as politicas actuais a tendência é as rendas aumentarem cada vez mais. O que é que este governo está a fazer ??? Nos próximos tempos vamos ter muitos foristas neste forum a queixarem-se e a pedir conselhos. Eu como senhorio este ano aumentei as rendas todas " Isto é o mercado a funcionar" , quem quer tudo bem, quem não quer não renovo, é simples.

Desculpe não percebi a Ironia :)
  5.  # 26

Não concordo com o newtoc acerca de "Basta acabar com o programa de vistos gold (felizmente já não mais é possível para Lisboa e Porto), e publicar na net os preços de vendas de cada zona, como é feito em alguns países. Isso acaba com a pressão publicitária."
    Manter os Vistos Gold mas com valores superiores, hoje em dia 500.000,00 Eurs não é nada, para muitos estrangeiros. era subir para 1milhão ou mais, assim a malha aperta mais. Os vistos Gold de qualquer das maneiras não tem expressão nenhuma no orçamento.
  6.  # 27

Colocado por: larkhe

Desculpe não percebi a Ironia :)

Acha que como senhorio tenho interesse em balizar rendas ????
    Concordam com este comentário: Matilde
  7.  # 28

Como o que aconteceu nos anos 70, quando o governo congelou as rendas da casa?
    Na minha opinião, a única solução é o aumento dos salários.
    Os privados não querem ser a assistência social do governo.
    Estão cansados e já deram o que tinham a dar.
    As casas estão a preços exorbitantes, os impostos e os encargos enormes, por isso poucas pessoas investem no arrendamento e os que o fazem, também aplicam rendas pouco acessíveis à grande maioria da população.
    Por essa razão, quem ainda arrenda exige trabalho estável com razoáveis condições de pagamento (pessoas que apresentem garantias de poder pagar todos os meses atempadamente).
    Quem tem condições de pagar não tem dificuldade em arrendar casa. Quem não tem possibilidades, terá muita dificuldade.
    Ao longo dos anos, os dirigentes políticos têm sido quase todos incompetentes em aumentar o nível de vida dos portugueses. As garantias de trabalho em vez de melhorarem, pioraram (contratos a prazo determinado e pouca garantia de serem renovados).
    O governo balizar as rendas?
    E que tal se o governo, em vez de se ocupar do que não lhe pertence, começasse a governar melhor o país e aumentasse o nível dos salários?
    Que tal se o governo balizasse o aumento dos preços das casas e dos encargos?
    Seria muito mais honesto e mais inteligente.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  8.  # 29

Colocado por: newtoncBasta acabar com o programa de vistos gold (felizmente já não mais é possível para Lisboa e Porto), e publicar na net os preços de vendas de cada zona, como é feito em alguns países. Isso acaba com a pressão publicitária.

Na minha terra natal - uma aldeia perdida com 30 habitantes no centro litoral distrito de Coimbra- ha palheiros velhos à venda ao m2 que mais parecem apartamentos em Hong Kong... Ou entao devem ter um filão de ouro no terreno!

Sejamos sérios, isto nada tem haver com vistos gold. Um gajo com 500 mil euros para investir, vai comprar um bem imobiliario que nenhum de nos imagina que existe e a maior parte nem aparece na internet à venda.

Isto é economia basica a funcionar: Se o IVA de um produto sobe 1%, nao vai ser o comerciante a suportar estes aumentos.
    Da mesma maneira isto se aplica a quem tem casas alugadas. Se os custos e impostos aumentam de ano para ano, porque raio nao aumentam as rendas?

Nao cabe aos privados de fazer residencias sociais nem rendas sociais.

Da mesma maneira que o zé da aldeia esta no seu direito a pedir 30 mil por um palheiro velho, eu tambem tou no direito de pedir o que quiser pelo MEU imovel.

