Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      larkhe
    • 31 outubro 2017 editado

# 81

Colocado por: eu

Os seus quartos dão perfeitamente para esta disposição...

Não ficam é com tanto espaço livre nas laterais da cama ... esse quarto tem no minimo 5,5 metros de largo

2 metros para a cama mais 1,75 de cada lado
  1.  # 82

É também uma questão estética.
    Quartos de quase 40 m2 para ter a cama, as mesas de cabeceira certinhas de cada lado a a sacramental cómoda não tem muita lógica...
    Se forem os mesmo 40m2 para algo diferente, eventualmente minimal, ou dramático, assumindo o espaço como elemento decorativo, já pode ter mais lógica.
    Para uma configuração trivial e clássica, 14 m2 chega bem, e 12m2 não é um escândalo, tendo em conta também que o quarto é sobretudo para dormir. (na minha perspectiva)
    Concordam com este comentário: mhpinto, DR1982, eu, Jota5
  2.  # 83

Este quarto, por exemplo, não deve ter mais do 3,5*4m (14m2) e parece-me mais do que suficiente.

quarto
  3.  # 84

Colocado por: mhpintoEsqueça lá o que viu na TV/revistas

Só não adivinho os números do euromilhões...
    Até ia dar mais umas dicas, mas como já percebi que a Sandrita prefere pensar naquilo que não pode ter do que em como tirar o melhor proveito daquilo que tem, não me parece que valha a pena.

Colocado por: Joao DiasMas já agora pergunto, como é que compõem um quarto de casal em 12m2? Sim porque em 12m2 não se coloca grande roupeiro, nem cama, nem cómoda, nem camiseiro, nem mesas de cabeceira...

Ó João Dias, mas será assim tão difícil perceber, pelos comentários já aqui expostos, que para muita gente é absolutamente irrelevante e dispensável meter isso tudo num quarto?
    É como já aqui foi dito, depende dos gostos e de onde se acha que se deve gastar o dinheiro.
    No seu caso e em mais alguns, o quarto deve ter tudo "a que tem direito" e por isso até quartos de 15 m2 lhe parecerão curtos.
    No meu e de outros, o quarto serve só para dormir, pelo que basta ter o mínimo para proporcionar uma boa noite de descanso. Isso para mim é uma boa cama e um par de mesas de cabeceira. Absolutamente nada mais. Para isso, 12 m2 chegam perfeitamente.

Já agora, já fiquei em quartos de hotel a pagar à volta de 150€/noite que nem 12 m2 tinham. E não foi por isso que dormi melhor ou pior do que quando fiquei em quartos com 50 m2.
    Concordam com este comentário: Jota5
  4.  # 85

Sandrita,
    Vou dar a minha modesta opinião, que é apenas isso, uma opinião. Considerando que ainda tem que colocar roupeiros (embutidos ou não), 12m2 para um quarto individual parece-me "normal" ou suficiente. Para ficar um espaço mais amplo, 14m2 seria o ideal, mas depois, mais do que isso, acho que já fica desconfortável. Agora, para um quarto de casal, parece-me de facto pequeno. A não ser que me diga que tem um espaço adicional com um closet, e que os 12m2 são apenas para a cama e mesas de cabeçeira. Mas, mesmo assim, para mim é pouco.
    O facto de os quartos serem quadrados também não ajuda muito. Se fossem mais rectangulares conseguiria um melhor aproveitamento do espaço. Mas não há nada que uma boa decoração não resolva. Se colocar um tapete grande e uma cabeleira grande continua, quando entra no quarto, vai dar a ideia de que o espaço é maior.
    Se não consegue mesmo alterar nada em obra (tem a certeza que não dá para alterar? mover uma parede e ficar com um quarto mais pequeno de 10/11m2 e outro maior de 13/14m2 para o casal), porque não contacta com um decorador/designer de interiores e vê como poderá aproveitar o espaço?
    Se tiver varandas ou terraços para onde dão os quartos, também dá a ideia do espaço ser maior apesar das áreas pequenas.
    Não sei se ajudei muito :)

