Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    antony..É um ele não ela. Não há verdades absolutas claro. Talvez ele sinta, como eu, que as pessoas batem-se por opiniões válidas e outras sem valor nenhum de igual forma. E eu idem. E não ouvem o que está a ser dito sobre o projecto com sensibilidade e atenção. Apenas, se batem muitas vezes, já pelo hábito. Leia o forum. Veja..É muito a fazer valer a sua opinião como verdade absoluta embora não exista tal coisa. É um erro. Devia ser mais soft, uma conversa de café como disse Souto Moura na entrevista. Isso sim seria simpático, quase uma contemplação, divagação que levasse a caminhos melhores. E pronto é isto que eu acho a respeito.

    Desculpe mauro pelo off topic.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mauro Lobo
  2.  # 2

    de novo ao tópico..

    Agradeço os esclarecimentos Mauro, mas, há duas coisas que penso sobre aquilo que disse, a primeira é sobre o norte. embora não o vai usar e será inútil para si (felizes gatos e cães os seus...) o norte é bom para obter luz, uma luz suave , indirecta. por isso pensaria bem a redução das janelas. Não abuse na redução.
    a segunda é que mesmo tendo 650m de jardim aquele espaço é igualmente um espaço verde ou não? e mesmo que não seja pense bem a minha ideia, há outras soluções aplicáveis. mesmo que seja por exemplo um espaço em calçada ou outro pavimento de baixa manutenção pode funcionar da mesma forma... sem os arbustos e flores etc... talvez uma árvore ou uma parede verde.. uma malha sol com maracujás a subir por ela a cima.. qq coisa que a torne interessante para funcionar como sequência da sala de jantar e cozinha.
    por último, obrigado por enriquecer o meu crânio filisteu com as palavras desse ilustre poeta. nunca o li.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    • LuB
    • 10 agosto 2017 editado

     # 3

    pois eu neste caso nem janelas a meio nem encostadas, preferia e acho que merecia ter vidro a toda a largura, ou seja com aquela vista fantástica e então lá no alto com privacidade e ainda com o sombreamento que tem pela pala, acho que era o mais correto.

    A vista fantástica está a sul? Se sim , tudo bem..
    Vistas fantásticas é mto bonito. Todos gostamos..

    Mas aqui no Oeste a vista fantástica das janelas e janelões virados ao mar, paga-se com uma ventania que não vos conto. Entra pela casa dentro com uma espécie de nevoeiro miudinho que no inverno até pinga nas paredes...
  3.  # 4

    a mim pelas coordenadas nos levantamentos, e mesmo pela foto que nos mostrou quero querer que seja sul e não oeste.

    até parece ser muito ligeiramente para este.
    • LuB
    • 10 agosto 2017 editado

     # 5

    O que se passa consigo? Ou com a sua vida? Não vê que tudo na vida passa tão depressa para se viver com essa amargura? Não tropeça regularmente de tanto empinar o nariz? Você lembra-me um vizinho. Era muito amargo, muito azedo. Hoje fala sozinho, enquanto joga às cartas, sozinho. Sai sempre vitorioso, porquê? Porque joga sozinho, amargo e azedo.


    Todos construímos imagens mentais para avaliar pessoas e coisas. É fácil para qualquer de nós avaliar objectos, como por exemplo a casa do Mauro Lobo, uma peça de mobília da C Martin, etc... fazemo-lo pela "planta da casa", pelas "fotos", pelas "descrições, que nos são apresentadas, sem qq dificuldade. Não são complexas, as coisas/objectos, por isso é possível saber "exactamente o está ali"... Depois, gostamos ou não gostamos, e, discutimos "acerca de".
    Mas, todos vemos mais ou menos o mesmo.

    Com as pessoas é diferente. Não está ali tudo, numa foto, numas frases opiniativas... Se na vida real as pessoas já são difíceis de avaliar (aparentam), aqui é bem pior (adivinham-se). A imagem mental que construímos de alguém, aqui na NET, pode estar a léguas da realidade.

