Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Portas de correr VS Portas normais, podem ser uma solução (sempre ganha algum espaço).
  2.  # 22

Colocado por: sandritaUma cómoda/escrivaninha (nem sei como lhe chamar), para um estudante ter as suas coisas, e fazer os seus trabalhos são coisas de utilidade duvidosa?

Leu bem o que escreveu o mhpinto? Então "leya" outra vez e vai que a sua pergunta não tem razão de ser.

Mas esta questão do que é "normal" tem uma forte carga subjetiva, é muito individual. É difícil de quantificar!
  3.  # 23

Colocado por: riscospara mim era impensável ter quartos de 11, 12m2

Então diga lá qual a área aceitável de uma quarto segundo o seu ponto de vista...
  4.  # 24

Sandrita, os quartos estao pequenos.

Pelo menos o quarto de casal tem que ser maior.
  5.  # 25

para um quarto de solteiro uns 13/14m2 dá para meter um bom armário, a cama, uma estante ou mesa de estudos...
    o de casal.... mais que isso pois a cama tb é maior e há no mínimo o dobro dos arrumos do solteiro..

relativamente ao problema em questão possivelmente haverá a possibilidade de remodelar o interior para 'buscar' mais espaço..

dá para postar aqui o projecto?
  6.  # 26

Os quartos são mínimos. Digam lá o que disserem.
    Para mim, quartos com 12m2 não são quartos. São arrumos.
    E falo por e experiência própria!!
    Concordam com este comentário: antonylemos, Diogo999
    • eu
    • 30 outubro 2017 editado

# 27

Vou falar um pouco sobre o meu caso pessoal...

Sempre vivi em apartamentos com quartos pequenos. O meu apartamento anterior tinha quartos com cerca de 9 m2, 10 m2 e 11m2.

Quando nasceram as crianças, este espaço tornou-se muito curto para as tralhas, e começámos a sonhar com uma vivenda e quartos grandes.

Pois bem, lá construímos a vivenda com quartos grandes. O quarto mais pequeno tem cerca de 16 m2 (podem imaginar o tamanho dos outros). Agora assumo que foi um exagero: 13 a 14 m2 são mais que suficientes para um quarto, pois nós só o usamos mesmo para dormir.

Portanto, a minha conclusão é que, acima de um determinado valor de área (eu apostaria em 14 m2 num quarto), não se ganha absolutamente nada, a não ser espaço para limpar.

Ah, e como alguém já disse, quartos quadrados não são a melhor disposição. Se forem ligeiramente retangulares, permitem um melhor aproveitamento da área.
    Concordam com este comentário: mhpinto, sousa tavares, miguelg, Toika
  7.  # 28

Colocado por: sousa tavares

Então diga lá qual a área aceitável de uma quarto segundo o seu ponto de vista...

Se fosse para mim? 13,15,20, para uma moradia V3 com grandes excessos de áreas
  8.  # 29

A minha opinião:4mx3m + area para roupeiro embutido, seria o minimo ideal, rondano assim a area entre os 13 a 14m2.
    Depois acho que as pessoas e o arqutecto devem testar a implantação de mobiliário em fase de projecto.. para assegurar que as expectativas dos cliente não saem goradas.. Ainda vejo muita planta sem nunca ter sido pensado como seria mobilado o espaço, e pior.. utilizando representações de mobiliário pequenas demais... fora de escala. Isto é valido para os quartos e para os restantes compartimentos...
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
  9.  # 30

@sandrita,

quais as medidas atuais do/s seu/s quarto?
    Semelhantes ao/s novo/s?
    Conseguirá colocar o que tem agora no novo quarto?

Se sim, durma descansada.
    Se não, tente reformular a organização dos espaço.
    Coloque aqui a planta... para darmos uns bitaites.

Ás vazes basta mexer um pouco na panta interior para se fazer milagres :-)
  10.  # 31

Concordo, a alterar, altere já... Na minha ótica, para uma criança/jovem acho 12m2 suficiente, para uma cama de casal pode ficar um pouco aquém, pelo que seria interessante se desse para aumentar um pouco.
    • eu
    • 30 outubro 2017

# 32

Colocado por: Pedro BarradasA minha opinião:4mx3m + area para roupeiro embutido,

Perfeito!
  11.  # 33

Colocado por: Joao Diasquartos com 12m2 não são quartos. São arrumos.