p.s.: se servir de consolo, também estou a construir e deparei-me com a diferença que é ver as coisas no papel e depois ao vivo. No nosso caso, o arquiteto deixou apenas 3m de comprido no quarto de casal (o que dá 1m ou menos de passagem entre a cama e a janela) e depois uma largura de 5.5m (4,7m tirando o roupeiro). Se fosse hoje, teria tentado ter pelo menos 3.5m de comprido... Também tinhamos condicionantes como os pilares, mas acho que na fase do desenho tudo é possivel. Agora é que já não. No seu caso, não sei, só vendo. Mas olhe que deitar paredes de tijolo abaixo não é assim tão dificil. Na minha obra já tiveram que partir em dois locais, porque se "esqueceram" de uma porta e de uma janela...
  5.  # 86

.
  6.  # 87

Colocado por: mhpinto
    Só não adivinho os números do euromilhões...
    Até ia dar mais umas dicas, mas como já percebi que a Sandrita prefere pensar naquilo que não pode ter do que em como tirar o melhor proveito daquilo que tem, não me parece que valha a pena.

Ó João Dias, mas será assim tão difícil perceber, pelos comentários já aqui expostos, que para muita gente é absolutamente irrelevante e dispensável meter isso tudo num quarto?
    É como já aqui foi dito, depende dos gostos e de onde se acha que se deve gastar o dinheiro.
    No seu caso e em mais alguns, o quarto deve ter tudo "a que tem direito" e por isso até quartos de 15 m2 lhe parecerão curtos.
    No meu e de outros, o quarto serve só para dormir, pelo que basta ter o mínimo para proporcionar uma boa noite de descanso. Isso para mim é uma boa cama e um par de mesas de cabeceira. Absolutamente nada mais. Para isso, 12 m2 chegam perfeitamente.

Já agora, já fiquei em quartos de hotel a pagar à volta de 150€/noite que nem 12 m2 tinham. E não foi por isso que dormi melhor ou pior do que quando fiquei em quartos com 50 m2.

Você está a confundir dormir com conforto com viver com conforto. Cada um vive como gosta e entende. Depois existem muitos que vivem como podem. No entanto, salvo um ou dois relatos que li aqui no forum, nunca na minha vida falei com ninguém que estivesse descontente com o excesso de espaço de um quarto. Muito pelo contrário.
    Aliás, não vislumbro sequer qualquer inconveniente em ter mais espaço em detrimento de menos espaço. A limpeza como alguns apregoam é uma falsa questão pois só quem nunca limpou é que não percebe que é muito mais fácil limpar um espaço desafogado do que um espaço atarrancado.
    Até lhe posso dar um exemplo bem real e verdadeiro. Uma das minhas melhores amigas é empregada doméstica e já comentou comigo várias vezes que lhe é mil vezes mais fácil limpar a moradia dos patrões com 600m2 do que o apartamento dela com 70m2. Isto limpar como deve ser entenda-se. Basta pensar na logística de desviar uma cadeira ou secretária num quarto com 12m2 e o mesmo num quarto com 60m2 onde a mesma secretária e cadeira estão a 10m da cama por exemplo.
    É exatamente o mesmo que acontece comigo nos soalhos. Onde acha que despacho mais serviço a afagar por exemplo, numa sala com 80m2 ou num quarto com 15m2?
    Na limpeza é igual, é sempre a andar!!
  7.  # 88

Concordo, é muito mais fácil limpar grandes áreas, com espaço de movimentação, do que sítios apertados, que mal se pode deslocar as coisas
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  8.  # 89

sandrita, mas tendo em conta o que podia construir, tanto em termos de terreno como de €, dava para ter áreas maiores? As suas zonas sociais são pequenas ou grandes? Olhe que não vejo muitas desvantagens em ter quartos mais pequenos, bem pelo contrário. Se bem que considero que seria bom ter um pouco mais de espaço no quarto de casal. Eu, se pudesse (porque não podia tanto em termos de loteamento como de €), teria investido em mais área na sala, por exemplo. Vou ficar com 14m2 em cada quarto das minhas filhas e está mais do que bom. Atualmente estão as duas num quarto de 12m2 e aí já digo que é um pouco apertado... :)
  9.  # 90

Colocado por: Joao DiasVocê está a confundir dormir com conforto com viver com conforto.

