Iniciar sessão ou registar-se
    • xeriff
    • 19 agosto 2017 editado

     # 1

    Boa tarde.

    Estou a pensar colocar uma bancada de madeira na cozinha. Gostaria de saber qual o produto mais adequado à sua protecção e que seja compatível com os alimentos.

    Encontrei este óleo mas não sei se terá qualidade... Fazer o acabamento com o verniz do chão será uma boa opção?
    Agradeço a quem possa fazer alguma sugestão.
    x
  1.  # 2

    Cera de abelha cortada com óleos minerais.

    Em alternativa óleo de coco (mas um especifico para balcões de cozinha)

    Por cá não é fácil encontrar...

    Se não se importar de mandar vir do Estrangeiro procure por "Howard Oil products". Veja os óleos para " butcher blocks".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xeriff
  2.  # 3

    bom tópico, em princípio, brevemente vou precisar desta informação
  3.  # 4

    Esse do Ikea é apropriado... Não é caro e funciona.
    Não, não deve dar verniz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xeriff
  4.  # 5

    Colocado por: Joao DiasVeja os óleos para " butcher blocks".

    Estive a ver a informação do "Butcher Block Conditioner" mas não encontrei o rendimento m2 do dito e periodicidade de aplicação. Faz ideia João?

    Colocado por: Pedro BarradasEsse do Ikea é apropriado... Não é caro e funciona.

    A minha única dúvida é mesmo sobre os seus constituintes e segurança para com os alimentos.
    Grato pelas dicas.
  5.  # 6

    Eu gosto muito de verniz maritimo :P Tem funcionado muito bem nas mesas de cozinha em madeira e aos maus trataos feitos pelos que as usam!!!
  6.  # 7

    Colocado por: xeriff
    Estive a ver a informação do "Butcher Block Conditioner" mas não encontrei o rendimento m2 do dito e periodicidade de aplicação. Faz ideia João?

    Regra geral os óleos rendem bastante dependendo das madeiras claro está.
    Á partida com um litro consegue proteger no minimo 15m2 (estou a jogar pelo seguro, pode dar para mais).
    Quanto á periodicidade de manutenção depende de caso para caso mas á partida com este género de produtos específicos é coisa para passar óleo outra vez ao fim de uma ano ou mais.

    Colocado por: master_chiefEu gosto muito de verniz maritimo :P Tem funcionado muito bem nas mesas de cozinha em madeira e aos maus trataos feitos pelos que as usam!!!

    Eu não, Alimentos e sintéticos não joga no meu livro. Embora um dos métodos mais utilizados por esse mundo fora sejam vernizes de poliuretano eu pessoalmente gosto mais de acabamentos naturais.
  7.  # 8

    Bom dia caros foristas.

    Já não se trata da bancada mas neste caso do chão. A seguinte imagem foi feita após a aplicação da primeira demão de verniz. Algumas zonas aparentam estar manchadas como se pode constatar. Alguma ideia do que pode provocar este efeito? Aplicação não uniforme, rolo inadequado, ....

    O aplicador diz que não há problema porque agora o chão tem de ser despolido e aplicado novamente mas tenho algum receio que a situação possa se manter, ou isto é uma situação normal na primeira aplicação?
      verniz.jpg
  8.  # 9

    Colocado por: xeriffBom dia caros foristas.

    Já não se trata da bancada mas neste caso do chão. A seguinte imagem foi feita após a aplicação da primeira demão de verniz. Algumas zonas aparentam estar manchadas como se pode constatar. Alguma ideia do que pode provocar este efeito? Aplicação não uniforme, rolo inadequado, ....

    O aplicador diz que não há problema porque agora o chão tem de ser despolido e aplicado novamente mas tenho algum receio que a situação possa se manter, ou isto é uma situação normal na primeira aplicação?
      verniz.jpg

    Só com essa foto é difícil opinar.
    Mostre uma panorâmica para se perceber melhor.
    De que verniz se trata?
    • xeriff
    • 26 setembro 2017 editado

     # 10

    Não sei se a esta distância se percebe.

    Neste momento tem aplicado 1x de Bona Natural Primer e 1x Bona Mega Natural.

    Segue uma imagem da área onde se nota mais e outra onde não é tão visível. Só tenho a câmara do telemóvel por isso não consigo melhores fotos...

    PS: A ordem das imagens ficou invertida.
      20170926_165837.jpg
      20170926_165759.jpg
  9.  # 11

    Bom,
    Vamos por partes:
    1) O primário que refere é específico para o verniz Bona Traffic Hd Natural (antigo Bona Naturale). Este primário foi descontinuado salvo erro em finais de 2015/inícios de 2016. O "shelf life" dos produtos aquosos é de 1 ano após o envase.
    2) Não tenho conhecimento da existência de nenhum verniz com a designação "Bona Mega Natural" e estive presente no Estrangeiro na última apresentação de produtos. O que conheço é Bona Mega Matt / XMatt / Satinado / Brilho.
    Pelas fotos parece-me o XMatt que é o mais aproximado de um resultado natural.
    3) Os produtos aparentam ter sido mal aplicados uma vez que se nota perfeitamente roladas ao travesso da Madeira quando em bom rigor os acabamentos devem ser executados respeitando a direcção da Madeira e o correr do veio. Tem excessos no sítio de pousar do rolo e falhas horizontais grandes.
    4) Dependendo do teor de humidade nos excessos, essas roladas poderão não desaparecer com um despolimento convencional pelo que, talvez fosse interessante saber qual foi (se é que foi) o método de despolimenfo utilizado após aplicação do primário.
    5) Em último caso, se for da zona de Lisboa, poderemos agendar uma reunião para ver em pormenor o soalho e a partir daí ver o que realmente se pode fazer.
  10.  # 12

    Obrigado pela análise João.

