Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos
    Comprei uma moradia 150m2 do ano de 2001, por 85k embora a casa seja até recente preciso de remodelar algumas coisas e acima de tudo tentar aproveitar o espaço desperdiçado em circulação que existe na casa.
    Acho que até mesmo para os arquitectos que acham que já viram tudo, uma coisa assim não deviam ter visto muitas vezes.
    Embora saiba que vou ter que contratar um arquiteto para me ajudar, não podia deixar de colocar aqui a planta para vocês poderem dar uma opinião de como aproveitar todo aquele espaço.
    Obrigado
      IMG_20171017_124354.jpg
  2.  # 2

Duas fotos que demonstram bem o desperdício de espaço da moradia
      IMG_20171005_182832.jpg
      IMG_20171005_182850.jpg
  3.  # 3

não é todos os dias que se vê disso .. tens razão... não será fácil reaproveitar esse desperdício..
  4.  # 4

o eterno problema das casas quadradas/rectangulares com áreas enormes. O miolo será sempre escuro, sem janelas e ninguém sabe o que fazer com ele.

no entanto, a dimensão da escada, obriga a um espaço maior que o habitual. Uma escada grande como essa a sair de um hall pequeno ficava estranho.

só o R/C já tem os 150m2? o que tem em cima?
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  5.  # 5

á escada deve dar para tirar aquele redondo no fundo que nao faz falta. deitam-se umas paredes abaixo... o arquitecto irá lhe dar umas propostas.. eu arrumava com o quarto nº 2 e as paredes sa sala para abrir aquele espaço todo... pra começar.
  6.  # 6

Colocado por: pauloagsantoso eterno problema das casas quadradas/rectangulares com áreas enormes. O miolo será sempre escuro, sem janelas e ninguém sabe o que fazer com ele.

no entanto, a dimensão da escada, obriga a um espaço maior que o habitual. Uma escada grande como essa a sair de um hall pequeno ficava estranho.

só o R/C já tem os 150m2? o que tem em cima?
    Concordam com este comentário:Luis K. W.

Em cima tem um quarto, uma casa de banho, e mais 2 divisões, mas em cima não vem na planta, e também tem placa, a placa faz a inclinação do telhado e a telha acenta em cima da placa, se é que me faço entender
  7.  # 7

Rápido e barato: Dividir o hall ao meio.

1. Executar uma "parede" entre o quarto 2 e a casa de banho, com uma porta de acesso.

2. Poderá ficar recuada uns 15 ou 20cm em relação ao alinhamento (das paredes da cozinha e do quarto 2), para permitir colocar uns nichos com prateleiras para bibelots, fotografias, flores, etc., do lado da escada.

3. Do lado dos quartos, colocar um roupeiro (60cm de profundidade) a toda o comprimento e altura dessa parede (apenas com o espaço de abertura da porta), e com maleira por cima da porta.
      divisao de hall.jpg
  8.  # 8

Colocado por: antonylemosá escada deve dar para tirar aquele redondo no fundo que nao faz falta. deitam-se umas paredes abaixo... o arquitecto irá lhe dar umas propostas.. eu arrumava com o quarto nº 2 e as paredes sa sala para abrir aquele espaço todo... pra começar.

Muito sinceramente assim que vi a casa a primeira ideia que tive foi juntar a cozinha com o quarto maior onde abria uma janela de sacada para o jardim, e escada tirava o redondo, e onde é a sala fazia um quarto mais pequeno e uma casa de banho
    Concordam com este comentário: antonylemos
  9.  # 9

Colocado por: Luis K. W.Rápido e barato: Dividir o hall ao meio.

1. Executar uma "parede" entre o quarto 2 e a casa de banho, com uma porta de acesso.

2. Poderá ficar recuada uns 15 ou 20cm em relação ao alinhamento (das paredes da cozinha e do quarto 2), para permitir colocar uns nichos com prateleiras para bibelots, fotografias, flores, etc., do lado da escada.

