Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

Orçamento 2024

--

Pichelaria em PPR

-3Wc´s -1 Cozinha -1 Lavandaria -1 Área técnica - 2 Torneiras de serviço no exterior -Tubo de água quente isolado - Assentamento de louças sanitárias -Fornecimento de torneiras de corte -Abertura de roços e limpeza do entulho para um local da obra a designar

5300€ + IVA

------

EXAUSTAO DE FUMOS

Exaustão ao exaustor -Exaustão ao w/c da suite - Exaustão ao w/c dos quartos -Exaustão ao w/c comum

380€ + IVA

------

BOMBA DE CALOR SANITARIA

AQS. WERTEC W12 300lts

2380€ IVA incluido

------

INSTALAÇÃO ELÉCTRICA

Material EFAPEL, série Sírius 70 ou Logus 90 na cor Branco ou Marfim

Cozinha/Sala
     3 Pontos de luz no tecto
     1 Ponto de luz para exterior
     Ligação directa do QG p/fogão
     Ligação directa do QG p/exaustor
     Ligação directa do QG p/forno
     Ligação directa do QG p/microondas
     Ligação directa do QG p/maq. Lavar louça
     Ligação directa do QG p/frigorífico
     10 Tomadas uso geral
     3 Tomadas tv
     3 Tomada RJ45
     2 Fibra óptica
     3 Comutadores escada duplos
     2 Comutadores de escada
     1 Interruptor
     2 Inversores
     2 Inversores de persiana
     1 Quadro Geral 84 Mod
     1 Quadro ATI para ITED
    Área técnica
     1 Ponto de luz no tecto
     1 Interruptor
     Ligação directa do QG p/bomba calor sanitária
     Pré instalação para sistema fotovoltaico
     2 Tomadas uso geral
     1 Tomada RJ45
     1 Inversor de persiana
    Garagem
     2 Pontos de luz no tecto
     1 Ponto de luz para o exterior
     1 Tomada p/portão automático
     1 Botão p/portão automático
     2 Tubos p/sensores do portão
     2 Comutador de escada duplos
     1 Interruptor
     5 Tomada uso Geral
     2 Pré instalações para veículos eléctricos
     Ligação directa do QP p/maq. Secar roupa
     Ligação directa do QP p/maq. Lavar roupa
     1 Quadro Parcial 32 mod.
    W.C serviço
     1 Ponto de luz p/espelho
     2 Interruptores
     1 Tomada uso Geral
    Escritório
     1 Interruptor
     5 Tomadas uso Geral
     1 Tomada tv
     1 Tomada RJ45
     1 Inversor de persiana
    W.C quartos
     2 Interruptor
     1 Tomada uso Geral
     1 Inversor de persiana
    Quarto x2
     2 Comutadores escada
     1 Inversor
     1 Tomada TV
     1 Tomada RJ45
     5 Tomadas uso geral
     1 Inversor de persiana
    Hall quartos
     2 Comutadores escada
     2 Inversores
     2 Tomada uso Geral
     1 Pontos de luz no tecto
     1 Inversor de persiana
    Suite
    Quarto
     2 Comutadores escada
     1 Inversor
     1 Tomada TV
     1 Tomada RJ45
     5 Tomadas uso geral
     1 Inversor de persiana
    Closet
     1 Interruptor
     1 Tomada uso geral
    W.C
     2 Interruptores
     1 Tomada uso Geral
     1 Inversor de persiana
    Inclusões Gerais
     Electrificação de um edifício composto por rés-do-chão.
     Todo o material deste orçamento, necessário para o correcto funcionamento
    da instalação eléctrica.
     Material num total de (117 MECANISMOS)
     Quadro Geral no rés-do-chão devidamente electrificado com material Marca
    Hager.
     Pré instalação c/ranhuras tubos e caixas p/Vídeo porteiro.
     Sistema ITED
     Vários tubos p/exterior na frente e parte de trás da moradia.
     Pedido certificação eléctrica.
     Requerimento EDP.
     Aberturas de ranhuras e limpeza de todo o lixo proveniente dos nossos
    serviços.
     Cravação de quadros e caixas.

