Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho paredes interiores em pedra muito estragada pelo fumo, depois de tentar algumas soluções possiveis...o fumo persiste em deixar-se ficar, ainda que de forma ténue, então decidi-me a pintar directamente a pedra ou a caiaralgumas paredes estratégicas...que me dizem: Pintar ou caiar??? em termos estécticos as paredes caiadas acho-as mais charmosas, mas no sentido prático...não sei.
  2.  # 2

Boa tarde,
    Não sei se se pode/deve pintar paredes em pedra (?), em termos práticos e também estéticos não sei se é a solução ideal.
    Haverá certamente solução para as limpar. Alguém sabe de algum produto?
  3.  # 3

Pode pintar paredes em pedra. aliás é uma das soluções que os nossos avós e bisavós...adotaram...Paredes Caiadas... como a música " quatro paredes caiadas..."
    A questão que coloco é se existir algum produto ou técnica era excelente. Já coloquei anteriormente a questão no forúm e poucas ideias me deram... tenho 4:
    -Picar paredes ( serviço de pedreiro) execessivamente caro...rendimento de 1m2 a cada 4h.
    -solução quimica ( risco de manchar as paredes mais do que o que estão)
    -Jacto de Areia, (além de caro, no entanto das soluções mais baratas, teria que retirar toda a caixilharia, e como o grao da pedra existente é mt duro não seria 100% eficaz.
    -Jacto de água com escova de aço ( o que neste momento está a ser feito...mas sem resultados).

segue exemplo de paredes caiadas e pintadas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel
      959169PHOTO.jpg
  4.  # 4

Boa tarde,
    A minha casa é de pedra e tem as paredes pintadas, apenas a tinta não foi aplicada directamente na pedra, a pedra foi preparada antes, levou estuque (?).
    A suas paredes em pedra estão já pintadas ou estão ao natural? Estando pintadas, são como as minhas, tiveram tratamento e fez-se base para receberem a tinta?
    Cumprimentos,
    PS. Quando eu disse que não sabia se se pintava paredes de pedra, estava a seguir a linha desta discussão https://forumdacasa.com/discussion/5012/paredes-de-pedra-como-envernizar/#Item_10 ,
    a mim parece-me que pintar pedra em bruto, ou envernizá-la não seria a melhor opção estética.
  5.  # 5

Ou seja, uma coisa é estar-se a falar de pintar este tipo de pedra:
      fi1_5mai.jpg
  6.  # 6

Ou esta versão, pedra que já se encontra pintada..
    E já agora, está a referir-se a uma parede interior ?
      parede-caiada.jpg
  7.  # 7

As minhas paredes estão em pedra natural... "as paredes pintadas, apenas a tinta não foi aplicada directamente na pedra, a pedra foi preparada antes, levou estuque " era isso que eu queria fazer...explique-me melhor o processo...
  8.  # 8

a 1ª foto é a que se me aplica... o que me diz????
  9.  # 9

há tintas proprias para se pintar pedra o cal sái muito facilmente
  10.  # 10

Eu não sou profissional, há aqui muitos pelo forum e até arquitectos, mas vou dar-lhe a minha opinião pessoal apenas como alguém que tem e cuida (hobby meu e do meu marido) de uma casa popular em pedra.

A sua intenção é "desfazer-se" do "ar" que tem a pedra, ou seja, tranformar a parede em algo liso? Ou pretende manter o rugosidade, enfim, as formas da pedra como estão as paredes na sua foto?
  11.  # 11

Eu adorava manter a pedra natural á vista, mas como está feia..com um ar sujo...pensei em caiar já que é caracteristico das casas de agricultor ( que é o caso) aqui da região. Uma vez, que pretendo caiar então fazê-lo como é tradicional... pedra com a rugosidade e textura assumida, não quero liso.
  12.  # 12