Não, não estou. A diferença entre nós será que, para mim, o tempo que estou a "viver" na casa mas de olhos fechados não conta para nada, desde que aquilo que esteja por debaixo de mim seja confortável.
    Para mim, viver com conforto numa casa, no que a espaço se refere, é ter espaço nas partes da casa onde passarei a maior parte do tempo em que estiver acordado, e isso é a zona social.

Colocado por: Joao DiasAliás, não vislumbro sequer qualquer inconveniente em ter mais espaço em detrimento de menos espaço.

Pois eu vislumbro. A mim (ênfase na subjetividade), não me transmite qualquer conforto um quarto muito grande, bem pelo contrário. Já entrei em quartos que, de tão grandes, tinham um ar frio e despido pelo que não consegui imaginar-me a sentir aconchego para dormir lá dentro. Para transmitirem aconchego, têm de levar com muito mais "tralha" lá dentro, e essa está longe de ser de borla, o que é mais um inconveniente, pelo menos para o comum dos mortais.

Colocado por: Joao DiasA limpeza como alguns apregoam é uma falsa questão

Concordo. Mas creio que também ninguém defendeu isso como um argumento muito sério para esta discussão.

A verdadeira questão, para mim, é a mesma que defendo em quase todos os tópicos. Conseguir ter a certeza de onde, para cada um de nós, faz sentido gastar o nosso, tão difícil de ganhar, dinheiro.
    E, para isso, temos de ser capazes de resistir às imensas pressões exteriores que nos são impostas, seja pelos familiares e amigos, seja pela TV e revistas, seja mesmo aqui no fórum. Não resistindo, acabamos com uma casa onde toda a gente que lá entrar dirá que é fantástica, mas onde, se calhar, até nem nos sentimos "em casa" e, pior ainda, vamos andar décadas, ou até ao fim dos nossos dias, aflitos com as contas para a pagar.
    E, para mim, não há áreas grandes, PRH, BC, ETICS de 10 cm, soalhos em madeira, caixilharias triplas, vidros de controlo solar, bancadas em silestone e tudo o mais que por aqui se apregoa que tem de ser de topo, que me paguem o conforto e a tranquilidade de chegar ao fim do mês sem ter de estar a olhar para o extrato bancário.

Claro que também já percebi que, para o João Dias e outros foristas, a simples possibilidade de poder admirar artigos de luxo numa base diária vale todos os esforços e sacrifícios. Aceito isso, ainda que seja a antítese da minha forma de ver as coisas.
    Peço-lhe é que aceite também que nem todos vemos as coisas dessa forma. E principalmente, que tenha em mente que a maior parte dos foristas nem sequer pode ver as coisas dessas formas, sob risco de ficar com as finanças estragadas ou com a casa a meio, pelo que será sempre uma atitude responsável da nossa parte não os incentivar a fazer certo tipo de investimentos.
    Concordam com este comentário: eu, sousa tavares, Jota5, Filipe R. Carvalho, DEEPblue
  10.  # 91

Colocado por: mhpinto
    Não, não estou. A diferença entre nós será que, para mim, o tempo que estou a "viver" na casa mas de olhos fechados não conta para nada, desde que aquilo que esteja por debaixo de mim seja confortável.
    Para mim, viver com conforto numa casa, no que a espaço se refere, é ter espaço nas partes da casa onde passarei a maior parte do tempo em que estiver acordado, e isso é a zona social.