6900€ + IVA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fjmartinho
  2.  # 222

Colocado por: mafs4960só a título de exemplo, há ano e meios, a eletricidade foi feita por um colega meu, que me deu liberdade de comprar eu próprio os materiais

Quem fez a lista dos materiais a comprar?
  3.  # 223

Colocado por: PickaxeQuem fez a lista dos materiais a comprar?

eu e o meu colega. mas não é difícil contar as caixas nas paredes.

quanto à pichelaria, foi a mesma situação. um colega fez a lista do material, paguei diretamente ao fornecedor dele (bom preço) e instalou. foi uma poupança brutal. se não fosse assim, não sei se conseguia suportar os preços praticados naquela altura.

já deixei fotos de algumas destas coisas pelo fórum
  4.  # 224

Colocado por: mafs4960eu e o meu colega.

Ou seja, você compra o material, mas o eletricista é que faz a lista do material para comprar. Nem todos estão disponíveis para fazer esse trabalho de borla.

Colocado por: mafs4960mas não é difícil contar as caixas nas paredes.

Contar caixas?!! a lista de compras tem 26 artigos, e é só contar as caixas?!!

Colocado por: mafs4960quanto à pichelaria, foi a mesma situação. um colega fez a lista do material,

Você tem é um amigos muito fixes.
  5.  # 225

Colocado por: PickaxeVocê tem é um amigos muito fixes.

é verdade que sim. mas quando faz falta algo da minha profissão, não são esquecidos. uma mão lava a outra.

e também há a vantagem que ao pagar diretamente as contas aos fornecedores, eles não "fogem" ao material... ainda aconselham qual o melhor a comprar (tipo Bugatti, Grundfos, Emmeti e outras marcas de material de pichelaria que nunca imaginei pesquisar).

de eletricidade meti material Efapel (incluído os cronotermostatos) e quadros da Quiterios.
  6.  # 226

O que tem a ver trabalho em regime de "voluntariado", para preços de mercado.

Depois os outros clientes do mercado é que vão pagar o pato.
    Concordam com este comentário: jorgealves, Pickaxe, desofiapedro
  7.  # 227

Colocado por: VarejoteO que tem a ver trabalho em regime de "voluntariado", para preços de mercado.

Paguei o valor da mão de obra. Chamamos a isso ACORDO e acho que ganhou bastante bem.

É mais bonito ver recentemente o pessoal na catástrofe de Valencia (DANA) a vender vassouras aos voluntários a 10x o preço. Esses é que são os inteligentes.

Vamos lá ver... Pegando no trabalho do eletricista. Ele vai dar garantia sobre o fio de cobre? Sobre os disjuntores? Sobre uma tomada? NÃO!!! Emitiu um documento em como a instalação estava realizada de acordo com as leis/requisitos em vigor. A partir daí, se alguma coisa se estragar, levo onde comprei e resolvo.

Acho justo cobrar um valor controlado (nem quero imaginar o que alguns roubam aos clientes) pelo tempo e deslocações gastos em ir buscar o material para a obra. Se não teve esse trabalho, eu trouxe o material para a obra, simplesmente ganhou o valor hora dele, que é bem superior ao meu e teve a cabeça descansada!

É por isso que há áreas com má fama e as pessoas apostam em fazer eles próprios. Afinal de contas muitas das vezes é mais o receio de fazer do que a complexidade.

Mas quem pode pagar 30 ou 40€/h a um eletricista, força nisso.
  8.  # 228

Colocado por: mafs4960
    Paguei o valor da mão de obra. Chamamos a isso ACORDO e acho que ganhou bastante bem.

É mais bonito ver recentemente o pessoal na catástrofe de Valencia (DANA) a vender vassouras aos voluntários a 10x o preço. Esses é que são os inteligentes.

Vamos lá ver... Pegando no trabalho do eletricista. Ele vai dar garantia sobre o fio de cobre? Sobre os disjuntores? Sobre uma tomada? NÃO!!! Emitiu um documento em como a instalação estava realizada de acordo com as leis/requisitos em vigor. A partir daí, se alguma coisa se estragar, levo onde comprei e resolvo.

