Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: philimaBem haja!
    Qual a dimensão teórica do sistema de tubos de vácuo e acumulador a instalar para se usufruir de piso radiante sem nunca ter de pagar outros combustíveis ou rede elétrica?
    O sistema será dedicado exclusivamente para aquecer o PRH. Não olhando a custos e a retornos.
    Abraços

Utopia...
  2.  # 22

Pode, a desvantagem é que só aquece a casa quando ligar o recuperador, se chegar a casa tarde é pior... 😁 mas são hábitos
  3.  # 23

Colocado por: Anonimo09092021Eu estou é cada vez mais interessado numa solução com recuperador a lenha e sem bomba de calor, pelo menos logo de início. Creio que o Jorge já falou disto, certa vez, mas não me lembro se o recuperador seria sempre apoio a BC ou se poderia funcionar autonomamente...

O recuperador de calor pode funcionar de modo perfeitamente autónomo. Aliás, é um excelente complemento à instalação solar, porque a sazonalidade dos equipamentos permite assegurar AQS o ano inteiro e com energias renováveis.

Acho que é de realçar o facto do RC trabalhar um reduzido número de horas por dia, pelo que se quiser aquecimento ambiente a partir do recuperador de calor, deve ter em conta as necessidades de energia da habitação, que devem ser baixas, bem como elementos (depósito de inércia) que lhe permitam assegurar a dissipação de calor durante um prazo mais longo do que aquele em que o recuperador de calor trabalha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
  4.  # 24

Colocado por: Anonimo09092021Eu estou é cada vez mais interessado numa solução com recuperador a lenha e sem bomba de calor, pelo menos logo de início. Creio que o Jorge já falou disto, certa vez, mas não me lembro se o recuperador seria sempre apoio a BC ou se poderia funcionar autonomamente...
    é como quiser, mas a fonte principal sera o solar depois a biomassa e se existir BC entra em ultimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
  5.  # 25

Colocado por: Anonimo09092021Ou seja, é possível ter o solar térmico a garantir uma temperatura mínima durante o dia e depois o recuperador a dar um "boost" à noite, quando já não há sol? Independentemente do trabalho que isso der...

No inverno o solar térmico pode ser insuficiente para assegurar as próprias AQS, a não ser que seja ligeiramente sobredimensionado (se optar por inércia para acumular calor no inverno, ela também serve para absorver o eventual excesso no verão).

Assim sendo, o ideal será estudar as necessidades de calor da sua habitação num ciclo diário (o projecto térmico pode ajudar a antever isso, numa base média) e escolher um recuperador de calor que tenha uma potência tal que, trabalhando X horas, permita produzir o calor necessário nessas X horas para assegurar um ciclo de 24 horas. No seguimento, deve também adoptar elementos de inércia (depósito) que lhe permitam acumular o calor necessário para 24 horas.

Se não houver cuidado em várias fases do projecto, depois tudo isto vai dar elementos sobredimensionados e economicamente inviáveis.

O raciocínio é o seguinte: diminuir ao máximo as perdas de energia pela envolvente (ETICS, caixilharias, pisos e tectos, eventual VMC c/ recuperação de calor), adoptar um sistema de aquecimento de baixa temperatura (tem a ver com a dimensão do depósito e com um maior aproveitamento do campo de temperaturas do sistema, já que o depósito tem tanto maior "rendimento", quanto maior for a amplitude de temperaturas em que opera - ora, se a máxima está tabelada a 90/95 ºC, você aproveita melhor o volume de inércia quanto mais baixa for a temperatura de saída do mesmo e isso consegue-se com um PRH, por exemplo, pois permite trabalhar a temperaturas de cerca de 40 ºC e teoricamente até inferior, enquanto um depósito de inércia para radiadores "morre" aos 60/65 ºC, o que implica menor autonomia ou maiores necessidades de reacendimentos) e, depois disto tudo, escolher um recuperador de calor que, trabalhando 4/5 horas por dia, produza o calor que já foi determinado como o necessário para um ciclo diário.

Para se perceber melhor a questão do depósito de inércia, a energia que o mesmo acumula é dada por:
    E=1.163xVxdt

V=volume, em litros
    dT=diferença de temperatura do depósito (T.máxima-T.mínima), sendo T.máxima a temperatura máxima que o depósito suporta e T.mínima a temperatura mínima que assegura o funcionamento dos sistemas (60/70 ºC para radiadores, 35/45 ºC para PRH, donde se conclui que sistemas de BT exploram melhor a inércia dos depósitos de inércia)
    E=energia térmica disponível, em Wh

Um depósito de 500 litros que faça inércia a PRH consegue facilmente acumular 20/25 kWh, sem contar as perdas térmicas do próprio depósito, que variam. A partir daqui, isto pode dar para uma casa de muito baixas necessidades de energia ou ser necessário aumentar o volume de inércia ou acoplar um sistema de aquecimento complementar, por exemplo, tipo bomba de calor.