    Imaginem que temos aqui na net uma pessoa diferente, por qq motivo: Um surdo/mudo.
    Não estou a dizer que é o caso do m.arq, entenda-se, (ele que me desculpe, se o exemplo é forte). Trata-se apenas uma hipótese académica, para ilustrar quanto podemos ser injustos nas nossas avaliações, sempre que uma pessoa "não encaixa" nos parâmetros a que estamos habituados.

    - Nesse caso ele não se conseguiria exprimir como os outros por ter acesso apenas a 20% do vocabulário.
    -Ele poderia ser um excelente profissional, intelectualmente bem dotado, que apesar dos problemas de linguagem tinha conseguiu tirar o seu curso de arq., e que como é natural gostava de brilhar. Mas, mostrar quanto valia não era nada fácil. Ia, assim acumulando frustraçao porque as palavras saiam desconexas, as frases com problemas de sintaxe e fora de contexto, susceptíveis de serem mal interpretadas... E os outros, sobretudo os colegas, não paravam de lhe apontar a falha...!
    É natural que acabasse por se tornar um tanto amargo, e se refugiasse nas tais parábolas, numa espécie de tique defensivo com que todos alguns embirram.


    Eu até gosto de "charadas". Leio com interesse o que ele aqui coloca. Para mim uma ideia, ao ser apresentada de outra forma, parece-me criativa/engraçada! A ideia assim apresentada até me fica em BOLD
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021
    • LuB
    • 10 agosto 2017 editado

     # 6

    Olhe, lembrei-me de repente de Bocage que dizia assim:

    "Carrancuda agonia, azeda, azeda
    Inda mais, se é possível,
    O venenoso fel, que em mim derramas;
    Doces enganos da minha alma arreda,
    Deixa-lhe a dor intensa, a dor terrível
    Dos ígneos zelos, das tartáreas chamas,
    Deixa-lhe as ânsias, a peçonha, as iras,
    E a desesperação, que tu respiras."


    Olhe Mário Lobo, não desfazendo no seu Bocage, que foi um grande artista
    Estou mais nesta onda:

    Come chocolates, pequena;
    Come chocolates!
    Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.
    Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria.
    Come, pequena suja, come!
    Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade com que comes!
    Mas eu penso e, ao tirar o papel de prata, que é de folhas de estanho,
    Deito tudo para o chão, como tenho deitado a vida.


    Fernando Pessoa, trecho de “Tabacaria” (Álvaro de Campos, 15.01.1928)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
    •  
      mhpinto
    • 10 agosto 2017 editado

     # 7

    De há uns tempos tenho vindo a esforçar-me por perder algum tempo a ler os comentários do m.arq, já que até recentemente me limitava a saltá-los à frente. E tenho notado que em várias situações concordo com ele. Creio que isso deriva também de um esforço da parte dele para ser um pouco mais produtivo nos seus comentários, mas pode ser impressão minha.
    Dito isto, há duas coisas com as quais concordo plenamente nos comentários por ele tecidos neste tópico, nas quais ainda não tinha reparado:
    Colocado por: m.arqÉ pena não ser dono/a de casa tb, para poder identificar as virtudes do posicionamento do fogão na cozinha.

    O fogão na península sem ligação de bancada ao lava-loiças, a juntar à relativamente grande distância entre ambos, potencia fortemente a ter o chão todo pingalhado. Ainda por cima, será a parte de chão mais visível para quem estiver na zona de refeições.

    Colocado por: m.arqA ideia era ir caracolando até chegar, ...À fantástica vista.
    Vista dos quartos/ cama (a dormir?); Uma de esguelha ou viés, outra de lado e outra de frente.
    A opinião/crítica seria, ter essa imagem/luz no espaço/quarto, logo em conjunto com a porta de entrada/habitabilidade.
    Camarada antonylemos, não é trollice é irritação pura e dura, q uma casa seja desenhada de fora para dentro.Janelas encostadas a um canto pq.