Acho justo cobrar um valor controlado (nem quero imaginar o que alguns roubam aos clientes) pelo tempo e deslocações gastos em ir buscar o material para a obra. Se não teve esse trabalho, eu trouxe o material para a obra, simplesmente ganhou o valor hora dele, que é bem superior ao meu e teve a cabeça descansada!

É por isso que há áreas com má fama e as pessoas apostam em fazer eles próprios. Afinal de contas muitas das vezes é mais o receio de fazer do que a complexidade.

Mas quem pode pagar 30 ou 40€/h a um eletricista, força nisso.

Nunca vi nenhuma empresa de instalações elétricas, dar orçamentos para instalações de raíz, com valor hora.

Isso da responsabilidade da instalação, quando alguns recebem a notificação da ANACOM para uma auditoria à instalação ITED é que o orelhudo aperta.

Isto do poder pagar tem muito que se lhe diga, existem muitos empregados que recebem muito para aquilo que sabem e fazem.

A entidade patronal, também deveria mandar eles embora e contratar outros a receber menos, a fazer a mesma coisa.
  9.  # 229

Há pessoas que muito gostam de dramatizar e levantar problemas onde (talvez) não existem.

(então se formos ao grupo de eletricistas no Facebook.. eles matam-se e comem-se vivos uns aos outros)

Vamos lá:
    Na minha casa (uma requalificação), sou eu que que estou a projetar e até executar grande parte do trabalho de eletricidade e canalização.

Mas, agora, vamos lá aos pressupostos:
    1º - Tenho acesso a material a preço de revenda;
    2º - Não sou propriamente leigo na matéria;
    3º - Os projetos estão a ser respeitados (e até com folga extra no dimensionamento de algumas tubagens);
    4º - E, sim, tenho amigos na profissão que me estão a ajudar e também acompanhar aquilo que vou fazendo;

Resumindo, a sorte não é igual para todos.

Infelizmente não tive a sorte de nascer num berço de ouro.

Mas tenho a sorte de ter amigos "encartados" que além de me ensinar, ainda se comprometem a vistoriar para que tudo esteja em conformidade.

Portanto, qual é o problema?

Que venha a ANACOM, que venha a PJ e que venha o Papa. TUDO vai estar em conformidade.

P.S.: Eu, que sou da área da Comunicação, também fico danado quando vejo alguns eletricistas, canalizadores, etc... com designs ranhosos nos cartões de visita, só porque eles sabem fazer no WORD e não quiseram pagar a profissionais. É a vida...
    Concordam com este comentário: LrLisboa, mafs4960
  10.  # 230

Colocado por: joaoreisPortanto, qual é o problema?

Quem é que levantou algum problema?
    O pessoal está é a precisar de férias.
    Concordam com este comentário: fjmartinho
  11.  # 231

Colocado por: joaoreisHá pessoas que muito gostam de dramatizar e levantar problemas onde (talvez) não existem.

(então se formos ao grupo de eletricistas no Facebook.. eles matam-se e comem-se vivos uns aos outros)

Vamos lá:
    Na minha casa (uma requalificação), sou eu que que estou a projetar e até executar grande parte do trabalho de eletricidade e canalização.

3º - Os projetos estão a ser respeitados (e até com folga extra no dimensionamento de algumas tubagens);
    4º - E, sim, tenho amigos na profissão que me estão a ajudar e também acompanhar aquilo que vou fazendo;

Mas tenho a sorte de ter amigos "encartados" que além de me ensinar, ainda se comprometem a vistoriar para que tudo esteja em conformidade.

Que venha a ANACOM, que venha a PJ e que venha o Papa. TUDO vai estar em conformidade.

P.S.: Eu, que sou da área da Comunicação, também fico danado quando vejo alguns eletricistas, canalizadores, etc... com designs ranhosos nos cartões de visita, só porque eles sabem fazer no WORD e não quiseram pagar a profissionais. É a vida...
    Concordam com este comentário:LrLisboa

Com requalificação, como não tem projetos metidos na câmara é tranquilo.

