Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Após várias hipoteses de escolha para uma Moradia, decidi, ou pelo menos gostaria de decidir, optar por construir uma Moradia em vez de comprar uma já pronta. Acontece que me deparo com orçamentos de construção que me deixam com muitas duvidas. ora vejamos:

    Tomando como exemplo 3 Moradias novas (a estrear, 2 das quais ainda em construção) em banda (geminadas) que estive a ver com areas de construção entre os 260 e 300Mts quadrados, tenho nestas 3 moradias preços de venda, sem negociações, entre os 130000€ e os 160000€.respetivamente para a de menos metros quadrados e para a de mais metros quadrados.
    Como tenho um terreno fiz contas por alto e achei que poderia construir por menos destes valores. e pedi a um gabinete que me fizesse um projeto onde o preço de construção total não deveria ultrapassar 120000€. e eu e o gabinete fomos ajustando o projeto até chegarmos a um estado quase final (pode-se ajustar uma ou outra coisa, mas está quase lá o projeto). o gabinete, segundo alguns calculos que efetuou verificou que o projeto estará em linhaabaixo do valor pretendido.

    Ora acontece que tenho para já 2 orçamentos, bastantes dispares que ficam acima do pretendido uns 40 a 50000€.

    A moradia que pretendo construir tem cerca de 300 Mts2 sendo 200 para habitação e 100 para Varanda e alpendre. é constituida por R/c e 1º Piso.Quais forams os calculos que me levaram a crer que poderia construir por 120000€ comparando este projeto com o da outra que vi por 160000€ que tinha os mesmos Mts2 distribuidos por R/c (garagem) e 1º e 2º piso habitação?
    - aos 160000€ retirei 20000€de margem para o construtor (não é empreiteiro, é construtor) e para a agencia imobiliária. Ficamos com 140000€
    - aos 140000€ retirei 15000€ do terreno (valor que acho baixo, mas mesmo assim uma vez que é lote em banda vou dar por baixo). Ficamos com 125000€.
    - aos 125000€ retirei 5000€ da cozinha mobilada com placa, forno, exaustor e esquentador (valor que também acho muito baixo face ao que lá estava instalado, mas mesmo assim prefiro dar por baixo). Ficamos 120000€.
    - aos 120000€ retiro 5000€ para o ar condicionado e aspiração central. ficamos com 115000€.
    - aos 115000€ vou retirar somente 10000€ para projeto, licença, Loteamento, construção de rua, ramais de acesso a infraestruturas, terraplanagem (que não preciso no meu caso). Ficamos com 105000€.

    Ora se os orçamento que recebo estão na casa dos 160000€ onde está o "gato"? como é possível um construtor construir uma moradia para ser vendida a 160000€ e ter lucro (comprando terreno, fazendo loteamento, dando a ganhar a imobiliárias, Etc...) e eu, como particular, não consigo construir algo idêntico em termos de qualidade de construção e Mts2 por menos valor.

    Algum dos colegas do Forum pode ajudar-me nesta questão?

    Já agora a zona de construção é em Santo Tirso.
  2.  # 2

    Boa tarde,

    O gato está no pormenor que não nos informou, qual a área habitável das moradias geminadas?
    Essas áreas são brutas.

    Também não diz o que é que o orçamento que recebeu compempla:
    - Construção e licenciamento
    - jardim e áreas envolventes
    - muros portões passeios e arruamentos
    - tipo de acabamento (loucas, tijoleiras, tipo de chão)

    Assim de repente está a comparar o incomparável.

    PS: Compre uma dessas moradias geminadas porque ou tem apenas 130m2 ou estão demasiado baratas...

    Boa sorte
  3.  # 3

    Boa Noite Leandro_m

    a área bruta da moradia geminada que coloquei como termo de comparação está indicado no texto. são 100Mts2 no R/c onde existe o hall de acesso á escadaria, uma lavandaria e garagem; no 1ª piso outros 100Mts2 com uma sala, uma casa de banho, uma dispensa e uma cozinha mobilada e equipada com forno, placa exaustor e esquentador; no 2º Piso também com 100Mts2 existe 2 quartos. uma casa de banho e uma Suite com casa de banho.

    O orçamento que tenho não tem o licenciamento, não tem a ligação aos ramais de infraestruturas (Água e saneamento e Eletricidade, pois não há gás canalizado por aui), Não tem jardins, tem os portões e os Muros (mas isso também a geminada tinha). Quanto aos acabamentos, o que recebi parece-me ser o basico e identico ao da tal Geminada, mas passo a descrever por alto: - no 1º piso vou colocar soalho flutuante (15,00€Mts2 foi orçamentado) Rc e casas de banho com ceramicas até 15,00€ mts2.

    eu não estou a contabilizar o "Meu protejo" e a licença, estes dois itens estão em contas separadas, sendo que o protejo já está feito. Bem como não está no protejo que recebi a Cozinha, o ar condicionado e a aspiração central.

