Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Encontrei aqui uma solução para o seu caso :)

    http://distoninguemfala.blogs.sapo.pt/3531.html

    E com um bocado de sorte ainda consegue um subsídio do Ministério da Cultura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
  2.  # 22

    lol Fantástico...
    •  
      FD
    • 18 junho 2009

     # 23

    Mudei o título para ficar mais coadunado com o conteúdo. :)
  3.  # 24

    Muito bom :)

    Coisas da Casa
  4.  # 25

    boas.
    Caro FD, obrigado, realmente está melhor com o titulo assim.
    Zedasilva, pode exclarecer-me melhor sobre esse assunto? o que pesquisei foi que isso serve para mediaçao imobiliaria (foi o que me deu a entender..

    Caros amigos, é possivel eu meter aqui um esboço do que quero, para me darem uma opiniao a nivel de custo e uma ideia das coisas que poderei ser eu a fazer?
    Tenho andado a pensar, aquelas casas construidas nos sitios em que nao se pode construir, em principio serao mais facil a nivel borucratico, não?
    O que eu me lembrei de fazer foi uma estrutura em ferro, acente tambem numa estrutura de ferro em que as "fundações" (não seriam mesmo fundaçoes), seriam por exemplo como umas umas "estacas", mas em vigas de ferro tambem, espetadas no chao 2 ou 3 metros de fundo.. (por exemplo)
  5.  # 26

    As casas construídas em sítios onde não se pode construir estão, logicamente, ilegais. Ou é uma obra de edificação, ou não é:
    Artigo 2.º
    Definições
    Para efeitos do presente diploma, entende -se por:
    a) «Edificação» a actividade ou o resultado da construção, reconstrução, ampliação, alteração ou conservação de um imóvel destinado a utilização humana, bem como de qualquer outra construção que se incorpore no solo com carácter de permanência;

    Portanto, aqui a palavra chave será "imóvel". Tudo o que lá ponha, que tenha de partir para retirar (cravar estacas no solo, parece-me que entra nesse conceito), será um imóvel. E a burocracia será exactamente a mesma.

    Já uma rulote, será móvel. Aí, a questão prende-se com as posturas municipais, relativas ao campismo. Já com uma autocaravana, dificilmente o chatearão com o estacionamento abusivo, já que não estará na via pública.
  6.  # 27

    Já com uma autocaravana, dificilmente o chatearão com o estacionamento abusivo, já que não estará na via pública.


    E mesmo essas, têm regimes especificos dos locais de estacionamento!!! (Luz e esgotos...)


    Coisas da Casa
  7.  # 28

    entao mas por exemplo, aquelas casa de madeira que se vêm por aí, nos stands e isso, certamente a maior parte nao têm licença. será que estao ilegais?
    ou por exemplo, aquelas barraquinhas em madeira que se compram no aki, e que se metem no jardim, não é preciso uma licença, não é? quer dizer que tambem estão ilegais? e se realmente estiverem, quais sao as consequencias em termos legais?
  8.  # 29

    boa tarde novamente, andei por aí a ver sites de casas pre fabricadas (amoviveis) e diz que nao é preciso licenças..
    como é que isso funciona?
  9.  # 30

    Colocado por: tiago_ferreiraentao mas por exemplo, aquelas casa de madeira que se vêm por aí, nos stands e isso, certamente a maior parte nao têm licença. será que estao ilegais?
    ou por exemplo, aquelas barraquinhas em madeira que se compram no aki, e que se metem no jardim, não é preciso uma licença, não é? quer dizer que tambem estão ilegais? e se realmente estiverem, quais sao as consequencias em termos legais?


    é uma boa pergunta essa Tiago :)
    e as cabanas"" do aki? :)
    alguém sabe? acho que não é preciso, mas é uma boa questão não deixam de ser casas em miniatura :)
  10.  # 31

    Pois, eu penso que ha de haver sempre uma forma de dar a volta à lei, ja que a lei tambem nos dá a volta.
    Por exemplo, se eu quiser ter a minha horta no meu terreno, com meia duzia de alfaces, e quiser ter lá uma dessas tais "cabanas", para ter a sachola?
    E se por acaso só tiver disponibilidade para la ir de noite regar as alfaces (com a agua do furo) e para tal precisar de electricidade?
    E ja agora, dava-me geito ter lá uma sanita (uma vez que me sinto inibido ao relento), e para tal, quero um sistema de esgotos porque nao quero poluir as minhas alfaces.
    E, por ultimo, como me cansei por andar la com a mangueira, acho por bem dormir uma soneca dentro da tal barraca, portando arranjo uma "divisao" que faz de quarto..