Até pode ter o Zé faz tudo, com o reboca, estoca e pintoca.

Em construção nova a situação já é diferente, carece de termos de responsabilidade, certificações, inspeções e eventualmente auditorias.

Quando existe algum problema/acidente é que começam as chatices para quem assinou.

É o mesmo que para instalação de termoacumuladores, carece de instalação por técnico credenciado, mas quase ninguém liga a isso até haver um problema de garantia ou acidente.

No entanto existem por aqui utilizadores a tentar instalar em casa termoacumulador, depois algo não funciona e a malta aqui ajuda os leigos como instalar.

É o que temos.
  12.  # 232

Colocado por: VarejoteIsso da responsabilidade da instalação, quando alguns recebem a notificação da ANACOM para uma auditoria à instalação ITED é que o orelhudo aperta.

Eu até já alertei várias vezes no fórum para a colocação de cabos de rede CCA.

Antes da instalação chamei o engenheiro da especialidade para questionar a necessidade de colocar tanta coisa €€€ (ZAP, etc) e no final "levei na cabeça" por acrescentar coisas, colocar tomadas mistas R+TV+RJ45 Cat6 UTP+FO e passar cabo de rede DE COBRE (Cat.6 FTP), cabo coaxial e FO para todos os pontos.

E foi dito onde comprei o material, que ninguém estava com os pormenores que eu tinha na escolha dos cabos, compravam o mais barato e siga (incluindo nas instalações que eles faziam).
  13.  # 233

Colocado por: joaoreisHá pessoas que muito gostam de dramatizar e levantar problemas onde (talvez) não existem.

Vamos lá:

PALMAS PARA PESSOAS COM OS PÉS NA TERRA!!! (e alguém que me entenda 😁)
    Concordam com este comentário: Iko
  14.  # 234

Colocado por: VarejoteNo entanto existem por aqui utilizadores a tentar instalar em casa termoacumulador, depois algo não funciona e a malta aqui ajuda os leigos como instalar.

é a mesma coisa que quando o pessoal está doente e pede um conselho a um amigo da área da saúde. o normal é recusar a ajuda e esperar que o outro fique pior, só porque teria de cobrar uma consulta??? custa muito ajudar através de um telefonema ou ver umas fotos? a gente não ajuda o vizinho e depois vai a pé a Fátima com a mão no peito.

Comigo não é assim.
  15.  # 235

Colocado por: mafs4960
    é a mesma coisa que quando o pessoal está doente e pede um conselho a um amigo da área da saúde. o normal é recusar a ajuda e esperar que o outro fique pior, só porque teria de cobrar uma consulta??? custa muito ajudar através de um telefonema ou ver umas fotos? a gente não ajuda o vizinho e depois vai a pé a Fátima com a mão no peito.

Comigo não é assim.

Ainda agora tive uns locais de uso profissional, que entidades que fizeram umas auditorias, estão a pedir os termos responsabilidade dos termoacumuladores.

Agora estão apertados, porque quem instalou, eventualmente alguém das obras, não estava habilitado e agora estão a ver se alguém descalça a bota.

É o que é.
  16.  # 236

Colocado por: VarejoteAgora estão apertados, porque quem instalou, eventualmente alguém das obras, não estava habilitado e agora estão a ver se alguém descalça a bota.

tiram, gastam mais umas croas numa BC mono-split (com jeito ainda melhoram a classificação energética do estabelecimento) e resolvido.

Mas estamos a misturar as coisas... estamos a misturar ações que contornaram a legalidade, com ações bem realizadas. Eu tudo o que tenho em casa está de acordo ou superior às normas.

até a baixada da eletricidade está certificada para 20,7 kVA.
  17.  # 237

Colocado por: Varejote

Com requalificação, como não tem projetos metidos na câmara é tranquilo.

Negativo. Infelizmente, isto já é mais uma construção nova do que requalificação. Só não tem projeto elétrico.