O resto, é aumentar a oferta e os preços baixam. Cabe ao governo de criar medidas certas. Ele ateima em fazer o contrario.
    Concordam com este comentário: psoros01
  9.  # 30

Colocado por: ZafaBoa tarde, estou numa situação semelhante. Senhorio ligou ontem porque está a acabar o segundo período de 3 anos e então quer renegociar o valor da renda. Acontece que o contracto está a menos de 4 meses de acabar. Caso o valor que ele me proponha para a nova renda seja superior ao que pretendo pagar, e faltando menos de 30 dias para terminar o contracto actual, pelo que pesquisei se usarmos os 30 dias cada, para negociar o novo valor da renda, entretanto o contracto renova automaticamente por mais 12 meses sendo que no primeiro ano de vigência é o período mínimo em que nenhuma das partes pode rescindir.

Colocado por: sizeSe faltam menos de 30 dias para o termo do contrato, o mesmo já se encontra renovado por mais 1 ano.
    Se não houver acordo de uma actualização da renda, para além do coeficiente legal, poderá beneficiar de mais 1 ano na casa. O senhorio terá tido falta de cuidado nos prazos.

Errado. Se está a terminar o segundo período de 3 anos, tal significa que o contrato renova automaticamente por aquele prazo. E ainda que assim não fosse, desde a última alteração legislativa ao regime do arrendamento que "Salvo estipulação em contrário, o contrato celebrado com prazo certo renova-se automaticamente no seu termo e por períodos sucessivos de igual duração ou de três anos se esta for inferior, sem prejuízo do disposto no número seguinte." Assim, não tendo ocorrido a denúncia do contrato de arrendamento pelo senhorio no prazo mínimo de 120 dias antes do termo do contrato, este renovou-se automaticamente por 3 anos.
    Quanto ao aumento da renda, este poderá ser de 0,51% apenas ou (se o senhorio se lembrar) poderá aplicar também o coeficiente dos anos em que não atualizou a renda (no máximo dos último 3 anos).
    Exemplo: renda - 100€
    coeficiente 2020 - 0,51%
    renda de 2020 - 100,51€

ou

Renda não atualizada desde 2018
    renda - 100€
    coeficiente 2019 - 1,15%
    renda atualizada - 101,15€
    coeficiente 2020 - 0,51%
    renda de 2020 (101,15 x 0,51) = 101,66€
  10.  # 31

Colocado por: larkhe

Preços de venda de cada zona

https://eco.sapo.pt/especiais/mapa-interativo-veja-os-precos-das-casas-por-cidade-freguesia-e-na-sua-rua-2/

Dados do INE são os preços de venda reais conforme escritura? Creio que não.
  11.  # 32

Colocado por: newtonc

Dados do INE são os preços de venda reais conforme escritura? Creio que não.

São , queria que fossem dados de onde?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DonaRute
  12.  # 33

Colocado por: psoros01Estava a ser irónico, acha que o mercado da habitação está a funcionar ??. Não se esqueça que vivemos num país de esquerda. Com as politicas actuais a tendência é as rendas aumentarem cada vez mais. O que é que este governo está a fazer ??? Nos próximos tempos vamos ter muitos foristas neste forum a queixarem-se e a pedir conselhos. Eu como senhorio este ano aumentei as rendas todas " Isto é o mercado a funcionar" , quem quer tudo bem, quem não quer não renovo, é simples.

depende
    talvez tenhas feito bem
    ou não
    tudo depende
    o importante aqui é: bons inquilinos são para manter. Se perder-se uns quantos que se percam. De caloteiros estamos todos fartos!!!

E a ideia de definir preços para rendas é só estupida. O estado já manda demasiado na minha vida.
  13.  # 34

Colocado por: master_chief
    depende
    talvez tenhas feito bem
    ou não
    tudo depende
    o importante aqui é: bons inquilinos são para manter. Se perder-se uns quantos que se percam. De caloteiros estamos todos fartos!!!

E a ideia de definir preços para rendas é só estupida. O estado já manda demasiado na minha vida.

