Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Tenho um armário grande, madeira, maciça, que em tempos gostei mas agora, especialmente devido às suas cores, me parece demasiado pesado. Considerando que estou a reciclar alguns móveis (pintar de branco na sua maioria), para ficar com uma decoração mais leve e actual, estava a pensar o que fazer a este, uma vez que para pintá-lo de branco casca de ovo (com efeito "provençal") esta base verde, me parece dificíl. Ou não será?
    Por outro lado, tenho lido por aí que uma solução é forrar com tecido (e a sujidade que se vai acumulando? Ou não se coloca esta questão?), ou com papel (não ficará demasiado "artificial?).
    Coloco uma foto, uma bocadinho "tremida" (!) do armário em questão e agradeço as vossas opiniões.
    Obrigada.
      armarioverde.JPG
  2.  # 2

    Parece um bom armário de linhas clássicas e imponente e que portanto merece ser remodelado (para melhor) de preferência!
    Forrar e revestir a papel não me parece boa solução pois o armário tem muitos perfís e relevos. Talvez uma pintura com tinta plástica feita com muito cuidado e alguma técnica possa resultar bem. Há também soluções de "patines", por exemplo com tons acobreados ou acizentados, prateados e que também poderão ser uma idea...
    Par ficar bem dá trabalho e convém desmontar o armário.
  3.  # 3

    Obrigada, Poeta Rural (como estão os seus muros, conseguiu livrar-se das manchas?!).

    Sim, tem muitos perfis e relevos, tem razão forrar não será a melhor opção.
    O armário por acaso já nós desmontámos uma vez para trazê-lo do escritório no primeiro andar cá para baixo portanto até já temos prática !!! De pintar também, já temos experiência, ...agora o que me parece a pior parte é retirar aquele verde todo, não?
    Na cor, gostava muito que ficasse parecido com este da imagem!
      ler078%20-%20double%20robe%20shadow.jpg
  4.  # 4

    CMartin
    Já pensou em utilizar um decapante para retirar toda a tinta existente e depois repintar?
  5.  # 5

    Não, Zedasilva, não pensei. Estava a pensar em lixar, não sei trabalhar com decapante, nem qual o decapante (?)
    Certamente ficaria três dias a lixar...se for mais fácil e menos trabalhoso decapar, faria com agrado!
    Obrigada.
  6.  # 6

    Por experiência (pois tb sou um apaixonada de reciclazem) garanto-lhe que lixar isso tudo vai dar uma trabalheira...
    Vou experimentar a técnica do decapante num movel identico brevemente. Se se podesse experimentar primeiro no seu... : ))))
    A ideia que tenho do decapante é que basta aplicar que ele levantará a maioria da tinta depois limpa-se e no fim então lixasse o que ainda restar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  7.  # 7

    Zedasilva, Acho que não vai ser possível experimentar no meu primeiro (lamento! :o)) pois só o vou fazer pouco antes nas férias em Agosto! Mas posso sempre experimentar o decapante num cantinho só, antes, para ver se resulta. Qual o decapante que me aconselha para o efeito?
    Obrigada.
  8.  # 8

    Colocado por: CMartinZedasilva, Acho que não vai ser possível experimentar no meu primeiro (lamento! :o)) pois só o vou fazer pouco antes nas férias em Agosto! Mas posso sempre experimentar o decapante num cantinho só, antes, para ver se resulta. Qual o decapante que me aconselha para o efeito?
    Obrigada.


    CMartim...compre o decapante da CIN, é excelente!!!
    Um familiar meu estava a decapar uma parede que tinha sido pintada com tinta esmalte :-O e estava a utilizar um decapante que não me lembro a marca . Entretanto passou na CIN para comprar o que eles tinham lá e o resultado foi excelente. A tinta vai sair toda. Aplique uma boa camada à trincha de decapante, aguarde 5 a 10 minutos e vai ver o efeito. Passados esses 10 minutos é só passar uma espátula...vai sair de uma forma facílima. Se for preciso aplique novamente o decapante. Quando sair a tinta toda é só lixar, aplicar primário, lixar novamente, aplicar a tinta, lixar novamente e aplicar a ultima camada de tinta.

