Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,


    Recebi um orcamento para a construcao de uma moradia terrea T4 com area de implementacao de 260 m2. O preco de construcao por m2 tera o custo de 615 m2 (preco com IVA incluido).
    Este orcamento inclui:

    - Projecto de Arquitetura
    - Projecto de Especialidades
    - Projecto de Execucao

    O orcamento nao inclui:

    - Gestao/seguimento da obra - tem um custo mensal de 350 Euros;
    - Despesas relacionadas com o processo normal de licenciamento, comunicacao previa, licencas camararias e custos relativos com a obtencao de documentos.

    O prazo maximo de conclusao da obra sao 18 meses.

    Gostava de obter a opiniao dos criticos sobre esta proposta :-)

    Nota: Deixo em anexo um exemplar da proposta que recebi. Por motivos de confidencialidade resolvi omitir o nome do gabinete/arquiteto que deu este orcamento.
      IMG_20170907_120347.jpg
    • zeto
    • 7 setembro 2017

     # 2

    Acho isso duvidoso, e muito pouco para a sua moradia, e ainda por cima com iva incl.
  2.  # 3

    braga centro ou arredores?
  3.  # 4

    Isso é apenas a folha de capa, e tem os valores detalhados pelas especialidades? tem uma lista de materiais e equipamentos?
  4.  # 5

    Não omitiu o nome d empresa, ela consta do texto..

    No entanto com esse valor por m2, considerando iva a 6 nao consegue construir nada minimamente, nem nada parecido com o portfólio da empresa que consultou.
    Concordam com este comentário: Marques22, Barranco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marques22
    • zeto
    • 7 setembro 2017

     # 6

    Colocado por: Eng.Ricardoconsiderando iva a 6

    23 e não 6
  5.  # 7

    Vai de encontro ao que eu sempre disse, possível é...
  6.  # 8

    Logo no inicio vê-se que a empresa (pelo menos a mim) não merece confiança. Então dizem que em 2015 (ainda nos tempos da crise) o preço de construção era de quase 800/m2 e agora que a construção está em alta propõem 613m2!!! Prepare a carteira para derrapanços valentes ou fugas ao IVA....
    • emad
    • 7 setembro 2017

     # 9

    Uma pessoa quando pensa em construir parece que fica cega? Acreditam em tudo.
  7.  # 10

    Isso é um orçamento para a construção??

    Parece-me apenas uma proposta de honorários para projectos com o valor calculado pela percentagem de uma estimativa do custo da obra.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, antonylemos
  8.  # 11

    O documento começa logo por dizer: estimativa orçamental
    Ou seja isso não é nenhum orçamento fechado mas sim uma estimativa...
  9.  # 12

    Ui não acredite nesse valor, com 260m2 o valor final vai acabar entre os 220.000€ e os 250.000€ ou mais, dependendo dos acabamentos e exteriores.
    Não acredite nos valores que os engenheiros e arquitetos dizem os valores deles são sempre baixos.
    Eu ia começar uma vivenda o valor do meu engenheiro era 133.000€ do engenheiro do banco que avaliou o valor de contrução 135.000€ e da camara 99.000€ quando pedi orçamentos o mais baixo foi 198.000€ e a contrução tinha 164m2 de area util , 23m2 de garagem e 16m2 de varanda, estamos a falar da zona de Mafra.
    Não se iluda com esses valores.
  10.  # 13

    O IVA para uma construção nova é a 23%, só se for uma requalificação e dependendo da camara é que pode ser a 6%.
    Tambem pode ser a 0% se não passarem fatura ;).
  11.  # 14

    O que me parece é que o gabinete escreveu exactamente aquilo que o Marques22 quis ouvir...
  12.  # 15

    Aquilo é uma proposta de honorários. A estimativa orçamental ali explanada é sómente para efeitos de cálculo de honorários....
    Não percebo como alguém que recebeu este documento, terá estado numa reunião, não entendeu o conteúdo / abrangência do mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hucruz
  13.  # 16

    18 meses de obra... Parece.me excessivo. Conte com 12 meses.
    O projecto de execução de arquitectura inclui mapa de quantidades?
    • emad
    • 8 setembro 2017 editado

     # 17

    Quantas obras se conseguem acabar em 12 meses?
  14.  # 18

    Quase todas... A última por acaso derrapou para os 13m.
    Em 9 meses considero como mínimo.
  15.  # 19

    Colocado por: Marques22Recebi um orcamento para a construcao de uma moradia

    Recebeu um orçamento para os PROJETOS de uma moradia
    Concordam com este comentário: Diogo Vasques
    • emad
    • 8 setembro 2017

     # 20

    Só se for chave na mão. Com adjudicação directa deve ser difícil.
 
0.0138 seg. NEW