Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Tenho um espaço que é uma gelataria, o negócio é muito sazonal, como estou numa zona turística, pensei em transformar o local num hostel e com uns quantos beliches, poderia ser rentável, uma vez que estou junto à praia.
    O espaço tem 65 M2 e está no r/c de um prédio de 11 andares.
    Será fácil mudar a licença de utilização?
    Preciso do aval do condomínio?
    A espaço é alugado e tencionava comprar,se pudesse para este fim.
    O meu receio é com o condominio pois muitos condóminos, alugam apartamentos ilegalmente e de certo não iriam assinar para um hostel/ alojamento local!??
    Será mais prudente mudar para habitação é só depois alterar e sem avisar ninguém ( vi num caso recente que num caso em tribunal, o proprietário ganhou sobre o condominio).
    Alguém que me ilucide pois pretendo, reorganizar me pois a concorrência de gelatarias é enorme e o inverno enorme, no Algarve.
    Daí a minha ideia utópica ou não
    Alguém que domine ou dê umas dicas?
    Obrigado
  2.  # 2

    que tal aliar a tematica e ser um hostel com a tematica de gelados?


    Ate podia listar como actividades, o aprender fazer gelados tradicionais etc...
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manuel82
    • LuB
    • 17 agosto 2017 editado

     # 3

    Olá Manuel
    Dentro do conceito de alojamento local, (alojamento de curta duração) existem muitas tipologias .Por exemplo:

    - Um Hostel é uma unidade que tem várias camas em cada quarto, é sobretudo para jovens geralmente inclui fornecimento de pequeno Almoço e o proprietário deve estar a viver na casa (ou alguém que o represente)

    - Apartamentos independentes para aluguer (geralmente para famílias, geralmente sem pequeno almoço) O proprietário entrega as chaves e recolhe no dia da saída.

    - Bed e breakfast refere-se a uma casa em que há aluguer de quartos, com fornecimento de pequeno almoço e proprietário está presente (vive lá)

    - Casas rurais, são casas de campo , geralmente para acomodar famílias, quase sempre sem pequeno almoço. O prop entrega chaves e recolhe no fim da estadia )

    - Etc... (creio que existem ainda mais tipologias)

    Para hostel parece-me que 65 m2 não são uma área rentável.
    Parece-me que faria melhor em alugar o apartamento a famílias de turistas ou nacionais que venham por alguns dias.

    Quanto ao aspecto legal de passar a gelataria para apartamento, terá que pedir na Camara Municipal a necessária autorização para passagem de comercial a habitacional.
    - A casa terá de ter um projecto que a torne uma casa de habitação com boas condições de habitabilidade..
    - Neste momento a autorizaçãodo do condomínio não é necessária para instalar o alojamento local
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manuel82
    • LuB
    • 17 agosto 2017

     # 4

    q
    ue tal aliar a tematica e ser um hostel com a tematica de gelados?
    Ate podia listar como actividades, o aprender fazer gelados tradicionais etc...


    A gozar... ???
    Concordam com este comentário: Alexluxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manuel82
  3.  # 5

    Colocado por: LuBq

    A gozar... ???


    nao nao estou a gozar...

    Fazer uma tematica dentro do genero... os quartos podiam ser um design de arca frigorifica etc...

    O que nao faltam sao airbnb's unicos com tematicas unicas e que sao interessantes...

    Onde vivo, existe um airbnb que era uma prisao e por isso quem explora aquilo, foi pela tematica da prisao.

    As pessoas querem experiencias e nao commodities... um quarto eh um quarto... qualquer coisa serve. Mas criar algo do genero cria interesse e sobressai.

    E falo por experiencia propria... tenho 4 airbnb's e a caminho de 5
    Concordam com este comentário: Alexluxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manuel82
    • size
    • 17 agosto 2017

     # 6

    Será quase impossível concretizar esse suposto projeto

    1º - Necessitaria de, antecipadamente, adquirir esse espaço comercial
    2º- Necessitaria de solicitar autorização ao condomínio (com acordo de todos os condóminos) para alterar o uso da fração, de comercial para habitação.
    3º- Necessitaria da elaboração e entregar no Municipio o respectivo projecto para aprovação
    4º- Necessitaria que o condomínio procedesse à alteração da escritura da Propriedade Horizontal

    enfim, um monte de trabalhos.

    À partida que, habitação para hostel pode ser implementada num espaço de 65 m2 ?
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manuel82
  4.  # 7

    A autorização do condomínio é necessária para a mudança de uso.
    E futuramente também para a autorização de short renting se for aprovado na AR na próxima legislatura.
    65m2 parece muito pouco.
    Vai ter de apresentar vários projetos e fazer uma corrida de obstáculos burocráticos! Dinheiro e tempo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manuel82
  5.  # 8

    O AL tem como pressuposto a conversão de habitação em alojamento local.... e não um comercio em AL.... Pelo que 1o tem de converter essa fracção em habitação, depois licencia o AL, seja hostel ou não.

