-Com mecanismo automatico; em que todo o processo de abertura e fecho é controlado pela alavanca.
-Manual, em que precisamos de empurrar manualmente a folha para a fechar.
Colocado por: electrao-Com mecanismo automatico; em que todo o processo de abertura e fecho é controlado pela alavanca.
-Manual, em que precisamos de empurrar manualmente a folha para a fechar.
Poderia indicar links para os dois tipo de janela? No tipo manual a abertura como é feita?
Colocado por: nomiceu procuro umas portas tipo fole, que de para colocar numa marquise em q aberta dê pra ter ligação total sem deixar la meia porta ...
serao essas tais de osciloparalelas? alguem tem fotos? e empresas q façam isto para pedir orçamentos?
O sistema manual permite folhas (parte móvel) mais estreitas (perto de 1000mm se a memoria não me falha). A abertura faz-se rodando o manipulo e depois "puxando" a folha para si.
em que todo o processo de abertura e fecho é controlado pela alavanca.
alguns casos tem vantagens sobre o automatico.
Caros amigos,
Sou novo no forum, mas ao ler os vossos comentários venho acrescentar outro tipo de porta: a elevadora-corredora ou corrediça! È similar ao oscilo paralelo mas não sai do vão e permite por exemplo pisos interiores e exteriores ao mesmo nivel e com isolamento muito eficaz. Eu conheço e experimentei os dois sistemas e optei pela elevadora-corredoura da finstral. Alem disso é mais leve(não muito mas é) que a oscilo-paralela, e o preço ligeiramente inferior.
Nuno
O NMG tem razão quando aponta como vantagens da elevadora corredora o facto de não ter nenhum obstáculo no piso para a passagem interior/exterior, por outro lado também apresenta outra vantagem que ninguém ainda mencionou; é que ambas as folhas podem ser abertas enquanto que na oscilo-paralela só uma é que abre sendo sempre uma folha fixa. Em contrapartida o eletrao aponta a maior vantagem da oscilo-paralela; isolamento. Como existe uma sobreposição do aro e um esmagamento periférico do vedante acaba por isolar praticamente a 100%. Enquanto que as janelas de correr tradicionais e as elevadoras deixam sempre passagem de tempratura, bem que a última muito menos que as normais. Este sistema foi criado para vencer vãos grandes em duas (ou mais) folhas sem prejuízo de dividir o vao e de "roubar" espaço na abertura. Não foram de maneira nenhuma criadas para isolar. Não é possível (ainda) fazer um isolamento realmente eficaz como as oscilo-paralelas.
Realmente que tiver indeciso quanto ás duas soluções é, na minha opinião, preferível escolher a oscilo-paralela porque em dois ou três anos se fizer as contas daquilo que poupa em energia ficará absolutamente surpreendido.
desculpem, leia-se oscilo-batentes e não paralelas. é do adiantado da hora...
Por estas mesmas razões é que estou a apontar para oscilo-paralelas nos quartos e na sala ou áreas de passagem para terraço ou jardim em elevadora-corredora. Será assim um compromisso entre o útil e o ideal. :)