Concordo consigo, o problema é que vivemos num país de giringonça. Não vale a pena lamentar, temos aquilo que merecemos o povo é quem mais ordena.
    Concordam com este comentário: master_chief
    • size
    • 31 janeiro 2020 editado

# 35

Colocado por: edescpt

Errado. Se está a terminar o segundo período de 3 anos, tal significa que o contrato renova automaticamente por aquele prazo. E ainda que assim não fosse, desde a última alteração legislativa ao regime do arrendamento que "Salvo estipulação em contrário,o contrato celebrado com prazo certo renova-se automaticamente no seu termo e por períodos sucessivos de igual duração ou de três anos se esta for inferior, sem prejuízo do disposto no número seguinte." Assim, não tendo ocorrido a denúncia do contrato de arrendamento pelo senhorio no prazo mínimo de 120 dias antes do termo do contrato, este renovou-se automaticamente por 3 anos.
    >

Errado ?
    Depende dos dados que nos são fornecidos...que não são muito claros.

A nova legislação a que se refere, apenas se aplica aos contratos formalizados a partir da data dessa legislação, que não parece ser o caso.
    E a renovação obrigatória pelo período de 3 anos apenas se aplica à primeira renovação .

Depois, é dito pelo autor do tópico que faltam menos de 30 dias para terminar o contrato actual e que o contrato se renova automaticamente por mais 12 meses.

Foi nessa base da renovação dos 12 meses que opinei.
    • Zafa
    • 2 fevereiro 2020

# 36

Antes de mais agradeço os comentários anteriores.
    Para esclarecer melhor o meu caso, contrato inicial teve inicio a 1/4/2014, renovou automaticamente a 1/4/2017 e termina a 31/3/2020, ou seja dentro de 2 meses. Os contratos são de 3 anos, renovados automaticamente por igual período e não se pode rescindir no primeiro ano. Renda inicial 300€, já não me recordo se aumentou a renda 1 ou 2 vezes, mas actualmente pago 303,36€ e de acordo com o aumento de 0,51% passaria a pagar 304,90€. Senhorio combinou vir cá ontem ou hoje, mas não veio nem respondeu à SMS que lhe enviei. Ano passado foi o mesmo e acabou por se esquecer de me aumentar a renda. Em Leiria e zona limítrofe não se arranjam T2 que é o meu caso, nem mesmo T3 por menos de 350€/400€ e só com sorte é casas degradadas. Os meus vizinhos de cima estão em situação idêntica com outro senhorio, sendo que a diferença é que estão a começar a construir casa própria pelo método tradicional pelo que estão mais limitados de prazos e fundos, no entanto na cave tem garagem fechada e não apenas parqueamento como eu, e o contrato acaba em Maio, no entanto o senhorio deles na semana passada acordou aumentar a renda para os 304,90€ e hoje ligou-lhes a dizer que afinal seria para 360€ mas acabaram por acordar os 350€. O meu receio é que me aconteça o mesmo, daí já andar a ver terrenos para comprar fora da cidade a 15min de onde moro e a ver casas modulares, por serem mais baratas e rápidas na construção. Ou seja conseguindo crédito habitação conto mais tardar em 12 meses já estar fora daqui. Só que um aumento de 50€ por uma casa com estas características e desgaste é um puxado. Provavelmente terei que fazer como os meus vizinhos e aguentar durante uns tempos. Contudo a nossa interpretação do contrato é da lei é a mesma do edescpt que se até ao final deste mês não chegarmos formalmente a acordo escrito sobre o valor da renda, o contrato renova-se automaticamente por mais 12 meses. Tendo eu 30 dias para responder ao senhorio fazendo contra proposta caso não concorde com o valor proposto, entrarei então no período de 30 dias em que já não me pode aumentar a renda a seu belo prazer nem dar os 120 dias de aviso para vagar a casa.
    Estarei a interpretar correctamente a lei?
    Até aos 325€ não levanto grandes objecções, mais do que isso, será um sapo que terei que engulir até conseguir habitação própria.
    • size
    • 2 fevereiro 2020 editado

