Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Tenho uma dúvida. Quero colocar tetos falsos nos quartos com isolamento acústico, estava a pensar Knauf Acustik b15 com lã de rocha (de que espessura?). Contudo tenho um problema num dos quartos, já que tenho um roupeiro com portas até ao tecto e só tem 1,2cm de espaço. Penso que não dá para fazer nada sem cortar as portas. O teto tem uma pequena alheta, não é pronunciada como as divisões que têm alheta com teto falso, não sei se é relevante.

    A meu ver, tenho 2 opções:
    Coloco teto falso com espessura reduzida, mas que no fundo não vai servir de nada porque não consigo instalar focos nem colocar isolamento, (ou será que consigo?) - Alem de que o nível para o resto da casa não seria o mesmo (já não é).
    Ou cortar as portas e fazer o que pretendo, mas nesse, será que iria ficar bem? Cortar as portas? Vou ter de as voltar a pintar?

    Alguém consegue dar uma ajuda?

    Obrigado
  2.  # 2

    Num problema idêntico, optei por fazer uma sanca de largura suficiente para as portas abrirem, agora leva iluminação, ainda não vi o resultado final.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: El_Papel
  3.  # 3

    Não tinha pensado nessa solução, mas não fica meio estranho? Mais sancas de cortinados, deve ficar um quadrado muito reduzido de tecto falso no meio sem grande objectivo, digo eu, pode até ficar bem.

    Gostava de ouvir mais opiniões.

    Obrigado
  4.  # 4

    Mais alguém tem disponibilidade e conhecimento para tentar responder às minhas questões e dar-me uma ajuda? Do que tenho visto há bastantes utilizadores aqui com grandes conhecimentos e gostava de ler mais opiniões sobre o mais adequado a fazer neste caso. Obrigado
  5.  # 5

    Cortar as portas do roupeiro pode ser uma opção...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: El_Papel
  6.  # 6

    Os focos são um. "não problema" já que existem focos Led com pouco mais que os 13mm do pladur. Quanto às portas do roupeiro, acho que as hipóteses apresentadas solucionam o problema.
    Concordam com este comentário: El_Papel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: El_Papel
  7.  # 7

    Focos Led com 13 mm?

    Em relação ao roupeiro, não conheço o desenho do mesmo, mas pode rematar o tecto contra o roupeiro, e claro tem de cortar a porta superior, é viável ?!
    Concordam com este comentário: DR1982, El_Papel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: El_Papel
    •  
      lprolog
    • 28 agosto 2017 editado

     # 8

    Colocado por: El_PapelNão tinha pensado nessa solução, mas não fica meio estranho? Mais sancas de cortinados, deve ficar um quadrado muito reduzido de tecto falso no meio sem grande objectivo, digo eu, pode até ficar bem.

    Gostava de ouvir mais opiniões.

    Obrigado


    Eu não tenho sancas de cortinados, mas poderá ficar algo deste género:
    http://iluminagesso.com.br/wp-content/uploads/2016/05/sanca-04-300x225.jpg
    Concordam com este comentário: El_Papel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: El_Papel
  8.  # 9

    Bom dia,

    Agradeço, desde já, toda a ajuda que me estão a dar.

    Pois, será viável cortar as portas do armário se ao cortar não precisar de lacar tudo novamente e se o carpinteiro conseguir fazer um bom acabamento sem parecer remendo.

    O espaço é mesmo reduzido pelo que esses focos iriam ficar um pouco de fora e não sei se, de um ponto de vista estético, iria ficar bem além de que não iria conseguir colocar isolamento.

    Já agora, outra questão, o mais comum será fazer os tectos dos quartos com o mesmo pé direito do resto da casa que já tem tecto falso? Ou mesmo com tectos falsos o pé direito do quarto fica melhor se for maior? Isto apenas do ponto de vista estético.

    Agradeço mais uma vez as vossas opiniões, pois mesmo contratando profissionais temos de ter alguma noção do que precisamos de pedir e ao que estar atento para que o trabalho seja bem feito.

    Obrigado
  9.  # 10

    Se precisa do tecto falso porqu quer isolamento acustico ( presumo que seja num apartamento), se não forrar integralmente, de nada lhe vai servir.

    A iluminação, é facil de resolver, em vez de focos com lampadas.... meta solução linear LED, com perfil para embutir no gesso cartonado. O driver pode ficar escondido dentro do roupeiro. Não meta é daqueles focos/ placas LED ( circulares ou quadrados).... arranje LEDS com temperatura de cor entre os 2700 a 3200k.

    Pode meter a iluminação sem ser dentro da zona de influencia da abertura de portas do roupeiro. E para isso não necessita cortar a porta.