    Caro Leandro_m Porque estou a comparar o incomparável? estou a questionar como é possível construir para vender e ter lucro por 160000€ e para construir para mim mesmo, já retirando os valores que apresentei não ser possível. Acha que fiz mal as contas acima (terreno, margens do construtor,

    Quanto ao seu P.S. posso assegurar que a moradia em questão tem mesmo os 300Mts2 dispostos como mencionei, tem para a parte da frente um terraço de cerca de 6x8Mts e para trás um terreno de cerca de 15x8Mts. Sim era um bom negócio e só não comprei por estar 40000€ acima do meu limite e o dinheiro está caro :)
  4.  # 4

    Já agora

    Alguém da Zona de Santo Tirso que conheça um Empreiteiro que possa fazer esta moradia?
  5.  # 5

    Conselho que lhe dou, com esses preços e essas áreas, compre feito.

    Olhe que os preços que vamos vendo por aqui e aquilo que vou pagar , tem aí grandes preços para essas casas novas. Se optar por construir vai esperar muito mais tempo, mas pode personalizar ao seu gosto.
    Concordam com este comentário: mhpinto, FilipeOliveira78
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vergas
  6.  # 6

    Obrigado Caro PapoilaVerde

    agradeço o Conselho, mas de facto gostaria que alguém me conseguisse explicar porque não consigo eu construir por 120000€ o que um construtor consegue por 100000€?
    Concordam com este comentário: carlos franco
    • emad
    • 8 outubro 2017

     # 7

    Vergas esta é dedicada a si.
    https://youtu.be/fk1Q9y6VVy0
    Concordam com este comentário: leandro_m
  7.  # 8

    Colocado por: vergasTomando como exemplo 3 Moradias novas (a estrear, 2 das quais ainda em construção) em banda (geminadas) que estive a ver com areas de construção entre os 260 e 300Mts quadrados, tenho nestas 3 moradias preços de venda, sem negociações, entre os 130000€ e os 160000€.

    acho isto muito barato !!!

    Colocado por: vergasComo tenho um terreno fiz contas por alto e achei que poderia construir por menos destes valores

    acha que ainda consegue fazer mais barato ????!!!!
    Concordam com este comentário: DR1982
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vergas
  8.  # 9

    Colocado por: vergasObrigado Caro PapoilaVerde

    agradeço o Conselho, mas de facto gostaria que alguém me conseguisse explicar porque não consigo eu construir por 120000€ o que um construtor consegue por 100000€?
    Em moradias em banda os empreiteiros conseguem redução de custos por comprar em grandes quantidades, há certos pormenores nas casas que sao construidas para vender que normalmente sao esquecidos, etc..

    No caso da sua casa, ha diversos morivos que podem dazer encarecer a sua casa, pode ter vãos maiores, estrutura mais complicada, pode ter melhores acabamentos, etc, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vergas
  9.  # 10

    Colocado por: emadVergas esta é dedicada a si.
    https://youtu.be/fk1Q9y6VVy0
    Concordam com este comentário:leandro_m


    Obrigado pela Musica, mas a minha play list prefiro fazê-la eu.

    Quanto é minha duvida se tiver algo util a dizer, agradeço.
  10.  # 11

    Caro Picareta

    a verdade é que estes eram os preços. não são moradias no centro da cidade, são em aldeias limitrofes e a localização paga-se bem.

    Claro que continuo a achar que construo mais barato que os 160000€. se retirar os custos que enumerei, porque não conseguir construir os mesmos metros quadrados por 120000€?
  11.  # 12

    Caro DR1982

    Os construtores podem comprar em quantidade, mas os empreiteiros também compram. e dá uma diferença assim tão grande? olhe que os valores que coloquei acima já me parecem bem curtos para o construtor.

    Quais os pormenores que são esquecidos nas casas para vender? eu não quero uma casa de Luxo e as tais que vi tinham os acabamentos que me interessavam.

    A casa que vou construir não tem vãos assimtão grandes e o que pedi foi acabamantos médios, inclusivé pondero optar por ceramicas de 2ª.
  12.  # 13

    Só vou dar a minha opinião pessoal: Se têm um terreno, se é construtivo, porque se limitar a uma casa feita? Quando pode fazer uma a sua maneira?

    De resto um pouco de tudo já foi falado. E um conselho muito grande: Quem faz para vender não está preocupado com a qualidade.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vergas
  13.  # 14

    Colocado por: vergasClaro que continuo a achar que construo mais barato que os 160000€.

