Colocado por: mafs4960só a título de exemplo, há ano e meios, a eletricidade foi feita por um colega meu, que me deu liberdade de comprar eu próprio os materiais
Colocado por: PickaxeQuem fez a lista dos materiais a comprar?
Colocado por: mafs4960eu e o meu colega.
Colocado por: mafs4960mas não é difícil contar as caixas nas paredes.
Colocado por: mafs4960quanto à pichelaria, foi a mesma situação. um colega fez a lista do material,
Colocado por: PickaxeVocê tem é um amigos muito fixes.
Colocado por: VarejoteO que tem a ver trabalho em regime de "voluntariado", para preços de mercado.
Colocado por: mafs4960
Paguei o valor da mão de obra. Chamamos a isso ACORDO e acho que ganhou bastante bem.
É mais bonito ver recentemente o pessoal na catástrofe de Valencia (DANA) a vender vassouras aos voluntários a 10x o preço. Esses é que são os inteligentes.
Vamos lá ver... Pegando no trabalho do eletricista. Ele vai dar garantia sobre o fio de cobre? Sobre os disjuntores? Sobre uma tomada? NÃO!!! Emitiu um documento em como a instalação estava realizada de acordo com as leis/requisitos em vigor. A partir daí, se alguma coisa se estragar, levo onde comprei e resolvo.
Acho justo cobrar um valor controlado (nem quero imaginar o que alguns roubam aos clientes) pelo tempo e deslocações gastos em ir buscar o material para a obra. Se não teve esse trabalho, eu trouxe o material para a obra, simplesmente ganhou o valor hora dele, que é bem superior ao meu e teve a cabeça descansada!
É por isso que há áreas com má fama e as pessoas apostam em fazer eles próprios. Afinal de contas muitas das vezes é mais o receio de fazer do que a complexidade.
Mas quem pode pagar 30 ou 40€/h a um eletricista, força nisso.
Colocado por: joaoreisPortanto, qual é o problema?
Colocado por: joaoreisHá pessoas que muito gostam de dramatizar e levantar problemas onde (talvez) não existem.
(então se formos ao grupo de eletricistas no Facebook.. eles matam-se e comem-se vivos uns aos outros)
Vamos lá:
Na minha casa (uma requalificação), sou eu que que estou a projetar e até executar grande parte do trabalho de eletricidade e canalização.
Mas, agora, vamos lá aos pressupostos:
1º - Tenho acesso a material a preço de revenda;
2º - Não sou propriamente leigo na matéria;
3º - Os projetos estão a ser respeitados (e até com folga extra no dimensionamento de algumas tubagens);
4º - E, sim, tenho amigos na profissão que me estão a ajudar e também acompanhar aquilo que vou fazendo;
Resumindo, a sorte não é igual para todos.
Infelizmente não tive a sorte de nascer num berço de ouro.
Mas tenho a sorte de ter amigos "encartados" que além de me ensinar, ainda se comprometem a vistoriar para que tudo esteja em conformidade.
Portanto, qual é o problema?
Que venha a ANACOM, que venha a PJ e que venha o Papa. TUDO vai estar em conformidade.
P.S.: Eu, que sou da área da Comunicação, também fico danado quando vejo alguns eletricistas, canalizadores, etc... com designs ranhosos nos cartões de visita, só porque eles sabem fazer no WORD e não quiseram pagar a profissionais. É a vida...
Colocado por: VarejoteIsso da responsabilidade da instalação, quando alguns recebem a notificação da ANACOM para uma auditoria à instalação ITED é que o orelhudo aperta.
Colocado por: joaoreisHá pessoas que muito gostam de dramatizar e levantar problemas onde (talvez) não existem.
(então se formos ao grupo de eletricistas no Facebook.. eles matam-se e comem-se vivos uns aos outros)
Vamos lá:
Na minha casa (uma requalificação), sou eu que que estou a projetar e até executar grande parte do trabalho de eletricidade e canalização.
Mas, agora, vamos lá aos pressupostos:
1º - Tenho acesso a material a preço de revenda;
2º - Não sou propriamente leigo na matéria;
3º - Os projetos estão a ser respeitados (e até com folga extra no dimensionamento de algumas tubagens);
4º - E, sim, tenho amigos na profissão que me estão a ajudar e também acompanhar aquilo que vou fazendo;
Resumindo, a sorte não é igual para todos.
Infelizmente não tive a sorte de nascer num berço de ouro.
Mas tenho a sorte de ter amigos "encartados" que além de me ensinar, ainda se comprometem a vistoriar para que tudo esteja em conformidade.
Portanto, qual é o problema?
Que venha a ANACOM, que venha a PJ e que venha o Papa. TUDO vai estar em conformidade.
P.S.: Eu, que sou da área da Comunicação, também fico danado quando vejo alguns eletricistas, canalizadores, etc... com designs ranhosos nos cartões de visita, só porque eles sabem fazer no WORD e não quiseram pagar a profissionais. É a vida...
Colocado por: VarejoteNo entanto existem por aqui utilizadores a tentar instalar em casa termoacumulador, depois algo não funciona e a malta aqui ajuda os leigos como instalar.
Colocado por: mafs4960
é a mesma coisa que quando o pessoal está doente e pede um conselho a um amigo da área da saúde. o normal é recusar a ajuda e esperar que o outro fique pior, só porque teria de cobrar uma consulta??? custa muito ajudar através de um telefonema ou ver umas fotos? a gente não ajuda o vizinho e depois vai a pé a Fátima com a mão no peito.
Comigo não é assim.
Colocado por: VarejoteAgora estão apertados, porque quem instalou, eventualmente alguém das obras, não estava habilitado e agora estão a ver se alguém descalça a bota.
Colocado por: Varejote
Com requalificação, como não tem projetos metidos na câmara é tranquilo.
Colocado por: Pickaxe
Quem é que levantou algum problema?
O pessoal está é a precisar de férias.
Colocado por: joaoreisPorque isto do ITED ninguém me cala de que é tudo uma aldrabice