    Realmente se a ideia é tirar partido da vista, a qual é apenas usufruída quando estamos de olhos abertos e não nos braços de Morfeu, faria todo o sentido que mal nos chegássemos à porta fosse brindados com ela. Não é o caso em nenhum dos quartos. Na suite chega ao ponto de que só mesmo junto à cama, ou seja muito provavelmente apenas no momento de levantar, se gozará em pleno da vista, já que enquanto se estiverem a "arranjar" de manhã , a janela é invisível da área junto ao WC e ao closet, que será onde estarão a maior parte do tempo, e isto pesará muito também em termos de luz nessa zona. Dito isto, concordo com o marco1 que o que faria mesmo sentido era ter janelas a toda a largura, como se vê em muito hotéis que também querem tirar partido da vista.
  4.  # 8

    Concordo em parte com a segunda parte do comentário, mas não considero que seja importante a vista quando se está nem no closet nem no Wc onde eu olho mais para o espelho que para a envolvente, pessoalmente preferia tê-la ao levantar da cama, seria um momento de inspiração, um momento glorioso a começar logo o dia... E sou da opinião que é bom que se tenha uma vista maravilhosa, mas que não é necessário estarmos a levar com ela a toda a hora. Mas, mesmo nisso há situações onde pode ser... tudo depende do que o arq. pretendia ao fazer assim. ~E um pouco como quando se vai a uma galeria, ao vemos uma pintura e a tentarmos analisar. O artista o que pretendia com isto ou com aquilo, qual o sentido de fazer assim. No fundo é isto que estamos a fazer, estamos perante um projecto e nós criticamos baseado na nóssa própria experiência e personalidade. concordamos ou não, gostamos ou não. Mas só sabemos se ele conseguiu o que pretende se ele nos disser o que pretende. Senão andamos todos a debater teorias metafísicas baseado naquilo que pensamos que ele quer.

    Se o objectivo do arquitecto era caracoliar até chegar á vista é uma coisa, se o arquitecto propositadamente quis que houvesse uma pausa no cimo das escadas para que rodássemos e víssemos a paisagem é outra. Eu apenas posso interpretar o que está. E sinceramente depois de aqueles degraus todos a pausa é bem vinda.

    Contudo, se perguntarmos a 10 arquitectos como fariam apostava que teríamos 10 respostas differentes. e cada um teria a sua razão. Gosto muito deste forum porque em geral estamos a debater ideias. somos apresentados com variados projectos com muitos problemas básicos cada um dá o seu contributo e muitas vezes chega-se a algum tipo de consenso que ajuda a pessoa que nos abordou. Ninguem aqui é superior ao outro. Por isso por mais que o m.arq tenha razão no que contribui há formas de contribuir sem querer-se passar por mais que os outros.

    Estes debates são muito bons para nós podermos medir a validade das nossas ideias, muitas vezes somos confrontados com ideias opostas ás nossas e aquilo que pensamos ser correcto aguenta a carga, ou não. Aprende-se muito com isso. Esta casa para mim é das poucas que aparecem em que sinto logo um conforto com ela, é clara, gosto da forma como ela se agarra ao declive, percebo os seus percursos. Criticar um homem por dizer que gosta de uma coisa é como cuspir-lhe na cara por gostar da cor azul e não adiciona nada de útil á conversa.
  5.  # 9

    .
    •  
      mhpinto
    • 10 agosto 2017 editado

     # 10

    Colocado por: antonylemosnão considero que seja importante a vista quando se está nem no closet nem no Wc

    Não foi isso que eu disse. Eu disse na área junto ao closet e ao WC. E frisei a importância da questão da luz.

