Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: danmaarten

    Eu li para trás, mas ainda é tudo um pouco confuso :)



    Era porque é que não lhe agrada muito? :)


    Em Fermentelos está uma à dois anos, pode passar e ver
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danmaarten
  2.  # 42

    O que me faz impressão, além do preço maus caro que a construção tradicional, são as paredes em chapa. Isto é prático ev eficiente?
  3.  # 43

    Colocado por: pjovpO que me faz impressão, além do preço maus caro que a construção tradicional, são as paredes em chapa. Isto é prático ev eficiente?


    Aquilo acaba por ter muitos materiais de isolamento e revestimento para além da mera chapa. O Modiko para todos os efeitos é um LSF, os "legos" com que os constroem é que são específicos deles.
  4.  # 44

    mas qual a diferença exactamente do LSF dito convencional
  5.  # 45

    CARACTERIZAÇÃO SIMPLES DOS SISTEMAS CONSTRUTIVOS EM AÇO MAIS COMUNS

    Vou tentar contribuir na discussão, ressalvando o meu interesse no sistema construtivo MODIKO.

    Os sistemas construtivos em aço apresentam vantagens sobre outras soluções estruturais:
    - Custo;
    - Prazo de execução;
    - Desempenho térmico;
    - Desempenho acústico;
    - Desempenho sísmico;
    - Sustentabilidade;
    - Segurança ao fogo;
    - Reabilitação estrutural e;
    - Painelização em fábrica.

    É dentro destas vantagens que podemos analisar as diferenças entre o sistema construtivo MODIKO e o sistema construtivo LSF.

    1.
    Estruturas MODIKO
    A construção de estruturas em MODIKO, caracteriza-se por ser formada por elementos porticados, como os pilares e vigas, fabricados a partir de chapa de aço da classe 275JR com 3mm de espessura, galvanizada por imersão a quente (80 micra), que por ser fina confere à estrutura de aço um aspeto leve. As cargas concentram-se nos pilares e sapatas. Uma grande vantagem na resistência à corrosão.
    Estruturas LSF
    A construção de estruturas em LSF (“Light Steel Framing”), também designada simplesmente por “Aço Leve” ou “Aço Enformado a Frio”, caracteriza-se por ser formada por elementos estruturais fabricados a partir de chapa de aço de espessura inferior a 2mm, da classe S220GD (podendo ser usadas a S250GD, S280GD ou S320GD), que por ser fina confere à estrutura de aço um aspeto leve. As cargas concentram-se sobre as paredes.

    2.
    Fundação MODIKO
    As fundações são executadas de modo idêntico à construção tradicional. A ancoragem dos pilares à fundação é efectuada por sapatas que ficam embebidas no betão da laje da fundação.
    Fundação LSF
    As fundações são executadas de modo idêntico à construção tradicional. A ancoragem dos perfis metálicos é realizada sobre a fundação, através de buchas químicas.

    3.
    Paredes MODIKO
    As paredes MODIKO são formadas por painéis fabricados em fábrica de aço conformada a frio, da classe Z275 zincado em contínuo e depois lacados dos dois lados da chapa metálica para reforço da proteção contra a corrosão. Os painéis chegam à obra com uma proteção térmica exterior (ETICS) de 120mm pré-montada e prontos a aplicar o segundo barramento da fibra, regularização e acabamento final à cor. Uma grande vantagem no prazo de execução.
    Paredes LSF
    As paredes constituem a estrutura do edifício, sendo o peso das lajes, pavimentos e restantes cargas distribuídas uniformemente pelas paredes. As peças metálicas são cortadas e aparafusadas utilizando máquinas leves em obra. Sobre a estrutura das paredes são aparafusadas as placas de OSB (Oriented Strand Board) e sobre estas é colada e aparafusada a proteção térmica exterior (ETICS) de 60mm (pode ser outra espessura de placas de EPS), feito o primeiro e o segundo barramento com fibra, regularização e acabamento final à cor.

    4.
    Cobertura MODIKO
    Podem ser planas ou inclinadas. Possuem uma proteção eficaz contra infiltrações. Nas coberturas inclinadas a estrutura é montada com perfis e elementos de união pré-fabricados, aptos a formar qualquer inclinação. Uma vantagem no tempo de execução.
    Cobertura LSF
    Podem ser planas ou inclinadas. Possuem uma proteção eficaz contra infiltrações. Nas coberturas inclinadas as peças metálicas da estrutura são cortadas e aparafusadas utilizando máquinas leves em obra.

    5.
    A Canalização e tubagem, o Revestimento interior perimetral (lã-de-rocha e gesso cartonado), o Revestimento interior das divisórias (placas de gesso cartonado), os Acabamentos exteriores e os Acabamentos interiores dependem das escolhas do Dono de Obra (do seu bolso) e não dos sistemas construtivos.

    Cumprimentos.
  6.  # 46

    (ETICS) de 60mm (pode ser outra espessura de placas de EPS)


    Estava a referir os perfis metálicos.
    Mas concordo consigo que existem soluções mais sustentáveis que o EPS.
    O poliestireno expandido (EPS) é 100% reaproveitável através da reciclagem, proporciona eficiência energética, conforto térmico e torna o projeto mais leve o que reduz o consumo de materiais. O EPS não é biodegradável, mas é inerte e não contamina o ar, a água ou o solo e deve obrigatoriamente de ser reciclado.
    Por isso, podemos dizer que o EPS contribui para uma construção mais sustentável.
  7.  # 47

    Pessoal já passou pelo menos 10 anos que este sistema modiko esta disponível no mercado, já foi discutido muita coisa e a pergunta que gostava de fazer é alguém construiu neste sistema com esta empresa? alguém que possa falar da sua experiência ?

