Iniciar sessão ou registar-se
    • jmcxl
    • 4 outubro 2017 editado

     # 21

    Colocado por: costa3333Em 2013 ou 2014 estive de ferias no mes de outubro e foi à praia no Norte quase todos os dias com temperaturas acima de 30 graus.... outros anos em agosto chuvia quase os dias todos....

    O tempo não está muito diferente.... apenas não é previsível... e vai tendo estas situações....

    A Alteração das condições climatéricas tão falada... não causa um impacto assim directo... pois é sempre a longo prazo...

    No caso recente dos furacões, a noticia é que foi o mais forte em 80 anos.... então quer dizer que há 80 anos existiu um mais forte que este......


    A questão não é se há ou não dias de mais calor do que em relação ao passado, tal como também não é se houve ou não no passado furacões mais fortes.

    A questão é quantos dias temos com clima que faça sentido na estação do ano em causa: quantos dias de chuva temos ao longo do ano? E que quantidade de precipitação anual? E quantos dias com temperaturas acima dos 35 graus? Quantos furações de categoria 5? E de categoria 4?

    Se analisarmos com atenção temos cada vez menos dias de chuva por ano e menor quantidade de precipitação anual. Por outro lado é cada vez mais comum ter alguns dias de chuva intensa que provocam enxurradas e que em nada equilibram a falta de chuva. Também podemos dizer que cada vez temos mais dias com temperaturas acima dos 35º C. Isto memso que no passado tenha havido esporadicamente um ou outro dia com temperaturas superiores.
    A América a cada ano que passa tem mais furações de categorias 4 e 5.
    Tudo isto é o resultado dum planeta que está a tentar equilibrar de forma rápida o que nós temos "ajudado" a desiquilibrar.
    O que é importante analisar, e refletir sobre isso, não são os valores extremos mas a sua frequência anual. E indubitavelmente concluiremos que são cada vez mais frequentes os fenomenos extremos.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, Pedro Barradas
  1.  # 22

    As questões ligadas ao clima não podem ser só vistas pela avaliação de temperaturas, ventos ou chuvas.
    Hoje em dia estamos mais atentos a isso por causa dos efeitos causados do que pelo fenómeno em si.
    Quando era miúdo a zona aonde vivia foi atingida por um ciclone. Como só havia uma casa de 100 em 100 metros os efeitos foram pouco significativos. O mesmo ciclone hoje no mesmo sitio iria provocar muitos mortos e muitas casas destruídas.
    Com as secas acontece o mesmo, hoje consome-se 10 vezes mais agua na agricultura e no consumo doméstico, pelo que as consequências são piores.
    O inverso acontece com as inundações e as vagas de frio nas cidades, os meios existentes diminuem a probabilidade de mortos.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, Filipe R. Carvalho
  2.  # 23

    Estes "problemas" sempre existiram desde que me recordo, a questão é que a comunicação social não dava tanta importância a estes fenómenos. Agora se chove um dia é logo noticia de enxurradas, cheias, queda de árvores, etc... Em pleno verão chegou a existir alerta amarelo/laranja por causa da chuva e vento... Enfim.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, Filipe R. Carvalho
  3.  # 24

    Alguém se lembra de um Dezembro dos anos 80, julgo que nos dias à volta do Natal, com temperaturas de 24, 25 graus e um sol de verão?

    Os dias especialmente quentes, ou frios, ou ventosos, ou chuvosos, são aqueles que nos ficam marcados na memória, por isso é que estamos sempre a ouvir dos mais idosos que antigamente os invernos eram mais frios ou mais chuvosos e os verões mais quentes.

    Não quero com isto dizer que o clima não muda, pelo contrário, está sempre em mudança. Aqui onde estamos já deve ter havido clima glaciar e clima tropical há milhões de anos atrás.

    Mas, mesmo sendo algo cético quanto às previsões cataclísmicas de alguns, sobre as mudanças climáticas provocadas pela humanidade, acredito que milhões e milhões de toneladas de poluentes lançados na atmosfera ao longo de décadas, terão, forçosamente, as suas consequências.
  4.  # 25

    S. Salvador do Mundo, desde à Ferradosa e depois sobe em direção à EN222 e dá um salto a Custóias e à Sra. do Viso. Outro Miradouro com uma vista fantástica. Dá para ver o Marão.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    • eu
    • 6 outubro 2017

     # 26

  5.  # 27

    Deviam mudar o titulo do tópico para 37 !!
    Concordam com este comentário: eu, FR1234, jorgealves
  6.  # 28

    Isto aqui es´ta muito mau.. além das temperaturas elevadas para a altura do ano.. é a escassez da reserva de agua superficiais que abastecem diversos conselhos aqui em redor... e outra coisa, que não se fala, mas existe o aumento de particulas suspensas no ar... As poeiras...
    • eu
    • 7 outubro 2017

     # 29

  7.  # 30

    Quanto a temperatura em Outubro, não é o normal mas é frequente. tenho ar condicionado há uns 7 anos, e já tive de o ligar em Outubro 1 ou 2 anos, e este ano ainda não o liguei.
    O que acho em relação a este ano é que foi mais ventoso e bem menos chuvoso. Não choveu muito no inverno, e já há meses que não chove quase nada.
  8.  # 31

