Problema: Prédio dos anos 70 com fachada coberta com pastilha de vidro 20x20mm, que entretanto já apresenta falhas (ausência de pastilhas em bastantes locais).
Objectivo: Recuperar a fachada do prédio de forma sustentável tanto a nível arquitectónico como económico.
Pergunta 1: Qual o melhor método de recuperação a longo prazo: (1) Recolocar pastilha de vidro nos locais onde estas entretanto caíram OU (2) preencher as zonas onde há falta de pastilha com massa, dar primário e, no final, pintar com tinta hidrofugante?
Pergunta 2: Quanto tempo dura uma pintura com hidrofugante sem se ter que pintgar de novo? O prédio não ficaria a descascar tinta em poucos anos? As manutenções seguintes da tinta não seriam mais caras?
Agradeço-lhe muito a indicação desse comentário, mas para além de já não ser actualizado há vários anos, pretendia um conhecimento mais aprofundado e comparativo de casos concretos.
Uma coisa que gostaria muito de ver era um prédio em Lisboa que tenha sido recuperado com hidrofugante já há vários anos, para ver como está. Alguém tem conhecimento de algum?
consegue ver isso no Bairro da Portela e no bairro das estacas em alvalade... soluções com menmbrana e sem a conviver juntas.. os predios pintados ficam completamente deturpados e o condominio reém de repinturas constantes.
Aqui uma solução receitada para um edificio de habitação no concelho de Oeiras. Sim é um facto que as pastilhas que não se conseguir arranjar terá de ficar a marca.. mas é preferivel... Da ROBBIALAC: INTRODUÇÃO
Tendo em linha de conta os vários tipos de substratos que irão ser aplicados em obra, assim serão prescritos os sistemas mais adequados a cada situação. Antes de se iniciarem os trabalhos de pintura, deverá ser feita uma visita à obra, com o objetivo de analisar o estado actual das superfícies, e proceder à respectiva validação do sistema de pintura mais favorável.
CONDIÇÕES GERAIS DE APLICAÇÃO DAS TINTAS
• GENERALIDADES
Deverá ser sempre feita uma preparação geral dos diversos tipos de substratos que irão receber pintura. A superfície deve estar bem firme, limpa, seca, livre de poeiras, gorduras, restos de argamassas e outros contaminantes. Qualquer tipo de fissura existente na base deve ser tratada de modo adequado. Deve ser respeitada a informação que consta na ficha técnica relativamente à preparação da superfície. Antes da aplicação, o produto deve ser convenientemente homogeneizado, de maneira a obter-se um acabamento regular/uniforme. Deve respeitar-se a informação da Ficha Técnica no que respeita ao rendimento, podendo este variar ligeiramente dependendo do estado da base.
• TRATAMENTO DOS PONTOS SINGULARES
Os limites da área pintada ou pontos em que ela confina com outras partes da construção, têm de estar adequadamente protegidos, ligações por exemplo, com rufos, cornijas ou outros elementos de construção.
Limpeza e desengorduramento
- Efectuar uma limpeza com jacto de água de maneira a remover todas as pastilhas em desagregação, remover poeiras, sujidades e fungos que se encontrem alojados nas paredes.
- As superfícies a pintar devem estar isentas de humidade, gorduras e outros contaminantes.
- Colagem de pastilhas em Ervinel, e impermeabilização das juntas.
Massa para juntas brancas
Aplicação de massa especialmente concebida para materiais cerâmicos, argamassa branca, para azulejos e terraços, paredes e pavimentos, em interior e exterior, placas de pedra natural ou betão, resistente a agua devido ao seu efeito hidrófugo, impermeável a passagem da agua nas juntas entre cerâmicas, flexível compatível com cimento cola, JUNTAS BRANCAS IMPERMEÁVEIS Refª 004-0321, juntar 0,2 a 0,3 litros de agua por cada kg de produto, e misturar até obter uma pasta consistente e homogénea sem grumos. Deverá estender a pasta com uma talocha de borracha na diagonal das juntas, quando o produto estiver a endurecer, passar com uma esponja húmida e depois limpar os restos com uma serapilheira.
Impermeabilização
Aplicação de revestimento impermeabilizante para exteriores incolor, meio brilho, resistente à sujidade ambiental, baseado numa dispersão de copolímeros acrílicos de partícula fina, isento de derivados celulósicos, preventivo ou curativo da porosidade dos materiais e juntas de fachadas revestidas com materiais cujo aspeto se pretende manter à vista, tais como pedra natural, tijoleira porosa, grés etc, Revestimento Acrílico Impermeabilizante para fachadas COTEFILM INCOLOR Refª 095-0101, aplicado em duas ou três demãos, sendo que a 1ª diluída com 30% a 50% com agua e a 2ª sem diluição ou com uma pequena percentagem tipo 10%. E fundamental que a espessura seja uniforme e que não haja humidade na superfície onde se vai aplicar.
