Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Que se pode dizer? vou apontar mais esta...
    pelo que diz visitou andar modelo e não lhe disseram logo que a sua fracção não tinha wc na suite etc foi isso?
  2.  # 2

    Não, aquilo que visitei foi um "T2+1" com WC na suite , o que esta no projecto é um T2 , sem WC na suite.
    Nos documentos a que tive acesso é um T2.
    Cumps
  3.  # 3

    Bom, quando quiser vender a sua casa, vai ter de a vender ao preço de um T2 e não de um T2+1 porque vai ter de arranjar um comprador como o Giba, a quem interessa um bom negocio ilegal, ilegal mas bom, porque se não for bom (para ele), acho que nem o Giba o querer. Qualquer outro comprador normal (como dizem os franceses, um exemplo ao acaso, eu), foge a sete pés porque não lhe passa pela cabeça fazer a pergunta "Se eu comprar esta casa ilegal e tiver chatices, sera que posso responsabilizar o vendedor?"
  4.  # 4

    Ainda não compreendi uma coisa: desapareceram divisões ou estas tem uma nomenclatura diferente na planta?
    No apartamento quantas WC existem? e na planta?
    Escritório com ventilação forçada é para efeitos de licenciamento uma despensa.
    Como já foi atrás referido não haverá algum projecto de alterações? Porque não é ilegal, nem clandestino.
    A tipologia do apartamento não alterou, portanto não vejo qualquer problema de haver alterações no decorrer da obra. Algumas alterações nem sequer necessitam de projecto de alterações basta serem registadas no livro de obra e depois serem reproduzidas nas telas finais a entregar na Câmara.

    "T2+1" não existe, existe T2 com uma despensa, quando esta tem uma dimensão razoavel os comerciais tem uma certa tendência a "vender" a tipologia T2+1
  5.  # 5

    Boas

    No caso concreto dos medrosos começam a colocar questões que não acabam mais, tais como : como será no futuro ? O documento matricial ? As consequencias ? patati, pataco-la.

    Eu compreendo-o: são estes medrosos com as suas cautelas e respeito pela legalidade que põem a nu certas habilidade de quem não tem a mínima noção do que está a dizer e fazem alarde da sua ignorância (?).

    E depois aparecem os enfervecentes gritão,gritão e gritão e parece que nunca vão entender nada. Nunca compraram e jamais venderam algo nestas circunstâncias. Provavelmente era um subordinado daqueles que tem medo até da sombra.

    Claro que jamais compraria ou venderia algo nessas circunstâncias. A quem comprar, direi que é ingénuo ou ganancioso - em qualquer dos casos vai meter-se numa alhada. A quem vender ou promover a venda, na minha terra tem um nome: vigarista

    Cumprimentos de um "medroso" que não tem medo das sombras mas topa à légua quem gosta de se mexer na "sombra"
    José Cardoso
  6.  # 6

    Carissimo Pedrolog.
    De acordo com tudo que foi aqui exposto e através da esmagadora maioria dos intervenientes nesta discução, depreendo que você já esta em condições de tomar uma decisão relativamente as duvidas por si expostas. Verifique que a minha opinião aqui neste contexto não tem validade alguma, meu ponto de vista vale zero,existe aqui nesta discução pessoas com uma elevadissima formação intelectual e técnica muito mais avalisadas doque eu. Considere que você esta promovendo um mau negócio para não dizer um pessimo negócio.
    Mas caso você decida contrariar a maioria e continuar com o seu negócio, provavelmente daqui 5 anos no interior do seu acochegante T2+1 em uma tarde chuvosa ,apreciando o ruido caracteristico da rua que passam viaturas e pessoas la fora no silêncio do seu T2+1 com as janelas fechadas, certamente irá lembrar-se deste forum ,com a cabeça encostada ao vão da janela provavelmente irá dizer para si próprio: Adoro este T2+1.
    Eu na sombra da escuridão vou continuar a ler Nietzsche,Fiódor Dostoievski,Tolkien,Milan Kundera,Bernard Werber e outros.
    Giba
  7.  # 7

    Ai é ao contrario, se quiser comprar sem problemas vai ter que pedir ao dono um aditamento ao projecto, não percebo como lhe deram licença de habitabilidade sem estar deacordo o projecto; vai ter problemas com câmara finanças e registo da casa
  8.  # 8

    Boas

    Eu na sombra da escuridão vou continuar a ler Nietzsche,Fiódor Dostoievski,Tolkien,Milan Kundera,Bernard Werber e outros.