    Quanto à validade dos produtos estamos bem. Todas as embalagens apresentam a marca de fabrico 2017/03. Quanto aos produtos em si têm de existir uma vez que fomos "convencidos" a utilizar esta solução pelo representante Português da Bona Iberia.

    Os produtos são estes:
    BMN
    BNP

    Quanto ao despolimento sei que são usados uns discos que fazem uma ligeira abrasão mas vou tentar saber mais sobre isso. O problema é notório mais naquela zona. O que é comum a todo o chão são as pequenas pintas que coloquei na primeira imagem e queria perceber se poderia ser a reacção normal da madeira à primeira aplicação do verniz ou ser motivado por outro problema.

    Vou tentar reunir com o aplicador e discutir estas questões até porque lisboa fica fora de mão... :(
  11.  # 13

    Colocado por: xeriffObrigado pela análise João.

    Quanto à validade dos produtos estamos bem. Todas as embalagens apresentam a marca de fabrico 2017/03. Quanto aos produtos em si têm de existir uma vez que fomos "convencidos" a utilizar esta solução pelo representante Português da Bona Iberia.

    Os produtos são estes:
    BMN
    BNP

    Quanto ao despolimento sei que são usados uns discos que fazem uma ligeira abrasão mas vou tentar saber mais sobre isso. O problema é notório mais naquela zona. O que é comum a todo o chão são as pequenas pintas que coloquei na primeira imagem e queria perceber se poderia ser a reacção normal da madeira à primeira aplicação do verniz ou ser motivado por outro problema.

    Vou tentar reunir com o aplicador e discutir estas questões até porque lisboa fica fora de mão... :(

    Ora bem, acabei mesmo agora de confirmar e efetivamente ambos os produtos já podem ser comercializados por cá (têm é de vir por encomenda). É muito recente e está também já em vigor a nova rotulagem das embalagens e daí a minha má análise inicial. Posto isto, e só por curiosidade, seria sempre bom que conseguisse confirmar em obra se os garrafões usados correspondem ao que mostrou na imagem.
    Partindo do princípio que sim, o único problema que tem efetivamente, pelas fotos que mostrou, é uma má aplicação do verniz que poderá eventualmente ser corrigida.
    Atenção que, uma vez que os vernizes da Bona são auto-nivelantes, a sua aplicação carece de um maior cuidado e know how técnico que os vernizes mais vulgares habitualmente usados.
    De uma coisa eu não tenho dúvidas, a partir do momento que o verniz é aplicado ao travesso do correr da Madeira, a coisa não pode correr bem...
  12.  # 14

    confirmar em obra se os garrafões usados correspondem ao que mostrou na imagem.

    A menos que o Sr. da Bona nos tivesse induzido em erro, o produto teria de ser o correto. Sem dúvida nenhuma que são exatamente os mesmos, segue a prova:

    Quanto ao resto vou ver com o aplicador.
      Bona.jpg
  13.  # 15

    Colocado por: xeriff
    A menos que o Sr. da Bona nos tivesse induzido em erro, o produto teria de ser o correto. Sem dúvida nenhuma que são exatamente os mesmos, segue a prova:

    Quanto ao resto vou ver com o aplicador.
      Bona.jpg

    Não era preciso prova nenhuma. Disse para verificar não tivesse havido alguma confusão uma vez que existe nova rotulação de produtos. Rotulação essa que iniciou á sensivelmente um ano e picos e que estará a ser reactualizada com a inserção de novos produtos. Alguns vêm substituir produtos já existentes e daí a confusão inicial.
    Por acaso esta discussão veio servir para que eu desse conta de três emails que tinha recebido da Bona e que ainda não tinha aberto. Nos mesmos constava parte desta informação sobre o Bona Mega Natural por exemplo...
  14.  # 16

    Já agora, na primeira imagem de todas, as pintas que fala é uma zona onde o verniz está em falta e não auto-nivelou.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xeriff
  15.  # 17

    Colocado por: Anonimo06082021comprou isso onde?

    Qualquer um dos representantes nacionais da bona vende estes produtos. No meu caso optei por encomendar no estrangeiro (Chega mais depressa que comprado cá!)
  16.  # 18

    Colocado por: Joao DiasCera de abelha cortada com óleos minerais.

    Em alternativa óleo de coco (mas um especifico para balcões de cozinha)

    Por cá não é fácil encontrar...

    Se não se importar de mandar vir do Estrangeiro procure por "Howard Oil products". Veja os óleos para " butcher blocks".
    Estas pessoas agradeceram este comentário:xeriff


    Colocado por: xeriff
    Estive a ver a informação do "Butcher Block Conditioner" mas não encontrei o rendimento m2 do dito e periodicidade de aplicação. Faz ideia João?


    A minha única dúvida é mesmo sobre os seus constituintes e segurança para com os alimentos.
    Grato pelas dicas.
  17.  # 19

    Colocado por: Pedro BarradasEsse do Ikea é apropriado... Não é caro e funciona.
    Não, não deve dar verniz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:xeriff
  18.  # 20

    Fiquei sem saber qual o oleo do IKEA. Por favor ponha o nome. obrigado
 
0.0215 seg. NEW