Colocado por: omegaacha que se vai dar ao trabalho de ir para tribunal?
Colocado por: omegaacha que se vai dar ao trabalho de ir para tribunal?
Colocado por: SbrazHoje começaram a colocar e os meus vizinhos vieram queixar-se que não querem ver "barrotes" quando vão à janela da cozinha e por isso iam fazer queixa à Câmara se não cancelássemos tudo... pelo que li, posso colocar a pergola por que estou no meu espaço, e não lhes causa qualquer transtorno. É considerada uma estrutura amovivel e como tal mais uma razão para não levantar tema, mas eles insistem que não posso. Alguém me consegue clarificar? A lei Nao é nada clara no que respeita especificamente a pergolas e não sei que medidas tomar. Alegam que tenho de estar a 3 metros mas a casa é geminada, não há como não estar.
Colocado por: happy hippy
Meu estimado, independentemente da razão das partes, o vizinho não irá certamente recorrer ao tribunal, quando o concelho de Cascais se tem servido por umjulgado de paz.
Minha estimada, houvesse-se esta matéria inserida no regime da propriedade horizontal (importaria aferir se o existe, não obstante a moradia ser de sua pertença -cfr. artº 1438º-A do CC), teria a mesma uma resolução simples e pacífica.
Dimana do direito das coisas, na sua redacção doartº 1305º do CCque "o proprietário goza de modo pleno e exclusivo dos direitos de uso, fruição e disposições das coisas que lhe pertencem, dentro dos limites da lei e com observância das restrições por ela impostas".
Havendo-se o imóvel em propriedade horizontal, atente neste súmula do Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, de 23-03-2012 e do qual podemos aproveitar o requerido ensinamento:
1.- Está vedado aos condóminos realizar obras na respetiva fração predial que prejudiquem a linha arquitetónica ou o arranjo estético do edifício, salvo se for obtida prévia autorização da assembleia de condóminos, aprovada por maioria representativa de dois terços do valor total do prédio, de acordo com o preceituado no art.º 1422.º/2, al. a) e 3 do C. Civil.
2. - Por linha arquitetónica entende-se o “conjunto dos elementos estruturais de construção que, integrados em unidade sistemática, lhe conferem a sua individualidade própria e específica” e o arranjo estético do edifício “ao conjunto de características visuais que conferem unidade sistemática ao conjunto”.
3 - Prejudica o arranjo estético de prédio urbano com 10 andares, a construção duma pérgola de madeira no terraço privativo da fração correspondente ao 10.º andar, pelo respetivo condómino, atenta a natureza dessa estrutura, suas dimensões e configuração, bem visível do exterior, sem autorização prévia da assembleia de condóminos, quando todas as restantes frações desse piso foram fechadas com marquises."
Havendo o imóvel em propriedade vertical, continua-se-lhe a aplicar o preceituado no artº 1305º, mas nenhumas das limitações referidas supra, porém, outros hão eventualmente a observar. Ora neste concreto, e porque identificou o concelho, fui de efectuar uma mui rápida pesquisa e aqui importa aferir se o que se tem disciplinado no competenteRegulamento da Urbanização e Edificação do Municípiofaz impender algum constrangimento legal que deva observar.
Destarte, e sem mais, salvo melhor opinião, a edificação da pérgula encontra-se isenta de comunicação prévia e de licença, porém, e de de acordo com o RUEM, a CM de Cascais exigirá umainformação prévia. Pelo exposto, pode e deve contactar o gabinete de atendimento ao munícipe para se inteirar do devido enquadramento desta situação em particular e de outras limitações em geral.
Colocado por: nfigueiredoVai ficar engraçado.
Também queria fazer algo do genero, por alto quanto fica uma pergola dessas e quem contratou para aplicar.
Colocado por: Eugenia MatosNossa! Mas isso esta feio!
Colocado por: SbrazAcabei por pôr o policarbonato, já estava feito.
Colocado por: marco1e ainda podem pegar no famoso telheiro da churrasqueira.....e da sua extração.
Colocado por: marco1é possível a chaminé é que também tem de cumprir com o regulamento, ou seja tem de se elevar 50 cm acima do ponto mais alto da envolvente num raio de 10 m