Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

"...alia as características do sistema de correr, movendo-se a folha numa calha paralela, com as vantagens de isolamento dos sistemas de bater e de ventilação idêntica ao Oscilo-Batente..."

Estou a pensar colocar na minha moradia umas portas oscilo paralelas, alguém tem opinião / experiência sobre este sistema?
    Estas portas levariam vidro duplo de 8 + 15cx + 6.
  2.  # 2

Osciloparalelas são uma excelente solução que permite ter a vedação de um sistema de batente com a vantagem de um sistema de correr, nomeadamente, não "ocupa" espaço para abrir.
    Uma pequena nota, Há dois tipos de osciloparalelas:
    -Com mecanismo automatico; em que todo o processo de abertura e fecho é controlado pela alavanca.
    -Manual, em que precisamos de empurrar manualmente a folha para a fechar.
  3.  # 3

-Com mecanismo automatico; em que todo o processo de abertura e fecho é controlado pela alavanca.

Poderia indicar links para os dois tipo de janela? No tipo manual a abertura como é feita?
  4.  # 4

eu procuro umas portas tipo fole, que de para colocar numa marquise em q aberta dê pra ter ligação total sem deixar la meia porta ...

serao essas tais de osciloparalelas? alguem tem fotos? e empresas q façam isto para pedir orçamentos?
  5.  # 5

Colocado por: electrao

Poderia indicar links para os dois tipo de janela? No tipo manual a abertura como é feita?

Esta diferença é na ferragem utilizada e não no perfil. Todas as marcas de ferragem vendem ambos os tipos e a grande maioria dos fabricantes de caixilharia podem fabricar ambos.
    O sistema manual permite folhas (parte móvel) mais estreitas (perto de 1000mm se a memoria não me falha). A abertura faz-se rodando o manipulo e depois "puxando" a folha para si.

Colocado por: nomiceu procuro umas portas tipo fole, que de para colocar numa marquise em q aberta dê pra ter ligação total sem deixar la meia porta ...
    serao essas tais de osciloparalelas? alguem tem fotos? e empresas q façam isto para pedir orçamentos?

Essas portas tambem se chamam de harmónios. Elas dobram umas sobre as outras permitindo ter vãos grandes todos abertos. Há basicamente 2 tipos de harmonio:
    1- Muito popular em esplanadas que utiliza um unico vidro (normalmente temperado) e sem nenhum perfil vertical. Só leva um perfil de aluminio em cima e em baixo. Em baixo chega a estar "incorporado no chão" e funciona com guias.
    2- Um caixilho tradicional todo á volta (PVC ou Aluminio) e que permite vidro duplo. Em termos de isolamento termico e acustico este tipo é superior.
    Pode ver preços de harmonios e osciloparalelas aqui
  6.  # 6

Sistema manual

O sistema manual permite folhas (parte móvel) mais estreitas (perto de 1000mm se a memoria não me falha). A abertura faz-se rodando o manipulo e depois "puxando" a folha para si.

Este foi o que presenciei na Exposalão.

Sistema automático
    em que todo o processo de abertura e fecho é controlado pela alavanca.

Perdi-me novamente.... :( Como é então o controlo no sistema automático pela alavanca? Ou que acção tenho de fazer diferente do manual?

Obrigado,
  7.  # 7

A grande diferença é que no sistema automatico basta girar a alavanca para a porta abrir-se ou fechar. No sistema manual terá que fazer força para a abrir ou fechar. Isto é daquelas coisas que explicado é dificil mas experimentar é obvio.
    Com o sistema automatico até uma criança consegue abrir e fechar a porta. No sistema manual o mesmo não acontece. Não estou a querer dizer mal do sistema manual, ate porque em alguns casos tem vantagens sobre o automatico.
  8.  # 8

ok! Por acaso encontrei um site espanhol que falava mesmo disso. Com sistema automático não se notava o peso da folha...

alguns casos tem vantagens sobre o automatico.

Já agora, quais?

É sempre bom encontrarmos pessoal entendido :)
  9.  # 9

São duas (na minha opinião):
    -Dimensões minimas. Com o manual conseguimos fazer paralelas deslizantes (tambem chamadas oscilo paralelas) com folhas de 1000mm ou menos.
    -Preço. Uma osciloparalela manual fica uns 200/300€ (dependendo do tamanho da folha) mais barato que uma automatica.
  10.  # 10

Uma osciloparalela com 3000mm de largura e 2000mm de altura pode custar +/- 1300€ com automatico
    Não está a incluir o vidro , pois não ?!...
    • NMG
    • 28 junho 2009

# 11

Caros amigos,

Sou novo no forum, mas ao ler os vossos comentários venho acrescentar outro tipo de porta: a elevadora-corredora ou corrediça! È similar ao oscilo paralelo mas não sai do vão e permite por exemplo pisos interiores e exteriores ao mesmo nivel e com isolamento muito eficaz. Eu conheço e experimentei os dois sistemas e optei pela elevadora-corredoura da finstral. Alem disso é mais leve(não muito mas é) que a oscilo-paralela, e o preço ligeiramente inferior.
    Nuno
  11.  # 12