    Agora, a nivel legal, que leis é que me proíbem isto?
  11.  # 32

    Longe de mim querer fazer chover no seu desfile, acho mesmo romântica a ideia querer construir a sua casa com as suas próprias mãos.

    A palavra chave aqui é a noção de perenidade. A lei 60/2007 isenta de licença os anexos até determinadas área e altura. Por exemplo, na RAN pode construir uma habitação, mas tem de estar colectado como agricultor. Os SMAS não lhe vão colocar água e esgoto só porque vai lá dizer-lhes que quer regar alfaces.

    A minha sugestão será a de licenciar a sua casa, e combinar com o empreiteiro quais os trabalhos que ele faz, e quais faz você. É que uma casa custa demasiado dinheiro para se arriscar em aventuras que podem não correr bem
  12.  # 33

    augsthill, muito obrigado pela resposta.
    pesquisei um bocadinho o que disse na sua resposta mas não encontrei nada de muito motivante. eu sou empresário, mas nada que tenha a ver com agricultura, e não sei como iria provar que sou agricultor, no máximo plantaria as ditas alfaces e um bocadinho de salsa(lol)..

    Pelo que tenho vindo a ler, parece então que não ha volta a dar, o que é pena. ja tinha criado expectativas quando li por aqui que era possivel construir sem licebça desde que a dita construçao não tivesse fundações definitivas, e fosse amovivel.

    Estive hoje a olhar para um armazem de um mecanico amigo, e aquilo pareceu-me ser de construção relativamente barata, a estrutura penso que era em viga de ferro (pelo menos tinha as vigas azuis à vista) , as paredes paredes eram em bloco, e o telhado era daquelas coberturas curvas, que fasem uma especie de arco a toda a lagura e se prolongam no comprimento, que fica bonito em construção moderna como esta por exemplo: http://www.metalica.com.br/pg_dinamica/bin/ver_imagem.php?id_imagem=9590

    Assim por alto, uma construção com 15mX6m nesse tipo de construção, custaria quanto? (so as paredes, mais o telhado)
  13.  # 34

    Ja agora, pelo que ando a pesquisar, estou a ver que no brasil (entre outros) ja se usa muito o conceito da estrutura em aço, até grandes prédios eles ja fazem! Isto não chega a portugal?
    •  
      FD
    • 21 junho 2009

     # 35

    Colocado por: tiago_ferreiraja se usa muito o conceito da estrutura em aço, até grandes prédios eles ja fazem! Isto não chega a portugal?

    https://forumdacasa.com/discussion/180/steel-framing/
  14.  # 36

    Chega, mas tem de perguntar aos engenheiros.
  15.  # 37

    pois, FD, também ja li esse topico todo à um tempo.
    eu estava mais a querer dizer, "sem ser as casitas, não se vê grandes(e bonitas) construçoes nesse método porque?"

    ha algum site que tenha orçamentos online para paredes e isso?
    •  
      FD
    • 22 junho 2009

     # 38

    Colocado por: tiago_ferreiranão se vê grandes(e bonitas) construçoes nesse método porque?

    Há uma base de conhecimento instalada. Muitas vezes, a não ser que haja um problema com esses conhecimentos, não se adquirem outros... tão simples quanto isso.
  16.  # 39

    Colocado por: tiago_ferreirapois, FD, também ja li esse topico todo à um tempo.
    eu estava mais a querer dizer, "sem ser as casitas, não se vê grandes(e bonitas) construçoes nesse método porque?"

    Uma das principais é o custo do aço, que era (e ainda é...) muito, muito mais barato nos estados unidos que na europa. Isso levou a criarem-se hábitos que agora serão dificeis de mudar.
  17.  # 40

    sim, compreendo, realmente ainda todos nos regemos pela regra do "sempre foi assim"..

    Ja agora gostava de saber, o tipo de construção usado nos pavilhoes é possivel ser aplicada em habitação? e a nivel de preço fica mais em conta?
    obrigado pelas respostas, cumprimentos.
 
0.0229 seg. NEW