    Mas como já disse.... se a questão primordial é o isolamento acustico, deve rebaixar e forrar o tecto todo por igual, sobre o gesso laminar, tem de aplicar uma manta acústica, por exemplo da DANOSA sonodan plus.
    https://www.sotecnisol.pt/materiais/produtos/solucoes-de-impermeabilizacao-isolamentos-e-drenagens/isolamentos-acusticos-novo/sonodan-plus/

    Em principio se o carpinteiro que for efectuar o trabalho de conversão dos roupeiros trabalhar bem, não vai notar nada.... além de cortar as portas. deverá ser efectuado uma testa nova para servir de batente superior.
    Concordam com este comentário: lprolog, DR1982
    Estas pessoas agradeceram este comentário: El_Papel
  10.  # 11

    Colocado por: callinasFocos Led com 13 mm?


    exemplo leds

    Desvantagens: lâmpada não substituível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: El_Papel
  11.  # 12

    Esses são 13 mm, mas precisa de área livre para dissipar energia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: El_Papel
  12.  # 13

    Colocado por: callinasEsses são 13 mm, mas precisa de área livre para dissipar energia.


    Bem como de espaço para as molas/patilhas entrarem e para o sistema de ligação ao cabo. Contudo, é dos sistemas que menos espaço ocupam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: El_Papel
  13.  # 14

    Pode colocar fotos do remate do roupeiro ao tecto?
    Quando refere que só tem 12 mm de folga refere-se ao espaço entre o roupeiro e o tecto existente?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: El_Papel
  14.  # 15

    Bom dia,

    Sim, é um apartamento.

    Em relação ao roupeiro, veio cá o comercial duma carpintaria da zona e disse que facilmente se cortavam do tamanho necessário, levava as portas e cortava, mas primeiro tinha de ser colocado o tecto falso, pareceu-me o mais lógico. Perguntei se era preciso lacar tudo de novo, pois queria apenas retocar (de forma a não se notar que tinha sido um remendo) e não consegui perceber se era possível e se ficaria bem feito…
    Na casa tenho dois tipos de acabamento de tecto falso contra os armários. O “remate” na foto dois é igual ao que precisa de ser cortado que vai até ao tecto real.

    Em relação ao isolamento, estive a ver essa opção do Sonodan Plus e parece-me bastante interessante, uma empresa de renovações veio cá dar orçamento para alguns trabalhos e sugeriu colocar lã mineral knauf 80mm com kraft (comprimida é de 40mm) e quando falei sobre o Sonodan não elaborou sobre isso, apenas disse que a lã mineral era boa.

    Qual acham que é a melhor solução acústica neste caso? Tenho cerca de 12cm para aplicar tecto falso, isolamento e ainda deixar um espaço de 6cm para os focos. Os tectos têm de ter alhetas e sancas para cortinados, não tenho voto na matéria em relação a isso… Em relação às partículas, com sancas o tecto fica isolado na mesma? Ou há a possibilidade de se espalharem pela casa?

    Pedro Barradas, tem fotos que me possa mostrar sobre essa opção de iluminação?

    Desde já muito obrigado a todos os que têm contribuído para este tópico e me têm ajudado com a sua experiência.
      2.jpg
      1.jpg
  15.  # 16

    Colocado por: Vítor MagalhãesPode colocar fotos do remate do roupeiro ao tecto?
    Quando refere que só tem 12 mm de folga refere-se ao espaço entre o roupeiro e o tecto existente?


    Já há tecto falso em algumas áreas da casa, o corredor da suite já tem tecto falso, e para o quarto não ficar com diferença, esse é o espaço que posso usar sem ficar um mais abaixo e outro mais acima. Não sei se me estou a fazer entender. Não acho que fique bem o tecto desnivelado de uma divisão para a outra.
  16.  # 17

    Eu não meteria lã de rocha em espaços habitados. Se meter por exemplo focos embutidos, vai abrir um buraco para as partículas circularem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: El_Papel
  17.  # 18

    Colocado por: lprologEu não meteria lã de rocha em espaços habitados. Se meter por exemplo focos embutidos, vai abrir um buraco para as partículas circularem.


    Na sua opinião qual seria então a melhor solução acústica? Obrigado
  18.  # 19

    Colocado por: lprologEu não meteria lã de rocha em espaços habitados. Se meter por exemplo focos embutidos, vai abrir um buraco para as partículas circularem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:El_Papel

    por amor de Deus!la tanto exagero,,ate parece que vai circular ar no teto para sair pelos focos
  19.  # 20

    Colocado por: El_Papel

    Na sua opinião qual seria então a melhor solução acústica? Obrigado


    Não o posso ajudar que não é de todo a minha área.

    Colocado por: ramos1999
    por amor de Deus!la tanto exagero,,ate parece que vai circular ar no teto para sair pelos focos


    Tem alguma dúvida que o ar circule? Claro que "o outro diz que quando o veneno é pouco não mata", mas eu prefiro mesmo veneno nenhum, lã de rocha, não obrigado.
    Concordam com este comentário: DR1982
 
0.0203 seg. NEW