Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: jotabomBom dia. O que pedi ao arquiteto foi mesmo PRH com solar de circulação forçada e bomba de calor. Ficou a olhar para mim... Acho que não percebeu.

    Mas o que queria era uma eleição por aqueles tópicos que eu dei.
    Possivelmente o PR elétrico e mais rápido e barato (-equipamentos) durante a instalação. Tornando-se mais caro em utilização....

    Isso é conversa para ter com o eng das especialidades, nao é bem a onda dos arquitetos,apesar de algumas excepcoes. Quem é o gabinete pode-se saber?
  2.  # 2

    Olá a todos, também estou a projectar a minha habitação.

    Irá ter creca de 200m² divididos em 2 pisos a aquecer, mais a garagem. A zona de construção é na zona de Bragança. Um grande requisito imposto por mim será o investimento num bom isolamento, quer de paredes quer nos envidraçados (ainda não sei ao certo o que será pois ainda está mesmo em fase de projecto)

    Um dos principais requisitos que pusemos é que tem que ter obrigatóriamente lareira a (funcionar como apoio ou ser apoiada por outra soução) no aquecimento da casa.

    Bem sei que o PRH é a solução mais económica a longo prazo, mas a mulher nem quer ouvir falar disso, devido ao elevado investimento inicial.

    A minha ideia seria dividir em 2 circuitos independentes e colocar o AQS com uma bomba de calor num depósito de 300L e apoio dos paineis solares/tubos de vácuo (ou no caso os paineis solares/tubos de vácuo terem o apoio da BC) e o aquecimento ambiente ser feito pela lareira com apoio de uma caldeira (pellets, gas, outra qualquer).

    Gostava de saber se estou a pensar bem assim?

    Senão, pedia aos entendidos uma melhor configuração para este problema?

    Todas as sugestões são bem vindas.

    Abraço a todos e agradeço desde já a todos.
  3.  # 3

    Colocado por: jotabomRecuperadores de calor (tipica lareira com convecção forçada , madeira ou pellets)

    Isto é o que eu vou por na minha, térrea com 180 m2, numa zona de Loures que é mais fria que Azeitão (temperatura média de janeiro é quase 1ºC a menos).
    Para AQS vou meter em princípio painéis com CF e depósito de 200L.
    • DR1982
    • 25 julho 2017 editado

     # 4

    Colocado por: marcio79Olá a todos, também estou a projectar a minha habitação.

    Irá ter creca de 200m² divididos em 2 pisos a aquecer, mais a garagem. A zona de construção é na zona de Bragança. Um grande requisito imposto por mim será o investimento num bom isolamento, quer de paredes quer nos envidraçados (ainda não sei ao certo o que será pois ainda está mesmo em fase de projecto)

    Um dos principais requisitos que pusemos é que tem que ter obrigatóriamente lareira a (funcionar como apoio ou ser apoiada por outra soução) no aquecimento da casa.

    Bem sei que o PRH é a solução mais económica a longo prazo, mas a mulher nem quer ouvir falar disso, devido ao elevado investimento inicial.

    A minha ideia seria dividir em 2 circuitos independentes e colocar o AQS com uma bomba de calor num depósito de 300L e apoio dos paineis solares/tubos de vácuo (ou no caso os paineis solares/tubos de vácuo terem o apoio da BC) e o aquecimento ambiente ser feito pela lareira com apoio de uma caldeira (pellets, gas, outra qualquer).

    Gostava de saber se estou a pensar bem assim?

    Senão, pedia aos entendidos uma melhor configuração para este problema?

    Todas as sugestões são bem vindas.

    Abraço a todos e agradeço desde já a todos.

    Mesmo lareira ou recuperador de calor?
    Ja comparou a diferenca de custos entre as duas soluções?

    - PRH + BC(aquecimento+ AQS) + lareira/recuperador
    - E paineis solares/tubos vacuo + BC apoio AQS + lareira + caldeira

    Como vai fazer para arrefecimento?