Poderá encontrar a ficha técnica de cada um dos produtos indicados, com as características detalhadas, desde a preparação da superfície, ao método de aplicação, rendimentos, espessuras, etc. Esta informação encontra-se disponível no site www.robbialac.pt,
Trabalho já ha bastante tempo em renovações, tendo especialidade em quimicos para construção.
Peço desculpa mas... revestimento de fachadas hidrofugante? Isso é o quê? O que se mete nos telhados (materiais porosos) para não deixar passar água? Se sim, de base aquosa ou solvente? Dura 7 anos no máximo.
Revestimento impermeabilizante elastico incolor em fachadas... apanha muito sol a fachada? é que se sim, pode vidrar tudo e estilhaçar em pouco tempo (2/3 anos)
Atenção ás marcas muito comerciais... não têm metade da qualidade de outras menos conhecidas e que garantem realmente o serviço e a qualidade do trabalho através de certificado de garantia e seguro.
O prédio é onde? Pode alterar fachada sem problemas, ou fica em zona histórica?
Trabalho já ha bastante tempo em renovações, tendo especialidade em quimicos para construção.
Bom dia. Nsses caso qual seria a solução técnica que aconselharia para a fachada em ERVINEL, sendo que não se pretende a pintura, mas a muntenção do revestimento original, com as devidas reparações de fissuras e rejuntamento e reposição de faltas? Obrigado pela sua particiapação.
PS: Eu tam´bem não sou muito adepto d solução de revestimetno integral com silicones, ou outros, e a´te me parece um trabalho desnecessário. Mas o pessaoal, na maior parte empresas de pintura, querem optar semrpe pela solução que dê menos trablaho/ maior lucro. Sabemos que um dos grandes custos em intervenções em edificos em altura, é além do material o aluguer e ocupação da via publica pro andaimes.. ou em alterantiva a mais valia de eintervenção aptraves de plataformas e/ou trabalhos em altura suspensos...
reparação de juntas / partes soltas 1 - Remoção manual de partes soltas 2 - Limpeza de fachadas á pressão. 3 - Abertura manual de fissuras no minimo 5mm 4 - Preenchimento de fissuras com material permanentemente flexivel. obs.- As fissuras não desaparecem, elas movimentam-se ao longo do dia / epoca do ano devido ás amplitudes termicas existentes. Daí o ter de se abrir no minimo 5mm para o material que as tapa poder "trabalhar" elasticamente sem abrir de novo. 5 - Execução de correcções de reboco podre com reboco novo, enriquecido com resinas de agarramento. 6 - Revestimento final que se pretender, pastilha ou cimento para pintar. Aqui sim, gaste mais uns trocos com betume de piscinas... é impermeavel e não muda de cor como o básico 3/4€ cada 5kgs. Já agora, se for preciso cimento cola é do de exterior (mais caro), a cerca de 18€ o saco, que é para daqui a pouco tempo ter escorrimentos entre os azulejos de cimento cola a desfazer.
Atenção: não utilizar membranas elasticas. É como ensacar uma parede e se não tem ar para respirar vai solapar (as conhecidas bolhas de humidade). Já existem tintas de revestimento elasticas até 380% (permanentemente), que permitem a respiração e a transpiração (coisas diferentes) dos suportes.
Boa noite Preciso de alguns opiniões para renovar as fachadas em pastilha
O que dizem de seguinte esquema para pintura de umas fachadas em pastilha não e muito vidrada. O cliente tem infiltrações em alguns pisos.
- lavar 200 bar
-retirar juntas degradadas com rebarbadora
- reparar Murex(uma massa muito fina que tem alguma elasticidade)? Unifil de Wurt ? Powercote de Pecol ou membrana liquida de Koby material a base de MS aplicar com espátula de buracha ? Aquaplaste com fibras (vende-se no Leroy e lojas de Robilac) ? Powercoate pode ser usado para pintar fissuras mais finas que não ficam abertas
-aplicar primario de CIN Aqua Primer (Excelente capacidade de aderência sobre suportes díficeis tais como vidro, plástico, madeira e metais não ferrosos.)
- Pintar com tinta lisa tipo NOVAQUA -HD CIN 2 de-mão.