Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Carla Mendes MartinEsse amarelo está excessivo, nesta arquitectura assim, sim. É demasiado.
    Conhece trabalhos da sua arquitecta ?

Poucos 🤔
  2.  # 2

Colocado por: Carla Mendes MartinEsse amarelo está excessivo, nesta arquitectura assim, sim. É demasiado. Parece-me.
    Conhece trabalhos da sua arquitecta ?

Mas tem alguma sugestão, que lhe pareça mais adequada.
    Estou disposto a analisar todas as sugestões, opiniões.
    Concordam com este comentário: Carla Mendes Martin
  3.  # 3

Colocado por: anselmoMas tem alguma sugestão, que lhe pareça mais adequada.
    Estou disposto a analisar todas as sugestões, opiniões.

Eu sei Anselmo.
    Eu percebi isso.
    Como disse, deixe-me ver a coisa com pés e cabeça. Depois falamos melhor. Não demorará muito..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anselmo
  4.  # 4

Esta solução cromática e compositiva, está mil vezes melhor que os alçados propostos actuais....

Colocado por: anselmoLaterais.
    Os desenhos, não dão para perceber os resultado final?
      esquerda.jpg
      direita.jpg

com castanho, cinza escuro e amarelo... :( Não é um conjunto harmonioso...

edit: A solução com cortiça.. não lhe vejo qq mais valia.. simplifique a solução visualmente e tecnicamente... e ainda terá ganhos a nivel económico.
    Concordam com este comentário: Carla Mendes Martin
  5.  # 5

Anselmo.
    Veja esta reabilitação que o marco1 partilhou aqui.
    https://forumdacasa.com/discussion/42392/9/topico-dos-donos-de-casas-velhas-e-antigas/#Comment_1005138
    E a imagem que coloco em baixo da mesma.

Ficou assim no resultado final. É verdade que tem alí, neste caso, uma ruptura bastante óbvia entre o antigo (a pedra original e rústica que se manteve e bem) e o novo mais moderno. Na sua casa não terá esta dicotomia tão patente (manter o traço do telhado e a cortiça (qual cortiça?) não é suficiente para uma ruptura. No fundo, a sua casa vai ter um estilo único, sem ruptura. No entanto, pode seguir este caminho, assim ao estilo desta reabilitação. Gosta ?

Há que ter algum dedo nos exteriores para que resulte harmoniosa e de bom gosto. Uma arquitectura bonita e consistente não necessita de coloração tão pronunciada, nem profusa, nem de grande mistura de materiais, para se fazer notar.
    É como a beleza natural, que se enaltece mas não necessita de ser mascarada..

null
  6.  # 6

Havia um expressão que se usava no fórum, da qual eu gosto muito : "mão cirúrgica".

A sua casa, a reabilitação, por mão cirúrgica ficará outra coisa.

Explique-me o que vai acontecer nos exteriores. Para além dessa pintura (que deve optar por algo com mais dignidade), o que se vai fazer ?
    Sim, vejo o projecto, mas quero que me explique, se puder ser.
  7.  # 7

De qualquer forma, Anselmo, outra opção ao que coloquei acima, até seria manter a fachada (limpar a casa desses "extras" no exterior que tem aí (os anexos, etc)), e esventrar o interior, modernizando-o conforme pretende, para os dias de hoje, tentando manter os materiais interiores em alguns apontamentos e recuperando o que fosse possível e o que fizesse sentido manter. Assim qualquer coisa nesta linha
    Casa Gáveas de SAMF Arquitectos
    http://www.samf.pt/paginas_web/p_9907_i1.html
  8.  # 8

Colocado por: Pedro BarradasEsta solução cromática e compositiva, está mil vezes melhor que os alçados propostos actuais....

com castanho, cinza escuro e amarelo... :( Não é um conjunto harmonioso...

edit: A solução com cortiça.. não lhe vejo qq mais valia.. simplifique a solução visualmente e tecnicamente... e ainda terá ganhos a nivel económico.
    Concordam com este comentário:Carla Mendes Martin
    Estas pessoas agradeceram este comentário:anselmo

Depois de 9 versões de estudo prévio não existiu nenhuma que eu me apaixonasse, no entanto a última, apesar de me parecer muito arrojada. Também me parece que existe a conjugação de muitas cores mas como tenho que andar com o projecto para a frente...
    O que eu pretendia realmente seria algo simples e harmonioso.
    A cortiça de facto foi uma solução que me parece mais econômica que o corten que a arquiteta tinha sugerido.
    Obrigado pela atenção
  9.  # 9

Colocado por: Carla Mendes MartinAnselmo.
    Veja esta reabilitação que o marco1 partilhou aqui.
    https://forumdacasa.com/discussion/42392/9/topico-dos-donos-de-casas-velhas-e-antigas/#Comment_1005138
    E a imagem que coloco em baixo da mesma.

