Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: jorgandpode dizer a zona onde vai construir ,porque para ter desde setembro a maio deve estar na zona mais fria de portugal



    Isto na questão do investimento nos extras para o conforto de cada pessoa, entramos no campo do subjetivo. Mas a melhor competência para a relação com o outro é mesmo a empatia. Quando me solicitam ajuda numa questão pessoal, eu não vou impor a minha visão e o meu estilo de vida, porque até posso nem ser um bom exemplo. No entanto vou encaminhar a conversa para me colocar da melhor maneira no lugar dessa pessoa e apoiá-la nas suas prioridades, mesmo que para mim sejam descabidas.

    Estou na ria de aveiro.

    Se posso ter o piso quente com uma fonte de energia inesgotável e grátis (sol) e se atualmente tenho um radiador de 2500watts ligado há 15 dias non-stop numa área de 60m2 e mesmo assim ainda tenho os pés frios e tenho de vestir umas calças porque o precioso calor anda todo a aquecer os cristais do tecto, porque parece ser desaconselhável optar pelo piso radiante e abdicar do etics?

    Grato pela atenção
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgand
  2.  # 2

    Colocado por: philima


    porque parece ser desaconselhável optar pelo piso radiante e abdicar do etics?

    Grato pela atenção
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgand
    Mas quer abdicar do ETICS ou do isolamento ?
  3.  # 3

    Isto é que vai aqui uma confusão....
    Tem de definir o isolamento e o aquecimento de forma a que se complementem.
    Se vai ter um aquecimento "lento" (PRH ou radiadores) isole por fora e assim aproveita a massa térmica da parede...
    Concordam com este comentário: DR1982
  4.  # 4

    Colocado por: Anonimo06082021


    Colocado por: Anonimo06082021


    Solius, talvez?!
  5.  # 5

    Colocado por: MarcopomIsto é que vai aqui uma confusão....
    Tem de definir o isolamento e o aquecimento de forma a que se complementem.
    Se vai ter um aquecimento "lento" (PRH ou radiadores) isole por fora e assim aproveita a massa térmica da parede...
    Concordam com este comentário:DR1982


    A ideia é colocar 5cm de XPS nas paredes do interior do bloco térmico. Creio que o preço do material e aplicação é muito mais barato, um terço do etics tlvz. Por um lado apoio a ideia que o etics é muito mais eficiente e aproveita-se melhor a inércia do bloco no interior, facto irrefutável. Mas se eu puder excluir ou substituir algum elemento construtivo por outro que justifique a diferença do preço, mesmo que não fique com um super isolamento, uma vez que o que eu pretendo é abusar no uso do piso radiante 8 meses por ano 24/h por dia com os tubos de vácuo. O sol é grátis e se pudesse, este mês eu já estaria a aquecer as toupeiras. Tendo o wallmate no interior altera o rendimento do piso radiante, a sensação de conforto e a inércia do bloco exterior que também recebe sol durante o dia?? São as dúvidas que espero que alguém tenha conhecimento de um exemplo semelhante.
  6.  # 6

    Colocado por: DR1982Mas quer abdicar do ETICS ou do isolamento ?



    Só do etics. Leva 5cm xps pelo interior. Alguns dos exemplos de vantagens na minha perspectiva (temporária) serão: aplicação fácil e pode ser feita por mim; por fora fica um suporte resistente à bicharada que tenho no quintal e posso aplicar uma tijoleira de segunda para substituir argamassas e pinturas do capoto que ganham mau aspecto facilmente e dão despesas em pinturas.
    • DR1982
    • 1 outubro 2017 editado

     # 7

    Colocado por: philima


    Só do etics. Leva 5cm xps pelo interior. Alguns dos exemplos de vantagens na minha perspectiva (temporária) serão: aplicação fácil e pode ser feita por mim; por fora fica um suporte resistente à bicharada que tenho no quintal e posso aplicar uma tijoleira de segunda para substituir argamassas e pinturas do capoto que ganham mau aspecto facilmente e dão despesas em pinturas.
    5 cms de xps no interior com placas de gesso cartonado suponho mais reboco e pintura exterior suponho...
    Essa solução contra etics no exterior e gesso projetado no interior a diferença de preço deve ser mínima! Leia o tópico que deixei o link.
  7.  # 8

    Colocado por: ****Uma coisa é o isolamento da casa ou seja o envelope, a outra é o esquecimento, uma é o complemento da outra , bom isolamento , em termos de envelope, baixo consumo de aquecimento e arrefecimento.