    65m2... nâo é nada. mais vale converter num T1. ( se conseguir, como já aqui descreveram)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manuel82
  6.  # 9

    Mas se o espaço não é seu para quê tanta chatice. Larga a gelataria e compra um apartamento para o efeito.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manuel82
  7.  # 10

    Bom dia, agradeço os comentários,desde já.
    A temática parece me bem dos gelados.
    Os 65m2 são divididos por uma cozinha/bar aberta, 2 salas,2 wc's e uma dispensa. Localiza se em frente á praia,numa zona de passagem.Onde o que existe de concorrência são as chamadas camas paralelas, apartamentos para arrendamento ilegalmente.
    A ideia seria pôr uns 6 beliches , numa sala e 5 na outra.
    Seriam 12+10 lugares.
    A cozinha tinha o pequeno almoço e cocktails servidos.
    No Algarve, a dificuldade em arrendar casa é enorme também, portanto de inverno com pouca procura podia funcionar com um hostel de baixo custo,com 2 espaços senhoras/senhores separados.
    Para AL não preciso de comunicar ao condomínio, preciso segundo percebi para mudar a licença de utilização.
    Alguém sabe dizer me por alto do tempo necessário?
    O meu vizinho de loja para restaurante, necessitou de médicos e meio.
    E os custos são avultados?
    Já percebi que este fórum é frequentado por pessoas da área e com conhecimentos.
    Toda a ajuda é importante.
    Tenciono como primeiro passo dirigir me á câmara municipal local e depois a um gabinete de arquitectura ( depende da conversa na c.m)
    Obrigado desde já a todos os intervenientes
    Cumprimentos
  8.  # 11

    Vizinho necessitou de 1 més e meio.
  9.  # 12

    Colocado por: CarvaiMas se o espaço não é seu para quê tanta chatice. Larga a gelataria e compra um apartamento para o efeito.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Sabe no local,zona de praia os apartamentos são na maioria T1's é a localização não é tão boa quanto a que tenho agora, relativamente aos outros apartamentos em segunda linha.
  10.  # 13

    Colocado por: PalhavaA autorização do condomínio é necessária para a mudança de uso.
    E futuramente também para a autorização de short renting se for aprovado na AR na próxima legislatura.
    65m2 parece muito pouco.
    Vai ter de apresentar vários projetos e fazer uma corrida de obstáculos burocráticos! Dinheiro e tempo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Manuel82


    Pois segundo se consta, está para outubro. A ver vamos até lá se vai existir necessidade de comunicar ao condomínio.
  11.  # 14

    Colocado por: sizeSerá quase impossível concretizar esse suposto projeto

    1º - Necessitaria de, antecipadamente, adquirir esse espaço comercial
    2º- Necessitaria de solicitar autorização ao condomínio (com acordo de todos os condóminos) para alterar o uso da fração, de comercial para habitação.
    3º- Necessitaria da elaboração e entregar no Municipio o respectivo projecto para aprovação
    4º- Necessitaria que o condomínio procedesse à alteração da escritura da Propriedade Horizontal

    enfim, um monte de trabalhos.

    À partida que, habitação para hostel pode ser implementada num espaço de 65 m2 ?
    Concordam com este comentário:Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Manuel82
  12.  # 15

    Já escrevi acima... um T1, pois para um T2, necesssita de 72m2 de Ab.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manuel82
  13.  # 16

    Na conversão de loja para restaurante do meu vizinho,em que assinei, ele precisou de 75% do condomínio,mas duvido que tenha tido as assinaturas todas,pois a maior parte dos condóminos,vive em Lisboa ou Porto é só estão por cá no verão.
    O hostel seria como um albergue partilhado por beliches.
  14.  # 17

    Colocado por: Pedro BarradasJá escrevi acima... um T1, pois para um T2, necesssita de 72m2 de Ab.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Manuel82


    Ok,percebo.
    Mas não poderá ser o referido T1 com beliches fica partilhado, não?
  15.  # 18

    Depois de ter o T1 feito e vistoriado, licencia como AL e instrui com a capacidade que a legislação do AL, permitir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manuel82
  16.  # 19

    Colocado por: sbcnvque tal aliar a tematica e ser um hostel com a tematica de gelados?


    Ate podia listar como actividades, o aprender fazer gelados tradicionais etc...
    Concordam com este comentário:Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Manuel82

    Concordo plenamente, já trabalho no turismo à 15 anos, e os turistas procuram experiências e autenticidade.
  17.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasDepois de ter o T1 feito e vistoriado, licencia como AL e instrui com a capacidade que a legislação do AL, permitir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Manuel82

    Pedro, revela conhecimentos profundos na área, como percebeu,não fiz ainda um plano de negócios mas estou a cimentar as bases e amadurecer a ideia.
    Tenho um T1 que transformei em T3, pois tinha uma cozinha separada,da sala de jantar e agora a cozinha é um quarto autentico,estou a pensar transformar a dispensa enorme num quarto também.
    Por saber que para AL apenas podia contar com1 quarto é que não investi nesse ap,para arrendar.
    Virei me então para a gelataria e a sua localização magnifica.
    Vou tentar apostar as fichas todas,mas não quero ser teimoso ao ponto de não ver o viável.Apenas quero fazer um remix de ideias, neste fórum existem pessoas muito capacitadas, para tal.
    Quais as capacidades para T1,2 e T3 já agora?
    Bem hajam
 
0.0193 seg. NEW