# 37

Agora foi mais claro sobre o conteúdo do contrato.
    No entanto continua a dizer que o contrato se renova, automaticamente, por 12 meses . Em que se baseia ?
    Sendo o contrato de 3 anos, com renovação automática por iguais períodos, se o senhorio não a notificou de forma legal da sua oposição à renovação, neste momento, o contrato já se considera renovado até 31/03/2023. O senhorio está obrigado a efectuar esta notificação com 120 dias de antecedência, que não o terá feito. Ou o senhorio concretizou a oposição à renovação e não está a relatar ?
    Assim, terá muito mais tempo pela frente e o senhorio apenas lhe pode aumentar a renda com base nos coeficientes anuais.
  14.  # 38

Colocado por: psoros01A questão relativo aos aumentos das rendas é uma questão de contas e planificação em termos do futuro do que ai vem. A questão nos dias de hoje é ao não aceitarem o novo valor proposto pelo senhorio, de certeza que o mesmo não renovará o respectivo contrato e procurará quem lhe pode pagar essa mesma renda. Será que irá encontrar uma casa com as mesmas condições na mesma localização ao preço que o senhorio está a pedir em termos de renda. Não se esqueçam que as novas politicas habitacionais estão a estrangular as casas que actualmente estão no mercado. Não existem casas no mercado a oferta é escassa. A única forma é o governo começar a nacionalizar e a balizar os valores das rendas, tipo para determinadas tipologias o valor das rendas não podem ultrapassar determinados montantes, mais ou menos isto.

Pagou-te um voo na máquina do tempo para voltares à URSS
    • Zafa
    • 2 fevereiro 2020

# 39

Colocado por: sizeAgora foi mais claro sobre o conteúdo do contrato.
    No entanto continua a dizer que o contrato se renova, automaticamente, por 12 meses . Em que se baseia ?
    Sendo o contrato de 3 anos, com renovação automática por iguais períodos, se o senhorio não a notificou de forma legal da sua oposição à renovação, neste momento, o contrato já se considera renovado até 31/03/2023. O senhorio está obrigado a efectuar esta notificação com 120 dias de antecedência, que não o terá feito. Ou o senhorio concretizou a oposição à renovação e não está a relatar ?
    Assim, terá muito mais tempo pela frente e o senhorio apenas lhe pode aumentar a renda com base nos coeficientes anuais.

Quando digo que se renova automaticamente por 1 ano é porque é o período mínimo de "fidelização" ;) e é o tempo que quero cá ficar antes de me mudar idealmente para habitação própria pois já sei que no próximo ano ele vai marcar no calendário os 120 dias, para me avisar antes. :) Eu no lugar dele provavelmente faria o mesmo.

Então no meu contrato diz o seguinte,

...
    Terceira:
    a) No fim do prazo convencionado o contrato renova-se automaticamente no seu termo e por períodos sucessivos de igual duração, salvo se qualquer dos outorgantes proceder oposição à renovação do contrato, por carta registada com aviso de recepção, com a antecedência mínima 120 dias por parte do senhorio e de 60 dias por parte do arrendatário, de acordo com os Artigos 1096º, 1097º e 1098º do código civil.

b) Em qualquer ocasião, desde que decorrido um terço de duração inicial do contrato ou da sua renovação, o arrendatário pode denunciá-lo a todo o tempo, mediante comunicação ao senhorio, por carta registada com aviso de recepção, com a antecedência mínima de 120 dias do termo pretendido do contrato.

...

Quinta:
    A renda convencionada fica sujeita a actualizações anuais, de acordo com os coeficientes de actualização que vierem a ser fixados pelo governo para as rendas habitacionais, sendo que o senhorio avisará o arrendatário, por escrito, no mês anterior ao do pagamento da renda actualizada cada vez que houver direito a respectiva actualização.
    ...
    ...
    No final há uma cláusula em que tudo o que não estiver escrito no contrato é pelas regras gerais do arrendamento.

