Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, sou "cliente" assíduo do forum já a algum tempo, ja o leio a alguns meses mas nunca me tinha inscrito, resolvi o fazer hoje para poder participar em algumas "discussões" aqui do forum e iniciar este meu tópico da renovação parcial da minha nova casa, que está pra escriturar nas próximas semanas, trata-se duma modesta moradia em banda na zona de corroios com 137m2 garagem e pequeno logradouro.
    Sou especializado na area da eletronica/instrumetação/eletricidade mas tambem pesco um pouco da construção civil devido ao facto de sempre ter acompanhado o meu pai nas obras la de casa. Sempre fui um curioso, tendo feito pequenas remodelações na minha antiga casa.
    Este topico vai servir para tirar algumas duvidas quando não conseguir encontrar resposta noutros, assim como tambem dar a conhecer o meu projecto.
    Basicamente vai ser a aplicação de chão flutuante e rodape nos quartos, melhoramento/atualização dos roupeiros existentes, criação de um walkin closet pra esposa no corredor de acesso ao quarto , aplicaçao e pintura de alguns azulejos na cozinha, renovação dos wc incluido fazer um duche italiano, colocação de um recuperador de calor na lareira, manutenção dos AC's. e talvez colocação de um isolante térmico nas paredes que não estão em contacto com outras a habitações. dpx mais tarde renovação da fachada com pintura e substituição de apliques de pedra por outros mais modernos.
    Acho que não me esqueci de nada, e é assim que começa a aventura.
  2.  # 2

    Mas antes da cosmética, se calhar seria boa ideia substituir também as instalações de canalização e adequar ao sistema de AQS que eventualmente irá melhorar. qual a idade do imóvel?
    Concordam com este comentário: Joao Carlos
  3.  # 3

    Obrigado pelo contributo, sim essa parte não está descorada apenas não a contemplei no tópico porque a fazer não serei eu próprio, pelo que me foi dito a canalização foi mudada a 7 anos atrás, a moradia é de 1987. sistema AQS se não mudar a canalização vai ser um termoacumulador inteligente cat energ. B. pelo conhecimento que tenho e pelas pesquisas que fiz e preços praticados por bombas de calor e sistemas termosolares nunca me iriam compensar devido ao racio de investimento/preço de aquisição/manutenção desses equipamentos, ao fim ao cabo é esse "compensar" que me interessa mais.
    Concordam com este comentário: GMCQ
  4.  # 4

    Colocado por: Anonimo06082021~
    o que é isso?

    pode sempre usar o google pra ver imagens, mas resumindo é um duche que está ao nivel do pavimento ou um poco mais elevado em que fica com uma "parede" de vidro ou mesmo todo aberto, pode ser feito com uma placa de duche ou mesmo com pavimento. e o revestimento é de pedra ou mosaico do chão à parede. O "chão" leve uma ligeira inclinação para ser mais facil escoar as aguas.
  5.  # 5

    é nome que lhe dão, é o nome que sempre ouvi dizer deste tipo de duches.
  6.  # 6

    Então hoje ja aprendeu qualquer coisa...
    Mas se só leu aqui no forum leia mais, aqui por exemplo
    ou aqui
    ou em ingles

    Ha sempre lugar para mais conhecimento caro james bond, assim pode começar a fazer mais tipos de duches para os clientes, vi noutros posts aqui no forum que faz sempre estas intervenções, ja deveria saber o que era...
    •  
      GMCQ
    • 28 agosto 2017

     # 7

  7.  # 8

    Não faço ideia do nome verdadeiro da coisa, mas de facto quando andei a pesquisar, encontrei uma referência a duche italiano, e a partir daí as pesquisas usando esse termo, deram muitos mais resultados. mas nã faço ideia se é nome "comercial" da coisa ... para leigos :)
    Concordam com este comentário: Joao Carlos
  8.  # 9

    É isso GMCQ, Hugo não sei se é verdade ou mentira mas segundo um amigo meu que estudou aquitetura a historia vem do antigo imperio romano, que eles tinham sistemas de "canalização" rudimentares que acabam em espaços de banhos/duche em que a agua caia sobre eles vinda do teto ou de ornamentos em forma de criaturas míticas, e estes espaços eram fechados por 3 paredes, ou conjuntos de colunas. E o termo é usado mundialmente e também é conhecido como walkin shower.
    A parte historica de fato não sei se é verdade, mas o termo é usado ca e no estrangeiro.
    Concordam com este comentário: tmmc
  9.  # 10

    Colocado por: Anonimo06082021em montes de balneários de escolas,de pavilhões desportivos,e de fabricas etc etc.....tem duches "Italianos" e nem sabem....


    O facto de não usar ou não conhecer o termo, não quer dizer que não exista.
  10.  # 11

    Colocado por: Anonimo06082021

    a primeira pesquisa que aparece é da homify onde por acaso tem duches nossos.....

    mas nesse o noutras pesquisas nada me dizem.....só li aqui no fórum chamar-se de duche Italiano.


    ja lhe dei outras 2 paginas para ler
  11.  # 12

    não vou estar aqui a argumentar quando não vale a pena, chame-lhe o que quiser... vou continuar a chamar italiano.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, cponte
  12.  # 13

    nos por ca tambem tivemos sempre roupeiros, agora metem roupeiros numa parte da casa so pra o efeito e chamam-lhe closets ou walkin closet, antigamente corria-se, agora faz-se running, antigamente fazia-se corta-mato, hoje em dia chamam-lhe trail.
    Os tempos vão mudando os termos tambem, quem não se adapta corre o risco de ser ultrapassado, se fosse um cliente seu e pedisse pra fazer um duche italiano e começa-se com esses argumentos dava meia volta e ia ao sitio ao lado...
    Chame-lhe o que quiser, eu chamo duche italiano porque quero e posso e porque gente mais moderna que trabalha na area também o chama assim...
    Sabe o que aconteceu ao velho do restelo? tenho dito não se fala mais no assunto
    Concordam com este comentário: cponte, tostex, treker666
  13.  # 14