Ficou assim no resultado final. É verdade que tem alí, neste caso, uma ruptura bastante óbvia entre o antigo (a pedra original e rústica que se manteve e bem) e o novo mais moderno. Na sua casa não terá esta dicotomia tão patente (manter o traço do telhado e a cortiça (qual cortiça?) não é suficiente para uma ruptura. No fundo, a sua casa vai ter um estilo único, sem ruptura. No entanto, pode seguir este caminho, assim ao estilo desta reabilitação. Gosta ?

Há que ter algum dedo nos exteriores para que resulte harmoniosa e de bom gosto. Uma arquitectura bonita e consistente não necessita de coloração tão pronunciada, nem profusa, nem de grande mistura de materiais, para se fazer notar.
    É como a beleza natural, que se enaltece mas não necessita de ser mascarada..

Está simplesmente fantástico, simples e harmonioso.
    Foi criada uma relação fantástica entre o antigo e o moderno, era uma coisa deste género que eu precisava, gosto de ter como resultado final, adequado a minha realidade, pois a pedra faz toda a diferença.
  10.  # 10

Colocado por: anselmo
    A casa só tem estás janelas nas laterais de origem, uma janela para norte duas para sul(uma em cada andar) e duas para este, duas para oeste.
      Alçados A.jpg
      Alçados.jpg

Se eu fosse você tentava recriar o projecto inicial já que é bem melhor do que como ela está actualmente, ou como quer fazer no futuro.

Mas quem manda é você, é a sua propriedade e o seu dinheiro, por isso não leve a peito a minha opinião.

Recriar não é copiar, mas sim manter o espírito original, e investindo em coisas como o isolamento e pequenos pormenores de design.
    •  
      anselmo
    • 23 dezembro 2017 editado

# 11

Colocado por: branco.valter

Se eu fosse você tentavarecriaro projecto inicial já que é bem melhor do que como ela está actualmente, ou como quer fazer no futuro.

Mas quem manda é você, é a sua propriedade e o seu dinheiro, por isso não leve a peito a minha opinião.

Recriar não é copiar, mas sim manter o espírito original, e investindo em coisas como o isolamento e pequenos pormenores de design.

Meu caro amigo, eu agradeço a sua opinião, a minha remodelação prende -se com o facto de querer dar uma vida nova a casa, pois já tem 60 anos.
    Mas para além disso preciso urgentemente, de ter 3 quartos com áreas aceitáveis, uma sala e cozinha, com espaço suficiente para 4 pessoas, 2 adultos e duas crianças.
    A configuração existente hoje em dia, é inadequada pois tem dois quartos aceitáveis e um muito pequeno, uma pequena sala e, uma pequena cozinha.
    Desenho com a configuração original e existente.
    Concordam com este comentário: antonylemos
      Planta2.jpg
  11.  # 12

Hoje foi dia de mudar o contador da água para a rua.
      20171227_180242.jpg
      20171227_180420.jpg
  12.  # 13

anselmo.
    Voltarei ao seu tópico para continuarmos esta conversa, logo logo.
    (O meu cão, que era uma pessoa para mim, faleceu, e não tenho andado muito de feição.)
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, branco.valter, maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao2
  13.  # 14

Colocado por: CMartinanselmo.
    Voltarei ao seu tópico para continuarmos esta conversa, logo logo.
    (O meu cão, que era uma pessoa para mim, faleceu, e não tenho andado muito de feição.)

Os meus sentimentos, até breve, um bom ano 2018.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  14.  # 15

Um feliz 2018, para todos.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, maria rodrigues, zinna, PedroGomes
    •  
      anselmo
    • 2 janeiro 2018 editado

# 16

Bom ano a todos.
    De todos os comentários desenvolvidos ao meu projecto, verifico que apenas tem problemas com as cores do exterior, algo que carece de alguma atenção, vou junto da autora deste projecto tentar que ela elabore, algo mais sóbrio simples e harmonioso, agradeço desde já a todos, em especial a Antony, Marco, Carla ao Pedro e ao Branco.
    Fico satisfeito por ter escolhido uma arquiteta, que não cometeu nenhuns erros de carácter tecnico, ou então conseguiu de alguma forma elodir o vosso espírito crítico.
  15.  # 17

Obrigada anselmo, um bom ano para si.