    Cuidados a ter:
    Ao abrir a tampa da lata do decapante tenha cuidado ponha a mão (com luvas) por cima que ela pode saltar.
    Utilizar luvas para protecção das mãos;
    Cuidado com os salpicos de decapante nos olhos.

    Já que vai aplicar o decapante, aconselháva a lixar com uma lixa fina as portas, passar diluente sintético para retirar gorduras...e porque não aplicar uma ou duas camadas de primário para ver se cobre bem?
    Essa tinta esverdeada pode funcionar como uma base e poupava-lhe bastante trabalho. Experimente desta forma primeiro, se não resultar...decapante em cima. Bom trabalho!

    Lucilio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    • AnaT
    • 27 junho 2009

     # 9

    Para retirar a tinta o melhor é usar uma pistola de ar quente. E se o objectivo é pintar de novo, resulta mesmo bem.
    Faz muito menos lixo e não é tóxica como os decapantes. Eu nunca consegui bons resultados com decapantes.
    De qualquer modo, eu acho que se derem uma lixadela (não é preciso ir até à madeira), uma demão de sub-capa para madeira e , depois, a tinta, é capaz de não ficar mal e cobrir esse verde.
    Depois de pintado da cor clara, o "sombreado" pode ser feito polindo com cera escura. A cera vai acumular-se nas zonas mais fundas e fica com um acabamento do género da segunda foto. E protege a tinta.
    • bch
    • 28 junho 2009

     # 10

    C Martim´

    A tinta(verde) está a saltar?
    Se não estiver basta apenas lixar bem com uma lixa de 120, e dar-lhe sub-capa e esmalte sintético da cin nesse caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  9.  # 11

    Ola CMartin,

    A forma mais fácil é mesmo com decapante. O armario é demasiado grande para lixar tudo á mão.
    Aplica numa determinada zona, espera uns 15-20m, retira as sobras do decapante com a espatula quadrada e lixa. Ha maquinas lixadeiras muito baratas (c. 10€) no Aki e noutras grandes superficies de bricolage, para o caso de não querer investir muito, caso não costume fazer este tipo de trabalhos. Outra ferramenta muito util é a cunha de lixa. outra coisa que deve ter ha mão é um esfregão daqueles muito rijos da cozinha. Depois é dar ao braço. Nao descure uma boa mascara de protecçao. Vai precisar, assim como luvas e botas. Depois desta fase, passe um pano humido, deixe secar e retome fôlego para a fase da pintura. Aplique um primário, depois uma tinta de esmalte aquoso da cor que gostar. Pessoalmente penso que essa peça ficaria bem com um bondex médio ou de branco como sugeriu. Para aplicar patine, escolha uma trincha muito macia, dilua um pouco a tinta de patine, agarre um pano seco e em todas as pinceladas que der, passe primeiro a trincha no pano para retirar o excesso de tinta. Depois pincele até que a tinta fique quase a craquelar. A solução da cera tambem é boa.
    Boa sorte,

    Carla Valverde
    Fabrica do Arco-Iris
    Galerias São Sebastiao, lj 26
    Ericeira
    www.fabricaarcoiris.blogspot.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  10.  # 12

    Muito obrigada a todos!

    De facto, estamos a falar de um armário muito grande, alto, e maciço, muito pesado tanto de peso, como de aspecto!
    Vai-nos dar uma trabalhão esta reciclagem, mas acho que é preferível do que substituí-lo por um novo, mas sem metade do seu charme..!

    Lucílio,
    Se esta tinta verde funcionasse como uma base, isso poupar-me-ia imenso trabalho!
    AnaT, posso usar pistola de ar quente em madeira?
    bch Pelo que percebo em parte diz-me o mesmo que o Lucílio, lixar um pouco sem precisar de ir até à madeira, seria usar a tinta que está, a verde, como base para receber a outra (?)

