Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 27 outubro 2019

     # 21

    Colocado por: manelvcPara que pressão deve ser regulado o circuito? Tenho que saber isso para saber a pressão do vaso...
    depende da altura manometrica da instalação, no ponto mais alto da instalação tera que ter pelo menos um bar
    • SrR
    • 27 outubro 2019

     # 22

    Colocado por: manelvc
    E o local de colocação? Há esquemas em que o material está antes da bomba e outros depois...
    A válvula anti condensação pelo esquema da caleffi tem que ser antes...
    coloque em zona de facil acesso para futura manutenção, a válvula anti condensação fica depois da bomba com o seguinte ordem, recuperador, bomba válvula anti condensação
  1.  # 23

    No esquema da caleffi está desta maneira...
    O problema de colocar o vaso no retorno é que tenho que o colocar obrigatoriamente na garagem...
    As válvulas de segurança penso que podem ser colocadas naquelas ligações no topo do recuperador.
    A de enchimento tenho o tubo da rede que vai fazer a ligação ao vaso ali junto...
    Concordam com este comentário: Dtmoreira
      15721811423081970511757.jpg
    • SrR
    • 27 outubro 2019

     # 24

    Colocado por: manelvcNo esquema da caleffi está desta maneira...
    sim como eu disse, recuperador, bomba, valvula
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  2.  # 25

    Ok. Já agora proveito para o questionar se faz ideia da razão de terem ligado o retorno à água quente ali no ponto 4
    • SrR
    • 27 outubro 2019

     # 26

    Colocado por: manelvcOk. Já agora proveito para o questionar se faz ideia da razão de terem ligado o retorno à água quente ali no ponto 4
    à distância é complicado opinar, sem ter uma ideia mais abrangente do sistema
  3.  # 27

    ok. agradeço na mesma :)
  4.  # 28

    Penso que seja isto. Acho que não faz falta mais nada...
    Entre as 2 válvulas de segurança térmica que estão marcadas qual será a mais indicada? A diferença de preço ainda é substancial...
      IMG_20191028_111110.jpg
  5.  # 29

    já agora, acessórios bi-cone deduzo que seja o suficiente... uma vez que parte da instalação está com esses acessórios...
    • SrR
    • 29 outubro 2019

     # 30

    É você que vai fazer a instalação? Essa valvula de segurança termica e pressão se for a que estou a pensar a da caleffi essas válvulas sao para depósitos aqs e nao recuperador
  6.  # 31

    Está a falar da clf 90º certo?
    Se sim tem razão. Já estive a falar com o pessoal da adf e eles referiram exatamente isso. A que irei colocar será a outra, que vem inclusive descrita no manual do recuperador.

    A instalação Sim devo ser eu a fazer, 1º porque só me lembrei disto agora e ninguém tem vaga obviamente e para poupar algum...
    Já tenho o hábito de fazer bastantes coisas por casa...
      1572358163046706766745.jpg
  7.  # 32

    Pegando nesta imagem.
    Estou a pensar anular aquela válvula 4 e colocar aí a anti-condensação.
    O tubo 1 como vai direto ao vaso e vai ser anulado estava a pensar colocar aí a válvula 3 bar, o vaso e a válvula de enchimento.
    A válvula de segurança térmica directa na caldeira, com provavelmente um ligação nova uma vez que ainda tenho 2 ligações livres na caldeira.

    Temperatura para a válvula anti condensação? 55º?60º
      aquecimento 12.jpg
  8.  # 33

    E mais uma dúvida, espero que para terminar.
    Giacomini ou caleffi no material? A giacomini ainda é um bom pedaço mais barata...
    • SrR
    • 30 outubro 2019

     # 34

    Caleffi fica bem servido
    Concordam com este comentário: manelvc
  9.  # 35

    Eu sei que sim, a minha questão é se com a giacomini ficarei mal servido...
    A válvula de descarga térmica é que é da esbe (vst 112)
      15724413303881522800457.jpg
  10.  # 36

    Continuando a minha saga, penso que já tenho as coisas +- decididas. Acrescentei mais algum material que acho que trazem vantagens para o controlo e manutenção do sistema...

    Vaso de expansão de 25l - vou configurar para 1bar
    Válvula de descarga térmica com sonda esbe vst112
    Válvula segurança 3 bar r140y003
    Válvula enchimento auto c/man R150MY003 configurar para 1.5bar
    Válvula anti-condensação r157sy053 60º
    válvula retenção r60 (a ver se arranjo com torneira)
    Purgador automático: r88
    termo-manometro r226y001
    filtro c/íman r146c

    e só aqui estão mais de 400€ falta somar os acessórios de ligação e tubagens :( já sei porque razão o pessoal faz vaso aberto lol
      circuito fechado.png
  11.  # 37

    Então pessoal. Nem um "já devia estar feito"? Ou "deixe lá isso"...

    Aquele "apêndice" com o vaso tem algum problema em ser feito dessa forma?
  12.  # 38

    Colocado por: manelvcVaso de expansão de 25l - vou configurar para 1bar


    Colocado por: manelvcVálvula enchimento auto c/man R150MY003 configurar para 1.5bar
    decida-se ou faz pré carga para 1,5bar ou faz enchimento a 1Bar,

    eu optava por uma pressão mais alta, adicionava um volume de inercia minimo de 150 litros além de válvula dupla de arrefecimento, com filtro de rede metalica na entrada da mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  13.  # 39

    O vaso não tem que estar em vazio com 2/3 da pressão do circuito? Daí o vaso a 1 bar e o circuito a 1.5bar.
    O depósito está pensado mas não há dinheiro para tudo. Além de que implica sempre outro grupo de circulação ficando em para cima de 700€ só no depósito e acessórios.
    A válvula dupla de arrefecimento é a caleffi 544?

    edit: o recuperador tem 18,4kw na água e tem em permanecia +- 60 elementos ligados com ocasionalmente + uns 12. o isolamento das tubagens é mau e a casa também não tem grande isolamento (para já pelo menos)
      Screenshot_2019-11-03-21-54-32-319_com.android.chrome.png
  14.  # 40

    Colocado por: manelvcO vaso não tem que estar em vazio com 2/3 da pressão do circuito? Daí o vaso a 1 bar e o circuito a 1.5bar.
    correcto


    Colocado por: manelvcA válvula dupla de arrefecimento é a caleffi 544?
    sim, descarrega agua quente e injecta agua fria á pressão da rede


    Colocado por: manelvcedit: o recuperador tem 18,4kw na água e tem em permanecia +- 60 elementos ligados com ocasionalmente + uns 12
    isto evidentemente se não faltar a energia electrica
 
0.0236 seg. NEW