Grandes arrumos... Isso é que é viver á larga! Já agora qual é o tamanho dos seus quartos?
  12.  # 34

Colocado por: riscosSe fosse para mim? 13,15,20, para uma moradia V3 com grandes excessos de áreas

A resposta não é elucidativa! Acha que é a mesma coisa ter um quarto de 13 ou outro de 20 m2?
    •  
      mhpinto

# 35

Colocado por: euQuando nasceram as crianças, este espaço tornou-se muito curto para as tralhas, e começámos a sonhar com uma vivenda e quartos grandes.

Pois bem, lá construímos a vivenda com quartos grandes. O quarto mais pequeno tem cerca de 16 m2 (podem imaginar o tamanho dos outros). Agora assumo que foi um exagero: 13 a 14 m2 são mais que suficientes para um quarto, pois nós só o usamos mesmo para dormir.

Portanto, a minha conclusão é que, acima de um determinado valor de área (eu apostaria em 14 m2 num quarto), não se ganha absolutamente nada, a não ser espaço para limpar.

Exato. Quando se faz uma vivenda, divisões ou zonas só de arrumação é algo que ninguém dispensa, pelo que deixa de fazer sentido ter espaço para armários nos quartos.

E no que toca a meter secretárias nos quartos, não vai ter um escritório, por acaso?
    Eu, enquanto conseguir, farei questão de não incentivar a minha prole a passar muito tempo no quarto, daí ter concebido uma divisão integrada na zona social (chamem-lhe escritório se quiserem) que será para eles brincarem, estudarem, terem os computadores ou as playstations ou seja o que for. Quero com isso incentivar uma maior interação entre os membros da família e, ao mesmo tempo, manter uma vigilância discreta sobre a utilização que eles farão das tecnologias. Por isso e por uma questão de salubridade mental, havendo muito quem diz, e eu concordo, que o espaço de descanso deve ter apenas essa finalidade, resistirei ao máximo a meter secretárias nos quartos das crianças.

Os quartos das crianças na minha futura-espero-eu-que-algum-dia-veja-a-luz casa têm 13 m2. E foi por muita insistência do arquiteto, que eu queria apenas 12 m2.
    Concordam com este comentário: eu, LuisPereira
  13.  # 36

Colocado por: Pedro BarradasA minha opinião:4mx3m + area para roupeiro embutido, seria o minimo ideal, rondano assim a area entre os 13 a 14m2.

concordo em absoluto. talvez num quarto de criança, encostando a cama a uma parede, se possa ter um pouco menos, mas só pensam encostar uma cama a uma parede, quem nunca faz a cama de manha.

o meu quarto tem 4.5 por 3.5, dá 15,75m2. A este espaço tenho que subtrair o roupeiro, cerca de 60 cm, ficando o quarto com uma área útil de 3.9 por 3.5 cerca de 13,65 m2. consigo lá encaixar a cama, uma comoda, e fico com um espaço de circulação à volta da cama com 1metro.

quartos com 3m de profundidade complica a arrumação, a cama ocupa logo 2m, se colocar uma cómoda ou uma secretária aos pés da cama, já fica a apertar a passagem.
    • riscos

# 37

Colocado por: sousa tavaresA resposta não é elucidativa! Acha que é a mesma coisa ter um quarto de 13 ou outro de 20 m2?

Quarto mais pequeno de 13 m2, o outro com 15m2, suite com 20m2, cada um com a sua função
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares
  14.  # 38

Colocado por: pauloagsantosse colocar uma cómoda ou uma secretária aos pés da cama, já fica a apertar a passagem.

Tem bom remédio: não coloca.
    Mais uma vez, os móveis e restante decoração têm de se adaptar aos espaços e não o contrário.
    Não há nenhuma lei que obrigue a que os quartos tenham de ter roupeiro e cómoda. Como disse, eu no presente não tenho roupeiro no meu quarto. Só cómodas. Cabia lá um roupeiro? Sim, mas iria dar um ar atravancado ao quarto pelo que optámos por não meter. Prefiro sentir-me bem dentro do quarto, mesmo que para isso tenhamos de fazer alguma ginástica com a arrumação da roupa, gerindo muito bem o muito curto espaço de arrumação que temos.
    E não é isso que nos estraga a vivência do apartamento, longe disso.
  15.  # 39

Existem estudos acerca das necessidades e areas dos espaços e compartimentos de habitação... Mas muitas vezes até os próprios técnicos os desconhecem...
    em Portugal existe o ITA4 Programa habitacional - espaços e compartimentos, editado pelo LNEC, 2002. é um documento muito interessante...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, antonylemos
    • Nss
    • 30 outubro 2017

# 40

Em casa o 1º andar ficou com estas áreas... tirando a suite que pode parecer desperdício de espaço, mas para quem puder e gostar fica agradável.
      1 andar1.jpg

0.0257 seg. NEW