Iniciar sessão ou registar-se
    • tamal
    • 18 junho 2009 editado

     # 1

    Boas!

    Alguem já colocou paineis solares tipo CPC, da Vicoren? disseram-me que eram os melhores que estavam na campanha de apoio governamental de incentivo à aqisição de paineis solares, na categoria de "circulação forçada". Contudo, no quadro comparativo das caracteristicas que está disponivel no site governamental, as suas caracteristicas estão em branco...

    Há alguem do ramo (ou não só) que me consiga dar uma ajuda?...
    Concordam com este comentário: Marante
  1.  # 2

    Boas Tardes

    Os painéis CPC não são da marca Vicoren que é comercializada pela Galécia mas sim pela AoSol são painéis especificos
    que funcionam pelo principio de parábola onde se concentra mais a radiação solar. A Galécia não creio que entre no apoio do governo, dirigi-se a um Banco que conceda crédito e ser-lhe-á informado quais as empresas aderentes.

    Os painéis solares que recomendo são de óxido de titânio de alto rendimento semelhantes ao CPC e quase todas as marcas o possuem, o que conta é o rendimento (rendimento óptico).

    Caso esteja interessado possuo o CAP (instalador autorizado) e poder-lhe-ei dar mais algum,as informações, deixando o seu e-mail para posterior contacto.

    Cumps
    • JCC
    • 18 junho 2009

     # 3

    Colocado por: António CostaOs painéis solares que recomendo são de óxido de titânio de alto rendimento semelhantes ao CPC e quase todas as marcas o possuem, o que conta é o rendimento (rendimento óptico).


    já agora qual a opinião sobre os painéis da Junkers?
  2.  # 4

    Os painéis da Junkers são idènticos à Vulcano (são do mesmo grupo), sobre os painéis é importante a sua caixa (aluninio ou inox) será melhor o inox obviamente, a placa absorsora (ser em cobre) ; o isolamento: o vidro de baixo teor de óxido de ferro e o permutador, contudo consulte a ficha técnica e veja as caracteristicas: rendimento óptico (acima de 75 é
    aconselhável)

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCC, cargadetrabalhos
  3.  # 5

    O painel solar adequado a utilizações anuais.
    Permite ter um rendimento quase constante durante todo o ano.
    Os painéis solares - CPC (colector parabólico composto), pela sua especial construção, fazem a captação da energia solar de um modo verdadeiramente eficiente, obtendo uma rentável utilização especialmente em regiões de menor insolação.

    O segredo do elevado rendimento do sistema deve-se a uma superfície de espelhos côncavos que permite concentrar a radiação num conjunto de tubos de vidro sob vácuo com reduzidas perdas, possuindo estes revestimento selectivo.

    O interior do sistema é constituído por tubos de cobre que transportam o fluido térmico.
    Resistem às agressões dos granizos e aos choques térmicos, tendo sido testados segundo a norma EN12975.



    Pena este tópico não ter dado continuidade ao que já tinha começado, visto que este tipo de painel também pertence à tecnologia de tudos de vácuo:

    https://forumdacasa.com/discussion/4992/paineis-solares/#Item_4
  4.  # 6

    Boas,

    Sr. António Costa, que lhe aprecem as seguintes características?
    Certificado solar Keymark
    - H0 = 80,2%
    - K1 = 3,80 W/m2K
    - K2 = 0,0067 W/m2K

    Dimensões do absorvedor: 1943 X 944 mm
    Superfície: 2,095m2 bruto; 1,818m2 abertura; 1,818m2 de superfície absorvedora
    Absorvedor: placa de cobre selectiva - óxido de titânio
    Isolamento: 50mm posterior, 20mm lateral em lã de rocha
    Caixa: aluminio anodizado
    Espessura do absorvedor: 0,2mm
    Soldaduras por ultrasons
    Temperatura de estagnação: 219ºC
    Vidro altamente transparente de 3,2mm
    Limitações:
    - Temp. Max.: 230ºC
    - Pressão Max.: 6bar

    Obrigado
  5.  # 7

    Boa Noite

    Sr. Pedro Azev edo, pelas características referenciadas e serem certificados pelo Solar Keymark, dá-nos todas as garantias de qualidade pelo que considero painéis com bom rendimento.

    Obg e Cumps
  6.  # 8

    Sr. António Costa,

    Quando coloquei o nome da Vicoren, foi com base na informação oficial no site governamental, como pode ser visto no seguinte link, na página 3 http://www.paineissolares.gov.pt/assets/QuadrosComparativosMarcas.pdf.
    Ao mesmo tempo, conheço um caso de um orçamento da Galécia com um painel solar da Vicoren... eu em minha casa estava a pensar colocar um painel desses, para AQS. será que têm um bom rendimento? existem alternativas melhores no site governamental?

    há uns tempos falei com o picheleiro sobre se esses paineis dariam para aquecimento central, mas ele garantiu-me que não... será mesmo assim?
  7.  # 9

    Já agora, na imagem seguinte, as características do CPC
      cpc.jpg
  8.  # 10

    Pena este tópico não ter dado continuidade ao que já tinha começado, visto que este tipo de painel também pertence à tecnologia de tudos de vácuo:

    https://forumdacasa.com/discussion/4992/paineis-solares/#Item_4


    realmente é pena, estava ser uma discussão muito interessante! falaram-me que a grande vantagem do CPC tinha a ver que, no inverno, a temperatura da AQS que o painel debitava era superior aos paineis planos, o que determinava que a compensação de energia a debitar por caldeira seria menor. Confirma-se esta afirmação?
  9.  # 11

    realmente é pena, estava ser uma discussão muito interessante! falaram-me que a grande vantagem do CPC tinha a ver que, no inverno, a temperatura da AQS que o painel debitava era superior aos paineis planos, o que determinava que a compensação de energia a debitar por caldeira seria menor. Confirma-se esta afirmação?