    Colocado por: antonylemospreferia tê-la ao levantar da cama, seria um momento de inspiração,

    Deve referir-se aos poucos segundos entre o momento em que levanta o estore/abre a cortina e se decide que tem que se despachar, a menos que o Mauro Lobo e quem estiver com ele consiga dormir bem sem ser no escuro ou então se levante sempre bem antes do nascer do sol.
    Se é só para estar assim a janela num canto e usufruir tão pouco dela então se calhar mais valeria meter a suite do lado oeste da casa, com potenciais ganhos muito grandes em termos de redução de área de circulação, e manter então a janela voltada a sul. Qualquer coisa assim (feito no paint em 5 mins, a partir da planta original, olhem só à disposição das divisões, esqueçam os detalhes):
      Untitled.jpg
  6.  # 11

    sim, pessoalmente, esses poucos segundos para mim são do melhor que há. cortinas abertas.
    também estar na cama á noite a ver a lua refletida no mar...
    a luz na wc e closet são muito importantes, vou concordar merecem janelas boas que permitam luz.
  7.  # 12

    a entrada pelo lado nascente que eu sugeri era algo neste sentido
    Concordam com este comentário: mhpinto
      entrada03stringio.jpg.png
      entrada 02stringio.jpg.png
      entrada-stringioSW8DVY3M.jpg.png
    • m.arq
    • 10 agosto 2017 editado

     # 13

    Colocado por: LuB

    Todos construímos imagens mentais para avaliar pessoas e coisas. É fácil para qualquer de nós avaliar objectos, como por exemplo a casa do Mauro Lobo, uma peça de mobília da C Martin, etc... fazemo-lo pela "planta da casa", pelas "fotos", pelas "descrições, que nos são apresentadas, sem qq dificuldade. Não são complexas, as coisas/objectos, por isso é possível saber "exactamente o está ali"... Depois, gostamos ou não gostamos, e, discutimos "acerca de".
    Mas, todos vemos mais ou menos o mesmo.

    Com as pessoas é diferente. Não está ali tudo, numa foto, numas frases opiniativas... Se na vida real as pessoas já são difíceis de avaliar (aparentam), aqui é bem pior (adivinham-se). A imagem mental que construímos de alguém, aqui na NET, pode estar a léguas da realidade.

    Imaginem que temos aqui na net uma pessoa diferente, por qq motivo: Um surdo/mudo.
    Não estou a dizer que é o caso do m.arq, entenda-se, (ele que me desculpe, se o exemplo é forte). Trata-se apenas uma hipótese académica, para ilustrar quanto podemos ser injustos nas nossas avaliações, sempre que uma pessoa "não encaixa" nos parâmetros a que estamos habituados.

    - Nesse caso ele não se conseguiria exprimir como os outros por ter acesso apenas a 20% do vocabulário.
    -Ele poderia ser um excelente profissional, intelectualmente bem dotado, que apesar dos problemas de linguagem tinha conseguiu tirar o seu curso de arq., e que como é natural gostava de brilhar. Mas, mostrar quanto valia não era nada fácil. Ia, assim acumulando frustraçao porque as palavras saiam desconexas, as frases com problemas de sintaxe e fora de contexto, susceptíveis de serem mal interpretadas... E os outros, sobretudo os colegas, não paravam de lhe apontar a falha...!
    É natural que acabasse por se tornar um tanto amargo, e se refugiasse nas tais parábolas, numa espécie de tique defensivo com quetodosalguns embirram.



    Eu até gosto de "charadas". Leio com interesse o que ele aqui coloca. Para mim uma ideia, ao ser apresentada de outra forma, parece-me criativa/engraçada! A ideia assim apresentada até me fica em BOLD
    Concordam com este comentário:Anonimo09092021


    LolUauu!!
    Tomara mts arqs terem assim apetência para a arquitectura, qnt o/a LuB tem para a ficção. Mt sinceramente deveria escrever (Ou tentar) um livro.

    Na realidade a minha forma de comunicação tem a ver, ... mais com "deformação profissional", uma vez q por 10 perguntas q me fazem a 8 respondo; PENSA.

    Lub vai ajudar? Agora, q educadamente pretendo despedir-me deste tópico com uma última observação/opinião:

    1 - O camarada Mauro Lobo, já reparou na expressão do trambolhão entre tantos degraus ao ir à cave/garagem?
    Nota: O bocage apareceu entretanto. Diria de um dos gatos?