    Eu nao percebo nada do assunto mas acho que seria interessante fazer à comparação dos custos de instalação das duas soluções!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcio79
  4.  # 5

    pode colocar PRH com recuperador de calor hidráulico recebendo do solar termico e com apoio de resistência eléctrica, é uma solução bastante mais equilibrada e com muito maior conforto que qualquer outra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcio79
  5.  # 6

    Colocado por: DR1982
    Mesmo lareira ou recuperador de calor?
    Ja comparou a diferenca de custos entre as duas soluções?

    - PRH + BC(aquecimento+ AQS) + lareira/recuperador
    - E paineis solares/tubos vacuo + BC apoio AQS + lareira + caldeira

    Como vai fazer para arrefecimento?

    Eu nao percebo nada do assunto mas acho que seria interessante fazer à comparação dos custos de instalação das duas soluções!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marcio79


    A solução terá que passar pelo recuperador de calor a água ou para apoio ao aquecimento central (Radiadores ou PRH).
    Sim, seria interessante essa comparação, que confesso ainda não fiz, mas também é complicao pedir um orçamento nesta fase de projeto, sem todos os dados.
    Em todo o caso, penso que a instalação de PRH + BC ficará muito mais caro, em comparação com radiadores+caldeira.

    O arrefecimento não está contemplado. Em Bragança são 9 meses de inverno e 3 de inferno. Mas os 3 de inferno aguentam-se bem sem arrefecimento numa casa bem isolada.

    Colocado por: jorgealvespode colocar PRH com recuperador de calor hidráulico recebendo do solar termico e com apoio de resistência eléctrica, é uma solução bastante mais equilibrada e com muito maior conforto que qualquer outra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marcio79


    Não tenho qualquer dúvida de que seria mais confortável.

    No entanto as dúvidas em termos de consumo energético são bem maiores (é que quando aparece a palavra Resistência Electrica, assusto-me).
    E a isto há que fazer contas também ao custo de instalação desta solução. Mas sempre poupava o valor da BC certo?
  6.  # 7

    A resistência electrica existe para apoio mas quando existir sol e ou ligar o recuperador a mesma nada fará, quantos dias de inverno sem sol é que não liga o recuperador?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcio79
  7.  # 8

    Sim, de facto serão poucos os dias de inverno sem sol em que não ligarei o recuperador.

    O meu problema é que nem eu nem a minha mulher estaremos todo o dia em casa, e por isso, o recuperador só será ligado ao fim da tarde.

    Ora, se há um dia em que não se ligue o recuperador, dispara a conta da electricidade.

    Eu sei que para suprimir isto o ideal seria a BC mais o PRH, e aí teria este problema resolvido, no entanto, como disse, para além de a mulher não querer ouvir falar em BC, tem o custo da instalação.

    Mas sem esta solução, qual a mais eficiênte, em termos de custos de instalação e custo de funcionamento (estamos a falar apenas de aquecimento ambiente, mas tem que estar englobado o AQS)?
  8.  # 9

    Colocado por: marcio79
    O meu problema é que nem eu nem a minha mulher estaremos todo o dia em casa, e por isso, o recuperador só será ligado ao fim da tarde.

    Ora, se há um dia em que não se ligue o recuperador, dispara a conta da electricidade.
    gestão: sendo um deposito com alguma qualidade vai manter o calor, se a gestao nao deixar fugir o calor para o prh, a resistência poucas horas trabalhara ate porque a dita gestao so vai permitir o funcionamento quando efectivamente necessario.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcio79
  9.  # 10

    Suprimir como quem diz... A BC também consome electricidade, e dependendo do tempo que está ligada irá consumir mais do que uma resistência que aquece a água a x Graus.