    Certo. Quantos tubos de vácuo serão necessários para nos aproximarmos de aquecimento grátis? A quantidade de água quente disponível para banhos neste dimensionamento é irrelevante.
    Abraços
  8.  # 9

    Colocado por: DR19825 cms de xps no interior com placas de gesso cartonado suponho mais reboco e pintura exterior suponho...
    Essa solução contra etics no exterior e gesso projetado no interior a diferença de preço deve ser mínima! Leia o tópico que deixei o link.


    Boas dr. Li com atenção o seu link. Aquilo são os valores do orcamentos.eu, correto? Serão valores fidedignos aos valores que os empreiteiros aplicam aqui na região? É que contemplam muitas variáveis que eu posso contornar em termos de custos
  9.  # 10

    Sao valores de 2012, e depende de cada região, mas pensomque dá para ver que os valores andam muito próximos em ambas as soluções!
    Compare valores entre ETICS + bloco+ gesso projetado e pintura exterior+reboco exterior+Bloco+isolamento+gesso projetado!
    A diferença de preços resultante entre as duas opções nao lhe deve dar para colocar um tubo de vácuo a mais sequer isto se a opção ETICS nao ficar mais barata!
    Concordam com este comentário: philima
    Estas pessoas agradeceram este comentário: philima
  10.  # 11

    Colocado por: DR1982Sao valores de 2012, e depende de cada região, mas pensomque dá para ver que os valores andam muito próximos em ambas as soluções!
    Compare valores entre ETICS + bloco+ gesso projetado e pintura exterior+reboco exterior+Bloco+isolamento+gesso projetado!
    A diferença de preços resultante entre as duas opções nao lhe deve dar para colocar um tubo de vácuo a mais sequer isto se a opção ETICS nao ficar mais barata!
    Concordam com este comentário:philima


    É verdade. Tem razão. Independentemente dos valores demonstrados pelo seu exemplo, pelo menos estão a fazer a comparação sempre com os mesmos elementos. Por isso é uma relação directa.
    Uma das razões que também me levariam a evitar o etics tem a ver com as populações de formigas e outros insectos que andam por lá no terreno. Como estou numa área selvagem e florestal, estava a recear a pouca durabilidade do etics. Por outro lado se o instalasse, poderia apenas rebocar o interior do bloco, correto? Fazia roços para instalar tomadas e etc?
    • DR1982
    • 1 outubro 2017 editado

     # 12

    Colocado por: philima

    É verdade. Tem razão. Independentemente dos valores demonstrados pelo seu exemplo, pelo menos estão a fazer a comparação sempre com os mesmos elementos. Por isso é uma relação directa.
    Uma das razões que também me levariam a evitar o etics tem a ver com as populações de formigas e outros insectos que andam por lá no terreno. Como estou numa área selvagem e florestal, estava a recear a pouca durabilidade do etics. Por outro lado se o instalasse, poderia apenas rebocar o interior do bloco, correto? Fazia roços para instalar tomadas e etc?
    A questao da bicharada penso que nao seja um problema se o ETICS for aplicado corretamente.
    Sim pelo interior pode abrir os rossos necessários e aplicar gesso projetado!
    Quanto aos tubos de vácuo algo me diz que depois de saber o preço vai desistir de ter aquecimento gratis :S
    Estas pessoas agradeceram este comentário: philima
  11.  # 13

    Colocado por: philimaQuantos tubos de vácuo serão necessários para nos aproximarmos de aquecimento grátis?
    com uma solução de 300 tubos conjugada com um acumulador de 6.000 litros consegue fazer isso que pretende, só tem a chatice de custar quase 25.000€ e se tiver um mês sem qualquer rendimento solar vai ter que recorrer a apoio externo.
  12.  # 14

    Colocado por: jorgealvescom uma solução de 300 tubos conjugada com um acumulador de 6.000 litros consegue fazer isso que pretende, só tem a chatice de custar quase 25.000€ e se tiver um mês em qualquer rendimento solar vai ter que recorrer a apoio externo.