    Página 7
    http://web.ist.utl.pt/luis.roriz/MyPage/Solarvp.pdf
  10.  # 12

    Atenção que as características do CPC que coloquei no post anterior eram da Solarfocus, não da Aosol.
  11.  # 13

    Colocado por: electraoAtenção que as características do CPC que coloquei no post anterior eram da Solarfocus, não da Aosol.

    Perdoem-me a questão: a galecia nao vende paineis cpc da vicoren, mas sim a Aosol?!...
  12.  # 14

    A AO SOL é um fabricante de colectores solares do tipo CPC, concentradores parabólicos compostos, por si desenvolvida.


    http://www.aosol.pt/pt/pagina/3/tecnologia/

    E o outro era da:

    http://www.solarfocus.at/html/cpc.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tamal
    • mfc
    • 18 setembro 2009

     # 15

    Já agora qual a opinião que têm dos paineis da Vulcano? Também têm paineis de oxido de titanio de alto rendimento? Não encontro qualquer informação acerca disso, serão os FKT? A verdade é que nas caracteristicas não encontro qualquer referência a titanio.
    De qualquer modo no kit CF de 300L os paineis que vêm são os FKC e não os FKT, não sei se dará para escolher os outros e receber na mesma os incentivos do governo.
    • PG35
    • 18 setembro 2009

     # 16

    O modelo é fkc, não dá para escolher
    • mfc
    • 18 setembro 2009

     # 17

    Pois também me parecia isso. Mas qual a diferença entre os FKC e FKT? Os ultimos são paineis de oxido de titanio.
    Estava a pensar em colocar Vulcano, mas as caracteristicas dos FKC não me convencem muito, valerá a pena?
  13.  # 18

    Boa Tarde

    CPC - colector parabólico compostotem uma eficiência com baixa radiação daí ser mais eficaz no Inverno. Funciona com elevadas temperaturas, para condicionamento do ar poderá produzir até vapor.
    Desvantagem: Mais caro que um colector plano.

    Sobre os colectores planos com cobertura o mais importante é a placa absorsora daí o fundamental é ter-se em conta o rendimento óptico a proporção de irradiação solar que não pode ser absorvida pela placa absorsora que dependem de outros factores tem como valor a sua eficiência óptica.
    Nos colectores planos de rendimento normal tem como factor prejudicial as perdas térmicas que estão dependente da diferença de temperatura entre a placa absorsora e o ar exterior.





    Colocado por: mfcPois também me parecia isso. Mas qual a diferença entre os FKC e FKT? Os ultimos são paineis de oxido de titanio.
    Estava a pensar em colocar Vulcano, mas as caracteristicas dos FKC não me convencem muito, valerá a pena?


  14.  # 19

    Colocado por: mfcPois também me parecia isso. Mas qual a diferença entre os FKC e FKT? Os ultimos são paineis de oxido de titanio.
    Estava a pensar em colocar Vulcano, mas as caracteristicas dos FKC não me convencem muito, valerá a pena?


    Estes painéis são de rendimento normal.

    Solicitem sempre ao fabricante o rendimento óptico se for acima dos 75% são de alto rendimento de óxido de titânio daí serem fiáveis e garantidos.

    Acontece que a maioria dos fabricantes ocultam o rendimento óptico nas suas fichas técnicas mas insistam não comprem gato por lebre!

    No programa do Governo os fabricantes através dos sistemas de Kits oferecem os equipamentos mais económicos daí a maioria utilizarem colectores planos normais, argumentando que somos um País com insolação solar muito elevada daí não serem necessários colectores CPC oui tubos de vácuo só não oferecen os colectores planos sem cobertura em Polipropileno utilizados para aquecimento de piscinas porque parece mal! Por isso consultem sempre um instalador certificado com credibilidade para poderem estar esclarecidos e para que o mercado da Energia Solar possa vingar no nosso País.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCC
    • mfc
    • 18 setembro 2009 editado

     # 20

    Os dados técnicos dos colectores em questão estão disponiveis aqui:
    http://www.vulcano.pt/images/pdfs/outros/dados_tecnicos_solar.pdf

    O rendimento optico presumo que seja o n_0[%]. Neste caso 77% para os FKC e 80.3% para os FKT. Que opiniões têm olhando para estes dados, valerá a pena?
    Neste caso seriam ambos superiores a 75% quer dizer que são ambos de oxido de titanio?

    E já agora se alguém puder tb dar uma opinião acerca destes da suncore agradecia:
    http://www.suncore-energy.com/images/colectores.pdf
 
0.0208 seg. NEW