    Já agora alguém tem pedido orçamentos que possa falar um pouco do que pediu e o valor que foi apresentado ?
    Concordam com este comentário: martafgc8
  8.  # 48

    Colocado por: rodrigocruzPessoal já passou pelo menos 10 anos que este sistema modiko esta disponível no mercado, já foi discutido muita coisa e a pergunta que gostava de fazer é alguém construiu neste sistema com esta empresa? alguém que possa falar da sua experiência ?

    Já agora alguém tem pedido orçamentos que possa falar um pouco do que pediu e o valor que foi apresentado ?


    Isto foi o que escrevi em 2016 relativamente à modiko.

    A minha opinião pessoal de quem está quase a começar a construir (mais um tópico para nascer).
    Em alvenaria consegue mais pelo mesmo preço.
    Estive quase a adjudicar a uma empresa de construção "não tradicional", cujo o nome até já foi referido aqui neste tópico, até o projeto de arquitetura inicial foi aprovado na câmara segundo esse método, mas depois à última hora a coisa não avançou.
    Reformulou-se o projeto para construção tradicional, acrescentou-se em áreas (a cozinha cresceu e apareceu um wc social), tive mais considerações ao nível térmico (paredes, caixilhos, tetos e fundações), ao nível de aquecimento estão previstos melhorias e escolhi o material interior que me apeteceu e no fim o preço final não vai diferir muito.

    Não desisti da empresa por não lhe reconhecer qualidade construtiva (mas por má postura comercial), mas honestamente acho que os preços ainda não conseguem (talvez por falta de mercado) concorrer com a alvenaria tradicional.
    Concordam com este comentário: Maguireis
  9.  # 49

    quer queiramos quer não , o futuro sustentável da construção passa por ai, ou seja na construção standard e prefabricação.
  10.  # 50

    Colocado por: marco1quer queiramos quer não , o futuro sustentável da construção passa por ai, ou seja na construção standard e prefabricação.


    Só em Portugal é que isso ainda é o futuro.

    Nos paises "civilizados" a cosntruçao já é standardizada ha muitas décadas, cá é que as casas são feitas a medida do fregues, e depois queixam-se dos preços. Somos um pais muito à frente.
  11.  # 51

    a verdade é que ainda existe pouca construção num formato dito não tradicional, e por esse motivo cria alguma desconfiança.

    eu mesmo tenho algumas duvidas.
    Concordam com este comentário: martafgc8
  12.  # 52

    Eu também gostava muito de ler opiniões de quem realmente construiu com métodos diferentes do tradicional mas realmente é difícil encontrar...
  13.  # 53

    Colocado por: martafgc8Eu também gostava muito de ler opiniões de quem realmente construiu com métodos diferentes do tradicional mas realmente é difícil encontrar...


    Anda ai um senhor a partilhar uma construção.
    https://forumdacasa.com/discussion/81262/19/aquela-casa-da-modiko/#Item_18
    Boa sorte…

    Muito honestamente…
    Nada contra LSF cada um terá os seus motivos mas escolha uma coisa em condições (para bom entendedor meia palavra basta…)
    e o sistema modiko não é LSF.
    Concordam com este comentário: martafgc8
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
    • pjovp
    • 20 janeiro 2022 editado

     # 54

    orçamento por alto de uma Modiko:
    preços a começar nos €1.300/m2 + IVA excepto projectos e caderno de encargos que será sempre 6% + iva do valor da obra.... fora os restantes pózinhos...
    Quando falam em valores de €800/m2 pergunto será que a brutal diferença é que um é no Algarve e o outro é na Cochinchina?
  14.  # 55

    Tendo em conta a triplicação do preço do aço nos últimos tempos, acredito que o LSF tenha perdido vantagem.
  15.  # 56

    Boa tarde, também estou a pensar construir. alguém daqui que tem sistema Modiko? é o que conheço melhor. Eu tenho um amigo na zona de Gaia que tem esse sistema. E aquilo parece muito bem feito. Até hoje não tem razões de queixa (mas a casa só tem prai 3 ou 4 anos) Só me faz confusão duas coisas não sei se me conseguem ajudar:

    1- quanto peso aquele telhado "plano" aguenta? parece tão frágil, dará para meter vários painéis fotovoltaicos?

    2- é o barulho de uma espécie de "estalos metálicos" que se ouve com alguma frequência. eu sei que com o calor e o frio, pode acontecer isso, aquilo não é tijolo ou bloco mas as vezes é cada "estalo". será normal?

    Obrigado pela a ajuda
  16.  # 57

    Em gaia tem tb a Carbsteel ali no Olival.
    Pode seguir várias obras na página dele do FB, algumas feitas nas ilhas.
    Quem tem pedido cotação recentemente tb diz que a diferença que existia, é coisa do passado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Goldkeeper
  17.  # 58

    segue link
  18.  # 59

    Colocado por: paulo_pereiraseguelink

    Aparenta ser empresa que fabrica e eventualmente monta a estrutura. O resto o cliente é que tem que fazer ou arranjar quem faça
  19.  # 60

    Obrigado pelo contacto. quanto as duas questões que fiz, ninguém me sabe responder? foi assim o que menos gostei (mas secalhar sem razão) neste tipo de casas.
 
0.0259 seg. NEW