Colocado por: sandrita
Sim, e agora que estamos juntos temos essas despesas.
Falei de se começar a poupar desde jovem, e principalmente enquanto ainda se está com os pais, ajuda muito.
Colocado por: DR1982
Sandrita com todas essas despesas, a pagar renda e carro? Desculpe mas nao acredito que seja possivel quanto mais ainda juntar um tostão que seja...
Colocado por: Jota5
Acha pouco 9600 euros? Ummm
Colocado por: pauloagsantosUma coisa é certa, nenhum construtor lhe aceita fazer mais 10 m2 pelo mesmo preço
aqui a noção de muito ou pouco depende muito de pessoa para pessoa, por isso não fica chateado por não lhe responder.
a questão é que a poupança, no meu exemplo não é de 9600 euros... é alguma certamente, mas as pessoas olham para o preço por metro quadrado como uma coisa linear, quando na prática não é.
Colocado por: sandritaMesmo assim, acho praticamente impossível conseguir juntar algum dinheiro ao fim do mês levando uma vida normal.
Renda e Carro não.
Mas Luz, Gás, Combustivel, Seguro, IUC, sim.
Colocado por: DR1982Mesmo assim, acho praticamente impossível conseguir juntar algum dinheiro ao fim do mês levando uma vida normal.
Colocado por: nelson__ricardo
uma vida normal é relativo, isso levamos para o campo de saber comprar e saber aproveitar promoções e cupões.
se bebe vinho ou nao, se fuma ou não, se gosta de fazer grandes passeios ao fim de semana e almoçar fora, se gosta de roupa de marcas caras, se tem que ter net no telemovel, se tem que ter um smartphone de topo e por aí fora isto tudo influencia muito ao fim do mes
Colocado por: nelson__ricardoUma voda normal para mim é viver de forma normal sem grandes preocupações com poupar... ir ao cafe quando me aptece, almoçar fora igual, se me aptecer num fim de semana fazer 200 ou 300 kms para ir ver alguma coisa ou simplesmente passear, comer algumas vezes no restaurante durante o mês, etc
uma vida normal é relativo, isso levamos para o campo de saber comprar e saber aproveitar promoções e cupões.
se bebe vinho ou nao, se fuma ou não, se gosta de fazer grandes passeios ao fim de semana e almoçar fora, se gosta de roupa de marcas caras, se tem que ter net no telemovel, se tem que ter um smartphone de topo e por aí fora isto tudo influencia muito ao fim do mes
Colocado por: DR1982Uma voda normal para mim é viver de forma normal sem grandes preocupações com poupar... ir ao cafe quando me aptece, almoçar fora igual, se me aptecer num fim de semana fazer 200 ou 300 kms para ir ver alguma coisa ou simplesmente passear, comer algumas vezes no restaurante durante o mês, etc
Colocado por: nelson__ricardoEu nao digo que seja impossível, apenas acho que seja impossível viver uma vida normal...
tá aí a diferença, por isso diz que é impossivel viver com 600€
Colocado por: sandrita
tenho telemóvel básico, net no telemóvel é luxo...
Colocado por: NBAA língua portuguesa é rica emprovérbiose numa altura em que a palavra deordem é apertar o cinto, é tempo de ir buscar ao ‘armário da memória’ alguns ditados populares antigos, mas cheios desabedoria. Muitos destes provérbios ouvimo-los da boca dos avós ou de pessoas mais antigas e podem ser confundidos com banalidades. Porémsão fruto da aprendizagemque a humanidade tem vindo a desenvolver ao longo de milénios e têm servido para passar conhecimento de geração em geração:
1. Vintém poupado, vintém ganho;
2. Grão a grão enche a galinha o papo;
3. A grão gastador, o muito não basta; e a grão poupador, o pouco sobeja;
4. Pai rico, filho nobre, neto pobre;
5. Quem não deve não teme;
6. Quem suas dívidas paga, sua fortuna aumenta
7. Ganha-lo é fácil, difícil é poupá-lo.
Colocado por: DR1982viver uma vida normal...
Colocado por: RCFSim, a vida normal tem muito que se lhe diga...
normal para si não é, necessariamente, normal para os outros...
para alguns a sua "vida normal" é uma vida de rico. Para outros é uma vida de pobre...
Colocado por: Anonimo09092021Apetece-me citar, a propósito de dizeres populares, o meu tio mais arruaceiro: "Quem não tem ****, não se mete a paneleiro!"
Ah, a sabedoria popular...
P.S. Para a malta das poupanças e das taxas de esforço no limite, já viram as previsíveis variações nas prestações das vossas casas com o aumento da Euribor? Apesar de só se prever a chegada a 0 em 2019, espera-se que lá para 2020/21 já esteja no ponto percentual. Nas simulações de CH costuma vir lá a prestação com essa variação, é comportável? É tudo muito bonito hoje, e se poupei durante anos agora vou fazer uma casa de 250m2, mas o que acontece quando a prestação subir em flecha e o income mensal não?
Colocado por: Joao DiasDesculpe mas não concordo...
O problema deste género de troca de "galhardetes" é mesmo este.
No meu caso por exemplo, com as dezenas de contacto profissionais que recebo por dia, ter um telefone básico por e simplesmente não chega e ter Net no TM não é um luxo, é uma necessidade!!