não querendo voltar ao inicio da discussão, mas existe alguém que tenha colocado, ou que conheça alguém, cortiça projectada em vez de ETICS como isolamento térmico.
Pergunto isto porque falei com um aplicador desse sistema e como é óbvio disse maravilhas. Falou inclusive ser mais eficiente a nível térmico e acústico.
Não encontro grandes referências na net, se calhar por ser uma tecnologia nova não sei. Fiquei ainda com mais duvidas.
Esse material da corticeira amorim numa ficha técnica refere que tem uma condutividade térmica de 0.058 W/m.K. Existe no sistema ETICS esta característica tabelada para poder comparar?
Pelo que vejo são valores de condutividade térmica que rondam as mesmas grandezas, acho interessante como é que 3mm de espessura se pode aproximar tanto de outros materiais com 10x, ou mais, espessura.
Encontrei o ensaio prático que envio em anexo. Era engraçado existir algo do mesmo género mas comparando diferentes técnicas/tecnologias.
Eu tenho uma boa experiÊncia com a Cortiça Projetada. Tenho uma casa na Ericeira e ficou espetacular. Já não sinto a humidade dentro de casa como anteriormente.
A pessoa o pintor que me foi fazer o trabalho é um senhor chamado Jorge Areias. Que usou uma chamada Corticyte da Sollac Tintas, que é de Torres Vedras.