    Cada caso é um caso. Eu estou mais ou menos na mesma situação que o Marcio. E na minha habitação estou a equacionar PRH com Recuperador de Calor e vou já deixar a pré instalação para BC. Para o AQS irei colocar à partida Solar Térmico (ou) estou a equacionar colocar unidade de produção para autoconsumo mas ainda tenho de fazer contas ao retorno do investimento e dado que tanto eu como a minha esposa só estamos em casa no final do dia, talvez não compense.
  10.  # 11

    Colocado por: david_CSuprimir como quem diz... A BC também consome electricidade, e dependendo do tempo que está ligada irá consumir mais do que uma resistência que aquece a água a x Graus.

    Cada caso é um caso. Eu estou mais ou menos na mesma situação que o Marcio. E na minha habitação estou a equacionar PRH com Recuperador de Calor e vou já deixar a pré instalação para BC. Para o AQS irei colocar à partida Solar Térmico (ou) estou a equacionar colocar unidade de produção para autoconsumo mas ainda tenho de fazer contas ao retorno do investimento e dado que tanto eu como a minha esposa só estamos em casa no final do dia, talvez não compense.


    Sim, mas a BC tem a vantagem de manter tudo sempre quentinho, por isso, só trabalhará mais na 1ª utilização do ano. De resto será apenas para repor perdas.
  11.  # 12

    Olá,

    Continuo em fase de projeto e a contactar algumas empresas para saber o que é necessário para a fase de projeto/orçamentação.
    o ultimo até me aconselhou o seguinte:
    "Reduza a complexidade, será uma instalação mais simples, mais barata, menos implicações em caso de avaria, menos componentes, menos controladores".
    Ou seja PRH + BC separado do AQS com painel termosifão."

    terei que aguardar...
  12.  # 13

    Colocado por: jotabomOlá,

    Continuo em fase de projeto e a contactar algumas empresas para saber o que é necessário para a fase de projeto/orçamentação.
    o ultimo até me aconselhou o seguinte:
    "Reduza a complexidade, será uma instalação mais simples, mais barata, menos implicações em caso de avaria, menos componentes, menos controladores".
    Ou seja PRH + BC separado do AQS com painel termosifão."

    terei que aguardar...

    E nao aproveita os ganhos do solar para o PRH?
    E o que é que dá apoio ao solar para AQS?
    Nao sera o caso de o instalador nao se sentir a vontade com um sistema mais complicado e querer propor lhe uma solução mais simples?
  13.  # 14

    Colocado por: DR1982E o que é que dá apoio ao solar para AQS?
    obviamente uma resistência eléctrica ou um esquentador adicional, pois nenhuma bomba de calor faz apoio a termosifão.
  14.  # 15

    Realmente pensei que a BC pudesse dar apoio, mas nao percebo nada disso, só pelo que vou lendo pelo fórum...
    De toda a forma acho que uma solução equilibrada passa por aproveitar ao maximo o rendimento dos equipamento usados e nao me parece que seja esse o caso da solução aqui proposta! De toda a forma os profissionais que se manifestem...
  15.  # 16

    A BC só pode dar calor a sistemas de circulação forçada com depósitos multi-serpentina.
    o que encarece por si a instalação.
  16.  # 17

    Qual a desvantagem de ter apenas BC para PRH e AQS?
  17.  # 18

    a minha duvida é se tenho a agua no deposito para aqs com apoio solar acima dos 60ºc como é que depois uso esta água para PRH que circula pelos 30ºC?

    é que sendo o PRH circuto fechado não consigo misturar a água, pois não?

    não consegui imaginar o circuito assim
  18.  # 19

    São circuitos separados sem mistura entre eles, somente em sistemas mais evoluídos é que consegue aproveitar algum calor excedentário para o aquecimento ambiente, na configuração mais normal somente permite apoio ao solar.
  19.  # 20

    Ah então significa que ligar o sistema PRH com BC ao mesmo depósito das AQS é para suporte ao AQS e não ao contrário. Pensei que pudesse usar os dias de sol para fazer circular água quente no PRH.

    Então se a água no depósito estiver acima de 60°c como é que eu ligo o PRH. A temperatura é muito alta.

    E melhor separar os sistemas???
 
0.0280 seg. NEW