Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá.

    Pretendo iniciar o processo de construção de uma moradia. Seguem os principais factores:

    - Tenho 27 anos e sou solteiro, mas será residência permanente durante pelo menos 15 anos;
    - A tipologia pretendida é um T1+1.
    - Zona de construção no concelho de Almada;
    - Área tota utill ~120m2;
    - Orçamento: 220.000€ (Licenças, terreno, projecto e construção). Existe margem para "imprevistos" e posso ir até aos 250.000€;

    Elementos que gostava de incluir no projecto de arquitectura:

    - Zona comum em open space;
    - Parede "comum" em envidraçado para o jardim. Objectivo de observar o jardim desde a zona comum e quarto;
    - Acesso ao jardim desde a sala através de Engawa (estilo japonês);
    - Mezzanine sobre a zona comum em estilo "quinta" (telhado em declive);
    - Hall de entrada estilo Genkan, tipo plataforma (mais estilo japonês!);


    Tendo em conta os elementos indicados acima, deixo aqui algumas imagens que servem de ilustração ao que pretendo, bem como uma planta amadora, feita por mim, que serve apenas como exemplo a ser, obviamente, trabalhado pelo arquitecto.

    Este post tem dois propósitos: Obter feedback sobre a planta e conceito pelos membros entusiastas do fórum, bem como o de obter contactos de Arquitectos na zona de Lisboa/Margem Sul que estejam interessados. Pretendo avançar com o processo no inicio de 2018, mas a minha disponibilidade até lá é bastante reduzida, pelo que gostaria já de começar a procurar gabinete de arquitectura.

    Obrigado.

    Mezzanine 1:

    Mezannine

    Mezzanine 2:

    Mezzanine 2

    Hall de entrada:

    Hall entrada

    Conexão ao jardim:

    Conexão Jardim - Sala

    Esboço de planta:

    Esboço de planta
  2.  # 2

    ainda não tem terreno pois não ?

    talvez esse seja o primeiro passo, isto porque a zona que pretende não há assim tantos terrenos disponíveis a um bom preço.
  3.  # 3

    Ainda não tenho terreno. Só planeio avançar para a compra do mesmo com a ajuda do arquitecto, depois de ter uma ideia da planta a construir e verificar o PDM.

    Sim, os terrenos aqui não são baratos (e ouvi dizer que as licenças também não). Estou a pensar em adquirir por 60.000€ (mais IMT). Penso que 350 m2 seja indicado para este tipo de construção. Não planeio ter garagem, nem piscina.
  4.  # 4

    Caro Pedro,

    Temos disponibilidade para agendarmos uma reunião e falarmos sobre a sua futura moradia.
    Estamos situados em Brejos de Azeitão.
    Pode ver algum do nosso portfólio no nosso site: www.gabineteop.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroNunes24
  5.  # 5

    sim é uma boa ideia comprar com a ajuda do arquiteto mas tire da ideia fazer primeiro o projeto e depois adaptar a um terreno, é errado essa metodologia
    Concordam com este comentário: mhpinto
  6.  # 6

    Apenas escrevei "depois de ter uma ideia da planta". Acho que ainda dista um pouco do projecto em si.

    Mas agradeço o retorno. Vou ter em mente que não devo ter tudo definido antes da compra do terreno.

    Gabinete OP: Consultarei com atenção o portfólio assim que possível. Obrigado.
  7.  # 7

    Vou dar a minha opinião, apesar de perceber que tem um já uma ideia bastante firme daquilo que pretende.
    Na minha opinião o projecto que tem em mente, comercialmente pode ser muito mau para si.
    Já procurou casas à venda, ou mesmo construídas com as mesmas características?
    Provavelmente é um tipo de imóvel com pouco mercado e se um dia pensar em vender, acho que vai perder muito dinheiro.
  8.  # 8

    Esse argumento não me preocupa muito. Tenho a noção que é um tipo de construção "exótico" em Portugal. Mas também pode aplicar a ideia inversa: O facto de se distinguir de todos os outros acaba por ser destaque e uma oportunidade de negócio.

    Para além disso, principalmente o conceito de open space e mezanine é algo que penso estar a ser mais comum nos dias de hoje. Já se vêm casas com pé direito duplo, open space e grandes envidraçados. Acho que a minha ideia não é a descoberta da pólvora.
  9.  # 9

    t1+1 é um T2.
    Arranja um bom terreno, num bom local... localização é tudo.
    O que pretendes conta com 1200€/m2 para custo de construção.
  10.  # 10

    Quinta da aroeira e verdizela..estou com um projeto e cada uma das zonas e a quinta da aroeira entao é fantastico para se viver e construir algo como pretende
  11.  # 11

    Bingo! Terreno na Aroeira ou Marisol é precisamente onde estou a ponderar. Rondam os 60.000€ por 300-350m2, que é relativamente puxado, mas é como o Pedro Barradas diz: localização é tudo.

    O que pretendes conta com 1200€/m2 para custo de construção.

    Um pouco acima dos 1000€/m2 que tanto oiço falar por aqui. Será pelo pé direito duplo na sala? 