Tudo isto é quantificável numa média climatológica, é lógico que em dias de frio mais excessivo pode ser necessário o recuperador trabalhar mais um pouco que o normal, mas isso parece-me desprezável para quem sabe o que é trabalhar com lenha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021, philima
  6.  # 26

Compra uma samarra que fica mais barato que prh ou solar ou etics
  7.  # 27

Hoje tinha este estendale a frente
      20171002_172753.jpg
    •  
      jorgand
    • 2 outubro 2017 editado

# 28

Este onde sabado joga o cr7
      20171002_172805.jpg
  8.  # 29

Colocado por: jorgandHoje tinha este estendale a frente
      20171002_172753.jpg
    parece um dissipador
  9.  # 30

E depois Sérgio? Olha que assim ainda tens de ir procurar trabalho nos têxteis...
  10.  # 31

Colocado por: Sergio Rodriguesparece um dissipador
    pode ser eu nao entendo nada disso ,parece ter e uns 80 tubos .
    • emad
    • 2 outubro 2017 editado

# 32

Colocado por: philima
    Sol há com fartura em Portugal...e infelizmente (por questões ambientais) a tendência vai ser para mais ainda.

No verão e primavera existe muito sol. Mas nesta altura não precisa de aquecer a casa.
    Se em 12 meses temos 9 de sol e dos 3 em que não há sol, 2 são no outono e inverno. Como dizia o outro, é só fazer contas.
    Como dizia o outro. Ponha!Ponha!Ponha!
  11.  # 33

Colocado por: Ivo F.E depois Sérgio? Olha que assim ainda tens de ir procurar trabalho nos têxteis...
    prontos uma samarra com uns painéis solares
  12.  # 34

Colocado por: jorgandpode ser eu nao entendo nada disso ,parece ter e uns 80 tubos .
    é parece que meteram ali um dissipador, mas também posso estar enganado
  13.  # 35

Colocado por: Sergio Rodriguesparece que meteram ali um dissipador, mas também posso estar enganado
    o dissipador esta a fazer bypass ao segundo conjunto de tubos.
  14.  # 36

Colocado por: Skinkxinércia a PRH consegue facilmente acumular 20/25 kWh
    não se esqueça de incluir nestes calculos a propria inercia da agua do circuito do PRH.
    Concordam com este comentário: philima
  15.  # 37

Colocado por: Anonimo09092021um sistema com PRH para cerca de 160/170m2, com os painéis + a biomassa (com recuperador) + pré-instalação de circuito de BC
    pelos últimos cálculos que fiz dá aprox. 15.000€, já com IVA, mão de obra, deslocações, estadias, etc, etc........... ou seja chave na mão sem surpresas.

inclui recuperador de calor a lenha de 17Kw regulação manual, deposito misto de inercia e AQS sendo estas instantaneas com 400 a 500 litros de volume, colector solar termico com 30 tubos de vacuo HP com limitação de temperatura ou em casos especiais sem limitação de temperatura, e fundamental um gestor computorizado da instalação.
    Concordam com este comentário: DR1982
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021, philima
  16.  # 38

Colocado por: Anonimo09092021Sendo que vou ter painéis fotovoltaicos por razões que não têm a ver com a moradia, será que consigo aproveitá-los em algum ponto deste sistema?Seja aquecimento ou AQS
    o unico uso viavél creio ser na alimentação eléctrica dos sistemas.
  17.  # 39

Colocado por: jorgealvesuma cisterna enterrada com 60.000 litros por exemplo e aquece-la no verão para usar no inverno
    adorava encontrar alguém que quis€€€s€€€€ aplicar uma coisa destas.
    Concordam com este comentário: eu, two-rok
  18.  # 40

Colocado por: emad
    No verão e primavera existe muito sol. Mas nesta altura não precisa de aquecer a casa.
    Se em 12 meses temos 9 de sol e dos 3 em que não há sol, 2 são no outono e inverno. Como dizia o outro, é só fazer contas.

Colocado por: emad

Na primavera e outono se o aquecimento for grátis, não há motivo para não ligá-lo. As noites aqui na beira litoral são sempre geladas e entram nortadas frias durante o dia. Nesta matéria as pessoas também têm as suas individualidades no usos do seu aquecimento. Tal como há pessoas que não se importam de andar vestidas em casa mas outras acham isso desconfortável. Posso gostar de abrir várias vezes as portas porque tenho um quintal com muito uso que faz parte da casa. Nem quero ter a preocupação de perder o calor que teve custos com combustível dispendioso ao abrir uma porta da rua. Se fosse com radiadores iria ser um desperdício. Nestes meses intermédios de muito sol, acho que ainda se consegue aproveitar muito calor grátis para o chão. Uma caldeira de pellets para ser um apoio mais económico do que bomba de calor para o PRH nos 2 meses de inverno. Ou não será bem assim?

0.0235 seg. NEW