Colocado por: luisaseixasPode pintar paredes em pedra. aliás é uma das soluções que os nossos avós e bisavós...adotaram...Paredes Caiadas... como a música " quatro paredes caiadas..."
    A questão que coloco é se existir algum produto ou técnica era excelente. Já coloquei anteriormente a questão no forúm e poucas ideias me deram... tenho 4:
    -Picar paredes ( serviço de pedreiro) execessivamente caro...rendimento de 1m2 a cada 4h.
    -solução quimica ( risco de manchar as paredes mais do que o que estão)
    -Jacto de Areia, (além de caro, no entanto das soluções mais baratas, teria que retirar toda a caixilharia, e como o grao da pedra existente é mt duro não seria 100% eficaz.
    -Jacto de água com escova de aço ( o que neste momento está a ser feito...mas sem resultados).

segue exemplo de paredes caiadas e pintadas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Fernando Gabriel
      959169PHOTO.jpg

muito bem um excelente exemplo!
    eu pintava com tinta mesmo ou cal também pode ser.
    tudo depende da consistência da pedra, se faltar há que agregar devem existir resinas especificas para pedra, que tapam poros e agregam, depois é pintar
    e fica com esse excelente aspecto que mostrou ai.
  13.  # 13

Óptimo.
    Então não vai precisar de estucar, se quer manter a textura. Com estuque fica com ar de parede irregular e rústica de casa "marroquina" (exemplo apenas para consguir imaginar o efeito), que é o caso da minha.
    Se quer manter a sua pedra como está, e sendo uma parede interior basta pintar. Não caiar, que eu tenha conhecimento não se aplica cal em interiores. Há tintas que fazem exactamente o mesmo efeito, do caiado, mais uma vez o caso da minha (pintura que parece cal).
    Mas diga-me porque anda com jactos de água e escovas de aço se basta pintar, (afinal ela já está pintada)? (É que eu por isso pensei que estando a parede em pedra natural so aí faria sentido tentar limpá-la).
  14.  # 14

E pronto, luisaseixas, descanse está nas mãos de um arquitecto o Fernando Gabriel resolve já esse assunto!
    Com cumprimentos,
  15.  # 15

O facto de andarmos com jacto de água e escova deve-se á tentativa de manter a pedra natural...mas como ainda hoje ao almoço constatamos que realmente existem paredes aonde é inviável deixa-las ao natural decidimos limpar o mais possivel, e depois apenas aplicar a tinta ou cal nas que realmente precisarem...claro que pensando na questão estéctica e nos contrastes que vamos fazer...
  16.  # 16

na minha opinião eu pintava, granito(é granito?) sujo é dificil limpar, e num interior nota-se muito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisaseixas
  17.  # 17

luisaseixas,
    Quer retirar a tinta, afinal, é isso?
  18.  # 18

Luisaseixas, eu optava por pintar a parede com uma boa tinta plástica, basicamente, por duas razões: a cal é muito pouco resistente ao desgaste - ao mínimo toque arranha e suja a parede -, por outro lado suja a roupa de quem se encostar.
    No reverso da medalha, tem a maior facilidade com que a pedra "respirará" com a cal, isto é, a cal favorece as trocas de humidade relativa do ar. Uma boa tinta plástica não sendo tão boa com a cal neste aspecto, também permitirá o mínimo de permeabilidade. Aconselho CIN ou Robbiallac.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisaseixas
  19.  # 19

Fernando Gabriel, Está suja mas é a pintura que está suja..se quiserem retirar a pintura, a questão do sujo fica resolvida (?) e ficam com pedra à vista.
  20.  # 20

"CMartin CommentTimehá 4 minutos agradecer# 17citar
    luisaseixas,
    Quer retirar a tinta, afinal, é isso? "

Acho que não me estou a explicar bem!
    A minha intenção inicial era lavar as paredes de pedra ( granito) do fumo, que se encontram ao natural, sem tinta, sem nada, apenas fumo!!!... uma vez que não consigo em boa parte das paredes...Decidi pintar as que ficarem com mau aspecto.

0.0191 seg. NEW