Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Não li todas as respostas mas considero o quarto importante para dormir. Prefiro uma área social bem maior. Eu cresci num quarto com 9 m2 e sempre me chegou para brincar!
    Mesmo em moradia, estar a pagar 1.000/m2 a mais só para construir um quarto maior sem utilidade e pagar mais IMI por causa desse luxo não me parece lógico.

Hoje em dia as áreas têm a cima de tudo de ser racionais
    Concordam com este comentário: RCF, Flavita
    • eu
    • 2 novembro 2017 editado

# 2

Colocado por: paionenseNão li todas as respostas mas considero o quarto importante para dormir.

Fundamental, fundamental, ... é ter uma cama grande e confortável.

E boa companhia! ;)
    Concordam com este comentário: mhpinto, cmsh
    • RCF
    • 2 novembro 2017

# 3

Colocado por: ptuga

A semântica usada pode ser crua e arranhar a sensibilidade, mas não deixa de ser a mais pura da verdade.
    Um agregado familiar com um filho que seja, em que entrem líquidos por mês cerca de 1000 a 1200€, muito dificilmente pode aspirar a construir uma casa.
    Até por que os bancos já não vão na conversa.

ptuga
    Será a mais pura da verdade se se quiser quartos com 30 ou 40m2... se se quiser PRH... se se quiser soalho em madeira maciça... etc, etc...
    Mas, não tem, necessariamente, de ser assim.
    1.º - ainda há muita gente que não tem de comprar o terreno, por construir em terrenos de herança;
    2.º - nalgumas zonas, os terrenos ainda são baratos;
    3.º - nalgumas zonas, ainda se constrói a preços (bastante) abaixo dos €1000/m2;
    4.º - o aluguer de um apartamento também tem custos e muitas vezes não é um custo inferior à prestação que tenha de se pagar por empréstimo;
    Concordam com este comentário: sandrita, Flavita
  2.  # 4

A semântica usada pode ser crua e arranhar a sensibilidade, mas não deixa de ser a mais pura da verdade.
    Um agregado familiar com um filho que seja, em que entrem líquidos por mês cerca de 1000 a 1200€, muito dificilmente pode aspirar a construir uma casa.

depende muito da vida que levarem, nós somos 4 desde à 1 ano e 3 à 5 anos e à 5 anos que vivemos com uma media de 600€ mes, só não pago renda nem fumo nem sou de ir para o cafe de resto tenho todas as despesas
    Concordam com este comentário: sandrita
  3.  # 5

Entao vivem onde ? :s
  4.  # 6

Colocado por: riscosOlhe que é ao contrario peça 200 mil euros ao banco para fazer uma casa e paga metade da renda da mesma alugada.
    Concordam com este comentário:Joao Dias
    Não onde moro, a renda dos T3 como o que você viu quando foi a minha casa ronda de momento os 800 euros.
    Concordam com este comentário: Flavita
    • RCF
    • 2 novembro 2017 editado

# 7

Colocado por: paionenseHoje em dia as áreas têm a cima de tudo de ser racionais

Precisamente!
    E o racional tem muito que se lhe diga... racional com a necessidade, racional com a disponibilidade...
    Nestes anos de crise e com as atualizações do IMI, houve muita gente a vender moradias, muita gente a vender casas de férias... talvez, muitos, não fosse por necessidade, mas apenas por questões de racionalidade. É que as casas dão despesa e quanto maiores, mais despesa...
  5.  # 8

Colocado por: euMas não há apenas "pobres" e "ricos": há muitas situações financeiras intermédias e pessoas com prioridades distintas...

Eu conheço IMENSAS pessoas que não ganham muito e que construiram vivendas. Claro que não têm quartos com 40 m2 nem colocaram soalhos de 60 € o m2, mas eles preferem viver numa vivenda com flutuante do que num apartamento com soalho (é apenas um exemplo).

Perante situações tão distintas e prioridades e gostos tão diferentes, não compreendo como se continua a avaliar as opções dos outros pela nossa própria bitola...

Concordo consigo,
    Mas acho que há espaço para tudo sem necessariamente ter de haver juízos de valor.
    Todos nós avaliamos aqui consoante a nossa bitola, uns dizem que 12 chega outros dizem que preferem 16 ou 14 e ainda há quem os goste de ter com 28 ou 30.
    Cada um faz o que pode com o que tem e é tão válido quem constrói por 500€/m2 como quem o faz por 1500€/m2.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  6.  # 9

Bem com esse tamanho de quarto (9m2) nunca irá sofrer com o eco.
    Fora de brincadeiras, para mim o quarto principal deve ser sempre maior porque partimos do prjcipio que a cama será maior e a dada altura terá que colocar uma cama de bebé (ou não..)
    Mas pronto já está, já está, agora é arranjar soluções de moveis para ficar com o máximo espaço livre.
    Em vez de uma cómoda pode optar por um camiseiro, as mesinhas de cabeceira podem ser pequenas (apenas para o candeiriro e o copo de água). Com calma e um bom projecto irá conseguir colocar o que pretende
  7.  # 10

Colocado por: Joao DiasQuem realmente vive com os tostões contados não constrói moradias

Acha que a maior parte, senão todos, dos que constroem moradias não têm os tostões contados? Alguns podem ter mais folga que outros, mas todos fazem

contas para que os seus rendimentos cheguem para pagar todas as despesas da casa.

