Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos, tenho pesquisado no fórum e, apesar de já ter ficado mais elucidada, ainda tenho algumas dúvidas. Vivo numa casa arrendada com contrato desde 1 de setembro de 2015,ontem recebo uma chamada da gestora das casas dos meus senhorios (já são idosos então ela trata de tudo por eles) a dizer que eles querem aumentar a renda da casa em 30 euros, pago 400 iria pagar 430. Fiquei de dar resposta, perguntei para quando seria o aumento, ela disse que seria já para o fim deste mês. Achei estranho e aí comecei as minhas pesquisas. Ora já percebi, e também está escrito no meu contrato, que ela teria de me mandar uma carta registada e com 30 dias de antecedência, no mínimo, a informar a alteração de renda, portanto posso recusar-me a pagar o aumento já este mês certo? Agora a minha dúvida é, eles podem aumentar este valor? Não têm que seguir o coeficiente de atualização de renda permitido este ano? Se realmente eles estiverem a "tentar a sorte", como devo proceder a partir daqui? Obrigado
    • size
    • 28 junho 2017

     # 2

    Sim, há que utilizar os coeficientes de actualização.
    Estarão a tentar a sorte...

    Quando termina o prazo do contrato ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HugoInacio
  2.  # 3

    O contrato tinha prazo de um ano, e em caso de nenhuma das partes se manifestar, vai sendo renovado automaticamente, penso que por mais um ano e assim sucessivamente...
    • size
    • 28 junho 2017 editado

     # 4

    Colocado por: HugoInacioO contrato tinha prazo de um ano, e em caso de nenhuma das partes se manifestar, vai sendo renovado automaticamente, penso que por mais um ano e assim sucessivamente...



    Pode recusar esse aumento...
    Mas, talvez deva ponderar na avaliação da renda para a casa que tem, negociando com o senhorio . É que, o senhorio poderá optar em pôr termo ao contrato, opondo-se à renovação seguinte, na tentativa de fazer um novo arrendamento com melhor renda.
    Concordam com este comentário: GMCQ, Matilde
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HugoInacio
  3.  # 5

    Então se eu me opuser ao valor, o máximo que eles podem fazer é não renovarem contrato é isso? É que quando eu lhe perguntei ao telefone o que acontecia se não aceitássemos, ela disse que era gozar o mês de caução e sair. Como o aumento não é propriamente legal, não me podem mandar sair por eu o recusar certo?
    • size
    • 28 junho 2017

     # 6

    Sim, por essa circunstância, o senhorio não pode denunciar o contrato.
    O máximo que o senhorio poderá fazer é aumentar-lhe a renda nos termos legais e opor-se à renovação do contrato, forçando, desta forma, a sua saida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HugoInacio
  4.  # 7

    Colocado por: HugoInacioela disse que era gozar o mês de caução

    Ela não pode fazer, isso, ou para isso não tinham feito contrato e era à vontade do freguês. Se não estiver escrito no contrato, o tempo de aviso, depende do tempo de duração do contrato. Ver em https://www.economias.pt/rescisao-de-contrato-de-arrendamento/

    Por um lado, já fica a saber que a senhoria, no último mês, não lhe vai cobrar a renda desse mês e descontará no valor da caução. Porque o valor da caução, apenas deve ser devolvido quando devolve as chaves, ou seja, no último dia em que tem a casa em seu "poder".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HugoInacio
  5.  # 8

    Pois pelo que vejo devem ser 120 dias, o contrato era de um ano, renovado automaticamente caso nenhuma das partes expresse o contrário.Quando uma das partes (senhorio ou inquilino) quiser rescindir o contrato, deve avisar com a antecedência minima da data de aniversário do contrato, ou com 120 dias de antecedência em qualquer altura? Ou seja como o nosso contrato foi feito em setembro, só podemos avisar com 120 dias de antecedência de setembro, ou com 120 dias de antecedência em qualquer altura? Até agora a gestora não volou a ligar-me, estou mesmo à espera que o faça para lhe avisar que falta a cartinha. E se ela a mandar, estava a pensar em responder com a contraproposta, do valor da renda actual+o valor certo com a actualização das rendas deste ano, acham que faça isso, ou tenho de fazer outra coisa, género uma carta a dizer que o valor proposto por eles não é legal? Quero agradecer desde já toda a ajuda dispensada!
    Concordam com este comentário: VitorMSA
  6.  # 9

    nao querendo tomar o partido do senhorio avalie bem as consequencias. a casa vale esse aumento? voce conseque arranjar outra casa pelos 430€? e se tentar chegar a um meio termo? se achar que consegue arranjar outra casa tao boa ou melhor nao se chateie e mude. senao mais vale aceitar esse aumento ainda que nao esteja de acordo com a lei
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HugoInacio
  7.  # 10