Pois eu vislumbro. A mim (ênfase na subjetividade), não me transmite qualquer conforto um quarto muito grande, bem pelo contrário. Já entrei em quartos que, de tão grandes, tinham um ar frio e despido pelo que não consegui imaginar-me a sentir aconchego para dormir lá dentro. Para transmitirem aconchego, têm de levar com muito mais "tralha" lá dentro, e essa está longe de ser de borla, o que é mais um inconveniente, pelo menos para o comum dos mortais.

Concordo. Mas creio que também ninguém defendeu isso como um argumento muito sério para esta discussão.

A verdadeira questão, para mim, é a mesma que defendo em quase todos os tópicos. Conseguir ter a certeza de onde,para cada um de nós, faz sentido gastar onosso, tão difícil de ganhar, dinheiro.
    E, para isso, temos de ser capazes de resistir às imensas pressões exteriores que nos são impostas, seja pelos familiares e amigos, seja pela TV e revistas, seja mesmo aqui no fórum. Não resistindo, acabamos com uma casa onde toda a gente que lá entrar dirá que é fantástica, mas onde, se calhar, até nem nos sentimos "em casa" e, pior ainda, vamos andar décadas, ou até ao fim dos nossos dias, aflitos com as contas para a pagar.
    E, para mim, não há áreas grandes, PRH, BC, ETICS de 10 cm, soalhos em madeira, caixilharias triplas, vidros de controlo solar, bancadas em silestone e tudo o mais que por aqui se apregoa que tem de ser de topo, que me paguem o conforto e a tranquilidade de chegar ao fim do mês sem ter de estar a olhar para o extrato bancário.

Claro que também já percebi que, para o João Dias e outros foristas, a simples possibilidade de poder admirar artigos de luxo numa base diária vale todos os esforços e sacrifícios. Aceito isso, ainda que seja a antítese da minha forma de ver as coisas.
    Peço-lhe é que aceite também que nem todos vemos as coisas dessa forma. E principalmente, que tenha em mente que a maior parte dos foristas nem sequerpodever as coisas dessas formas, sob risco de ficar com as finanças estragadas ou com a casa a meio, pelo que será sempre uma atitude responsável da nossa parte não os incentivar a fazer certo tipo de investimentos.

Após ler cuidadosamente tudo o que escreveu, nomeadamente a última parte, resta-me concluir que o meu caro amigo ainda não percebeu de todo a minha forma de encarar as coisas nomeadamente no que á construção diz respeito.
    E de uma coisa pode ter a certeza. Poucas vezes na sua vida vai dar de caras com um profissional tão consciente e cioso da carteira do seu cliente. E olhe que já tenho alguns satisfeitos por aí. Muitas vezes á coisas que só se percebem a 100% no fim. Depois de tudo acabado e as contas bem feitas.
  11.  # 92

Mesmo, mhpinto! Eu já temo, mesmo tendo divisões modestas, de passar o resto da vida a olhar para o extrato bancário, infelizmente.
    • DR1982

# 93

Concordo com o mhpinto, mais do que 4x3.5m (14m2) para mim é desperdício de espace...
     Menos do que isso não quer dizer que nao chegue mas sté para fazer a cama custa( sim porque os homens tambem fazem a cama :) )...
  12.  # 94

Colocado por: Flavitasandrita, mas tendo em conta o que podia construir, tanto em termos de terreno como de €, dava para ter áreas maiores?
    Não, O espaço não dava para muito mais, mas acho que devia dar para se ter conseguido mais uns 50cm, mas é verdade que o terreno não dava para muito. E em termos de €... quanto menos melhor... Mas penso que não seria mais 50cm que faria muita diferença no final da obra.

Colocado por: Flavitasandrita, As suas zonas sociais são pequenas ou grandes?
    Bem... ainda não fui ver/analisar muito essa zona.. é tudo junto... como não havia divisões... eu no geral achei tudo um pouco pequeno...
    Mas vamos lá ver ao esquema...
    Tem cozinha sala tudo junto.
    Mas a zona de cozinha marca 10.5m2 e a sala de estar/jantar marca 42m2.
    Cozinha 3.5 x 3mt
    Sala estar/ jantar 7 x 6 mt
  13.  # 95

Colocado por: sandritaNão, O espaço não dava para muito mais, mas acho que devia dar para se ter conseguido mais uns 50cm, mas é verdade que o terreno não dava para muito. E em termos de €... quanto menos melhor... Mas penso que não seria mais 50cm que faria muita diferença no final da obra.