Apenas sobre os exteriores:
    Para além das cores, parece-me que os novos alçados estão muito "pesados". A casa está muito trabalhada no exterior. Eu penso que este resultado provém de demasiada cor, sim, mas não só.
    Talvez da conjugação de materiais (a cortiça, não me parece uma mais valia, como disse o Barradas, e concordo). Depois que material de portas, janelas e portões ?
    É uma casa singela, que está a ser sobrecarregada de trabalhos e artefactos exteriores, e isso não está a favorecê-la, a meu ver, está até a ser-lhe prejudicial.
    Transforma uma princesa numa matrafona assim. (É apenas uma expressão).
  16.  # 18

Colocado por: CMartinApenas sobre os exteriores:
    Para além das cores, parece-me que os novos alçados estão muito "pesados". A casa está muito trabalhada no exterior. Eu penso que este resultado provém de demasiada cor, sim, mas não só.
    Talvez da conjugação de materiais (a cortiça, não me parece uma mais valia, como disse o Barradas, e concordo). Depois que material de portas, janelas e portões ?
    É uma casa singela, que está a ser sobrecarregada de trabalhos e artefactos exteriores, e isso não está a favorecê-la, a meu ver, está até a ser-lhe prejudicial.

è este o resumo.... está correctissimo.
  17.  # 19

Esta casa precisa em primeiro lugar de algumas demolições:

- demolir a escada exterior
    -.demolir o barraco
    - abrir janelas maiores
    - demolir paredes interiores para criar espaços maiores e mais funcionais
    - integrar uma escada interior.

De resto tentaria manter os traços originais com acabamentos simples e modernos.

Para a fachada utilizaria p. ex. o ETICS, compósitos de madeira (p. ex. TRESPA) e/ou alumínio (p. ex. Alucobond). .
  18.  # 20

Colocado por: CMartinObrigada anselmo, um bom ano para si.

Apenas sobre os exteriores:
    Transforma uma princesa numa matrafona assim. (É apenas uma expressão).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:anselmo

Boa noite a todos, como já me questionou anteriormente, vou aqui tentar dar uma resposta a este comentário e ao #86, pois foi passando e não dei a resposta devida.
    O meu objectivo com esta remodelação é nada mais nada menos que modernizar a casa, pois tem acabamentos dos anos 60, e umas janelas em alumínio dos anos 80, as condições de habitabilidade não estão adaptadas aos dias de hoje. Para alem disso tenho 2 filhos um rapaz e uma rapariga, esta a tornar-se insustentável morar numa casa com apenas dois quartos, o que esta a acontecer hoje em dia.
    Este projeto foi pensado, de forma a minimizar o impacto na estrutura existente, conseguindo no minimo 3 quartos uma I.S. E cozinha e sala, deixando em aberto a possibilidade de uma ampliação num futuro, numa segunda fase minimizando os custo aproveitando ao máximo a reabilitação que vamos fazer agora.
    Posto isto com o existente, nesta primeira faze será possível efetuar uma reabilitação utilizando o projeto do comentário #51 e #53, pois ate ao momento pois não parece ser possível fazer muito mais.
    Quanto ao exterior existe um objectivo essencial que é minimizar as umidades e a melhorar significativamente o comportamento térmico, e dar uma lavagem estética numa tentativa de melhorar não de piorar, tenho de concordar com vocês que esta a faltar mão cirúrgica, pois querendo eu algo simples e com sóbrio e com ar rejuvenescido, algo simples e fantástico com podemos verificar no exemplo #85, vou tentar com a arquiteta, tal como vocês sugeriram reduzir o numero de cores, e minimizar a conjugação de materiais.
    Para atingir o nosso objectivo, já temos decidido que os portões da rua, e gradeamento sera em chapa de Aço Corten, vamos colocar um revestimento das paredes em EPS 80mm, o telhado vais ser substituída a estrutura por uma nova em aço leve, com isolamento 80mm de lade rocha, e para acabamento telha Marselha D3 vermelha Coelho da Silva, a cobertura da garagem sera painel de sandwich (COR POR DEFINIR) com platibanda em redor, as janelas serão em PVC com estores eléctricos (COR POR DEFINIR), as portas de entrada prevejo que sejam tipo blindada(COR POR DEFINIR).
    Tenho duvidas que tenha sido suficiente esclarecedor, não exitem em questionar, terei todo o gosto em responder.
    Agradeço desde já todos os vossos contributos
      transferir (1).jpg
      transferir.jpg

0.0264 seg. NEW