Iniciar sessão ou registar-se
    • RCF
    • 2 novembro 2017

# 1

Colocado por: sandrita
    Eu concordo consigo!
    Se temos o terreno... Se vamos juntando desde novos porque sempre se teve ideia de construir. Por pouco que se ganhe junta-se sempre.
    E ao contrario do que já se falou ai, mesmo com 550€ / 600€ de salário por mês, o banco dá credito .. pode não ser para valores muito grandes, mas pelo menos o valor do terreno que damos como garantia dá.

e eu até lhe digo mais:
    A construção até é uma boa opção, especialmente, para aqueles que não são ricos.
    Quem hoje tem um salário de €600, no final da vida irá ter uma reforma de menos ainda e se na reforma ainda tiver de pagar renda, terá mesmo muitas dificuldades. Por isso, conseguindo-se construir, sempre se viverá um bocadinho menos mal na reforma, por não se ter de pagar renda de casa.
    Se se for rico, sempre será menos difícil pagar renda na velhice...
    Portanto e como já alguém aqui escreveu, é preciso é ser racional.
    Concordam com este comentário: eu
    • RCF
    • 2 novembro 2017

# 2

Colocado por: emadConstruir foi um capricho

Colocado por: emadVivia num apartamento que não era belo, mas que servia para viver e que o mesmo é dos meus pais.

Colocado por: emadEu construí casa sem precisar.

Não vejo mal nenhum em nada disto, mas, como deverá concordar, isto apenas faz de si uma exceção e não a regra.
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  1.  # 3

Colocado por: jorgferrNão onde moro, a renda dos T3 como o que você viu quando foi a minha casa ronda de momento os 800 euros.
    Concordam com este comentário:Flavita

E qual o preço de venda da casa onde está Jorge?
  2.  # 4

Colocado por: emad
    Eu devo ser o único gajo rico por aqui. Esperem la que eu vou explicar e não me interpretem mal.
    Eu construí casa sem precisar. Vivia num apartamento que não era belo, mas que servia para viver e que o mesmo é dos meus pais.
    Construir foi um capricho e sempre o afirmei. Mesmo não tendo apartamento defendo o arrendamento. Mas isto são outras guerras.
    Indo mais directo ao assunto, a malta quer construir casa onde vão fazer um investimento de centenas de milhares de euros e depois querem passar uma imagem de desgraçados, coitados e remediados comparativamente com aqueles que constroem casas e metem soalhos, PRH, caixilharias xpto, AQC, casas com 200 e 300m2, etc.
    Cada um sabe da sua vida.
    Agora eu dou mais importância a uma sala grande do que quartos grandes. Hoje até valorizo mais os wcs grandes do que antigamente. Agora porque eu gosto de cá***gar a grande e a francesa já sou apelidado de capitalista?
    Eu concordo com o João dias. Se alguém tem capacidade de construir casa com ajuda do banco ou de familiares não tem os mesmos problemas financeiros das famílias que não tem crédito nos bancos por ganharem 550€ e das famílias que não tem terrenos doados para construir, ou que tem dificuldades do dinheiro acompanhar o fim do mês.
    Não sejam hipócritas e sintam-se privilegiados em poderem andar aqui a decidir se metem sanitas no ar ou na terra, e se o soalho é de madeira ou faz que é, e se a cozinha é lacada ou não, ou se tem estores ou lâminas.
    Eu já o afirmei aqui mais do que uma vez, este fórum é meritório para quem consegue a proeza de fazer bem, bom e barato. Tudo o resto é só fascistas endinheirados, porque dão p e i d o s com o c u dos outros.
    Concordam com este comentário:ptuga
    Eu se vivesse sem pagar renda também não fazia nada. Bem, mesmo assim já estive mais certo de que ia fazer...so tenho receio é que o senhorio me mande passear, pago 575 de renda porque foi no pico da crise, agora nem um se vê por menos de 800 euros e tabelado por baixo. Já me passou fazer uma daquelas t2 da steelhouse de 75 m2 por 65000 euros. As tantas era feliz á mesma e com menos chatices.
  3.  # 5

Colocado por: riscos

E qual o preço de venda da casa onde está Jorge?
    No pico da crise quando arrendei andavam pelos 150 000. Neste momento andam nos 200 000 para cima. O meu senhorio há uns 10 anos deu 190 000
  4.  # 6

Colocado por: emadHoje até valorizo mais os wcs grandes do que antigamente.

Bem vindo ao clube. Acho que somos só dois, mas...
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  5.  # 7

Colocado por: Joao Dias
    Porquê? Se os fizer com 16m2 onde a diferença prática de vivência é abissal já não consegue construir a casa?
    Se me disser que o projeto não o permite por não ter área disponível eu calo-me. Agora dizer que é por fatores económicos é querer atirar areia para os olhos dos outros.

