Iniciar sessão ou registar-se
    • Nia_
    • 25 agosto 2017

# 81

Olá,

Eu tenho uma questão...qual a real função da pergola/telheiro? proteger da chuva? vai fazer as churrascadas no inverno é que do sol não me parece que proteja nada!e das vistas também não?
    Isso com a chuva ai a bater vai ser lindo...
  1.  # 82

Eu tb não percebi cobertura em policarbonato... Não dá sol aí?
  2.  # 83

Deve ser para poder estar cá fora com chuva, parece-me interessante, não tinha pensado era no barulho da chuva...
    •  
      omega
    • 25 agosto 2017 editado

# 84

porque o dono quer assim.
    não basta isso?
    Concordam com este comentário: CMartin, Joao Dias
  3.  # 85

Eu por acaso acho muito interessante. E acho o barulho da chuva repousante. Ainda por cima, ainda não me consegui decidir sobre o telheiro para o meu pátio português.

Será que não suja em demasia, deixando de ficar transparente, com a acumulação de poeirada sbraz e bmacy ?
  4.  # 86

Colocado por: CMartinAinda por cima, ainda não me consegui decidir sobre o telheiro para o meu pátio português.

Talvez até pudesse por o telheiro tradicional
    mas com cobertura em policarbonato, como este, e com a palhinha a fazer de revestimento interior..quem sabe.
    Desculpem se estou a divagar no tópico. Mas gostei desta ideia do policarbonato.
      c8e5b883c546340183301749af503126--pergolas-portuguese.jpg
      248750.jpg
  5.  # 87

É verdade fala-se em pergola e isso é mais um telheiro.
    Fala-se de viver em comunidade e com vizinhos. Pois mas até construir a pergola estava tudo bem se não veja-se.
    O autor do tópico antes de fazer a pergola pensou no enquadramento da pergola nas suas traseiras? E o impacto com o seu vizinho? É será que precisa de uma pergola tão extensa a tocar no vizinho? Afinal não fui o único a perguntar ou achar que a pergola não precisava de ser a toda a extensão da traseira da casa?

Agora vai colocar policarbonato? Vai ser giro quando esse ficar sujo, machado e esbranquiçado.

Tinha feito uma pergola menor, ficava mais bonita e não precisava do inestético apoio central.
    Concordam com este comentário: cponte
  6.  # 88

Assim gosto. Sombra e resguardo.
    Com chuva fico dentro de portas.
    Concordam com este comentário: Eugenia Matos, cponte, AnaT
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT, CMartin
  7.  # 89

Colocado por: CMartinE acho o barulho da chuva repousante

Na terra ou nas telhas concordo. Mas a chuva a bater em policarbonato já não acho assim tão repousante. São sons muito distintos.

Colocado por: CMartinSerá que não suja em demasia, deixando de ficar transparente,

Se as janelas já dão trabalho, imagine lavar um telhado transparente 🤔. Quanto à opacidade, depende sempre da qualidade do material utilizado. Uma volta por diversas estações de comboios ou paragens de autocarro e dará para perceber o futuro de uma cobertura em policarbonato.
    Concordam com este comentário: CMartin, lprolog
  8.  # 90

Colocado por: treker666Na terra ou nas telhas concordo. Mas a chuva a bater em policarbonato já não acho assim tão repousante. São sons muito distintos.

Provavelmente.
    Em África ouvia a chuva a bater em telhados de chapa, em alguns sítios. À partida, a chuva, a bater seja em que for não me fará grande impressão, terá um efeito até bucólico. Mas não vou jurar. É capaz de ter razão.

Se as janelas já dão trabalho, imagine lavar um telhado transparente 🤔. Quanto à opacidade, depende sempre da qualidade do material utilizado. Uma volta por diversas estações de comboios ou paragens de autocarro e dará para perceber o futuro de uma cobertura em policarbonato.

Nisto totalmente de acordo. E eu detesto ver sujo, porque me sinto logo mentalmente pressionada por ele, até o deixar de ver não sossego.
    É, risco o policarbonato também.
  9.  # 91

Vou desvirtuar o tópico só por uns momentos. Que me desculpem sbraz e macy.

Ando a tentar conjecturar como farei um telheiro, de aspecto rústico e leve, como as imagens que coloquei mais acima por causa do estilo da minha casa portuguesa, mas o telheiro não deve permitir a entrada de chuva. Preciso de ir ao pátio mesmo com chuva, nem que seja para apanhar ar e ver natureza, por isso tenho pátios.
    Quero algo singelo e simples, e que não implique alteração de construção ( não quero telhas por exemplo...) ou seja, algo fácil, prático à visão, que não nos perturbe com a sua presença.

À partida, não tenho problemas de vizinhos que obrigue a fiscalizações, porque a casa é fechada sobre si própria, não tem visibilidade do exterior, e o telheiro ficará num pátio exterior no centro da casa. Tipo à Espahola, ou Portuguesa, ou Árabe, é como preferirem.

Se alguém se lembrar de alguma ideia assim na linha do que gostaria para o telheiro, agradeço que me dê uma apitadela :o)

Ah..e não quero nada de bacocadas :o)

Esta imagem é do meu pátio, se ajuda. Obrigada.
      20170815_1900132.jpg
  10.  # 92

Que natureza vai ver nesse pátio? Com o telheiro nem o céu vai ver...
    Concordam com este comentário: Nia_
    • Nia_
    • 26 agosto 2017

# 93

Colocado por: omegaporque o dono quer assim.
    não basta isso?
    Concordam com este comentário:CMartin,Joao Dias

Basta!
    E não posso questionar?