    Do meu ponto de vista, o senhorio já não vai a tempo de opor-se à próxima renovação do contrato dado que o deveria ter feito até ao fim de Abril de 2017 (120 dias antes da data de renovação). Quanto ao aumento da renda o senhorio pode solicitar o aumento com base no "coeficiente de actualização anual de renda segundo a taxa de inflação" . Creio que em 2017 o coeficiente de actualização é de 1.0054, assim sendo a sua renda aumentaria para 402.16€, sendo que o senhorio lhe tem de comunicar este aumento com 30 dias de antecedência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HugoInacio
  8.  # 11

    Olá, peço desculpa de não ter dito mais nada, estive de férias. Agradeço todas as ajudas proporcionadas. A casa até valia esse valor se eles fizessem algumas obras. A casa quando me foi entregue ao inicio do contrato estava num estado duvidoso...posso dizer que entre inquilinos (os antigos e nós) não foi feito nada, e já nem digo melhorias, falo até de uma simples limpeza. Mas pronto como estávamos à procura nesta zona, e estávamos com um pouco de pressa, lá aceitámos, mas indignados, pois nunca nos aconteceu semelhante. Tivémos de pintar a casa toda, fazer arranjos, entre outras coisas mais. Tendo em conta que um casal amigo paga 450 na mesma área, com uma casa toda remodelada, não penso que esta valha o valor pedido, apesar de que nesta zona, provavelmente até encontram potenciais interessados por esse valor. O único avanço que aconteceu até hoje, foi durante as férias a gestora ter-me ligado a perguntar qual a nossa decisão, e eu informei-a que legalmente teria de me enviar a carta com o valor do aumento. Posso dizer que ela ficou bastante surpreendida pelo q lhe disse, e passo a citar: " Sei que lhe deveria mandar a carta, mas não achava que havia necessidade disso". Pois claro que há, e ainda se me está a tentar aumentar um valor que não é legal, ainda mais (ao telefone não lhe falei do valor, vou esperar pela carta). Vamos lá ver como se vai desenrolar mais esta "novela". Cumprimentos
    • Zafa
    • 29 janeiro 2020

     # 12

    Boa tarde, estou numa situação semelhante. Senhorio ligou ontem porque está a acabar o segundo período de 3 anos e então quer renegociar o valor da renda. Acontece que o contracto está a menos de 4 meses de acabar. Caso o valor que ele me proponha para a nova renda seja superior ao que pretendo pagar, e faltando menos de 30 dias para terminar o contracto actual, pelo que pesquisei se usarmos os 30 dias cada, para negociar o novo valor da renda, entretanto o contracto renova automaticamente por mais 12 meses sendo que no primeiro ano de vigência é o período mínimo em que nenhuma das partes pode rescindir.

    Será que tenho fundamento legal para lhe negar qualquer aumento acima do indicado pelo governo e assim consigo mais 12 meses para procurar alternativas de habitação própria ou arrendamento? Também li algures que caso não haja acordo e os prazos de negociação sejam ultrapassados o senhorio pode renunciar o contrato mediante pagamento de uma indemnização, sendo que já li que o valor seria de 5 anos e noutros sites que o valor seria inferior. Que sugerem caso o valor que quer aumentar seja superior ao das casas iguais ou tipologia superior no bairro?
  9.  # 13

    Colocado por: ZafaBoa tarde, estou numa situação semelhante. Senhorio ligou ontem porque está a acabar o segundo período de 3 anos e então quer renegociar o valor da renda. Acontece que o contracto está a menos de 4 meses de acabar. Caso o valor que ele me proponha para a nova renda seja superior ao que pretendo pagar, e faltando menos de 30 dias para terminar o contracto actual, pelo que pesquisei se usarmos os 30 dias cada, para negociar o novo valor da renda, entretanto o contracto renova automaticamente por mais 12 meses sendo que no primeiro ano de vigência é o período mínimo em que nenhuma das partes pode rescindir.

    Será que tenho fundamento legal para lhe negar qualquer aumento acima do indicado pelo governo e assim consigo mais 12 meses para procurar alternativas de habitação própria ou arrendamento? Também li algures que caso não haja acordo e os prazos de negociação sejam ultrapassados o senhorio pode renunciar o contrato mediante pagamento de uma indemnização, sendo que já li que o valor seria de 5 anos e noutros sites que o valor seria inferior. Que sugerem caso o valor que quer aumentar seja superior ao das casas iguais ou tipologia superior no bairro?