Bem... ainda não fui ver/analisar muito essa zona.. é tudo junto... como não havia divisões... eu no geral achei tudo um pouco pequeno...
    Mas vamos lá ver ao esquema...
    Tem cozinha sala tudo junto.
    Mas a zona de cozinha marca 10.5m2 e a sala de estar/jantar marca 42m2.
    Cozinha 3.5 x 3mt
    Sala estar/ jantar 7 x 6 mt
    Pois, com uma sala dessa podia bem ter roubado uns m2 ai para os quartos. Mas pronto não se pode ter sol na eira e chuva no nabal.
  14.  # 96

Sim, a sala parece-me bem grande, mas se a casa é em L e tem quartos de um lado e zona social do outro, não estou a ver como fazer diferente. Se quiser coloque a planta, pode ser que alguém a ajude a resolver...
    •  
      mhpinto

# 97

Colocado por: Joao Diasresta-me concluir que o meu caro amigo ainda não percebeu de todo a minha forma de encarar as coisas nomeadamente no que á construção diz respeito.

Talvez não tenha percebido, mas para o tópico em questão isso não será o mais relevante.
    O mais relevante é que, com comentários como estes:

Colocado por: Joao DiasO que eu não acho normal é pensar-se que os quartos a que este tópico diz respeito são aceitáveis

Colocado por: Joao DiasPara mim quartos com 12m2 não são quartos com o mínimo de conforto e pior são extremamente limitativos no que á decoração diz respeito.
    (...) não admito é tretas do xm2 chega perfeitamente pois para mim não chega! Muito menos quando temos opção de escolha que parece que era o caso do exemplo deste tópico.

Colocado por: Joao DiasOs quartos são mínimos. Digam lá o que disserem.
    Para mim, quartos com 12m2 não são quartos. São arrumos.

parece que o aquilo que o João pretende é que a Sandrita se sinta ainda pior e que deite tudo abaixo e faça de novo.

Ora custa-me a acreditar que o João Dias ainda não tenha percebido que a Sandrita está longe de ter grande folga financeira, bem pelo contrário, ou então leia a partir daqui: https://forumdacasa.com/discussion/51876/3/estores-tipos-ajudaorientacao/#Comment_1146060
    Parece-me que seria muito mais construtivo para a Sandrita, principalmente nesta fase em que já há pouca volta a dar, dar-lhe a perceber que, apesar das limitações, não será por ter quartos de 12 m2 que deixará de ser feliz na casa. Até porque, como já visto pelos muitos comentários nesse sentido, a verdade é essa.
    Concordam com este comentário: ALMEIDAM
  15.  # 98

tudo depende do uso. Mas num quarto de 12m² o ideal sera colocar uma cama individual para assim poder ter mais espaço.
    Aqui onde moro ( Franca) o "normal" é terem quartos de 9 ( quartos crianças) a 12m² ( quarto casal) e nao é por isso que sao mais ou menos felizes do que os outros.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  16.  # 99

o meus são todos assim mas o ideal onde tem os 3,2 seria os 3,5.
    mas fiz as contas 0,9X8.2=7,38 a 900€ m2 daria a mais 6600€ e quando não à euros tive que reduzir e ao reduzir gastei mais sapatas e pilares
    tive de fazer2 sapatas + 2 pilares de 2m enterrados mais 2 pilares de 3m no res do chão mais o lintel com o risco vermelho só por a parte de cima ser menor 90cm que o res do chão para tentar poupar m2
      quartoo.jpg
      DSC04882.JPG
  17.  # 100

.
      quarto-piscina-23.jpg

0.0367 seg. NEW