    Não faça de mim o que não sou: nem sequer conheço Bernard Weber, mea culpa. Em contrapartida dou-lhe uma sugestão - Kant; era uma maneira de você conhecer outro conceito que pelos vistos lhe passa ao lado: Ética.
    Tenha em atenção que a escuridão não projecta sombra. Por outras palavras, só está à sombra quem foge da luz.

    cumps
    José cardoso
  9.  # 9

    Eu na sombra da escuridão vou continuar a ler Nietzsche,Fiódor Dostoievski,Tolkien,Milan Kundera,Bernard Werber e outros.


    Ou isso, ou a wikipedia.
  10.  # 10

    Caro José cardoso

    Quem julgai voz serdes falar sobre ética? Porventura achardes poder ao seu tempo dizerdes afirmações com o único propósito de rebaixar até o limite as supostas capacidades do teu semelhante. Porventura não será um impropério pedir que teu semelhante leia Kant a fim de aprender regras de conduta ou fundamentos de moral. Será que vos sois como o cocheiro que não compreende o cavalo e como tal utiliza apenas o açoite para demonstrar o seu poder. Ou será que não tereis capacidade para compreenderdes pontos de vista diferenciados. Não subjugue capacidades que não conhecerdes, não quereis ensinar sem consentimento.

    Do seu servo;

    Giba
  11.  # 11

    Colocado por: GibaEu na sombra da escuridão vou continuar
    Isto é pura poesia ou é o seu subconsciente a alertar-nos que você não sab..., digo, que você diz coisas que não são possíveis de concretizar?

    Colocado por: Giba...vou continuar a ler Nietzsche,Fiódor Dostoievski,Tolkien,Milan Kundera,Bernard Werber e outros.
    Suponho - pelo que as deficiências no seu português denotam - que nas línguas maternas desses autores, não? Talvez devesse ler umas coisinhas mais acessíveis e praticar um pouco mais o Português. Que tal se lesse a Cartilha Maternal, de João de Deus?

    Colocado por: j cardoso.. nem sequer conheço Bernard Weber, ...
    Zé, eu também não (só li o princípio de um livro do meu filho).
    O Bernardô Vérrebére é um puto francês que escreve ficção científica (é como o Айзек Азимов, mas mais ingénuo).
    Nas suas ficções ele faz das bestas, como ratos e formigas, seres inteligentes.
    Em contraposição, na nossa realidade, temos seres supostamente inteligentes que no que toca à legalidade preferem a sombra da escuridão como os Ratos, no que se refere à responsabilidade social têm a dimensão de uma Formiga e, em geral, comportam-se como umas Bestas.
  12.  # 12

    Colocado por: GibaCaro José cardoso

    Quem julgai voz serdes falar sobre ética? Porventura achardes poder ao seu tempo dizerdes afirmações com o único propósito de rebaixar até o limite as supostas capacidades do teu semelhante. Porventura não será um impropério pedir que teu semelhante leia Kant a fim de aprender regras de conduta ou fundamentos de moral. Será que vos sois como o cocheiro que não compreende o cavalo e como tal utiliza apenas o açoite para demonstrar o seu poder. Ou será que não tereis capacidade para compreenderdes pontos de vista diferenciados. Não subjugue capacidades que não conhecerdes, não quereis ensinar sem consentimento.

    Do seu servo;

    Giba


    Não será antes
    "Quem julgais que sois"?
    ou "Quem julgais ser?"

    O que achais, mestre ?
  13.  # 13

    Boaa,

    Precisava de ajuda para o seguinte: No caso de termos um T3+1 com ( duas salas) o numero de ocupantes é o mesmo que para um T3? Ou seja 4?

    Cumps, desde já agradeço
  14.  # 14

    Argumentações fracas,dialogo com pouca consistência,peritos em ortografia. A tudo isto juntamos seres literalmente corretos como os ratinhos brancos de laboratório ,peço desculpa a este inocentes que muito contribuem para a ciência, que pensam saber tudo e só querem opiniões dentro dos parâmetros da sua idolatrada sabedoria.
  15.  # 15

    ludoneto

    Pode ser que ajude
    http://acessibilidade-portugal.blogspot.com/2008/05/habitao-como-determinar-lotao.html

    Em todo o caso T3 segundo o atrás referido, pressupoe 6 ocupantes e T3 + 1 é o mesmo pois esse +1 não se reconhece como compartimento habitável.
  16.  # 16