O que depreendo daqui pelo que li e pelos vossos comentários, é que já apenas faltam 90 dias para o meu contrato renovar automaticamente por mais 3 anos tendo por base o coeficiente estipulado por lei.
    Caso o senhorio efectivamente quisesse aumentar-me a renda dentro da lei, teria que ter comunicado tal facto por escrito antes do período de 120 dias até ao fim do contrato.
    Não tendo sido feita tal comunicação antes dos 120 dias, o que teria que ocorrer antes de 01/12/2019, neste momento e no cumprimento da lei ele apenas me pode aumentar a renda 0.51% e só poderá voltar a aumentar ou rescindir passado 1 ano desde que me avise com os 120 dias ou seja final de Novembro de 2020, e eu só posso sair daqui a 1 ano, desde que o avise com 60 dias antes de Janeiro de 2021.

Quanto ao aumento da renda ele tem até ao final de Fevereiro de 2020, para me comunicar com os 30 dias de antecedência, para pagar o valor actualizado já em Abril.

Posso adiantar que tenho uma relação cordial com o meu senhorio e nos aumentos anteriores foi sempre tudo tratado por telefone. Considero-o tal como eu pessoa séria e honesta daí termos uma relação de confiança e termos dispensado alguns formalismos. No entanto tendo em conta o que aconteceu aos meus vizinhos de cima, dado que o senhorio passou recentemente a ser o filho do falecido proprietário e lhes fez a actualização para os 304,90€ na semana passada, e ontem já lhes ligou a dizer que afinal a renda aumenta é para os 350€, desta vez mesmo que chegue a acordo terá que ser por escrito, para salvaguarda das partes.
    • size
    • 2 fevereiro 2020

# 40

Colocado por: Zafa

Quando digo que se renova automaticamente por 1 ano é porque é o período mínimo de "fidelização" ;) e é o tempo que quero cá ficar antes de me mudar idealmente para habitação própria pois já sei que no próximo ano ele vai marcar no calendário os 120 dias, para me avisar antes. :) Eu no lugar dele provavelmente faria o mesmo.

E onde é que isso, do periodo mínimo de fidelização está escrito ? No contrato ?
    Mesmo exista tal clausula, esse suposto período mínimo está, forçosamente, cumprido, que corresponde aos primeiros 12 meses do contrato . Esse hipotético período mínimo nada tem a ver com as renovações do contrato.
    Portanto, o prazo do contrato é de 3 anos e renova-se, automáticamente por iguais períodos.

O que depreendo daqui pelo que li e pelos vossos comentários, é que já apenas faltam 90 dias para o meu contrato renovar automaticamente por mais 3 anos tendo por base o coeficiente estipulado por lei.
    Caso o senhorio efectivamente quisesse aumentar-me a renda dentro da lei, teria que ter comunicado tal facto por escrito antes do período de 120 dias até ao fim do contrato.
    Não tendo sido feita tal comunicação antes dos 120 dias, o que teria que ocorrer antes de 01/12/2019, neste momento e no cumprimento da lei ele apenas me pode aumentar a renda 0.51% e só poderá voltar a aumentar ou rescindir passado 1 ano desde que me avise com os 120 dias ou seja final de Novembro de 2020, e eu só posso sair daqui a 1 ano, desde que o avise com 60 dias antes de Janeiro de 2021.

Quanto ao aumento da renda ele tem até ao final de Fevereiro de 2020, para me comunicar com os 30 dias de antecedência, para pagar o valor actualizado já em Abril.

Não pode misturar as coisas... Uma coisa é a renovação automática do contrato, outra coisa, é a actualização da renda. A actualização da renda é facultativa e após decorrido 1 ano de contrato, o senhorio pode aplicá-la em qualquer altura.
    A actualização das rendas com base nos coeficientes, nada tem a ver com os prazos de oposição à renovação do contrato pelo senhorio. O momento da actualização não tem que coincidir, ou estar indexado aos prazos estabelecidos para a oposição à renovação. Ou seja, o senhorio pode não actualizar a renda durante algum periodo (ex. esquecimento) e fazê-lo a qualquer momento sem necessidade de coincidir com os aniversários do contrato .

Assim, na ausência de mais dados relevante do contrato, o mesmo pode ser considerado renovado por igual período, devido à ausência de oposição a tempo, por parte do senhorio.

0.0238 seg. NEW