    160000 incluindo o terreno?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vergas
  14.  # 15

    Colocado por: vergasCaro DR1982

    Os construtores podem comprar em quantidade, mas os empreiteiros também compram. e dá uma diferença assim tão grande? olhe que os valores que coloquei acima já me parecem bem curtos para o construtor.

    Quais os pormenores que são esquecidos nas casas para vender? eu não quero uma casa de Luxo e as tais que vi tinham os acabamentos que me interessavam.

    A casa que vou construir não tem vãos assimtão grandes e o que pedi foi acabamantos médios, inclusivé pondero optar por ceramicas de 2ª.

    O empreiteiro para a sua casa compra 10 portas interiores, para 10 moradias em banda compra 100, para a sua casa compra uma cozinha, para 10 moradias em banda compra 10, para a sua casa compra 10 janelas, para 10 moradias compra 100, etc etc...
  15.  # 16

    Colocado por: davidsptQuem faz para vender não está preocupado com a qualidade.

    Porquê? quem quer estar no mercado, com boa reputação, tem que se preocupar com a qualidade, além de que existem as garantias de 5 anos, e quem quer poupar muito, pode perder muito dinheiro com o pós venda.
  16.  # 17

    Colocado por: Picareta
    160000 incluindo o terreno?


    Não picareta, o terreno já eu tenho. quando me refiro a construir é mesmo Alvenaria, carpinteiro, serralheiro, canalizador, ladrilhador, eletricista, ... fazer a casa. Nem sequer falo em projetos, licenças ou mobilias. - Só construir a casa.

    Acha que não consigo pelos 120000€? eu já me apercebi que o Picareta é muito parcipativo aqui no forum, por isso agradeço a sua opinião e ajuda.
    • emad
    • 8 outubro 2017

     # 18

    Colocado por: vergas

    Obrigado pela Musica, mas a minha play list prefiro fazê-la eu.

    Quanto é minha duvida se tiver algo util a dizer, agradeço.

    Com essa atitude e com tanta certeza é meio caminho para se espalhar ao comprido.
    No fim de semana estava com um arquitecto amigo e ele só disse. Construção e fazer as contas a 1000€/M2. Com IVA e exteriores acabados. Faça estas contas.
    Concordam com este comentário: Novanisto, FilipeOliveira78
  17.  # 19

    Colocado por: Picareta
    Porquê? quem quer estar no mercado, com boa reputação, tem que se preocupar com a qualidade, além de que existem as garantias de 5 anos, e quem quer poupar muito, pode perder muito dinheiro com o pós venda.


    Picareta desculpa lá a honestidade mas é um opinião que tenho com base no que vejo. Inúmeras vezes me pedem opiniões sobre imóveis para venda novos, e as misérias que eu vejo até me tiram do sério. Não são raras as vezes que são apartamentos/casas muito bonitinhos, aparamente com bons acabamentos, mas quando começas a esmiuçar é que percebes as misérias que lá ficaram.

    Eu costumo dizer se for um bom negócio a nível de €€€ que permita cobrir eventuais arranjos tudo ok, por preço que dá para fazer novo esqueçam.

    Essa ideia que alguém deixou que os empreiteiros conseguem fazer mais barato apartamentos e moradias em banda por melhores preços no material hoje em dia é errada. Tentam é aldabrar no que não trás problemas no imediato.

    (Só um pequeno exemplo, que um amigo meu, teve no apartamento: foi repintá-lo, qual o espanto que a tinta original empolava com a presença da nova, segundo opinião técnica de um entendido a pintura original não levou sequer primário. Numa obra particular ninguém aceitava isso.)
  18.  # 20

    Colocado por: emad
    Com essa atitude e com tanta certeza é meio caminho para se espalhar ao comprido.
    No fim de semana estava com um arquitecto amigo e ele só disse. Construção e fazer as contas a 1000€/M2. Com IVA e exteriores acabados. Faça estas contas.


    pois caro EMAD o engenheiro do amigo de um arquiteto parente de um amigo meu também já me falou em 400€ o metro quadrado!!! e esta Heim?!

    A sua atitude é que não me pareceu muito proativa, se eu quizesse ouvir musica ia ao youtube e não precisava de conselhos.

    Aqui, procuro conselhos de profissionais ou de gente que tenha tido as mesmas duvidas e me possa ajudar neste passo importante. O diz que disse e o que o Arquiteto atirou para o ar é muito vago, pois esse Arquiteto ao dar assim sem mais nem ontem 1000€ por metro quadrado não está a considerar Zonas, se necessita de desaterros, que tipo de pisos, que tipo de paredes, que tipo de eletricidade, etc...

    Por favor, se sabe do que fala pode dar esclarecer, se é só uma opinião que tem pode dá-la como opinião e não como verdade absoluta.

    P.S: e desculpe a minha frontalidade.
    Concordam com este comentário: ricat
 
0.0241 seg. NEW