Iniciar sessão ou registar-se
    • Rach
    • 5 novembro 2017

# 1

Olá a todos.

Comprei recentemente um terreno com uma casa muito antiga com o propósito de a ir remodelando, para ter uma casita de fim de semana, na aldeia.

A casa é térrea, com 50m², e metade feita com tijolo de adobe e a outra com o tijolo "normal". Ao demolir um anexo ilegal constatei que a parte em adobe assenta diretamente no solo, de qualidade arenosa.

Isto é preocupante e deve ser corrigido (e como) ou nem por isso? A casa tem certamente mais de 80 anos e não apresenta rachas estruturais e nem me parece ter sofrimento nenhum tipo de abatimento.

Obrigado a todos que possam dar opinião.
      IMG_20171105_112817_454.JPG
      IMG_20171105_112756_190.JPG
  1.  # 2

em equipe que ganha nã se mexe...

como não tem problemas nessa cas, nem infiltrações eu não tentaria 'corrigir' nada.
    no máximo fazia uma drenagem superficial á volta da casa mas se diz que aparenta estar tudo bem deixava estar.
    • Rach
    • 6 novembro 2017

# 3

Colocado por: antonylemosem equipe que ganha nã se mexe...

antonylemos, isso quer dizer que, a seu ver, não se deve intervir nestas paredes, ao nível das fundações? Acha seguro?

Obrigada pelo seu comentário
  2.  # 4

Se a casa tem 80 anos sem problemas, deve aguentar outros 80.
    Não deve é andar a descalçar essas fundações como se vê na imagem.
    Foi muito extenso essa escavação?
    Concordam com este comentário: antonylemos, doisarquitectos
  3.  # 5

exactamente, deixe estar como está... o o ze tem razão que nao deve escavar as fundações....
  4.  # 6

E qual a melhor maneira para reencher as escavações das fundaçoes, ainda que pequenas?
    Encher aí com brita ou pedra e acimentá-las ás paredes?
    Tenho um amigo que tem
    uma casa destas antiga com as paredes similares a estas e grossas de quase um metro, a casa é 5 estrelas, fresca no Verão e
    amena no Inverno.
  5.  # 7

põe conforme estava. e se quiseres aproveitar e meteres um dreno á volta da casa não se perde nada...
  6.  # 8

Mas se agora voltar a encher as escavações (por pequenas que sejam) das fundações com cimento não fica a parede mais resistente?
  7.  # 9

provavelmente os alicerces que você diz não haver estão mais fundos. encha de volta com o que retirou.
    eu sei que no seu pensar fica melhor, mas pense também que você não tem nenhuma experiência com esse método construtivo. Por norma, nunca se deve misturar o uso de cimentos com esse tipo de construção. vá pelo que lhe foi indicado. isso se durou até aos dias de hoje sem problemas nenhuns é porque foi feito por quem percebe e está muito bem feito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666, Rach
      IMG_20171107_145442.jpg
  8.  # 10

antonylemos, poderia indicar que livro e esse? Obgd
  9.  # 11

TERRA INCOGNITA DISCOVERING & PRESERVING EUROPEAN EARTHEN ARCHITECTURE
    Culture Lab Editions
    isbn 978-972-8479-54-1

são dois livros juntos, este comprei na FAUP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666
  10.  # 12

Pergunta essencial: em que zona sismica do país é que se encontra essa construção.

Se for em zona A esa construção pode durar até ao proximo terramoto
  11.  # 13

se a casa ja durou mais de 80 anos ja deve ter passado uns quantos terremotos por ela não?
    com a quantidade de terremotos que temos em portugal todos os anos.
  12.  # 14

Colocado por: antonylemosdeve ter passado uns quantos terremotos por ela não?

Pelo menos o de 28 de Fevereiro de 69, que foi sentido em quase todo o país.
  13.  # 15

a construção em terra tem uma coisa boa, se porventura ruir o material é só juntar tudo, adicionar água e toca a montar tudo de novo.

Pelo menos o de 28 de Fevereiro de 69, que foi sentido em quase todo o país

sim.
  14.  # 16

Colocado por: antonylemosse porventura ruir o material é só juntar tudo, adicionar água e toca a montar tudo de novo.

Há por aí uns pilares em cimento que é quase a mesma coisa.
    :)
  15.  # 17

hahahah, o betão não precisa de inertes?

material espetacular a terra...
      33.JPG
  16.  # 18

Colocado por: antonylemosse a casa ja durou mais de 80 anos ja deve ter passado uns quantos terremotos por ela não?
    com a quantidade de terremotos que temos em portugal todos os anos.

Eu quiz dizer o grande terramoto que é esperado na zona sul que vai fazer o ciclo do de 1755.

O que tem havido são brinvadeiras de criança a comparar com esse
  17.  # 19

ahh.. mas esse não vai só tombar as casas feitas em taipa...
  18.  # 20

Vão tombar as casas que não tiveram projecto de estabilidade com regras anti-sismicas

0.0212 seg. NEW