Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos,

Como tantos outros, tenho como objectivo a construção de uma moradia. Estou neste momento em fase de escolha de terreno para a realização de um T2 ou T2+1 em Matosinhos.
    Com um orçamento de cerca de 200 mil € e uma vez que tenho visto terrenos com valores de aproximadamente 60k, pensava ser possível utilizar os restantes 140 mil para a construção de toda a casa. Devido à limitação orçamental, penso que deva ser quase impossível construir em RC e 1º andar, pelo que deveria optar pela moradia térrea.

Acham que estes 140 mil euros são suficientes de forma geral para o que pretendo? O único tipo de construção que sugerem é a tradicional? Existe alguma alternativa de construção que mereça a pena um pensamento mais sério (modular, lsf)?

Agradeço desde já toda a vossa ajuda!
  2.  # 2

Esses 140000€ só para a casa parece-me que dará para fazer uma bela casa, ainda por cima sendo só T2.

Escolha o terreno, contacte bom arquiteto e apresente-lhe o terreno e um teto máximo de 115000€ 120000€ para a casa, assim fica com algum de lado.garantido para uma ou outra derrapagem que possa surgir
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpmpinto
    • RCF
    • 5 julho 2017

# 3

Convém não esquecer o custo dos projetos e licenças. É muito variável, mas dificilmente serão menos de € 10.000 para projetos (arquitetura e especialidades) e licença municipal e pode bem ir aos € 15.000.
  3.  # 4

Se esses 140 K é com IVA incluído incluído, só sobra 114 K . Sem contar com projecto , papelada e arranjos exteriores . É capaz de dar ... mas tem de ter cuidado com áreas e acabamentos
  4.  # 5

Deve ser possível, olhe o que vi há dias
      20170628_203258-1548x2064.jpg
  5.  # 6

Colocado por: jpmpintotenho visto terrenos com valores de aproximadamente 60k,

Não se esqueça dos 6.5% de IMT + 0.8% de imposto de selo....isto + os projectos + taxas, taxinhas e licenças + as visitas da maria à obra, dão cabo dos orçamentos.
  6.  # 7

137 k com IVA.... mais um milagre ..... falta saber o que inclui além do que diz no panfleto
  7.  # 8

Só falta lá o "etc"... Isto de etc vem no seguimento dum orcamento que recebi hoje para a cozinha que dizia que incluía puxadores, balde lixo, silestone, vidro, etc... Ahahah
  8.  # 9

Obrigado a todos pelas vossas respostas.

Quando falei nos 140k, referia-me como se fosse chave na mão. Ou seja, tudo o que é necessário para a construção (arquitecto, etc..), exceptuando o terreno.
    Sabia que com RC e 1º andar, seria praticamente impossível, mas esperava gastar 120 mil na construção propriamente dita e 20 nos extras (licenças, arquitectura).

Tenho igualmente em mãos, um terreno no valor de 70 mil, mas já com licença de construção e projecto que apesar de estar caducado, o arquitecto voltaria a colocá-lo para aprovação na câmara. Neste sentido, penso que já pouparia uns valentes milhares de euros. O único contra é que visto ter projecto e estar inserido em loteamento, a construção teria que ser RC + 1º Andar e dessa forma não sei se não ultrapassaria os 140 mil de orçamento.

Em relação ao tipo de construção, sugerem mesmo só a construção tradicional (alvenaria)?

Mais uma vez, muito obrigado a todos!
  9.  # 10

Se tem orcamento apertado sim, as outras são mais caras.
  10.  # 11

Caro jpmpinto,

Uma casa de primeiro andar não é necessáriamente mais cara, a unica diferença é a caixa de escadas porque o resto é semelhante.

Boa sorte
    Nuno Costa
    www.doisarquitectos.com
  11.  # 12

Colocado por: jpmpintoExiste alguma alternativa de construção que mereça a pena um pensamento mais sério (modular, lsf)?

https://forumdacasa.com/discussion/44968/duvidas-sobre-orcamentos-para-construcao-de-moradia-woodframing-lsf-e-ate-alvenaria/#Comment_954539
  12.  # 13

Bom dia Jmpinto,
    Estou disponível para uma conversa e para lhe preparar um estudo prévio.
    Seja como for, e para ter uma ideia de outras possibilidades, poderei depois mostrar-lhe os projetos de uma moradia que vai iniciar a construção e que ficará por cerca de 100mil euros, r/c e andar, 150m².

Se estiver interessado contacte-me.
    Nuno Gouveia, arquiteto
    rua do Bom Sucesso, 269, 3º dto
    4150-150 Porto
    Portugal
    +351 917 606 727
    arqui.planetaclix.pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982, MFreitas
    •  
      GMCQ
    • 13 julho 2017 editado

# 14

Colocado por: esptDeve ser possível, olhe o que vi há dias
      20170628_203258-1548x2064.jpg

Poxa com terreno e tudo? Não haverá prai algumas letrinhas pequeninas escondidas? Parece bom de mais!

Mas olhando bem, fala.na comercialização da Century21, não será mais um projeto estilo ERA?
    Concordam com este comentário: ncdias
  13.  # 15

Boa tarde,

O nosso gabinete de Arquitectura e Engenharia localiza-se na Póvoa de Varzim e presta serviços na zona do Grande Porto.

Se for o caso, teremos todo o gosto em marcar uma reunião consigo para esclarecer as dúvidas que lhe devem estar a surgir neste preciso momento e para fazer o diagnóstico da sua situação.

Durante a reunião mostraremos as obras que desenvolvemos e as que estamos a desenvolver e falaremos também do capital que foi/será necessário investir para as concretizar.

Ao dispor,

Cumprimentos,

Pedro Pontes Pimenta de Almeida, Arquitecto

email: [email protected]
    • espt
    • 13 julho 2017 editado

# 16

Colocado por: GMCQ

Poxa com terreno e tudo? Não haverá prai algumas letrinhas pequeninas escondidas? Parece bom de mais!

Mas olhando bem, fala.na comercialização da Century21, não será mais um projeto estilo ERA?
    Concordam com este comentário:ncdias

É tudo incluúdo :) Tem lá uns quantos modelos...

0.0193 seg. NEW