3. Do lado dos quartos, colocar um roupeiro (60cm de profundidade) a toda o comprimento e altura dessa parede (apenas com o espaço de abertura da porta), e com maleira por cima da porta.
      divisao de hall.jpg

E o roupeiro assim fica fora dos quartos?? Pelo que entendo na imagem fica na zona de circulação da casa de banho e dos 3 quartos certo??
  10.  # 10

sim, mas essa solução não ajuda muito em recuperar área perdida. apenas cria uma ante câmara para os quartos. uma gruta sem luz.
    até pode ser barato, mas não resolve o problema maior que é a arquitectura espacial da casa.
  11.  # 11

Colocado por: antonylemossim, mas essa solução não ajuda muito em recuperar área perdida. apenas cria uma ante câmara para os quartos. uma gruta sem luz.
    até pode ser barato, mas não resolve o problema maior que é a arquitectura espacial da casa.

A primeira ideia que tive foi juntar a cozinha com a casa de banho (7) e com o quarto (5), fazendo só uma divisória a meio com um recuperador de calor de dupla face a meio.
  12.  # 12

Colocado por: Paulo nunesA primeira ideia que tive foi juntar a cozinha com a casa de banho (7) e com o quarto (5), fazendo só uma divisória a meio com um recuperador de calor de dupla face a meio.

e depois fazia um corredor para separar o acesso aos quartos da sala, já trazia o miolo da casa para a sala.
  13.  # 13

Colocado por: pauloagsantos

e depois fazia um corredor para separar o acesso aos quartos da sala, já trazia o miolo da casa para a sala.

É só uma ideia, eu sei que tenho de ir a um arquiteto, mas gostava de fazer primeiro aqui que os primeiros donos não fizeram, que é pedir opiniões, se o tivessem feito dificilmente tinha resultado naquela cagada que se vê, é que aquele hall é a maior divisão da casa
  14.  # 14

hahha...vc tem razao no que diz. mas aposto que quando fizeram isso ainda qualquer artista podia fazer projectos de arquitectura... o pais esta repleto de joias como essa.
  15.  # 15

voltando ainda à questão das casas grandes..... não era por acaso que os palácios/palacetes/mosteiros/conventos, edifícios grandes eram feitos por alas, exactamente para dar claridade e ventilação a todos os espaços.

as pessoas agora querem casas grandes, encostam tudo ás paredes exteriores por causa das janelas e depois não sabem o que fazer no meio. as casas quadradas/rectangulares só funcionam até um determinado tamanho, a partir daí tem que usar outra disposição
  16.  # 16

Colocado por: pauloagsantosvoltando ainda à questão das casas grandes..... não era por acaso que os palácios/palacetes/mosteiros/conventos, edifícios grandes eram feitos por alas, exactamente para dar claridade e ventilação a todos os espaços.

as pessoas agora querem casas grandes, encostam tudo ás paredes exteriores por causa das janelas e depois não sabem o que fazer no meio. as casas quadradas/rectangulares só funcionam até um determinado tamanho, a partir daí tem que usar outra disposição

Mas também só com os 149 M2 que têm acho que poderia ficar muito melhor, aquilo acho que é um exagero, assim como o tamanho da escada, afinal é uma escada para o sótão, podia bem ser mais pequena penso eu
  17.  # 17

Colocado por: antonylemoshahha...vc tem razao no que diz. mas aposto que quando fizeram isso ainda qualquer artista podia fazer projectos de arquitectura... o pais esta repleto de joias como essa.
  18.  # 18

Colocado por: antonylemoshahha...vc tem razao no que diz. mas aposto que quando fizeram isso ainda qualquer artista podia fazer projectos de arquitectura... o pais esta repleto de joias como essa.

Foi mesmo, dá cá 2500 euros e toma lá o projecto
  19.  # 19

Só agora reparei que não se vê as áreas das divisões nas fotos por isso aqui fica outra foto
  20.  # 20

Fica aqui a foto com as áreas
      IMG_20171017_184944.jpg

0.0232 seg. NEW