Os basicos...Canalização, ITED, saneamento, pluviais... Entrou tudo com projeto na câmara.

Por mal dos meus pecados... Porque isto do ITED ninguém me cala de que é tudo uma aldrabice.Mas com amigos, isto vai ser feito!
  18.  # 238

Colocado por: Pickaxe
    Quem é que levantou algum problema?
    O pessoal está é a precisar de férias.
    Concordam com este comentário:fjmartinho

Problemas ninguém levantou, de facto. Mas ligeiros "mimimis" do costume... Basta ler as mensagens 🙂
  19.  # 239

Colocado por: joaoreisPorque isto do ITED ninguém me cala de que é tudo uma aldrabice

Discordo na generalidade.

Antes de 2005 tínhamos o RITA, sistema de telefone, com cabos e tomadas de telefone, ligados em cascata.

Naturalmente que o ITED, deveria ter alguns melhoramentos, mas é o que temos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaoreis
  20.  # 240

Falando em Instalações Elétricas e ITED, que é a minha área, em 2024/2025 para Moradias novas ou reabilitações a fundo, (maioria T3)
    Os preços que ando a dar andam na ordem dos 7000~8500€ +IVA dependendo de quantidades e áreas claro!

Mas assim por alto:
    -Monofásico
    -Caixa P100 + Cx Contador
    -2~3 Quadros Elétricos equipados c/ Hager
    -50~70 Tomadas Efapel Logus 90
    -2 Tomadas Exteriores Plexo Legrand
    -25~30 Com. de Ilum. Efapel Logus 90
    -10~15 Com. de Estores Efapel Logus 90
    -1~2 Pontos de Luz por Divisão
    -Reservas de Tubagem para o exterior
    -Pré-Instalação de tubagens para Painéis Solares e Baterias
    -Pré-Instalação de tubagens para Intercomunicador Video
    -Pré-Instalação de tubagens para ponto de carregamento V.E.
    -Alimentaçóes específicas (Eletrodomésticos, AC, VMC, BC, PRE, Portões Elétricos, etc.)
    -ITED completo conforme projeto
    -Testes e Certificações
    Excluído:
    -Abertura de Roços
    -Fornecimento e montagem de iluminação
    -Quadro/Arraial de Obra
    -Ramal Elétrico
    Normalmente tenho uma tabela de recomendações que forneço ao cliente para o fornecimento e montagem de Iluminações e Intercomunicadores com preços por unid/mt.

Outro exemplo para uma Moradia T4 c/ Escritório + Churrasqueira + Piso de Garagem que dei um ORC á pouco tempo:
    -Trifásico
    -Cx P100 + Contador
    -4 Quadros Elétricos equipados c/Hager
    -Cerca de 100 Tomadas Efapel Logus 90
    -3 Tomadas Exteriores Plexo Legrand
    -Cerca de 40 Com. de Ilum. Efapel Logus 90
    -26 Com. de Estores Efapel Logus 90
    -Cerca de 100 Painéis de Iluminação. em teto falso
    -5 Luminárias de LED tipo estanque para a garagem
    -Cerca de 10 pontos de luz nas paredes exteriores
    -Alimentaçóes específicas (Eletrodomésticos, 2xAC, VMC, BC, PRE, Asp. Central e 2 Portões Elétricos, etc.)
    -Reservas de Tubagem para o exterior
    -Pré-Instalação de tubagens para Painéis Solares e Baterias
    -Pré-Instalação.de carregamento para V.E.
    -Video Porteiro de 1 Porta e 2 Monitores
    -ITED Conforme Projeto
    -Testes e Certificações
    Excluído:
    -Abertura de Roços
    -Quadro/Arraial de Obra
    -Ramal Elétrico

13900 +IVA

Penso que abaixo destes valores hoje em dia é difícil!
    Andam aí muitos a praticar valores, que para mim seria impensável (baixíssimos) que sinceramente não sei como o fazem, ou andam a trabalhar para aquecer ou o cliente no final sai prejudicado de alguma forma..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: argo, miguek, elfo106, NGC

0.0598 seg. NEW