    Hoje de manhã o meu carro marcava 7ºC.... ainda estamos em Outubro :)
  9.  # 32

    pelo menos por aqui, dá chuva para a proxima semana, ja podia vir, mas não precisa de calhar sempre nas folgas...
  10.  # 33

    Lembro-me de outubros passados igualmente quentes. Lembro-me de verôes passados muito mais quentes que qualquer verão dos ultimos 10 anos. Lembro-me de cheias e secas na minha aldeia no alentejo como não vejo á muitos anos......Lembro-me das albufeiras de montargil, maranhão e outras muito mas vazias do que estão este ano....Lembro-me de ser criança e no inverno ir para escola a pé e andar em cima de poças de água congeladas (isto no Alentejo)!

    Na comunicação social, todos os anos é o verão mais quente e secos dos útimos 20 ou 30 anos, o inverno mais frio e chuvoso dos útimos 20 ou 30 anos, etc....

    Qual o real interesse disto tudo? Enganar e manipular os mais jovens? Ou outra coisa qualquer?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Bricoleiro
  11.  # 34

    Colocado por: WardrunaLembro-me de outubros passados igualmente quentes. Lembro-me de verôes passados muito mais quentes que qualquer verão dos ultimos 10 anos. Lembro-me de cheias e secas na minha aldeia no alentejo como não vejo á muitos anos......Lembro-me das albufeiras de montargil, maranhão e outras muito mas vazias do que estão este ano....Lembro-me de ser criança e no inverno ir para escola a pé e andar em cima de poças de água congeladas (isto no Alentejo)!

    Na comunicação social, todos os anos é o verão mais quente e secos dos útimos 20 ou 30 anos, o inverno mais frio e chuvoso dos útimos 20 ou 30 anos, etc....

    Qual o real interesse disto tudo? Enganar e manipular os mais jovens? Ou outra coisa qualquer?
    Concordam com este comentário:Bricoleiro,Vítor Magalhães


    Não diga isso ao pessoal que atira as culpas de tudo ao aquecimento global, eles ainda se passam :))
  12.  # 35

    Não me lembro é de ver o céu absolutamente cinzento com os incêndios nesta altura do ano.

    O ar está irrespirável. Imagino o que não estará a sofrer a malta que tem doenças do foro respiratório.
  13.  # 36

    Colocado por: tostexNão me lembro é de ver o céu absolutamente cinzento com os incêndios nesta altura do ano.

    O ar está irrespirável. Imagino o que não estará a sofrer a malta que tem doenças do foro respiratório.


    Isso é temporário. Para o ano que vem ninguém se lembra e volta tudo ao mesmo. O Tuga tem memória curta e a politicagem sabe bem disso.

    O siresp falhou este ano como tem falhado nos anos anteriores e voltará a falhar no futuro. Sem comunicações satélite não há hipotese em grandes incêndios, mas isso é muito dinheirinho e não se está para isso. A grande diferença para os outros anos é que este houve a chamada "tragédia de Pedrogão Grande", a qual, á excepção dos familiares da vitimas, ninguém recordará num futuro próximo.
  14.  # 37

    Com um governo de esquerda é natural que os media não lhes tornem a vida difícil, é um facto.
    Concordam com este comentário: manelvc
  15.  # 38

    Colocado por: tostexCom um governo de esquerda é natural que os media não lhes tornem a vida difícil, é um facto.
    Concordam com este comentário:manelvc

    deixe estar que quando o Coelho e a excelência cavacas estiveram la com as medidas de direita não tinhamos incêndios,as matas estavam todas limpas,os bombeiros ganhavam a dobrar,,,,,que mania de dizer que é da esquerda ou direita,,,ninguém mas ninguém fez nada nestes umtimos anos!
    eu ja fui da direita mas com o coelho la fiquei na esquerda!parece que o pessoal da direita anda sempre com azia para buscar as esquerdas,,
    isto é um problema politico que nem a esquerda nem a direita com os cortes brutais dela souberam resolver
  16.  # 39

    Colocado por: ramos1999
  17.  # 40

    Colocado por: ramos1999
    deixe estar que quando o Coelho e a excelência cavacas estiveram la com as medidas de direita não tinhamos incêndios,as matas estavam todas limpas,os bombeiros ganhavam a dobrar,,,,,que mania de dizer que é da esquerda ou direita,,,ninguém mas ninguém fez nada nestes umtimos anos!
    eu ja fui da direita mas com o coelho la fiquei na esquerda!parece que o pessoal da direita anda sempre com azia para buscar as esquerdas,,
    isto é um problema politico que nem a esquerda nem a direita com os cortes brutais dela souberam resolver


    Eu não disse que as coisas estavam bem no passado.

    Se tivessem morrido >60 pessoas no governo anterior teria caído, no mínimo, um ministro. Agora os media não fazem nada, nem dizem nada, nem sequer há conclusões de nada. Só isso.
 
0.0261 seg. NEW