    2 - Camarada Mauro Lobo! Na minha opinião, que vale o que vale, apontaria a possibilidade de resolver de outra forma a sequência de 21 degraus seguidos até à cave . Que tal fazer um arranque triângulado a partir da cave e assim conseguir espaço para um patamar intermédio de segurança? Mas se está ao seu gosto, isso é que é importante.
    Nota: Aqui não falaria em ( cobertor+2*espelho menor ou igual a 64 cm)

    3 - Espectacular, Mauro Lobo. Parabéns! Adoro a sua casa.
    Nota: Já disse q era um desastre.

    Naturalmente não fará escolha.

    Cmps!
      2.png
  8.  # 14

    Mas eu faço.
    Tem a ver com arquitectura.
    Mauro Lobo pergunte ao seu arq. q convite faz a localização do 1º degrau das suas escadas para a cave/garagem?
    Cmps!
  9.  # 15

    Um surdo/mudo.
    Desculpem lá. Pá a sério ? Mesmo ? Mas que coisa surrealista..mesmo vindo da world wide web. E não me pronuncio mais sobre. Desculpem de novo, e desculpas de novo ao Mauro.
  10.  # 16

    Gostava mesmo de ver uma planta (não precisa de ser de sua própria autoria) que o m.arq gostasse ou se identificasse com.
    É que não há nada que esteja bem...
    • LuB
    • 10 agosto 2017 editado

     # 17

    Tomara mts arqs terem assim apetência para a arquitectura, qnt o/a LuB tem para a ficção. Mt sinceramente deveria escrever (Ou tentar) um livro.


    Sem dúvida que foi "ficção pura e dura"! Eu avisei que era ficção. Se acertei em alguma coisa, foi por mero acaso.

    A unica coisa "real", em toda esta brincadeira é o m arq estava levar nas orelhas, e a malta completamente baratinada com tanta parábola! Ora sendo as orelhas um orgão delicado, e a cabeça uma caixa mal protegida, receei que acabasse "surdo mudo" Creio que foi por isso que surgiu aquela hipótese do "surdo mudo"..
    Por outro lado, sendo eu apreciadora de parábolas, receei que as suas simplesmente acabassem, de uma vezpor todas. Foi uma espécie de aflição por antecedência...


    Na realidade a minha forma de comunicação tem a ver, ... mais com "deformação profissional", uma vez q por 10 perguntas q me fazem a 8 respondo;
    PENSA.


    Níveis de 80% usando o método do "pensa aí", é muito bom. A falha só pode ser da forma ( perguntisse)/respondisse
    Mas, "Deformação é profissional", porquê ? Arquitecto num pia no emprego?

    Lub vai ajudar? Agora, q educadamente pretendo despedir-me deste tópico com uma última observação/opinião:

    Também vou saindo de fininho do tópico (e do forum...) Gostei de por aqui vir matar saudades. E, gostei particularmente das suas charadas... São saudáveis qb! Mas, isto aqui não é o meu mundo.

    Um surdo/mudo.

    Desculpem lá. Pá a sério ? Mesmo ? Mas que coisa surrealista..mesmo vindo da world wide web. E não me pronuncio mais sobre. Desculpem de novo, e desculpas de novo ao Mauro.


    De vez em quando as "virgens" do fórum ficam mesmo incomodadas .

    Porque será?.....
  11.  # 18

    LuB é pai ou mãe?

    Cmps!
    • LuB
    • 11 agosto 2017 editado

     # 19

    LuB é pai ou mãe?


    Mãe de 2 rapazes
    Pq a pergunta?
  12.  # 20

    Colocado por: Pedro Azevedo78Gostava mesmo de ver uma planta (não precisa de ser de sua própria autoria) que o m.arq gostasse ou se identificasse com.
    É que não há nada que esteja bem...


    É complicado.

    https://forumdacasa.com/discussion/49396/4/projeto-de-arquitetura-agradeco-as-vossas-opinioes/

    Cmps!
 
0.0284 seg. NEW