    Portanto o seu plano é ir enrolando o seu senhorio com negociações para que o prazo legal de rescisão de contrato passe e ele seja depois obrigado a ficar consigo mais um ano pelo mesmo valor?
    Concordam com este comentário: Matilde
    • Zafa
    • 30 janeiro 2020

     # 14

    O meu plano era ele fazer-me o aumento definido para este ano. Estou é a tentar perceber até que ponto é que ele me pode aumentar a renda e quanto, e até que me ponto me posso proteger de acordo com a legislação em vigor. Ou seja o contrato termina a 31 de Março ele apenas me disse que quer falar para aumentar a renda e pelo que deu a entender não é os 0.51% anunciados pelo governo o que seria um aumento inferior a 2€, suspeito que me queira aumentar mais.
    • size
    • 31 janeiro 2020

     # 15

    Colocado por: ZafaO meu plano era ele fazer-me o aumento definido para este ano. Estou é a tentar perceber até que ponto é que ele me pode aumentar a renda e quanto, e até que me ponto me posso proteger de acordo com a legislação em vigor. Ou seja o contrato termina a 31 de Março ele apenas me disse que quer falar para aumentar a renda e pelo que deu a entender não é os 0.51% anunciados pelo governo o que seria um aumento inferior a 2€, suspeito que me queira aumentar mais.


    Se faltam menos de 30 dias para o termo do contrato, o mesmo já se encontra renovado por mais 1 ano.
    Se não houver acordo de uma actualização da renda, para além do coeficiente legal, poderá beneficiar de mais 1 ano na casa. O senhorio terá tido falta de cuidado nos prazos.
    • ik
    • 31 janeiro 2020

     # 16

    Colocado por: size

    Se faltam menos de 30 dias para o termo do contrato, o mesmo já se encontra renovado por mais 1 ano.
    Se não houver acordo de uma actualização da renda, para além do coeficiente legal, poderá beneficiar de mais 1 ano na casa. O senhorio terá tido falta de cuidado nos prazos.


    E se nao aceitar o aumento na renda que comece a procurar nova casa
  10.  # 17

    Colocado por: ZafaO meu plano era ele fazer-me o aumento definido para este ano. Estou é a tentar perceber até que ponto é que ele me pode aumentar a renda e quanto, e até que me ponto me posso proteger de acordo com a legislação em vigor. Ou seja o contrato termina a 31 de Março ele apenas me disse que quer falar para aumentar a renda e pelo que deu a entender não é os 0.51% anunciados pelo governo o que seria um aumento inferior a 2€, suspeito que me queira aumentar mais.


    Uma coisa é a atualização anual da renda, que tem que cumprir o coeficiente estabelecido por lei (os tais 0,51%).

    Outra coisa é o contracto estar a terminar. Neste caso o senhorio pode propôr o valor que quiser, não há nenhum limite. Se o inquilino não aceitar, o senhorio simplesmente termina o contracto (desde que cumpra com os prazos legais obviamente).
  11.  # 18

    Colocado por: pedrosslp

    Uma coisa é a atualização anual da renda, que tem que cumprir o coeficiente estabelecido por lei (os tais 0,51%).

    Outra coisa é o contracto estar a terminar. Neste caso o senhorio pode propôr o valor que quiser, não há nenhum limite. Se o inquilino não aceitar, o senhorio simplesmente termina o contracto (desde que cumpra com os prazos legais obviamente).


    Certo, a atualização pode ir até 3 coeficiente anteriores. (Ou podia)
    Respeitando os prazos legais, o senhorio pode opor-se à renovação e a partir daí é um novo contrato com o valor que for (consigo ou outro inquilino).
  12.  # 19

    A questão relativo aos aumentos das rendas é uma questão de contas e planificação em termos do futuro do que ai vem. A questão nos dias de hoje é ao não aceitarem o novo valor proposto pelo senhorio, de certeza que o mesmo não renovará o respectivo contrato e procurará quem lhe pode pagar essa mesma renda. Será que irá encontrar uma casa com as mesmas condições na mesma localização ao preço que o senhorio está a pedir em termos de renda. Não se esqueçam que as novas politicas habitacionais estão a estrangular as casas que actualmente estão no mercado. Não existem casas no mercado a oferta é escassa. A única forma é o governo começar a nacionalizar e a balizar os valores das rendas, tipo para determinadas tipologias o valor das rendas não podem ultrapassar determinados montantes, mais ou menos isto.
    •  
      larkhe
    • 31 janeiro 2020 editado

     # 20

    Colocado por: psoros01A questão relativo aos aumentos das rendas é uma questão de contas e planificação em termos do futuro do que ai vem. A questão nos dias de hoje é ao não aceitarem o novo valor proposto pelo senhorio, de certeza que o mesmo não renovará o respectivo contrato e procurará quem lhe pode pagar essa mesma renda. Será que irá encontrar uma casa com as mesmas condições na mesma localização ao preço que o senhorio está a pedir em termos de renda. Não se esqueçam que as novas politicas habitacionais estão a estrangular as casas que actualmente estão no mercado. Não existem casas no mercado a oferta é escassa. A única forma é o governo começar a nacionalizar e a balizar os valores das rendas, tipo para determinadas tipologias o valor das rendas não podem ultrapassar determinados montantes, mais ou menos isto.



    Nacionalizar? LOL
    Balizar rendas? LOL

    Isto é o mercado a funcionar
 
0.0227 seg. NEW