Se não tivessem tostões contados ninguém andaria por este fórum a fazer contas à vida e a ter que escolher entre um aquecimento central com recuperador

a lenha e um PRH ou um simples flutuantezinho em detrimento de um soalho em madeira maciça, por exemplo?

Conhece alguém que tenha pago a casa a pronto?
    Concordam com este comentário: Flavita
  8.  # 11

Colocado por: nelson__ricardo
    depende muito da vida que levarem, nós somos 4 desde à 1 ano e 3 à 5 anos e à 5 anos que vivemos com uma media de 600€ mes, só não pago renda nem fumo nem sou de ir para o cafe de resto tenho todas as despesas
    Concordam com este comentário:sandrita

Fico genuinamente feliz por si Nelson, pq vc conseguiu. Mas convém não generalizar e fazer uma contas.

Se vc e a suas esposa trouxerem em conjunto cerca de 1200€ e tiverem um filho
    - Pagarem renda
    - Cresce ou afins
    - Alimentação e despesas fixas
    - deslocação ao local de trabalho (que ou paga transportes ou tem carro)
    - Trabalhar oito horas dias e não ter mais nenhuma ocupação.

As possibilidade de vc ter capital para chegar ao banco e dizer olhe quero fazer uma casa de raiz são curtas, para não dizer outra coisa.
  9.  # 12

Colocado por: jorgferrNão onde moro, a renda dos T3 como o que você viu quando foi a minha casa ronda de momento os 800 euros.
    Renda de 800€??!!!!!

Na zona de Braga compra-se bem um T3, por 35.000 /40.000€.

E para que não comecem já a criticar aqui fica um exemplo:

https://www.olx.pt/anuncio/apartamento-t3-usado-para-venda-braga-braga-IDzk4ob.html#619aa3e5a9
  10.  # 13

Colocado por: sandritaRenda de 800€??!!!!!

Na zona de Braga compra-se bem um T3, por 35.000 /40.000€.

E para que não comecem já a criticar aqui fica um exemplo:

https://www.olx.pt/anuncio/apartamento-t3-usado-para-venda-braga-braga-IDzk4ob.html#619aa3e5a9

Sandra, mas vc n faz uma casa nova por esse preço. Não estamos a falar de mercado de usados.
  11.  # 14

Fico genuinamente feliz por si Nelson, pq vc conseguiu. Mas convém não generalizar e fazer uma contas.

Se vc e a suas esposa trouxerem em conjunto cerca de 1200€ e tiverem um filho
    - Pagarem renda
    - Cresce ou afins
    - Alimentação e despesas fixas
    - deslocação ao local de trabalho (que ou paga transportes ou tem carro)
    - Trabalhar oito horas dias e não ter mais nenhuma ocupação.

As possibilidade de vc ter capital para chegar ao banco e dizer olhe quero fazer uma casa de raiz são curtas, para não dizer outra coisa.

se tivesse-mos 1200 por mes aí ponhamos de lado no minimo 7mil de lado por ano.
    se colocasse-mos a filha na creche à 5 anos e fossemos o 2 trabalhar não precisávamos de empréstimo para os arranjos exteriores mas optamos por ter a filha em casa até aos 5 anos.
    vai muito de como cada um gere o orçamento familiar eu em gasolina gasto mais de 100€ luz, mais de 50€ mes
  12.  # 15

Sandra, mas vc n faz uma casa nova por esse preço. Não estamos a falar de mercado de usados.

Sim, tem razão.
    Mas também nunca ouvi falar de renda de 800€!! Nem de uma prestação de metade que fará renda... Pagar esse valor e por algo que só é alugado , não será nosso?
  13.  # 16

Colocado por: sandrita
    Sim, tem razão.
    Mas também nunca ouvi falar de renda de 800€!! Nem de uma prestação de metade que fará renda... Pagar esse valor e por algo que só é alugado , não será nosso?

Faça uma pesquisa no mercado de arrendamento em Lisboa ou Porto e esse valor n é nada descabido por um T3. A parte mais obscura do turismo é esse mesmo, em certas zonas do país os preços das rendas estão numa autentica bolha.
    • tnjp
    • 2 novembro 2017

# 17

Aqui no Funchal é a loucura total. Conheço vários t3 e até t2 por esses preços e não há imóveis disponíveis. Conheço agentes imobiliários com lista de espera de inquilinos a aguardar por imóveis. Com tanta procura, os preços disparam.
  14.  # 18

eu optamos por construir porque o usado na zona de ponte de lima é ao preço de novo e rendas se for uma casa com boas condições são altas
  15.  # 19

Colocado por: ptugaFaça uma pesquisa no mercado de arrendamento em Lisboa ou Porto e esse valor n é nada descabido por um T3. A parte mais obscura do turismo é esse mesmo, em certas zonas do país os preços das rendas estão numa autentica bolha.
    Sim, acredito, mas então, que não venham criticar quem vive com 600€ normalmente ... Pois em certas zonas do pais, como nós aqui em Braga, viver com 600€ por mês dá perfeitamente, para viver e poupar.
    Claro, falamos de viver normalmente, sem luxos ou loucuras
    Concordam com este comentário: nelson__ricardo
    • tnjp
    • 2 novembro 2017

# 20

E atenção, apartamentos sem grandes luxos. Se falarmos em algum luxo como piscina, passam os 1500€...

0.0408 seg. NEW