Amigo NMG tem fotografias ou um link para que se possa ver?
  12.  # 13

Caros amigos,

Sou novo no forum, mas ao ler os vossos comentários venho acrescentar outro tipo de porta: a elevadora-corredora ou corrediça! È similar ao oscilo paralelo mas não sai do vão e permite por exemplo pisos interiores e exteriores ao mesmo nivel e com isolamento muito eficaz. Eu conheço e experimentei os dois sistemas e optei pela elevadora-corredoura da finstral. Alem disso é mais leve(não muito mas é) que a oscilo-paralela, e o preço ligeiramente inferior.
    Nuno

Pois. Mas acontece que não é tão estanque e/ou isolante quanto a oscilo-paralela. No entanto, o facto do perfil de baixo ser ao nível do pavimento, permite zonas de passagens através das elevadoras corredoras sem grandes tropeços....
    • NMG
    • 29 junho 2009

# 14

Caro Vasco, posso tirar fotos das minhas e enviar por email. Não sei colocar fotos no forum...
    Relativamente a estanqueidade, posso, no meu caso, e depois das chuvadas de hoje e ontem assegurar que o sistema é tão eficaz quanto a oscilo-paralela com a vantagem de apenas ter cerca de 0,5cm de frizo entre o interior e o exterior, portanto acabou-se os trambolhões das crianças ao andarem a correr de casa para o exterior. o unico senão é mesmo o peso pois a minha porta tem 2,00m por 2,70m com vidro duplo de boa qualidade e argon o que a torna pesada...não sei se existe o sistema automatico.
  13.  # 15

O NMG tem razão quando aponta como vantagens da elevadora corredora o facto de não ter nenhum obstáculo no piso para a passagem interior/exterior, por outro lado também apresenta outra vantagem que ninguém ainda mencionou; é que ambas as folhas podem ser abertas enquanto que na oscilo-paralela só uma é que abre sendo sempre uma folha fixa. Em contrapartida o eletrao aponta a maior vantagem da oscilo-paralela; isolamento. Como existe uma sobreposição do aro e um esmagamento periférico do vedante acaba por isolar praticamente a 100%. Enquanto que as janelas de correr tradicionais e as elevadoras deixam sempre passagem de tempratura, bem que a última muito menos que as normais. Este sistema foi criado para vencer vãos grandes em duas (ou mais) folhas sem prejuízo de dividir o vao e de "roubar" espaço na abertura. Não foram de maneira nenhuma criadas para isolar. Não é possível (ainda) fazer um isolamento realmente eficaz como as oscilo-paralelas.
    Realmente que tiver indeciso quanto ás duas soluções é, na minha opinião, preferível escolher a oscilo-paralela porque em dois ou três anos se fizer as contas daquilo que poupa em energia ficará absolutamente surpreendido.
  14.  # 16

O NMG tem razão quando aponta como vantagens da elevadora corredora o facto de não ter nenhum obstáculo no piso para a passagem interior/exterior, por outro lado também apresenta outra vantagem que ninguém ainda mencionou; é que ambas as folhas podem ser abertas enquanto que na oscilo-paralela só uma é que abre sendo sempre uma folha fixa. Em contrapartida o eletrao aponta a maior vantagem da oscilo-paralela; isolamento. Como existe uma sobreposição do aro e um esmagamento periférico do vedante acaba por isolar praticamente a 100%. Enquanto que as janelas de correr tradicionais e as elevadoras deixam sempre passagem de tempratura, bem que a última muito menos que as normais. Este sistema foi criado para vencer vãos grandes em duas (ou mais) folhas sem prejuízo de dividir o vao e de "roubar" espaço na abertura. Não foram de maneira nenhuma criadas para isolar. Não é possível (ainda) fazer um isolamento realmente eficaz como as oscilo-paralelas.
    Realmente que tiver indeciso quanto ás duas soluções é, na minha opinião, preferível escolher a oscilo-paralela porque em dois ou três anos se fizer as contas daquilo que poupa em energia ficará absolutamente surpreendido.

Por estas mesmas razões é que estou a apontar para oscilo-paralelas nos quartos e na sala ou áreas de passagem para terraço ou jardim em elevadora-corredora. Será assim um compromisso entre o útil e o ideal. :)
    • NMG
    • 8 julho 2009

# 17

eu so colquei 1 elevadora corredoura de 2,00m por 2,60m de alt. na sala em ligação com o terraço-deck. o resto da casa tem portas oscilo paralelas + vãos fixos. Uma opção mais economica e mais isolante.
    • NMG
    • 9 julho 2009

# 18

desculpem, leia-se oscilo-batentes e não paralelas. é do adiantado da hora...
    boa noite
  15.  # 19

desculpem, leia-se oscilo-batentes e não paralelas. é do adiantado da hora...

Normalmente tb faria assim. Acontece que as oscilo-batentes para abertura total precisam de espaço que por vezes não se tem. A não ser que pensemos sempre em abrir essas janelas no modo oscilo :)
    • asc_
    • 9 julho 2009 editado

# 20

Por estas mesmas razões é que estou a apontar para oscilo-paralelas nos quartos e na sala ou áreas de passagem para terraço ou jardim em elevadora-corredora. Será assim um compromisso entre o útil e o ideal. :)

Acho que essa é a solução mais equilibrada. Relação produto/resultado final (em todos os termos preço, isolamento, conforto, segurança, funcionalidade, etc..) Parabéns.

0.0213 seg. NEW