    Obg. O Alves baseou-se na replicação de alguma estimativa base ou disse esses números em modo de hipérbole?
    Os 300 tubos com 6mil litros até foi o que me espantou mais.
  13.  # 15

    Colocado por: philimareplicação de alguma estimativa base
    é uma das soluções típicas nos países com mais experiência nestas soluções,

    não conheço nenhuma solução destas no sul da Europa,

    existe um fabricante que tem uma instalação piloto no Dubai mas usa o sobreaquecimento para arrefecer por via de um chiller de adsorção.
  14.  # 16

    atenção que uma solução desta dimensão demora 3 meses atingir a temperatura ideal de acumulação.
  15.  # 17

    Colocado por: philimaViva caríssimos,

    Situação: construção de uma casa nova T4, 320m2, piso térreo virado a sul/oeste, família de 4, protegida do vento norte, litoral centro, para manter aquecimento ligado durante 6 meses. Vai ter 3 janelas/portas de correr grandes no mesmo open space de 80m2 com cozinha, copa e sala.
    Dúvida: será uma boa ideia investir no piso radiante aquecido por solar térmico com tubos de vácuo, circulação forçada 500L? Estarei disposto em abdicar do ETICs e colocar apenas bloco térmico com xps pelo interior e pladur (ou parede dupla tijolo ceramico com xps entre tijolo e rebocar pelo interior).
    O sistema para AQS para já fica fora da equação.
    Bem haja


    Não meta XPS nem pladur nenhum pelo interior.

    Invista no ETICS e se quer realmente poupar, tente simplificar o sistema de climatização.
    Concordam com este comentário: DR1982, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: philima
  16.  # 18

    Para mim, poupar no meu tipo de necessidade no aquecimento da casa, que é bastante abusivo, significa ter um sistema de calor muito disponível e de baixo custo na fonte energética. Isso tem vários propósitos, mas essencialmente prefiro investir agora o que for necessário para não ter muitas despesas na velhice com o melhor conforto. Também acho óbvio, do ponto de vista termodinâmico, o isolamento pelo exterior. É certo que o preço mais do que justifica.
    Mudando um pouco o rumo do tema inicial, que opções podem existir no isolamento pelo exterior para não ficar com aquela casquinha frágil, rugosidade no reboco acumuladora de sujidade e espaços entre o bloco e eps para bicharada?
    Eu queria ter isolamento pelo exterior onde me garantisse a não penetração de bichos para espaços vazios e pudesse ter um acabamento tipo tijoleira lavável para não me preocupar com pinturas e limpezas. O meu quintal tem muita fruta, formigas, ratos, aranhas, etc. Queria soluções duradouras a muito longo prazo com o mínimo de manutenção mantendo sempre bom aspecto.
  17.  # 19

    Colocado por: Skinkx

    Não meta XPS nem pladur nenhum pelo interior.

    Invista no ETICS e se quer realmente poupar, tente simplificar o sistema de climatização.
    Concordam com este comentário:jorgealves,DR1982
    Estas pessoas agradeceram este comentário:philima


    O que significa para si simplificar no sistema de climatização? Agradecia um exemplo.
    Boa semana
  18.  # 20

    Colocado por: philima

    O que significa para si simplificar no sistema de climatização? Agradecia um exemplo.
    Boa semana
    um prh apoiado por um recuperador Hidráulico com ligacao solar termica.
    Concordam com este comentário: Skinkx, Anonimo09092021
 
0.0279 seg. NEW