Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas...

    Sou novo por aqui e gostaria de saber se alguem daqui me pode ajudar numas duvidas...Tou prestes a poder comprar uma casa antiga numa aldeia do interior para recuperar...É uma casa antiga no centro de uma aldeia toda em Pedra...É o seguinte a dona da casa se informou sobre a passagem de nome para mim e disse me que os custos da passagem ficavam por volta de 3000 euros...Tendo em conta que a casa vai me ser vendida por pouco mais de esse valor isso é muito para mim...

    Entao a dona dessa casa disse me que a solicitadora onde se foi informar pos outra opção para a coisa ficar muito mais barata...Que era fazermos um contrato de compra e venda do imovel e que se eu ficasse com esse contrato durante por exemplo uns 10 anos depois a passagem de nome ao fim desse tempo ficava-me quase a borla e que o contrato servia-me para tudo e era uma prova em que a casa era mesmo minha...

    Alguem me poderia ar explicações de como isto funciona??

    comps
    Joel Cardoso
    •  
      FD
    • 17 junho 2009

     # 2

    Colocado por: mrsmithsos custos da passagem ficavam por volta de 3000 euros

    A escritura de compra e venda, sem hipoteca, feita num balcão Casa Pronta, fica por uns 500€.
    Depois terá que pagar o IMT, para um imóvel escriturado por menos de 89.700€ é 1%, cerca de 30€ para um imóvel vendido por 3.000€. No total, são 530€, arredonde para 750€ pelo sim pelo não... Não estou a ver como é que chegaram a esses 3.000€.

    Por outro lado, esse contrato é o quê concretamente, um contrato de promessa de compra e venda?

    Isso cheira um bocado mal, para lhe ser sincero. Hipoteticamente: a casa não é dela, passa-lhe um contrato falso, você paga-lhe, espera 10 anos ou mais para regularizar a situação e depois vê que foi tudo uma fraude...
    Já viu a situação da casa na Conservatória do Registo Predial? Terá que pedir uma certidão de teor - veja como fazer aqui.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mrsmiths
 
0.0091 seg. NEW