    Por um lado, bastar-me-ia lixar para obter uma base onde adira o novo tratamento, mas a minha questão agora, para a qual peço as vossas opiniões, que agradeço, é a seguinte, chegados a este ponto: O verde não irá alterar a cor do branco que vou colocar por cima ? Se fosse uma cor mais escura do que este verde, mas sendo o branco, o que vos parece?
    Desde já agradeço!

    Karura, a notícia boa é que já temos uma máquina lixadeira!Pelo que percebo, aconselha-me a retirar o verde todo (?).

    Obrigada

    PS. Karura o nome do seu blog diz-me qualquer coisa, vou lá espreitar!
  11.  # 13

    ficava limdo com uma pintura que estao na moda(as tecnicas de antigamente estao a voltar a estar na moda)
    visita o meu site que eu tenho varias tecnicas de pintura de pois eu ajudo como fazer.
    www.restauroedecoracao.com.aspo.pt o site ainda nao esta pronto,ainda estou acabar de montar a minha oficina depois ponho fotos da oficina.
    Um abraço Mestre Quintas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    • srma
    • 29 junho 2009

     # 14

    CMartim,

    Nao sei exactamente qual é o fim deste movel, mas acho que era capaz de ficar mais "leve" se para alem da pintura em branco, fosse retirado o frontal de madeira emoldurada das portas, subsituindo-se a madeira por vidro, por dentro colocar tecido e prendendo-o a meio com uma fita de tecido. Depois nao esqueca as fotos para vermos como ficou.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  12.  # 15

    CMartin,
    Não precisa retirar a tinta verde toda, so a maior parte... Isto se quiser pintar de uma cor qq, mas se quiser passar bondex, tem mesmo que ser toda.
    esqueci-me de dizer, aplique a tinta nova com um mini-rolo de espuma, é muito mais rapido, e dps nao esquecer de um bom protector de madeiras, ou verniz, qualquer coisa que proteja o móvel. Essa peça é linda, não se desfaça dela assim tao facilmente!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    • AnaT
    • 30 junho 2009

     # 16

    CMartin,
    pode usar com madeira mas é preciso cuidado para não queimar.

    Eu usei e fiquei muito contente com o resultado (estive à procura dumas fotos mas não encontrei)
    • AnaT
    • 30 junho 2009 editado

     # 17

    Quem procura, sempre encontra (principalmente se sabemos que existe)

    Cá estão elas...
    Esta estantezinha em estilo rústico estava também pintada de verde escuro. Por acaso até estava com uma certa piada porque a tinta estava já com um craquelê natural mas o empreendedor dono da loja onde comprei já tinha começado a retirar a tinta com um caco de vidro.
    A solução foi retirar tudo e voltar a pintar.

    O que aparece nas fotos é após a decapagem com a pitola de ar quente e antes de lixar.
    Photobucket
    Photobucket

    A tinta saiu toda, mesmo aquela "sub-capa" esbranquiçada que se vê nas fotos
  13.  # 18

    Obrigada AnaT, gostei até muito desse aspecto da madeira "despida" do móvel das suas fotos, deve ter resultado muito bonito com a nova pintura, embora eu também adore o efeito craquelé!
    Parece-me que o seu conselho da pistola de ar quente vai vingar..obrigada, certamente poupar-me-á uma trabalhão!
    Obrigada também por se ter dado ao trabalho de ir à procura das fotos, ficamos realmente com uma percepção muito melhor do que se está a falar!
    Obrigada.
  14.  # 19

    srma,
    Obrigada pela sua sugestão que é excelente, ficam muito bem estes móveis com a parte frontal em vidro, faria também o mesmo a este mas já tenho um assim, do qual coloco aqui uma foto. Mas móveis bonitos, ou pelo menos que gostemos deles nunca são demais, vou considerar a sua ideia.
      P1010143.JPG
  15.  # 20

    Karura,
    Tem toda a razão, usei esse tal rolinho na recuperação que estou a ajudar a fazer no armário de um familar (é verdade, virámos todos fãs de restauração e recuperação de móveis !) e é de longe o mais prático e mais "certinho" a aplicar tinta.
    Obrigada.
 
0.0178 seg. NEW