Colocado por: philimaBem haja!
Qual a dimensão teórica do sistema de tubos de vácuo e acumulador a instalar para se usufruir de piso radiante sem nunca ter de pagar outros combustíveis ou rede elétrica?
O sistema será dedicado exclusivamente para aquecer o PRH. Não olhando a custos e a retornos.
Abraços
Colocado por: Anonimo09092021Eu estou é cada vez mais interessado numa solução com recuperador a lenha e sem bomba de calor, pelo menos logo de início. Creio que o Jorge já falou disto, certa vez, mas não me lembro se o recuperador seria sempre apoio a BC ou se poderia funcionar autonomamente...
Colocado por: Anonimo09092021Eu estou é cada vez mais interessado numa solução com recuperador a lenha e sem bomba de calor, pelo menos logo de início. Creio que o Jorge já falou disto, certa vez, mas não me lembro se o recuperador seria sempre apoio a BC ou se poderia funcionar autonomamente...é como quiser, mas a fonte principal sera o solar depois a biomassa e se existir BC entra em ultimo.
Colocado por: Anonimo09092021Ou seja, é possível ter o solar térmico a garantir uma temperatura mínima durante o dia e depois o recuperador a dar um "boost" à noite, quando já não há sol? Independentemente do trabalho que isso der...
Colocado por: jorgandHoje tinha este estendale a frenteparece um dissipador
Colocado por: Sergio Rodriguesparece um dissipadorpode ser eu nao entendo nada disso ,parece ter e uns 80 tubos .
Colocado por: philima
Sol há com fartura em Portugal...e infelizmente (por questões ambientais) a tendência vai ser para mais ainda.
Colocado por: Ivo F.E depois Sérgio? Olha que assim ainda tens de ir procurar trabalho nos têxteis...prontos uma samarra com uns painéis solares
Colocado por: jorgandpode ser eu nao entendo nada disso ,parece ter e uns 80 tubos .é parece que meteram ali um dissipador, mas também posso estar enganado
Colocado por: Sergio Rodriguesparece que meteram ali um dissipador, mas também posso estar enganadoo dissipador esta a fazer bypass ao segundo conjunto de tubos.
Colocado por: Skinkxinércia a PRH consegue facilmente acumular 20/25 kWhnão se esqueça de incluir nestes calculos a propria inercia da agua do circuito do PRH.
Colocado por: Anonimo09092021um sistema com PRH para cerca de 160/170m2, com os painéis + a biomassa (com recuperador) + pré-instalação de circuito de BCpelos últimos cálculos que fiz dá aprox. 15.000€, já com IVA, mão de obra, deslocações, estadias, etc, etc........... ou seja chave na mão sem surpresas.
Colocado por: Anonimo09092021Sendo que vou ter painéis fotovoltaicos por razões que não têm a ver com a moradia, será que consigo aproveitá-los em algum ponto deste sistema?Seja aquecimento ou AQSo unico uso viavél creio ser na alimentação eléctrica dos sistemas.
Colocado por: jorgealvesuma cisterna enterrada com 60.000 litros por exemplo e aquece-la no verão para usar no invernoadorava encontrar alguém que quis€€€s€€€€ aplicar uma coisa destas.
Colocado por: emad
No verão e primavera existe muito sol. Mas nesta altura não precisa de aquecer a casa.
Se em 12 meses temos 9 de sol e dos 3 em que não há sol, 2 são no outono e inverno. Como dizia o outro, é só fazer contas.
Como dizia o outro. Ponha!Ponha!Ponha!
Colocado por: emad
No verão e primavera existe muito sol. Mas nesta altura não precisa de aquecer a casa.
Se em 12 meses temos 9 de sol e dos 3 em que não há sol, 2 são no outono e inverno. Como dizia o outro, é só fazer contas.
Como dizia o outro. Ponha!Ponha!Ponha!