A " real" função de uma pergola é que as plantas por lá se possam entrelaçar, fazer sombra e embelezar a area.
    A do telheiro, será proteger da sombra O que não acontece neste caso), ou chuva.
    Se o bjetico for só para proteger da chuva....

Colocado por: callinasÉ verdade fala-se em pergola e isso é mais um telheiro.
    Fala-se de viver em comunidade e com vizinhos...
    ...

Agora vai colocar policarbonato? Vai ser giro quando esse ficar sujo, machado e esbranquiçado.

.

concordo e reforço o barulho da chuva a bater em "plástico" vai ser de fugir, ai é que o vizinho se vai queixar...

Tirando estes contras todos acho giro e também tirava o apoio central como encurtava as laterais.
  11.  # 94

Colocado por: rjmsilvaQue natureza vai ver nesse pátio? Com o telheiro nem o céu vai ver...
    Concordam com este comentário:Nia_

Ai, rim, rim.
    :o)

São 50m2.

E a natureza vê-se (temos raio de visão amplo como seres humanos), cheira-se, sente-se e ouve-se (o chilrear dos passarinhos, o esvoaçar das árvores com o vento, as estrelas que brilham, o cheiro da terra molhada com a chuva, ou a alfazema..etc..quem sabe..). Vive-se.
    Daí a existência importante de varandas em apartamentos. A natureza, nem que seja em 3m2, é importante para o (meu) bem estar.

Em 50m2 tenho por onde me prazerar à vontade na cidade.
    É a experiência que eu tenho. Podendo a sua e a da Nia ser diferentes, e até de hectares, eu vivo o meu espacinho exterior com muito gosto e não o dava a ninguém.
    Só me falta agora o telheiro, como disse, para completar o meu pequeno oásis.
    Tirando o sarcasmo manifestado e dispensável, que eu não pedi, tem alguma ideia gira de telheiro que eu possa aproveitar, que foi o que eu objectivamente pedi?
    Concordam com este comentário: AnaT
    • AnaT
    • 26 agosto 2017

# 95

CMartin, eu tenho uns toldos tipo "vela", daqueles baratuchos comprados num qualquer hipermercado ou loja de "bricolage".

Tenho algumas alternativas de colocação com camarões nas paredes em diversos sítios e vou improvisando conforme a época do ano.

No Verão o objectivo é sombra, coloco os toldos de lona ou mesmo uns tecidos de algodão grossos (aquelas cobertas indianas de algodão grosso, sabe? As minhas ainda são dos anos 80 e foram recicladas - tingidas) Funciona lindamente.
    Quando estão sujos, máquina de lavar com eles.
    De Inverno uso os de lona (que também protegem da chuva) ou os tais tipo vela cujo tecido não deixa passar a água. Também se lavam na máquina e está a andar.
    Não protegem de enxurradas mas também não gosto assim tanto da natureza ;)
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  12.  # 96

Muito obrigada AnaT. Tinha pensado nas velas, sim, e penso que o marco1 as tenha referido nem que indirectamente, na altura não realizei bem.
    Já estive inclusivamente a vê-las online já não me lembro em que loja, Leroy, ou assim.
    Não tinha noção que abrigavam da chuva (sim, a enxurrada também dispenso).
    Ajudou-me imenso. Adoro essas velas. E acho que irão ficar mesmo bem.
    Vou fazer isso! Posso até mandar fazer no formato/tamanho que precisar se não encontrar precisamente (tenho perto um armazém de tecidos que faz costura, onde mandei forrar o almofadão para o sofá exterior em tecido de barco impermeàvel). É uma ideia perfeita a sua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT
  13.  # 97

Colocado por: CMartin
    Ai, rim, rim.
    :o)

São 50m2.

E a natureza vê-se (temos raio de visão amplo como seres humanos), cheira-se, sente-se e ouve-se (o chilrear dos passarinhos, o esvoaçar das árvores com o vento, as estrelas que brilham, o cheiro da terra molhada com a chuva, ou a alfazema..etc..quem sabe..). Vive-se.
    Daí a existência importante de varandas em apartamentos. A natureza, nem que seja em 3m2, é importante para o (meu) bem estar.

Em 50m2 tenho por onde me prazerar à vontade na cidade.
    É a experiência que eu tenho. Podendo a sua e a da Nia ser diferentes, e até de hectares, eu vivo o meu espacinho exterior com muito gosto e não o dava a ninguém.
    Só me falta agora o telheiro, como disse, para completar o meu pequeno oásis.
    Tirando o sarcasmo manifestado e dispensável, que eu não pedi, tem alguma ideia gira de telheiro que eu possa aproveitar, que foi o que eu objectivamente pedi?
    Concordam com este comentário:AnaT

Estes são os meus 50m2. É um terraço:
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  14.  # 98

Nada como ira ao Departamento Urbanismo da sua área de residência, visto que de câmara para câmara os regulamentos são diferentes, e tira as suas dúvidas todas e assim , ninguém depois pode dizer-lhe/ou fazer queixa, se tiver tudo direito.
  15.  # 99

Estes são os meus 50m2. É um terraço:

Obrigada rim rim.
    Explique-me como fez esse telheiro. Está giro.
    Só por curiosidade. E como fixou no chão ?
  16.  # 100

Olá CMartim,
    Comprei os barrotes no AKI, comprei o vime no AKI também, em material gastei 100€.
    Não está fixo em nada, apenas apoiado.
    Aqui é bastante ventoso, mas como não tem onde pegar e o peso próprio é algum tem-se aguentado.

Os barrotes são de 7x7 cm
    Tem umas travessas de 7x3 cm em cima
    O caniçado de vime é este:
    https://www.aki.pt/jardim/equipamento-de-jardim/ocultacao/vime/vime/CanicadoVime-P31490.aspx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT, CMartin

0.0279 seg. NEW