    Para além de eu achar engraçado que uma pessoa pergunte: "se eu tiver chatices por ter comprado uma coisa ilegal, posso responsabilizar quem ma vendeu?", acontece, Giba, que o seu raciocinio, independentemente da sua gramatica e da sua ética, é de vistas curtas. Porque o que pode ser agora um bom negocio (na compra) vai de certeza ser um mau negocio mais tarde (na venda). A não ser, obviamente, que um T2 com um escritorio sem janela (bom, e um WC na suite, admitamos) seja uma coisa tão desejavel que seja impensavel o pedrolug querer algum dia desfazer-se dela.
  17.  # 17

    Viva
    Estou a ver que esta discussão veio levantar almas.......acho bem a parte de livre expressão mas alguns abusam..
    Agradeço os comentários construtivos que aqui se debateram num assunto que me está a dar trabalho.
    Eu vou confrontar o dono da obra, assim como a imobiliária, uma vez que ela tem o dever de tratar da "legalidade" (se é que a casa está ilegal) do imóvel.
    Eu não sou fã de pagar impostos para comprarem submarinos e tgv, mas já sei por experiência própria que o barato sai caro.
    De forma a responder ao smarga :
    - Na planta só existe 1wc (duche,sanita), e tem 2quartos, 1sala, 1 cozinha e 1 varanda
    - Na realidade existe 2wc (duche,sanita), e tem 2quartos, 1sala, 1 cozinha, 1 varanda e 1"arrumos/escritorio"

    Cumprimentos a todos
  18.  # 18

    exactamente o dono de obra e a imobiliaria são eles que têm de tratar de essa batata quente"" foram eles que a criaram ou comercializam.
  19.  # 19

    Colocado por: pedrolugBom dia a todos
    Estou em vista de um apartamento T2+1 com box, no qual já dei uma entrada de 2000€, e fiz um contracto de promessa compra e venda.
    Visitei o apartamento e agradou-me o que vi, no entanto pedi o projecto completo da casa de forma a confirmar as estruturas e rede de esgoto.
    Admiração a minha, quando vejo a planta, tinha desaparecido a casa de banho da suite e um "quarto/escritório" sem janela mas com ventilação mecânica.
    Pretendo comprar a casa mas receio complicações caso um dia queira alterar algo, ou vende-la?
    Caso a compre, quais os outros problemas que possa a vir ter?

    Alguém me pode dar a sua opinião como conhecedor na área?
    Caso algum tenha algum problema, posso responsabilizar o técnico da câmara ou o construtor?

    Já agora estamos a falar de uma diferença de área de cerca de 20m2 entre o real e a planta do projecto.

    Desde já obrigado


    Neste momento não é preciso pedir licença à câmara para fazer obras dentro de casa...se a estrutura principal que sustem a casa não tiver sido mexida em mais de 25% de todas as paredes que a compõem, não há nada que obrigue o proprietário a realizar um novo projecto...assim sendo, a casa de banho da suite e o escritório, estavam acolhidos nalgumas paredes que sustentam a estrutura da casa? Se não, esqueça isso, não tem problema nenhum.
  20.  # 20

    Colocado por: ricardo_gtNeste momento não é preciso pedir licença à câmara para fazer obras dentro de casa...se a estrutura principal que sustem a casa não tiver sido mexida em mais de 25% de todas as paredes que a compõem, não há nada que obrigue o proprietário a realizar um novo projecto...assim sendo, a casa de banho da suite e o escritório, estavam acolhidos nalgumas paredes que sustentam a estrutura da casa? Se não, esqueça isso, não tem problema nenhum.
    O problema, ricardo_gt, é que esta casa tem mais 20m2 que o que está na planta que forneceram ao pedrolug.
    Como o prédio é novo, vai ser sujeito a (várias) vistorias, e convém que nessa altura esteja de acordo com os projectos aprovados.
    - Se, por exemplo, o projecto de abastecimento de água diz que o prédio tem um determinado consumo previsto, e afinal tem o dobro das casas de banho, a coluna de água poderá estar subdimensionada (os últimos andares vão estar sempre com falta de água, etc.). Como não estará em conformidade com o projecto (de água) aprovado, a fiscalização não aprovará a instalação, e a água não será instalada.
    - Além disso, SE o apartamento ainda não tem licença de utilização, terá de submeter a aprovação um projecto de alterações para alterar a tipologia E a área . E, depois daquele aprovado, terá também de alterar os projectos de abastecimento de água.... etc.
 
0.0243 seg. NEW