    Colocado por: Anonimo06082021

    sim,e que tem?....isso é o pensamento comercial,resumindo; quem pensa e faz assim serve-lhes qualquer coisa.


    e o seu ta a ser um pensamento retrogrado e armado aos cucos quando vou a uma casa e o vendedor é assim é meio caminho andado pra sair de la e nunca mais voltar, se o termo existe se não o quer usar é consigo, agora não diga que não sabe e que não existe
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, cponte
    •  
      GMCQ
    • 28 agosto 2017

     # 15

    Bem vou confessar uma coisa, por falar em modernisses e modernismo, atualmente temos: tv led, plasmas, lcds, cristais (??)... e sei o nome deles e não me fazem confusão, mas sabem o que eu os chamo e sempre irei chamar?? TELEVISORES porque é o que eles são. Há coisas que nunca mudam e esta definitivamente será uma delas! 😀😀😂😂
    Concordam com este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 28 agosto 2017 editado

     # 16

    Penso que mais do que modernismos, são influências comerciais, como disse o James. E como disse o GMCQ sobre as televisões, as coisas não deixam de ser o que são apenas porque o mercado por interesses comerciais põe a circular outros nomes. As pessoas são livres de adoptarem ou não, tem a ver com o seu perfil de consumidor e como se vê, como consumidor, neste mercado. Eu concordo que prefiro ser velho do restelo, e chamar as coisas pelos nomes com os quais me identifico mais. E em parte percebo a irritação do James, com esta mania da malta pelos modernismos, desculpe-me o João Carlos e tantos outros. Os mestres, (o James e outros mais mestres), têm destes caprichos, fazem questão de não irem nas ondas.. desta malta que se acha tão moderna! Mas acho que também não me chateio com isso, apenas acho engraçado, e o grande poder do mercado, mexe connosco e nós nem sabemos disso, pensamos que somos nós que estamos por cima e somos mais entendidos do que os do passado. O passado é autenticidade. O moderno, olhe nem sabemos bem o que é ainda.
    Penso que os arquitectos também não são muito amigos desta terminologia modernista comercial, mas isto já sou eu a divagar. A malta técnica tem outra linguagem, pelo que entendo.
    Esta discussão do eu sou moderno e tu nem por isso, existirá sempre...face a tantas outras valências mais consistentes.Na verdade, para mim, pouca importância ou significado tem. Não faço questão de ser moderna. E não estou certa nem estou errada.
  14.  # 17

    O nome do tópico está giro :o)
  15.  # 18

    Concordo CMartin mas a questão está que esta terminologia pelo que sei não existe assim a tão pouco tempo. E um duche italiano não é um duche normal e ponto. e um duche com características especificas, essa é a única questão por qual eu me debato. Sempre ouvi dizer que o facto de se fazer uma coisa ou dizer sempre uma coisa ao logo de décadas não quer dizer que esteja mesmo bem feito ou esteja bem dito...
    Os mestres por vezes também se enganam e também tem que ser corrigidos e não são e nem nunca serão donos da verdade, alias um verdadeiro mestre no sentido verdadeiro e filosófico do termo abraça a novidade e modernismo e tenta conjugar com o que já sabe.
    Vou dar outro exemplo estúpido, uma banheira de hidromassagem não deixa de ser uma banheira pois não? No entanto quando se entra numa loja pra comprar uma, não chega la e pede uma banheira simplesmente pois não? Pede uma de hidromassagem. Um duche é um duche, um poliban e um poliban e um duche italiano é um duche italiano.
    Concordam com este comentário: cponte, ahlka
    • Nia_
    • 28 agosto 2017

     # 19

    ...isto faz-me lembrar o

    guarda-fatos e o roupeiro!!

    um roupeiro não deixa de ser um guarda fato, mas quem usa o termo guarda-fatos hoje me dia??
    Concordam com este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 28 agosto 2017 editado

     # 20

    Joao Carlos, percebo tudo isso, mas, e aproveitado-me do que diz a Nia, um roupeiro não deixa de ser um guarda-fatos..E só para ver, eu não faço ideia do que seja um poliban sequer, e se calhar a ideia já existe há muito (sei que todos o escrevem e dizem, pelo menos). Eu digo chuveiro. Veja bem. Para mim, são todos chuveiros. Também não digo IS, digo casa de banho (outro termo que acho que ninguém usa; casa de banho (?)). Isto não tem a ver com certo e errado, e para ser sincera até acho que não tem a ver unicamente com moderno ou antiquado, tem a ver com um todo em que, a meu ver, entram vertentes : regionalismos, estrangeirismos, questões culturais, mercados comerciais, e também depois com o "factor" modernismo. De resto, não posso discutir se certo ou errado, e muito menos corrigir seja quem for, e muito menos quem sabe melhor do que eu de certeza. Sei lá eu.
    PS. Ah, e torneiras, eu digo torneiras..é tudo corrido a torneira. Seja casa de banho seja cozinha.
    PS2. Também acho que isto não pode ser discutido assim levianamente, para ser um tema aprofundado, este da linguística, teria que fazer parte do tópico da etnografia portuguesa com o qual agora me entretenho no forum :o)
 
0.0219 seg. NEW