16 m2 são 3 e 5 m2 mais a pagar,não e por área,quer dizer que custa o mesmo ?
  6.  # 8

Colocado por: sousa tavares

Sr. Dias, só três pontos:

- primeiro, não respondeu ao que se estava a discutir - "quem constrói não pode contar tostões" -, antes preferiu refugiar-se em ladainhas balofas que não

explicam nada. Isto é típico de pessoas a quem lhes falta alguma bagagem intelectual. Adiante...;

- segundo, é mentiroso ao afirmar que eu disse que gostava de quartos pequenos. Desafio-o a citar alguma frase neste tópico da minha autoria que

refira isso. Como não vai encontrar vou aguardar calmamente que me peça desculpas, tal como eu fiz quando lhe atribui um facto que não correspondia

à verdade;

- terceiro, afinal, depois de ter afirmado no seu tópico que é um homem tão ocupado que não tem tempo para se coçar e que se deita depois

da meia noite e que se levanta com as galinhas e tretas do género, tem agora tempo disponível para vir para este fórum escrevinhar umas bacoradas.

Sabe que mais? Olhe, fique bem com a sua presunção parola de assentador de soalhos.

Já não tenho pachorra para o aturar. Adeus!

Meu caro Sousa Tavares.
    Fiquemos assim. O seu intuito ao longo de algumas páginas ficou bem claro e eu e a minha presunção parola efetivamente estamos muito ocupados. Imagine que já começámos a trabalhar ás 08h00 e só agora nos sentámos para almoçar.
    No entanto, aproveito para lhe pedir desculpas pois o meu caro efetivamente não se pronunciou sobre os seus gostos pessoais no que ao tamanho dos quartos diz respeito. E não o fez porque estava muito ocupado em criticar os meus. Eu compreendo.
    Tudo de bom para si e vamos falando. Isto se o meu caro não se importar de baixar o nível intelectual para trocar galhardetes forísticos com um reles aplicador de soalhos.
    Concordam com este comentário: sousa tavares
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares
  7.  # 9

Colocado por: Jota5

16 m2 são 3 e 5 m2 mais a pagar,não e por área,quer dizer que custa o mesmo ?

O mesmo não deve custar. Mas também não deve ser por causa disso que a barraca vem abaixo. Digo eu...
  8.  # 10

Colocado por: Joao Dias
    O mesmo não deve custar. Mas também não deve ser por causa disso que a barraca vem abaixo. Digo eu...

Ja le dize,eu sou pobre...Dito de outra maneira,não sou rica,5 de aqui,4 de lá,en fin...
  9.  # 11

Colocado por: Jota516 m2 são 3 e 5 m2 mais a pagar,não e por área,quer dizer que custa o mesmo ?

não custa o mesmo, mas tb não se pode fazer uma conta do género, se uma casa custa 800€ o metro quadrado vou retirar aqui 4 m2 em 3 quartos, para poupar 9600 euros
    Concordam com este comentário: Joao Dias, DR1982
    • DR1982
    • 2 novembro 2017 editado

# 12

Colocado por: sandrita
    Eu concordo consigo!
    Se temos o terreno...
    Se vamos juntando desde novos porque sempre se teve ideia de construir, por pouco que se ganhe junta-se sempre (até porque se somos novos e estamos com os pais, praticamente tudo que se ganha é para nós - para juntar).

E ao contrario do que já se falou ai, mesmo com 550€ / 600€ de salário por mês, o banco dá credito .. pode não ser para valores muito grandes, mas pelo menos o valor do terreno que damos como garantia dá.
    Concordam com este comentário:RCF

Ah para aí esta bem, se viver com os pais e que eles suportem todas as despesas assim conseguem juntar uns tostões ao tim do mês!

Agora comecem uma vida a dois do 0, com todas as despesas as costas, agua, eletricidade, gás, internet, telemóvel, alimentação, combustivel, seguro, iuc,manutenção, roupa calçado so nisto ja vao facilmente os 600€ mensais, agora se juntando a isso ainda tiver que pagar o carro e renda de casa só se forem pedir para a porta da igreja!
    • RCF
    • 2 novembro 2017

# 13

Colocado por: pauloagsantos

não custa o mesmo, mas tb não se pode fazer uma conta do género, se uma casa custa 800€ o metro quadrado vou retirar aqui 4 m2 em 3 quartos, para poupar 9600 euros
    Concordam com este comentário:Joao Dias

É verdade. Mas, algum poupa e "grão a grão, enche a galinha o papo".
    E a poupança começa logo na licença de construção que, em parte, é paga ao metro. E depois, também se reflete no IMI anual e na taxa de proteção civil (onde os municípios a aplicam), que igualmente é ao metro... e estas poupanças, se para uns são irrelevantes, para outros não são e são precisamente a diferença entre construir ou não construir.
  10.  # 14

Colocado por: RCFÉ verdade. Mas, algum poupa e "grão a grão, enche a galinha o papo".