    Mas sim, está de acordo com as minhas contas de merceeiro:
    - 60.000 para Terreno
    - 15.000 para projectos mais licenças
    - 150.000 para a casa

    Ou seja, 225.000 para tudo, com mais 25.000 para derrapagens.
  12.  # 12

    Colocado por: PedroNunes24Bingo! Terreno na Aroeira ou Marisol é precisamente onde estou a ponderar. Rondam os 60.000€ por 300-350m2, que é relativamente puxado, mas é como o Pedro Barradas diz: localização é tudo.

    O que pretendes conta com 1200€/m2 para custo de construção.

    Um pouco acima dos 1000€/m2 que tanto oiço falar por aqui. Será pelo pé direito duplo na sala?

    Mas sim, está de acordo com as minhas contas de merceeiro:
    - 60.000 para Terreno
    - 15.000 para projectos mais licenças
    - 150.000 para a casa

    Ou seja, 225.000 para tudo, com mais 25.000 para derrapagens.
    Em Almada 15000 para projectos e licençs pode ser pouco. Do pouco que sei Almada será dos concelhos mais caros do país em termos de taxas
  13.  # 13

    Se tiver interesse estou disponivel para falar consigo sobre os projetos. Cumprimentos
  14.  # 14

    Agradeço. Qual a sua área? Arquitecto?

    Eu moro na Charneca da Caparica, mas estou de momento em Moçambique a tempo inteiro, em trabalho.

    Esses projectos já estão em construção? Vou estar em Portugal daqui a uma semana, podia facilmente dar um salto à Aroeira.
  15.  # 15

    Veja no meu nick. Gabinete de projetos,tem la o link do facebook, tambem pode ver aqui no forum alguns trabalhos pesquize por riscos e rascunhos. A da verdizela esta em construcao a da aroeira esta na fase de projetos de execucao. Brevemente setembro iniciamos a fase de procura de empreiteiros como vamos gerir e fiscalizar a obra...
  16.  # 16

    Isto é o 8 e o 80.
    Acabo de ler um topico onde alguém vai construir por 67500 euros 120 m2...
    Agora para a mesma área, já pensam em 200 mil.
    Ao menos aqui alguém com bom senso.

    Passando o offtopic, tem por aqui muitos arquitectos, aproveite. Não há mal em fazer plantas e estruturar projectos ainda antes de comprar terreno.
    Eu tive em vista dois terrenos e só depois de tentar fazer um projecto para aquilo, me deparei com inúmeras condicionantes que me levaram a desistir. Terrenos que toda a gente dizia serem muito bons.
    Por exemplo um tinha uma área de implantação, que levava a ter um divisão no andar de cima. Por mais que tentasse fazer um rc com tudo passava sempre algo para o piso 1. Acabei por comprar um terreno, que todos diziam haver outros melhores nos outros 12 lotes do loteamento, e agora obra feita, ninguém diz que algum dia poderia uma casa ficar ali tão bem.
    Concordam com este comentário: PedroGomes
  17.  # 17

    Boa sorte tem orçamento e ideias para uma casa espectacular
  18.  # 18

    É isso que vale a pena, mas naquela zona tem mesmo de ser assim..a que estou a fazer é ao lado da do ederson ex guarda redes do nosso benfas.
  19.  # 19

    Viva Pedro,

    Tendo acabado de construir uma moradia na mesma zona este mês, creio que o que espera pagar pelo terreno é exequivel, mas não se esqueça de valor de impostos e papelada adicional.
    Quanto aos projetos e licença já acho escasso. A construção que pretende irá para os 140/150m2 de área bruta. As taxas já vão em quase 60€/m2 em Almada, logo, não é descabido contar com 9000 a 10000€ só para Taxa municipal de urbanização referente à comparticipação na realização, manutenção e reforço das infraestruturas gerais. Conte com mais uns trocos para as 1000 e uma taxinhas e coisinhas que vão aparecer. Possivelmente não sobram mais que 4000€ para todos os projetos.
    Ainda há segurança de obra, acompanhamento, fiscalização, etc.
    150.000 € para a casa já com Iva incluído também é um pouco ambicioso. Para o conseguir tem que ser bastante moderado nos requisitos.
    Procure bem o terreno, de vez em quando aparece uma boa oportunidade. Há pouco tempo venderam um próximo da casa que referi por 50000€ com 700m2 (esteve anunciado pouco mais do que uma semana...)

    A planta/esquema que tem é algo quadrada. convém fazer alguns testes sumários antes de comprar terreno, porque grande parte dos lotes naquela zona não ultrapassam muito os 300m2 e raramente têm mais do que 14/16m de lado. Se considerar que tem que tirar 3m de cada lado, onde não pode construir, fica com 8 a 10 m de largura máxima para construir o que em alguns casos pode ser bastante limitador (dependendo da orientação solar/envolvente).


    Cpts
  20.  # 20

    tiagot, muito obrigado pelo retorno. É este tipo de feedback que procurava ao abrir o tópico.

    Tem noção dos custos das infraestruturas do terreno no concelho? (custos com a ligação à rede de esgotos, luz, água)

    Sobre a planta que meti no primeiro post, suponho que a orientação "ideal" seria com a parede comum da sala (em envidraçado) para Sul, correcto?
 
0.0247 seg. NEW