Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: lprolog
    Em Portugal, quem trabalha (a sério) desconta para garantir serviços gratuitos a quem não trabalha/desconta, e quando precisa dos serviços, tem de pagar (novamente), seja no mínimo taxas moderadoras, ou normalmente recorrendo ao privado, porque os serviços públicos tornam-se ineficazes, entupidos por aqueles que não pagam/descontam.

Pois..a tal justiça social que só é justa para alguns...
    • zinna
    • 22 julho 2017 editado

# 122

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Então eu é que tenho de andar a provar que cumpro as minhas obrigações?!! Ora essa... Se alguém duvida de algo que investigue e prove isso.
    Ou tb vou ter de andar a fazer prova que não sou ladrão qd houver um assalto perto de mim?
    Isto da inversão do ónus da prova é ridiculo!
    Concordam com este comentário:André Barros

eu explico...
    Se saísse a lei ...
    se no irs tivesse ganho 1000 paus
    nas despesas/ poupanças tinha que ter esses 1000 paus .

Eu também acho ridículo ter uma casa e pagar pela exposição solar.... já não chega pagar quando compro pela sua localização..
  2.  # 123

Colocado por: zinnase no irs tivesse ganho 1000 paus
    nas despesas/ poupanças tinha que ter esses 1000 paus .

E não tem?
    Muito gosta o pessoal de leis e leizinhas para tudo.
  3.  # 124

Estamos a falar de fuga ao fisco, em Portugal faz-se leis.... mas depois não se cumprem ...
    Mas em toda a parte, começa logo onde vivemos. falta de respeito pelos vizinhos....
  4.  # 125

Colocado por: DR1982Luis K.W, cumpriu sempre religiosamente com os seus impostos? Nunca evitou o IVA em nada na sua vida?
    Pois... isto é um "problema" (cultural ou educacional) familiar.
    Nem nos passa pela cabeça passar pela vergonha de sermos acusados de termos tentado fugir ao pagamento de algum imposto!

Quanto ao "religiosamente", seguramente que não porque sou ateu. Mas "civicamente", sim!

A cena de me perguntarem, nos médicos, se ia pagar "com recibo ou sem recibo" levava uma resposta minha de tal calibre que só me faziam a pergunta uma vez.
    Nas oficinas automóvel olhavam para mim como se fosse o único totó a querer pagar o iva.
    Mas isto está a mudar:
    Há muitos anos que ninguém me pergunta se quero recibo nos consultórios médicos. E nas oficinas automóvel, idem, passam logo a factura com iva sem quaisquer perguntas à boca pequena.

Colocado por: zinnaGanha x final do ano tinha de apresentar facturas ou poupanças, do que ganhou,assunto arrumado
    Apesar de, pessoalmente, nada ter a esconder, admito que muitos não gostariam de mostrar que tinham gasto dinheiro com amantes ou extravagâncias ridículas.
    MAS Seria uma boa medida a aplicar a quem gere O NOSSO dinheirinho. :-)
    Concordam com este comentário: zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: enf.magalhaes
  5.  # 126

Alguém tem alguma coisa a ver onde eu gasto ou não gasto o meu dinheiro?
    E se o quiser meter numa lata e enterrar?
    Tb ia ter de levar as notas às Finanças para eles contarem a ver se estava tudo certo?!
    Acho que nós vamos esquecendo de liberdades básicas...
    Isto não tem nada a ver com ter algo a esconder ou não.
    Concordam com este comentário: jorgferr, enf.magalhaes
  6.  # 127

Colocado por: Pedro Azevedo78Alguém tem alguma coisa a ver onde eu gasto ou não gasto o meu dinheiro?

claro que não, mas numa optica de combate à economia paralela e à fraude fiscal, se alguém diz que ganha 100, mas gasta 200, ou estás-se a descapitalizar ou está a mentir.

e uma coisa é certa, esta coisa de dar algumas migalhas no IVA das facturas, veio ajudar em muitos sitios a passar logo a factura sem sermos nós a pedirmos. Aos poucos as coisas entram nos eixos.

temos que nos mentalizar, que se todos pagarem os seus impostos, que a carga fiscal terá tendência a baixar.
  7.  # 128

Colocado por: pauloagsantos

claro que não, mas numa optica de combate à economia paralela e à fraude fiscal, se alguém diz que ganha 100, mas gasta 200, ou estás-se a descapitalizar ou está a mentir.

e uma coisa é certa, esta coisa de dar algumas migalhas no IVA das facturas, veio ajudar em muitos sitios a passar logo a factura sem sermos nós a pedirmos. Aos poucos as coisas entram nos eixos.

temos que nos mentalizar, que se todos pagarem os seus impostos, que a carga fiscal terá tendência a baixar.
    Eu pensei muitos anos assim, agora penso "Se todos pagarmos o estado passa a esbanjar em mais do mesmo". Muito honestamente sinto que pago muitos impostos para pouco serviço público
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcfcid
  8.  # 129

pelo que vejo, e pelo que conheço da construção em Portugal, as leis apenas servem para assustar as pessoas, ou para cair em cima de quem esta legal, porque aparecem na base de dados das finanças ou segurança social.
    só não apanham quem anda ilegal porque não querem ou nem se chateiam.
  9.  # 130

Colocado por: ins.Brunopelo que vejo, e pelo que conheço da construção em Portugal, as leis apenas servem para assustar as pessoas, ou para cair em cima de quem esta legal, porque aparecem na base de dados das finanças ou segurança social.
    só não apanham quem anda legal porque não querem ou nem se chateiam.
    Deviam apanhar é os que não pagam um cêntimo e não os que pagam 70 ou 80%
  10.  # 131

Colocado por: jorgferrDeviam apanhar é os que não pagam um cêntimo e não os que pagam 70 ou 80%

concordo 100%, porque as empresas legais são obrigadas a fugir para fazer fase a concorrencia de empresas que nem segurança social teem. logo 100% de lucro de tudo que fazem
  11.  # 132

alguns aqui exigem fatura, mas não exigem certificado de instalador em algumas areas obrigatorio/seguros entre outras obrigações que todo o instalador/empresário tem de ter.

alguns olham para o preço final e acham caro, e nem sonham com gastos de algumas empresas teem para estar legal.

sabem lá quanto custam hoje, uma empresa estar legal só para instalar ar condicionados.
    6000€ é quanto custa a uma empresa para começar a trabalhar legal em ar condicionados, alguem aqui sabia disso??? mas querem faturas????
    e tao ilegal não ter certificado para instalar ar condicionado, como fugir ao iva

0.0313 seg. NEW