Resumindo, é uma questão de princípio.
    Se o orçamento é apertado, será lógico que se façam restrições de uma forma transversal, para a casa se manter equilibrada. Isso conta para áreas das divisões, sistemas de climatização, caixilharias, pavimentos, etc, etc.
    Caso contrário, entra-se na lógica do "já agora" e, mais milena aqui mais milena ali, contas feitas no final, são mais 20 ou 30% do que o inicialmente previsto e "ai jesus como é que eu agora pago isto".
    Não se procurando o equilíbrio em todas as vertentes, depois temos casas com áreas avantajadas mas com um mau isolamento ou vazias de recheio, ou casas minúsculas mas com acabamentos de luxo, ou coisa que o valha. Não que não sejam opções válidas, se tomadas de forma consciente, mas não serão certamente as que a maioria das pessoas privilegia.
    Concordam com este comentário: NBA
  11.  # 15

Colocado por: pauloagsantos

Concordam com este comentário:Joao Dias,DR1982

Acha pouco 9600 euros? Ummm
  12.  # 16

O quarto onde hoje durmo tem 12,24 m2, tenho espaço para uma generosa cama de casal, duas mesas cabeceiras, uma cómoda, um guarda roupa e uma escrivaninha.
    Chega perfeitamente e tenho espaço, não muito mas tenho espaço.

Na moradia que ando a trabalhar com o arquitecto, tirando a suite, todos os outros quartos tenho 13 m2 não considerando os roupeiros que são de embutir.
    Na minha opinião tenho espaço que sobra!
    Concordam com este comentário: mhpinto
  13.  # 17

Colocado por: Joao DiasMeu caro Sousa Tavares.
    Fiquemos assim. O seu intuito ao longo de algumas páginas ficou bem claro e eu e a minha presunção parola efetivamente estamos muito ocupados. Imagine que já começámos a trabalhar ás 08h00 e só agora nos sentámos para almoçar.
    No entanto, aproveito para lhe pedir desculpas pois o meu caro efetivamente não se pronunciou sobre os seus gostos pessoais no que ao tamanho dos quartos diz respeito. E não o fez porque estava muito ocupado em criticar os meus. Eu compreendo.
    Tudo de bom para si e vamos falando. Isto se o meu caro não se importar de baixar o nível intelectual para trocar galhardetes forísticos com um reles aplicador de soalhos.

Meu caro João Dias, aproveito para me penitenciar por alguns excessos de linguagem que tenha cometido nas declarações que fiz.

Tudo de bom para si também.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ptuga
    • NBA
    • 2 novembro 2017

# 18

Colocado por: sousa tavares

Meu caro João Dias, aproveito para me penitenciar por alguns excessos de linguagem que tenha cometido nas declarações que fiz.

Tudo de bom para si também.

Se fosse sempre assim, de certeza que o ambiente aqui no fórum estaria assim mais..................desanuviado.
    Concordam com este comentário: Castela
    • RCF
    • 2 novembro 2017

# 19

Colocado por: mhpintomais milena aqui mais milena ali, contas feitas no final, são mais 20 ou 30% do que o inicialmente previsto e "ai jesus como é que eu agora pago isto".

Eu acrescento que esse será apenas o primeiro de muitos "ai jesus", pois depois virão outros "ai jesus" com cada uma das contas de eletricidade para pagar o aquecimento, com cada uma das prestações do IMI, etc. Aliás, creio que há pessoas que durante estes processos de construção nem fazem ideia de quanto irão pagar anualmente de IMI e se fizessem, isso seria motivo suficiente para fazer algumas reduções. E o IMI não tem em conta se a casa tem soalho de madeira maciça ou cerâmica da Porcelanosa de €100/m2, mas sim qual a área da casa... Mas, ainda bem que existem pessoas que não precisam de se preocupar com estas questões.
  14.  # 20

Colocado por: DR1982
    Ah para aí esta bem, se viver com os pais e que eles suportem todas as despesas assim conseguem juntar uns tostões ao tim do mês!

Agora comecem uma vida a dois do 0, com todas as despesas as costas, agua, eletricidade, gás, internet, telemóvel, alimentação, combustivel, seguro, iuc,manutenção, roupa calçado so nisto ja vao facilmente os 600€ mensais, agora se juntando a isso ainda tiver que pagar o carro e renda de casa só se forem pedir para a porta da igreja!

Sim, e agora que estamos juntos temos essas despesas.
    Falei de se começar a poupar desde jovem, e principalmente enquanto ainda se está com os pais, ajuda muito.

0.0385 seg. NEW